Educação
Governo estadual lança campanha para doação de livros e materiais escolares após enchentes
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) iniciou nesta semana a Campanha Mochila Cheia. A iniciativa visa a doação de livros e materiais escolares para crianças e jovens da Rede Estadual afetados pelas enchentes.
A ação tem como objetivo arrecadar o maior número possível de itens escolares, com previsão de que sejam compostos cerca de 100 mil kits completos e em boas condições para volta às aulas em todo o Estado.
Entre os materiais sugeridos para doação estão caderno, conjunto de lápis, apontador, giz de cera, caneta, estojo, lapiseira, calculadora, réguas e squeezes. Também são aceitos livros de literatura infanto-juvenil.
Junto com a arrecadação, será realizada a seleção e a organização dos donativos de acordo com idade e série escolar para compor cada kit. Os trabalho será coordenado pela Direção-Geral da Seduc, após levantamento das demandas emergenciais para minimizar os impactos das enchentes na rede escolar.
Além disso, a Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação da Seduc estima que será necessário recompor o acervo mínimo em 138 bibliotecas escolares destruídas pelas enchentes.
Para isso, são necessários 48.662 títulos de literatura brasileira e universal em bom estado. A intenção é arrecadar aproximadamente cinco exemplares por aluno e atingir a meta de 245.090 livros doados.
A titular da Seduc, Raquel Teixeira, explica que o foco das ações do Estado, no primeiro momento da crise meteorológica, estava direcionado para a urgência do resgate de vidas humanas e animais, envolvendo cuidados básicos, como a garantia de abrigo e alimentação. A partir de agora, segundo ela, começa uma nova etapa: a reconstrução do Rio Grande do Sul, com ênfase na área da Educação.
Em Porto Alegre, as doações podem ser feitas na Escola Estadual Maria Thereza da Silveira (rua Furriel Luíz Antônio de Vargas, 135, bairro Bela Vista), primeiro ponto de coleta da campanha. O espaço para doações funciona das 10h às 16h, com equipes da Seduc que recebem os materiais e preparam os kits.
No resto do Estado, as doações serão organizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Os interessados em participar da campanha Mochila Cheia devem entrar em contato com a CRE de cada região para obterem informação sobre os locais onde os itens estão sendo recebidos.
O que doar
- Mochilas
- Cadernos
- Calculadora
- Canetas (azul, preta ou vermelha)
- Caixas de grafite
- Lapiseiras
- Réguas
- Lápis de cor – Kit
- Caneta hidrocor – Kit
- Lápis preto
- Apontadores
- Estojos
- Squeezes
- Livros de literatura
Educação
Confira lista de crianças convocadas para matrícula na etapa creche em Canoas
A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou, nesta terça-feira, 17, a lista com 2.777 crianças convocadas para matrícula na etapa creche, para Berçário I e II e Maternal I e II. As crianças com designação de escola devem comparecer diretamente na instituição para a realização da matrícula.
Aqueles que foram designados para EMEIs, devem se apresentar nos dias 20, 23 ou 30/12. Já para as escolas conveniadas, entre os dias 18 e 20/12. As próprias instituições poderão entrar em contato com as famílias por telefone para agendar dia e horário.
Para crianças sinalizadas com a informação “COMPARECER NA SME”, os responsáveis deverão se apresentar na Central de Vagas no dia indicado conforme o QUADRANTE para escolha da escola. A Central de Vagas fica localizada na Rua Monte Castelo, 340, no bairro Nossa Senhora das Graças, e o atendimento vai das 8h às 18h.
- Quadrante NORDESTE – Quarta-feira (18/12)
- Quadrante NOROESTE – Quinta-feira (19/12)
- Quadrante SUDESTE – Sexta-feira (20/12)
- Quadrante SUDOESTE – Sexta-feira (20/12)
Os responsáveis pelas crianças convocadas devem efetuar a matrícula no período indicado. A não realização implica em perda da vaga. É necessário levar os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança; documento com foto do responsável; atestado/laudo médico com CID para crianças com deficiência e comprovante de residência.
Confira abaixo o edital completo com a lista das crianças chamadas:
17122024 – Diário Oficial – Publicação
Educação
Primeira etapa das obras da EMEF Sete de Setembro é entregue
Na quarta-feira, 11, a comunidade da EMEF Sete de Setembro, no bairro Estância Velha, celebrou a entrega da primeira fase das obras do novo prédio da escola. A estrutura já conta com salas modulares totalmente equipadas para atender alunos e professores. Já a segunda etapa prevê a a construção de mais salas modulares e de uma quadra com piso amortecido.
O prefeito Jairo Jorge elogiou o avanço das obras.
“Este é um passo importante que dá continuidade ao projeto. Fico feliz com a conclusão da primeira etapa, mas espero que a segunda fase também seja finalizada. Quero agradecer muito à comunidade, que sempre foi participativa. Este é um momento muito feliz para todos nós”, destacou.
“Estamos muito contentes em saber que a nossa solicitação está sendo atendida e que a segunda fase da obra já começará em breve. Quero representar a diretora Tati, que certamente falaria de coração sobre o quanto ama essa escola. São 28 anos de dedicação ao colégio e ela é a maior representante dessa luta da comunidade para alcançar a escola que temos hoje e a que ainda teremos. Obrigada a todos”, destacou a vice-diretora da escola, Alexandra Nunes.
Educação
EMEF Guajuviras passa por reforma elétrica e recebe nova subestação
Na quarta-feira, 11, foi entregue a reforma da rede elétrica e instalação de uma subestação de energia elétrica da EMEF Guajuviras, localizada na Rua André Luiz dos Anjos Conceição, 577, no bairro Guajuviras. A obra foi realizada para melhorar as condições de atendimento aos alunos e professores.
O prefeito Jairo Jorge destacou a importância da conclusão da obra.
“Quero agradecer a todos que estão aqui. A obra teve início em fevereiro de 2022, com a reforma elétrica, e foi concluída com a subestação. Sem essa estrutura, não era possível utilizar todos os equipamentos necessários. Sabemos dos problemas que existiam, como o frio e o calor, que dificultavam o trabalho em sala de aula para alunos e professores. Por isso, era fundamental instalar ar condicionado, o que só foi possível com a subestação”, afirmou.
- Educação1 semana atrás
Confira lista de crianças convocadas para matrícula na etapa creche em Canoas
- Política1 semana atrás
Prefeito eleito, Airton Souza, está internado no Gracinha após complicações de procedimento cirúrgico
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Divulgada lista com mais de 889 beneficiários do Aluguel Social em Canoas
- Eleições 20241 semana atrás
Prefeito, vice-prefeito e os 21 vereadores eleitos em Canoas são diplomados
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Vereadores de Canoas aprovam criação do Dia dos Heróis Voluntários da Enchente
- Empresas & Negócios7 dias atrás
Havan anuncia loja em Canoas para o primeiro semestre de 2025
- Transporte3 dias atrás
Prefeitura de Canoas prorroga contrato com a Sogal por mais um ano
- Tecnologia1 semana atrás
Carreta Digital capacita estudantes na área tecnológica em Canoas