Comunidade
Após seis anos, Presídio Canoas I é inaugurado
Segundo secretário estadual de segurança pública , Wantuir Jacini, restante do Complexo será inaugurado no final deste ano
Texto e fotos: Bruno Lara
Por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira, 1º de março, a Penitenciária Estadual de Canoas I (PECAN I), primeiro módulo dos quatro que compõe o Complexo prisional situado no bairro Guajuviras, foi inaugurada pelo governador do estado, José Ivo Sartori (PMDB) e pelo prefeito Jairo Jorge (PT).
A estrutura deve abrigar 393 apenados de regime fechado, sendo que ao menos 17 destes, trabalhadores laborais, já residiam no local na hora da inauguração oficial dos mais de 5,3 mil metros quadrados que ampara três galerias idênticas, com 16 celas, todas com oito detentos cada. O restante deve ocupar seus lugares ainda nesta tarde, em comboios que carregam de 10 a 15 detentos por vez. Todos eles, segundo prometem as autoridades, serão de baixa periculosidade e passaram por uma triagem da Susepe e da Vara de Execuções Penais para que não pertençam a facções criminosas. Uma obra orçada em quase R$ 18 milhões com quase três anos de obras e seis de tratativas entre os governos.
Segundo Wantuir Jacini, secretario estadual de segurança pública foram mais de 10 reuniões entre o município e o estado para que se chegasse a entrega do módulo, em uma cooperação entre as duas instâncias de governo. “Essa política foi elaborada pela então governadora Yeda Crusious e pelo prefeito Jairo Jorge, que não só concordou com o projeto como doou a área”, afirmou. Abrindo os trabalhos, Jacini foi o responsável para expor que, para a inauguração do restante dos módulos, ainda falta o cerceamento da grade do complexo, as ligações internas, o bombeamento de água e esgoto, além dos bloqueadores de celular. Para ele, no “final do ano para o início do ano que vem, paulatinamente” a estrutura poderá estar inteira em funcionamento.

Secretario Wantuir Jacini discursa na inauguração do Presídio Estadual Canoas I. Foto: Bruno Lara/OT
Apostando na família
Em seu discurso, Sartori comentou sobre a crise na segurança pública no Rio Grande do Sul e salientou que o governo não está medindo esforços para a busca da solução do problema. Ele acredita que são vários os fatores que levam a criminalidade, o que os torna mais difícil de combater. “Poderíamos falar da desagregação da família, da crise de valores, do desemprego que, nos momentos de dificuldade, se acentua a esse processo, da violência, da falta de perspectiva, em muitas ocasiões, para a nossa juventude, do consumo de drogas e de inúmeras causas que estão na raiz da criminalidade. Na verdade, quando uma casa prisional se ergue é porque, antes disso, uma casa familiar sucumbiu”, discursa.
Para o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, a violência é uma questão de todos. “A violência não é apenas um problema dos nossos bravos policiais. Sua superação exige a mobilização e a união de toda a sociedade e de todas as áreas do poder público. Não podemos nos paralisar diante do medo. É preciso agir”, pediu.
Posto avançado do crime
Segundo o Chefe do Executivo Municipal foi a atual administração quem ofertou a área para a governadora Yeda Crusius (PSDB). “Em abril de 2009 eu fui procurar a governadora Yeda para oferecer ao estado do Rio Grande do Sul uma área de 50 hectares, em Canoas, para a construção de um novo modelo de presídio. Nossa proposta era transformar esses prédios em espaços de ressocialização baseados no trabalho e no estudo. Queríamos também um novo tipo de gestão, as Parcerias Público Privadas (PPPs). A tradição dos prefeitos era rejeitar presídios. Neste ato ousado, propus a governadora um novo caminho. Esse projeto poderia gerar mais desenvolvimento, mais qualidade de vida, mais segurança para os canoenses”, explicou.
Jairo alfinetou, em seu discurso, a falta da aquisição do bloqueador de celulares por parte do estado. “Firmamos, desde 2009, o compromisso de implantação de bloqueadores de celulares para impedir que o presídio se transforme em um posto avançado do crime”, disse. Também afirmou que a parceria entre município e estado auxiliará na administração da quantidade de detentos na estrutura. “Por decreto, em 2014, foi criada a gestão compartilhada entre a Prefeitura e o Estado que será uma experiência inovadora. Através dessa parceria vamos impedir a superlotação. Não queremos que este complexo se torne, no futuro, um novo Carandiru”, conclui agradeço ao governador Sartori “por seu diálogo e respeito”, embora anteriormente tivesse criticado o pemedebista, justamente por falta de diálogo.
Bairro não queria
Os moradores do mais populoso bairro canoense, o Guajuviras, reclamam da nova instalação. Para eles, a obra foi construída sem questionar a vontade dos moradores que agora tem como vizinhos pessoas que não confiam e temem. Presente na inauguração, o vereador Francisco da Mensagem (PSB), morador do bairro, falou sobre a necessidade da instalação. “O grande desafio que nós encontramos é que hoje as pessoas reclamam da falta de local para prender aqueles que cometem crimes. O que acontece é que, se hoje as cidades absorvessem seus presos, se cada cidade fosse responsabilizada por aqueles que cometem delitos, não teria esse caos na segurança pública que a gente vivencia hoje. Falta de espaço por que nenhuma cidade quer construir presídios, mas quer que os caras fiquem presos. Esse é o grande viés que eu vejo não questão do presídio. É importante e necessário”, opina.
Veja fotos:
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.
Comunidade
Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.
Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.
A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.
Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.
“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.
O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.
“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.
A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.
“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.
Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.
“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.
Comunidade
Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Moradores do bairro Estância Velha, em Canoas, enfrentaram transtornos provocados pelo acúmulo de lixo em lixeiras da região. O problema foi registrado no domingo, 28, e teria se intensificado ao longo da última semana, com relatos de aumento de resíduos em vias públicas e em frente a condomínios residenciais.
A situação estaria relacionada à ausência da coleta regular de lixo nos últimos dias, o que resultou no acúmulo de resíduos, mau cheiro e proliferação de insetos, causando desconforto à população local.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana informou que organizou um mutirão de coleta ainda nesta segunda-feira, 29, com reforço no número de equipes atuando no bairro Estância Velha. A previsão é de que o serviço seja normalizado até esta terça-feira, 30.
A Administração Municipal destacou que, neste período do ano, a geração de resíduos no município aumenta cerca de 25%. Além disso, houve registro de maior número de faltas entre os profissionais da coleta em datas próximas ao Natal, o que impactou a regularidade do serviço.
A Prefeitura informou ainda que segue investindo na modernização do sistema de coleta de resíduos sólidos. Atualmente, 450 contêineres com sistema de coleta automatizada foram implantados na área central da cidade. Nesse modelo, os contêineres são esvaziados diretamente nos caminhões, tornando o processo mais ágil e econômico em comparação à coleta manual.
Segundo a Administração, a ampliação da coleta automatizada para outros bairros de Canoas deverá ocorrer de forma gradual.

Policial5 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS
Geral1 semana atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Segurança Pública3 dias atrásRio Grande do Sul libera sistema online para emissão da nova Carteira de Identidade

Serviços3 dias atrásSaiba quais serviços estarão disponíveis em Canoas durante o feriado de Carnaval

Educação1 semana atrásCEIA Dirneide Goulart é invadido e depredado pela segunda vez durante as férias em Canoas
Emprego1 semana atrásSuplentes do Programa Partiu Futuro têm até segunda-feira, 9, para entregar documentos em Canoas, onde 160 jovens foram selecionados
Educação5 dias atrásGoverno do RS encaminha ao Legislativo projeto que prevê reajuste salarial de 5,4% para professores estaduais

























































