Cultura
CARNAVAL RIO: União de Maricá é destaque na primeira noite de desfiles da série ouro

Por Daniela Uequed e Douglas Angeli – em colaboração com Rádio Alerj
A Marquês de Sapucaí recebeu as primeiras oito escolas da série ouro na sexta-feira, 10, abrindo os desfiles do segundo grupo do carnaval carioca. Estreante em um sambódromo que completa 40 anos em 2024, a União de Maricá realizou o melhor desfile da noite.
A escola subiu da série prata no ano passado e recebeu grande aporte financeiro para trazer sua comunidade com boas alegorias e fantasias, cujo enredo prestou homenagem ao sambista Guaracy Sant’anna, o Guará, autor de sambas como Sorriso Aberto – sucesso na voz de Jovelina Pérola Negra. Com um abre-alas acoplado, a escola mostrou imponência e bom acabamento no conjunto alegórico.

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro
Parque Acari, Império da Tijuca e Vigário Geral

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro
A primeira a desfilar foi outra estreante no sambódromo, a União do Parque Acari, que homenageou os 50 anos do bloco afro-baiano Ilê Aiyê. A escola fez um desfile acima da expectativa, com e boa evolução e harmonia e um bom conjunto de alegorias e fantasias – apesar de parte das esculturas terem sido resultado de reaproveitamento de desfiles passados de outras escolas.
Na sequência, o tradicional Império da Tijuca ingressou na avenida para exaltar a vida e obra da cirandeira Lia de Itamaracá, que recentemente completou 80. Lia foi o mote para a escola falar da cultura da ciranda, popular no estado de Pernambuco. Falta de elementos nas fantasias de algumas alas, abertura de buracos na evolução e dificuldades na harmonia foram os pontos negativos da escola, prejudicada também por um princípio de incêndio na última alegoria.
Já a Acadêmicos de Vigário Geral fez referência à cidade cearense de Maracanaú e sua grande festa de São João, realizando um desfile esteticamente abaixo das demais, com muitos problemas de acabamento nas alegorias e dificuldades de harmonia.

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro
Inocentes e Estácio de Sá
A Inocentes de Belford Roxo desfilou com um ótimo enredo, desenvolvido pelos carnavalescos Cristiano Bara e Marco Falleiros, sobre o comércio popular no Rio de Janeiro desde a época das pinturas de Jean-Baptiste Debret até o atual comércio de rua em locais tradicionais como Madureira. Houve referência, em um tripé, ao apresentador Sílvio Santos, que na juventude trabalhou como camelô. A escola realizou um bom desfile, com um bom conjunto de alegorias e fantasias.
A Estácio de Sá, herdeira da primeira escola de samba, a Deixa Falar, fundada em 1928, tratou de ancestralidade afro-brasileira em um grande desfile. O tamanho da escola e as dificuldades de evolução, no entanto, resultaram no estouro de um minuto no tempo de desfile. A comissão de frente já deu o tom do desfile ao fazer referência aos pretos velhos, seguido de uma excelente apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Feliciano Júnior e Thaís Romi e de um abre-alas imponente, apesar de alguns problemas de acabamento.
Niterói e Unidos da Ponte
Após o bom desfile da União de Maricá, a Acadêmicos de Niterói se apresentou com enredo sobre os catopês, festa tradicional da região de Montes Claros, norte de Minas Gerais. O desfile, entretanto, apresentou pouca densidade narrativa no desenvolvimento do tema, com setores repetitivos e teve desempenho apenas médio em seus quesitos.
A última escola a desfilar foi a Unidos da Ponte, com enredo sobre o dendê e sua relação com a religiosidade afro-brasileira. Com um belo samba e bom canto das alas, a escola fez um desfile com aproveitamento de esculturas de desfiles de outros anos, mas bem ressignificados conforme a proposta do enredo.
O mesmo ocorreu com as fantasias, gerando desequilíbrio na estética das alas. Ficou para o sábado a grande expectativa da série ouro, com os desfiles de escolas tradicionais e favoritas ao título, como Unidos de Padre Miguel, São Clemente, União da Ilha do Governador e Império Serrano.

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro
Cultura
14º Festival Internacional Sesc de Música tem inscrições abertas para 2026

A partir de 10 de julho estarão abertas as inscrições para a 14ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que acontecerá entre os dias 19 e 30 de janeiro de 2026, na cidade de Pelotas.
Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Faculdade Senac, Bibliotheca Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Unisinos e Expresso Embaixador, o evento é um dos mais relevantes encontros dedicados à formação e à difusão da música de concerto na América Latina, reunindo talentos do Brasil e do exterior em uma intensa programação de cursos e concertos.
“Para o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, investir na cultura é fortalecer vínculos, ampliar repertórios e contribuir de maneira efetiva para uma sociedade mais sensível, criativa e coesa. O Festival sintetiza essa visão: um espaço de formação e de transformação social pela arte”, comenta o presidente, Luiz Carlos Bohn.
Em seu eixo formativo, o evento reúne professores renomados de 13 países como Alemanha, Argentina, Bulgária e Rússia que conduzem cursos especializados em instrumentos de orquestra, prática de banda sinfônica, música de câmara e choro, além de oferecer experiências coletivas em apresentações.
Voltado a músicos a partir de 14 anos com nível avançado de formação, o Festival oferece bolsas integrais e parciais para aulas de qualificação em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.sesc-rs.com.br/festival, até o dia 6 de agosto. O processo seletivo exige o envio de currículo artístico e vídeo de apresentação, e a divulgação dos aprovados ocorrerá em duas etapas: uma primeira chamada em 17 de setembro e, no dia 07 de outubro, uma segunda chamada.
Além da formação, o Festival também se destaca pela programação cultural gratuita, que descentraliza o acesso à música de concerto em diferentes espaços públicos e comunitários da cidade, como teatros, escolas, hospitais, comércios locais e na Praia do Laranjal. Na última edição, em 2025, o evento promoveu 63 apresentações que mobilizaram cerca de 45 mil pessoas, consolidando-se como um dos grandes momentos do calendário cultural gaúcho.
“O Festival Internacional Sesc de Música é uma afirmação de identidade cultural e uma oportunidade concreta de formação e transformação. A cada edição, a cidade se torna ponto de convergência para jovens músicos e grandes mestres vindos de todo o Brasil e de diversos países, consolidando-se como um verdadeiro polo da música erudita”, comenta o coordenador de Música do Sesc/RS, Anderson Mueller.
Para ele, essa convivência entre gerações, repertórios e escolas musicais “transforma Pelotas em um espaço privilegiado de intercâmbio entre tradição e renovação”.
Inscrições – 14º Festival Internacional Sesc de Música
- Público-alvo: Maiores de 14 anos que já possuam nível avançado
- Cursos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho)
- Período de Inscrições: 10/07 a 06/08
- Canal para inscrição: www.sesc-rs.com.br/festival
- Divulgação dos Selecionados e Matrícula 1ª Chamada: 17/09 a 30/09
- Divulgação dos Selecionados e Matrícula 2ª Chamada: 07/10 a 21/10
- Data do Festival: 19 a 30/01/2026
Cultura
Bruno Diegues se apresenta em Canoas com show de lançamento do DVD “Mais Uma Noite”

12 de julho (sábado)
- Online (com taxa): https://nextingresso.com.br/
evento/bruno-diegues-clube- tradicao - Ponto físico: Clube Tradição
- Pagamento em dinheiro: sem taxa
- Pagamento via cartão ou Pix: taxa de 10%
Horários de atendimento na bilheteria:
- Terça-feira: das 20h à 1h
- Sextas e sábados: das 17h às 4h
Cultura
Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Duas das mais importantes companhias teatrais do Rio Grande do Sul, UTA e Pretagô se reúnem em um projeto inédito de circulação por quatro cidades gaúchas.
Nos dias 27 e 28 de junho, o Sesc Canoas recebe a estreia do projeto “Encontro e Circulação de Temáticas Negras”, com a apresentação dos espetáculos “Mesa Farta”, do grupo Pretagô, e “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, do grupo UTA, além de uma oficina voltada a estudantes, professores e artistas das artes cênicas.
A proposta valoriza e amplia o acesso a obras que exploram, por diferentes caminhos estéticos, temas relacionados à negritude no Brasil. “Em Mesa Farta”, o grupo Pretagô lança mão da metáfora da mesa como espaço de convívio e poder para abordar experiências negras contemporâneas, com dramaturgia construída a partir de relatos pessoais e trechos de obras clássicas da literatura dramática.
Já “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, inspirado em texto de Hermes Mancilha, presta homenagem às memórias e à resistência da mulher negra brasileira por meio de um espetáculo de rua que mescla comicidade, lirismo e elementos rituais.
A programação, totalmente gratuita, começa no dia 27 de junho, sexta-feira, às 19h30, com a apresentação de “Mesa Farta” no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Não é preciso retirar antecipadamente os ingressos. No dia seguinte, às 10h, ocorre uma oficina voltada à formação de professores, estudantes e artistas da cena, e, às 16h, o público poderá conferir “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó” no Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes).
“Acreditamos que esse encontro entre os grupos se justifica tanto pela troca artística proporcionada, quanto pela possibilidade de o público acessar diferentes estéticas, ainda que com pontos de contato em torno da temática negra”, explica Thiago Pirajira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integrante dos dois coletivos.
Segundo ele, o projeto também atua como ferramenta de formação e enfrentamento das lacunas ainda existentes na formação de artistas e educadores para o ensino da cultura e da história negra. Além de Canoas, a circulação passará por Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, com apresentações de cada espetáculo e oficinas ao longo da programação.]
UTA e Pretagô: Encontro e Circulação de Temáticas Negras – Sesc Canoas
Data: De 27/06 (sexta-feira) a 28/06 (sábado)
Ingressos: Gratuitos, sem necessidade de retirada antecipada
Informações: Pelos telefones (51) 3456-2013, (51) 3464-6909, (51) 3463-6756 e (51) 3463-6733 ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013
27/06 (sexta-feira)
“Mesa Farta”
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 19h30
28/06 (sábado)
Oficina Formativa
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Inscrições diretamente no local.
Horário: 10h
Inscrições: No local, antes do início
“Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”
Local: Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes)
Horário: 16h
*No caso de chuva, o espetáculo será transferido para o Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
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