Conecte-se conosco

header-top







 

25/01/2026
 

Comunidade

Manifestação pró-shorts em escola da capital levanta discussão nas redes sociais

O Timoneiro foi a busca da opinião das canoenses sobre o papel da mulher na sociedade

Avatar

Publicado

em

Você é contra ou a favor que meninas usem shorts nas escolas?

A questão parece simples, mas não é. Com a notícia de que jovens do Colégio Anchieta estavam manifestando pelo direito de usar shorts na escola surgiram comentários de todas as espécies nas redes sociais. Aqueles que eram contrários e os que eram favoráveis se digladiaram na tentativa de impor ao outro sua maneira de pensar.

Um abaixo assinado foi lançado pelas alunas com idade entre 13 e 17 anos, intitulado “vai ter shortinho, sim”, destinado aos coordenadores e diretores da escola, este arrecadou mais de quatro mil assinantes. Na internet, a petição ultrapassou os 13 mil apoios.

Para a professora Maria Rosane da Rosa, 54 anos, que se aposentou em 2012 após 30 anos trabalhando na rede municipal de ensino de Canoas, a profissão é uma das mais respeitosas para as mulheres. “Antigamente era mais fácil, tinha mais participação dos pais, dos alunos. Hoje em dia ainda tem, mas são poucos, tem que ir atrás. O número de alunos também mudou. No início era no máximo 30 alunos, no último ano que trabalhei tinha 40 alunos em sala de aula. A educação piorou”, aponta a canoense que conhece o município desde 1961.

Professora acredita que edução piorou. Foto: Bruno Lara/OT

Professora acredita que edução piorou. Foto: Bruno Lara/OT

 


 

A redação de O Timoneiro foi ouvir canoenses sobre a polêmica do shortinho:

Lizy Novo. Foto: Arquivo pessoal

Elizandra Novo. Foto: Arquivo pessoal

“Tendo em mente que o Colégio Anchieta é uma instituição Jesuíta, entendo suas preocupações quanto às vestimentas “ousadas” dos alunos, independente do sexo, e por este motivo não acho que precise ser feita a liberação geral do “shortinho” na escola, mas possa ser acordado com a instituição, até por respeito a ela e também as alunas, um tamanho ideal para a vestimenta que não prejudique o objetivo da instituição, a educação dos alunos, e claro, suas crenças. Apesar de o meu pensamento ser mais focado para a solução e acordo de ambas as partes, não podemos esquecer que dentro do protesto temos outras pautas a entrarem em debate, como a desobjetificação da mulher, visão que o homem tem sobre a mulher, respeito, julgamentos por vestimenta, machismo na sociedade/religião, diferença de direitos (para ambos os sexos), dentre outros. ”

Elizandra Novo da Rosa
Laboratorista de Apoio ao Ensino – Unisinos

 

Angela Berthon

Angela Berthon. Foto: Arquivo pessoal

“A campanha #vaitershortinhosim não é apenas sobre o direito de usar ou não shortinho na escola, mas também serve para promover a autonomia corporal de todas nós, e para que os homens sejam educados a respeitá-la. Bem vindas meninas ao pensamento feminista que precisa rebater o machismo que enfrentamos ate hoje, infelizmente.”

 
Angela Berthon
Jornalista e Relações Publicas

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.

Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.

A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.

Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.

“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.

O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.

“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.

A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.

“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.

Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.

“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.

Continuar a ler

Comunidade

Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Redação

Publicado

em

Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Moradores do bairro Estância Velha, em Canoas, enfrentaram transtornos provocados pelo acúmulo de lixo em lixeiras da região. O problema foi registrado no domingo, 28, e teria se intensificado ao longo da última semana, com relatos de aumento de resíduos em vias públicas e em frente a condomínios residenciais.

A situação estaria relacionada à ausência da coleta regular de lixo nos últimos dias, o que resultou no acúmulo de resíduos, mau cheiro e proliferação de insetos, causando desconforto à população local.

Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana informou que organizou um mutirão de coleta ainda nesta segunda-feira, 29, com reforço no número de equipes atuando no bairro Estância Velha. A previsão é de que o serviço seja normalizado até esta terça-feira, 30.

A Administração Municipal destacou que, neste período do ano, a geração de resíduos no município aumenta cerca de 25%. Além disso, houve registro de maior número de faltas entre os profissionais da coleta em datas próximas ao Natal, o que impactou a regularidade do serviço.

A Prefeitura informou ainda que segue investindo na modernização do sistema de coleta de resíduos sólidos. Atualmente, 450 contêineres com sistema de coleta automatizada foram implantados na área central da cidade. Nesse modelo, os contêineres são esvaziados diretamente nos caminhões, tornando o processo mais ágil e econômico em comparação à coleta manual.

Segundo a Administração, a ampliação da coleta automatizada para outros bairros de Canoas deverá ocorrer de forma gradual.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques