Clima
Governo federal testa novo sistema de alerta de emergências climáticas para celulares
O governo federal prepara o lançamento de um sistema de disparo de alerta de emergência sobre chuvas e deslizamentos de encostas para todos os celulares de uma mesma região.
O anúncio foi feito pelo diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Augusto Braun, no Rio de Janeiro, durante evento na última quarta-feira, 15, e confirmado ao jornal Estadão pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) nesta segunda-feira.
Chamado “Cell Broadcast”, o sistema de segurança entrará em vigor no segundo semestre deste ano, ainda sem data marcada. Atualmente, o projeto está em fase de testes de ajustes e finalização, incluindo as cidades onde o piloto será implementado.
O sistema é utilizado por outros países para informar sobre emergências climáticas, como terremotos. Nele, mensagens na tela de um celular aparecem como um pop-up, que se sobrepõe a qualquer tipo de conteúdo na tela. Todos os dispositivos de uma mesma região recebem o alerta, emitindo o som de uma sirene.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que testa a tecnologia desde outubro de 2022, os órgãos competentes podem optar por diferentes modos de alerta, incluindo um mais intrusivo, que dispara notificações com sinais sonoros e vibrações nos smartphones, exigindo que o usuário confirme a visualização do alerta para interromper a notificação.
Além de informar a população sobre os riscos, os alertas também podem indicar como proceder diante de eventos climáticos. Diferentemente do atual sistema de alerta por SMS, mantido atualmente pela Defesa Civil, o celular não precisa estar cadastrado para receber as mensagens.
No evento no Rio, Braun explicou que a implementação da ferramenta leva tempo, pois exige o treinamento dos agentes municipais e estaduais da Defesa Civil, que vão operar o disparo das mensagens, e a elaboração de planos de contingência para o mecanismo.
“Existem quatro ações essenciais. Primeiro, é fundamental identificar o risco. Depois, preparar a comunidade para agir no desastre. Em seguida, organizar os dados oferecidos pelas agências federais e, por fim, fazer a informação chegar aos moradores”, detalhou Braun em nota.
Clima
Defesa Civil emite alerta para condição meteorológica nos dias 19 a 21 de novembro
Os acumulados poderão variar entre 140 a 190 mm no Litoral Norte, e 65 a 100 mm na Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra, Vales, Centro, Missões, Oeste e parte da Campanha. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 40 mm.
Na terça-feira, 19, uma frente fria estacionária aliada a um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, e ao transporte de umidade vinda do Oceano, contribuem na ocorrência de chuvas fortes e temporais isolados, especialmente no Oeste, Centro, parte da Campanha e na metade Norte do Estado.
Acúmulos de água e rajadas de vento
Os acumulados variam entre 70 e 90 mm/dia no Oeste, Missões e parte do Centro. No Litoral Norte, os volumes ficam em torno de 60 mm/dia, e abaixo de 40 mm/dia nas demais regiões. As rajadas de vento ficam entre 40 e 60 km/h nas áreas com instabilidades.
Na quarta-feira, 20, os sistemas meteorológicos seguem atuando e intensificam ainda mais as chuvas, que tendem a ser volumosas em boa parte do território gaúcho.
Os acumulados de precipitação ficam entre 60 e 85 mm/dia na RMPOA, Serra e parte do Centro, entre 70 e 110mm/dia no Litoral Norte, e abaixo de 40 mm/dia nas demais regiões. As rajadas de vento se intensificam em todas as áreas, variando entre 50 e 75 km/h.
Na quinta-feira, 21, o sistema de baixa pressão e o transporte de umidade do Oceano permanecem favorecendo pancadas de chuva no Litoral Norte e no Extremo Norte gaúcho.
Os acumulados ficam entre 10 e 30 mm/dia nessas regiões. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, há pancadas de chuva fraca, com volumes inferiores a 10 mm/dia. As rajadas de vento variam entre 50 e 65 km/h em todo o Estado.
Atenção para chuvas e ventos fortes
A Defesa Civil orienta: feche bem janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro. Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança.
Consulte a Defesa Civil local sobre os Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre. Emergência ligue 190 ou 193.
Clima
Previsão do tempo: instabilidade persiste e semana em Canoas deve ter chuva forte
Após dias de tempo firme e calor durante o feriadão da Proclamação da República, as projeções meteorológicas indicaram possibilidade de chuva entre a noite de domingo, 17, e a madrugada desta segunda-feira, 18.
De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), as pancadas poderão ser fortes e com chance de temporais isolados.
Os prognósticos apontam que, ao longo da semana, a instabilidade persiste e mais precipitações devem ser registradas na cidade.
A chuva mais forte e generalizada deve ser registrada na quarta-feira, 20, com risco maior de transtornos. Antes disso, pancadas mais abrangentes também devem ser registradas na terça-feira, 19, entre o período da tarde e da noite.
Clima
Semana terá predomínio de calor e pancadas de chuvas; confira previsão do tempo
A semana começa com prognósticos de chuva no período da tarde para a noite desta segunda-feira, 11. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), a tendência é de volumes baixos na cidade, embora tenha a chance de pancadas fortes de modo localizado.
Conforme as projeções dos institutos de meteorologia, em um primeiro momento, no fim da tarde iniciam as precipitações e, posteriormente, a chuva tende a ser mais abrangente.
Na madrugada de terça-feir, 12, ainda haverá potencial de precipitações pontuais. Equipes e maquinários das Subprefeituras e secretarias estão de sobreaviso até a meia-noite, em caso de necessidade de mobilização no combate a eventuais transtornos.
Previsão para os próximos dias:
Terça-feira (12): dia inicia com variações de nuvens. O vento do quadrante Sul/Sudeste derruba a sensação térmica. Rajadas moderadas de vento devem predominar. Mínima de 16°C e máxima de 23°C.
Quarta-feira (13): massa de ar seco garante predomínio de tempo firme com sol. O amanhecer será mais fresco, com previsão de mínima abaixo do normal para esta época do ano. Mínima de 13°C e máxima de 25°C.
Quinta-feira (14): dia ensolarado e de maior amplitude térmica. O tempo fica seco desde cedo e com céu claro. Mínima de 13°C e máxima de 27°C.
Sexta-feira (15): mais um dia de sol e nuvens com previsão de retorno do calor. O vento muda a direção e passa a predominar de Leste/Nordeste. Mínima de 18°C e máxima de 30°C.
- Coluna3 dias atrás
ECONOMIA: ‘Caminhos para a Inclusão e o Empoderamento’ (por Cristiane Souza)
- Coluna7 dias atrás
PSICOLOGIA: Tenho esquizofrenia, e agora? (por Marianna Rodrigues)
- Eleições 20241 semana atrás
Airton Souza se manifesta sobre decisão do STJ que mantém condenação
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Grupo Passarela segue firme em seu plano de expansão e inaugura mais uma loja no Rio Grande do Sul
- Empresas & Negócios7 dias atrás
Confirmada a instalação de uma unidade das lojas Havan em Canoas
- Artigo2 dias atrás
‘400 DIAS, O FIM DO MITO’ (por Carlos Marum – Ex-Ministro de Estado)
- Emprego1 semana atrás
Feirão de Emprego em Canoas oferta vagas na empresa JBS
- Transporte3 dias atrás
Rua André da Rocha passa a ter sentido único a partir desta segunda-feira, 18