Cultura
Opinião: Na Marvel e aqui, vizinho contra vizinho é a regra
A Marvel e a DC, assim como no cinema, têm pontos mais marcantes em seus quadrinhos. Pelo menos durante a maior parte do tempo, na DC, há lutas contra grandes vilões. Coringa, Darkseid, Flash Reverso, Exterminador, Espantalho, Vandal Savage, Apocalypse. A Marvel, por sua vez, se reveza constantemente entre acabar com os planos dos vilões… E brigas entre super-equipes.
Há muito tempo isso é regra na Marvel. Herói contra herói. Antigamente, lá nos anos 70 até os 90, geralmente era entre Vingadores e X-Men. Ou então entre diferentes grupos de X-Men, com o X-Factor, X-Force, Novos Mutantes e outras denominações. Alguns às vezes divergiam, ou trabalhavam para o governo, e daí o conflito se iniciava.
Ou seja: a guerra entre aqueles que são apoiados pelo governo contra os que não são é algo comum na Marvel. A CIA, a S.H.I.E.L.D. ou o Departamento de Assuntos Super-humanos do Governo dos EUA dão um jeito de colocar pessoas com dons especiais na tentativa de se matarem por pouco. Felizmente, grande parte das vezes Vingadores, X-Men e outros percebem a besteira que estão fazendo antes que seja tarde demais.
Na Guerra Civil, entretanto, não foi assim. Depois de um erro do grupo conhecido como Novos Guerreiros (e um super-vilão usando uma droga que ampliava seus poderes), mais de 600 pessoas, incluindo muitas crianças. A mídia e o público espetacularizaram o episódio como puderam, e o Congresso norte-americano reagiu. Muitos heróis amadores, ao serem confrontados entre seguir a Lei de Registro Superhumano, o que incluiria tornar públicas suas identidades, resistiram. Capitão América foi contra, e começou a liderar uma facção contrária ao registro.
Ambos os lados acabaram por fazer coisas horríveis. Muito mais pessoas morreram. Bill Foster, o herói conhecido como Golias Negro, morreu em combate entre as forças do Homem de Ferro, agora diretor da S.H.I.E.L.D., contra as do Capitão. Quem o matou foi um clone ciborgue do Thor conhecido como Ragnarok. Ele deveria obedecer às ordens de Tony Stark, mas saiu do controle. No final da guerra, ao menos nos quadrinhos, o Capitão América, Steve Rogers, foi morto na porta do tribunal onde iria ser julgado pelo crime de traição.
Agora, finalmente esta tradição Marvel chega às telonas em Capitão América 3: Guerra Civil, no final de abril. Vizinho contra vizinho, irmão contra irmão. Por conta de questões políticas, para que cada um faça o que acha que é melhor para a comunidade super-heroica. E claro, eles não conseguem chegar a um consenso. Acham que qualquer ação do conjunto de propostas “do outro lado” configura uma ameaça, mesmo que temporária, a tudo aquilo que se acredita. Isso vale para ambas as facções em guerra.
As pessoas têm a capacidade de serem terríveis. Em uma guerra, elas podem fazer tudo. Matar, derrubar, destruir… Parece familiar? Não é mais fácil sentar e conversar? Se há crimes, julgá-los e condenar quem for criminoso – e SOMENTE quem for criminoso? E depois, ainda discutir as leis? Mudá-las para melhor, quem sabe?
Alguns fascistas de hoje, que foram combatidos pelos exércitos e também pelos super-heróis em tempos passados, hoje inspiram-se na ação de heróis da ficção. Tudo em prol de uma espécie de nacionalismo bizarro. Um nacionalismo que só considera os meus iguais na construção de um país. Um nacionalismo que acredita que, num país do tamanho do Brasil, não há espaço para o negro, para o pobre, para o gay, para o trans.
Não se enganem. A situação hoje no Brasil não é como a Guerra Civil. Está mais para o conflito que realmente definiu a Segunda Guerra Mundial. Nazifascistas contra a União Soviética. Desculpem, mas eu só quero que todos eles se explodam em ambos os casos.
Cultura
Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Duas das mais importantes companhias teatrais do Rio Grande do Sul, UTA e Pretagô se reúnem em um projeto inédito de circulação por quatro cidades gaúchas.
Nos dias 27 e 28 de junho, o Sesc Canoas recebe a estreia do projeto “Encontro e Circulação de Temáticas Negras”, com a apresentação dos espetáculos “Mesa Farta”, do grupo Pretagô, e “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, do grupo UTA, além de uma oficina voltada a estudantes, professores e artistas das artes cênicas.
A proposta valoriza e amplia o acesso a obras que exploram, por diferentes caminhos estéticos, temas relacionados à negritude no Brasil. “Em Mesa Farta”, o grupo Pretagô lança mão da metáfora da mesa como espaço de convívio e poder para abordar experiências negras contemporâneas, com dramaturgia construída a partir de relatos pessoais e trechos de obras clássicas da literatura dramática.
Já “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, inspirado em texto de Hermes Mancilha, presta homenagem às memórias e à resistência da mulher negra brasileira por meio de um espetáculo de rua que mescla comicidade, lirismo e elementos rituais.
A programação, totalmente gratuita, começa no dia 27 de junho, sexta-feira, às 19h30, com a apresentação de “Mesa Farta” no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Não é preciso retirar antecipadamente os ingressos. No dia seguinte, às 10h, ocorre uma oficina voltada à formação de professores, estudantes e artistas da cena, e, às 16h, o público poderá conferir “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó” no Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes).
“Acreditamos que esse encontro entre os grupos se justifica tanto pela troca artística proporcionada, quanto pela possibilidade de o público acessar diferentes estéticas, ainda que com pontos de contato em torno da temática negra”, explica Thiago Pirajira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integrante dos dois coletivos.
Segundo ele, o projeto também atua como ferramenta de formação e enfrentamento das lacunas ainda existentes na formação de artistas e educadores para o ensino da cultura e da história negra. Além de Canoas, a circulação passará por Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, com apresentações de cada espetáculo e oficinas ao longo da programação.]
UTA e Pretagô: Encontro e Circulação de Temáticas Negras – Sesc Canoas
Data: De 27/06 (sexta-feira) a 28/06 (sábado)
Ingressos: Gratuitos, sem necessidade de retirada antecipada
Informações: Pelos telefones (51) 3456-2013, (51) 3464-6909, (51) 3463-6756 e (51) 3463-6733 ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013
27/06 (sexta-feira)
“Mesa Farta”
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 19h30
28/06 (sábado)
Oficina Formativa
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Inscrições diretamente no local.
Horário: 10h
Inscrições: No local, antes do início
“Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”
Local: Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes)
Horário: 16h
*No caso de chuva, o espetáculo será transferido para o Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Cultura
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho

Pontos de venda:
- Online (com taxa): https://nextingresso.com.br
- Ponto físico: Clube Tradição
- Pagamento em dinheiro: sem taxa
- Pagamento via cartão ou Pix: taxa de 10%
Horários de atendimento na bilheteria:
- Terça-feira: das 20h à 1h
- Sextas e sábados: das 17h às 4h
Informações
Cultura
Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

O espetáculo COMA, com dramaturgia de Marco Marchessano (Artista e performer radicado em Canoas) e Leandro Silva (Artista bonequeiro filiado à ABTB / Centro UNIMA, diretor teatral e pesquisador), estreia em setembro, na cidade de Canoas, como uma experiência cênica que funde teatro visual, animação e tecnologias poéticas.
Ambientado entre os limites da consciência e da inconsciência, o espetáculo propõe uma imersão sensorial e emocional no universo de um homem em estado de coma, refletindo sobre a fragilidade da vida, a espiritualidade e os dilemas éticos que envolvem sua permanência ou fim.
A narrativa se constrói a partir de imagens, sons, marionete em escala real e projeções oníricas que substituem a linearidade tradicional por uma dramaturgia do sensível. O espectador é conduzido por atmosferas que transmutam uma UTI em um espaço metafísico, onde a figura do Homem em Coma flutua entre memórias, traumas e possibilidades de retorno ou partida.
A cada imagem, luz e som, o espetáculo se funde e mexe com todos os nossos sentidos, a trilha sonora pulsa como o próprio corpo em suspenso, vozes distantes, murmúrios e silêncio compõem o tecido sonoro que sustenta a jornada. Elementos visuais como projeções holográficas, animações fragmentadas e luzes líquidas criam uma atmosfera entre o concreto e o abstrato, onde o tempo se dobra e a percepção se altera.
Mais do que um espetáculo, COMA é uma travessia poética sobre a condição humana diante do limite, com poesia e silêncio, reflexões sobre a bioética dos limites da vida, a espiritualidade em estado de suspensão e a presença do afeto mesmo na ausência do corpo consciente.
Serviço:
- Espetáculo COMA
- Dramaturgia: Marco Marchessano e Leandro Silva
- Gênero: Teatro Visual, Teatro de Animação, Poéticas Tecnológicas
- Classificação: 16 anos
- Duração: 60 minutos
- Estreia: Setembro de 2025
- Cidade: Canoas (RS)
- Local, datas e ingressos: a serem divulgados em breve
- instagram @projeto.coma
- Informações: projetocoma2018@gmail.com | Marco Marchessano
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