Conecte-se conosco

header-top


 






 

06/12/2024
 

Comunidade

AES Sul contesta reclamações

Concessionária questiona informações sobre postes de madeira e altura da rede elétrica

Avatar

Publicado

em

Postes tem problemas em aos menos dois bairros. Foto: Marcelo Grisa-especial/OT

Postes tem problemas em aos menos dois bairros. Foto: Marcelo Grisa-especial/OT

 

Por Marcelo Grisa

 

A concessionária que administra a rede de energia de Canoas, a AES Sul, enviou comunicado a O Timoneiro a respeito da cobertura da situação dos postes nos bairros Harmonia e Cinco Colônias, oferecendo seu contraponto. Segue na íntegra a nota da assessoria de imprensa da empresa:
Referente à matéria Dois bairros sofrem com postes menores e mau atendimento, publicada dia 26 de fevereiro, a AES Sul informa que na rua das Araras houve a substituição de um poste de madeira por concreto. Como essa rua foi asfaltada após a implantação da rede elétrica e o asfalto eleva a via, visualmente os postes de madeira parecem ser menores, mas não são. O asfaltamento de ruas é um procedimento normal das prefeituras municipais que não têm interferência na rede elétrica.
Na rua das Araucárias, após a substituição do poste na esquina com a rua República, ocorreu uma colisão de um caminhão contra a rede de telefonia, o que fez com que o poste da rede elétrica saísse do prumo. Isso não traz nenhum prejuízo ao fornecimento de energia e a AES Sul fará a correção do poste.
No cruzamento das ruas Carlos Gomes e Saldanha da Gama o poste de madeira foi substituído por um novo de concreto. Como no poste substituído também há rede de telefonia, o poste fica no local para que as empresas responsáveis façam a transferência de suas redes para o poste novo. A AES Sul notifica as empresas de telefonia para que façam a transferência, mas não faz esse serviço porque não tem conhecimento técnico em redes de telefonia, internet e TV a cabo.

A AES Sul informa, também, que o padrão de substituição de postes é madeira por concreto ou fibra de vidro. A empresa não recoloca postes de madeira.

A respeito do conteúdo, restam, pela falta de uma entrevista ou outra conversa de mão dupla, somente dois questionamentos.

O primeiro é sobre a alegação de que “o asfaltamento de ruas é um procedimento normal das prefeituras municipais que não têm interferência na rede elétrica.” A colocação de toda a estrutura necessária para o asfalto, bem como o próprio asfalto, consome espaço. Considerando a altura de caminhões que chegam próximos ou encostam na rede elétrica, sim, é possível afirmar que o asfaltamento faz diferença, já que diminui a altura entre a via e os fios de luz e telefone que passam por ela.
A segunda pergunta é mais sobre uma falta de detalhes na afirmação de que a empresa não recoloca mais postes de madeira. Desde quando a empresa não tem mais esta conduta? Com isso seria seria possível constatar a veracidade da afirmação.

Projetos de Lei
O vereador José Carlos Patrício (PSD), contatou O Timoneiro informando que, além dos projetos de seus colegas citados na edição da semana passada, também há um de sua autoria, o 11/2016 (anterior ao 12 e ao 19/2016, portanto), que versa sobre a troca dos postes de madeira pelos de concreto. O texto dá margem para maior ação da prefeitura junto à concessionária AES Sul, permitindo que o Executivo mande ofícios para informar da necessidade de troca da estrutura. Os pedidos, de acordo com o texto, precisam ser atendidos em até cinco dias úteis, sob pena de multa.
Segundo o vereador, a concessionária não tem organização operacional suficiente para atender as demandas. “Em uma audiência pública aqui na Câmara, deram os números de trocas de postes por ano. Seguindo a média fornecida pela AES, levará mais uns 10 aos para trocar tudo”, explicou. De acordo com o parlamentar, a empresa também não apresentou nenhum planejamento na prioridade de colocação dos postes. “Há ruas na Mathias Velho como a Martin Luther King e a João de Barro que tem postes datados de 1965”, apontou.
Por fim, Patrício fala que os canoenses podem consultar os Pedidos de Indicação no site da Câmara para basear ações judiciais. “Quando há pedidos expressos na Casa em relação a um poste torto, por exemplo, e ele cai e causa estragos, o cidadão pode usar isso para entrar na Justiça, porque a concessionária sabe”, explanou.

Comunidade

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Redação

Publicado

em

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Na segunda-feira, 2, foi divulgada pela Prefeitura de Canoas a relação dos selecionados remanescentes e que ainda não retiraram a geladeira do Programa Canoas Volta pra Casa. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo o Escritório de Projetos, o eletrodoméstico pode ser retirado, em uma última oportunidade, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, no horário das 9h às 16h, no depósito junto ao Senai (Rua Napoleão Laureano, 11, Centro).

Confira a listagem:

Canoas Volta Pra Casa – Listagem 02122024

Continuar a ler

Comunidade

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Redação

Publicado

em

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Os eleitores de Canoas já podem votar nas prioridades regionais para a Consulta Popular – Reconstrução RS, que começou nesta segunda-feira, 2, e segue até as 23h59 de sexta-feira, 6. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado.

Além da internet e na Coordenadoria da Pessoa Idosa (Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças), os cidadãos poderão usar o WhatsApp, através do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.

Como participar

Para participar da votação pelo site, é preciso acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.

Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém as ações.

Consinos

O Corede do Vale do Sinos (Consinos) terá R$ 2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade.

O Consinos é formado por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

Continuar a ler

Comunidade

Servidora canoense receberá homenagem póstuma no CAD Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Servidora canoense receberá homenagem póstuma no CAD Mathias Velho

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, prestará uma homenagem póstuma a servidora do Centro de Acesso a Direitos (CAD), Elisandra Jaqueline dos Passos. Falecida em agosto deste ano, Elisandra será lembrada com a instalação de uma placa que dará nome a uma das salas do CAD Mathias Velho.

Um ato está programado para o dia 3 de dezembro, na unidade onde ela trabalhava como agente de ação social ao longo de oito anos. A denominação da estrutura teve o aval da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e será chancelada por meio de decreto a ser assinado pelo prefeito Jairo Jorge. Responsável pela contratação da servidora à época, a Fundação La Salle se junta a homenagem.

Jaqueline dos Passos

Jaqueline dos Passos

Jaqueline dos Passos

Nascida no dia 27 de dezembro de 1973, Jaqueline dos Passos faleceu em decorrência de parada cardíaca, aos 50 anos, no período em que lutava contra um câncer no estômago.

Moradora do bairro Mathias Velho, ela era mãe de duas filhas. A profissional passou a integrar o quadro de colaboradoras da Segurança Pública de Canoas, como agente de ação social, a partir da Casa da Cidadania, em  2016.

A partir de contrato com a Fundação La Salle, Jaqueline permaneceu nos projetos do sistema integral de prevenção à violência de Canoas, passando pelo Centro de Prevenção às Violências e pelo Centro de Acesso a Direitos até o seu falecimento, em 22 de agosto de 2024.

Segundo relatos de colegas e amigos, Elisandra era engajada pelas causas sociais, amava atuar na prevenção às violências, em especial com adolescentes e jovens que o CAD atende. Ainda tinha uma atuação ímpar nas visitas domiciliares e nas buscas ativas, trabalho que executava com maestria.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm