Conecte-se conosco

header-top







 

21/01/2026
 

Segurança

Polícia Civil prende 29 pessoas em operação contra violência doméstica no Rio Grande do Sul

Redação

Publicado

em

Foto: DCS/PCRS

A Polícia Civil prendeu 29 pessoas e apurou 102 denúncias contra agressores em um período de 24h durante a Operação Ano Novo, Vida Nova, deflagrada na terça-feira, 20. A ação teve como foco o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas no Rio Grande do Sul.

Durante a operação, foram cumpridos 41 mandados de busca e apreensão e apreendidas quatro armas de fogo. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira, 21, em entrevista coletiva à imprensa.

Participaram da coletiva a secretária adjunta da Segurança Pública, Adriana Regina da Costa, o chefe da Polícia Civil, Heraldo Chaves Guerreiro, a subchefe da Polícia Civil, Patrícia Tolotti Rodrigues, o diretor do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis, Juliano Ferreira, a diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, Waleska Alvarenga, além das delegadas Thais Dias Dequech, Cristiane Pires Ramos e Marina Dillemburg.

A ofensiva mobilizou 363 policiais civis, entre agentes e delegados, além de 109 viaturas. As equipes atuaram em diferentes cidades do Estado, cumprindo mandados judiciais e realizando diligências para apuração de denúncias relacionadas a casos de violência doméstica.

Além das prisões e apreensões, a operação também incluiu a fiscalização de denúncias anônimas, o monitoramento de tornozeleiras eletrônicas utilizadas por agressores e a distribuição de materiais informativos em locais de grande circulação. A iniciativa buscou reforçar a conscientização sobre a rede de apoio às vítimas e incentivar a interrupção dos ciclos de violência no início do ano.

Segurança

Prorrogado as inscrições para doação de coletes refletivos a motoboys, em Canoas

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas recebe de motoboys pedidos de melhorias no trânsito

A Prefeitura de Canoas prorrogou até o dia 31 de janeiro o prazo de inscrições para a doação de coletes refletivos destinados a motoboys que atuam no município.

A medida tem como finalidade ampliar a visibilidade dos profissionais durante a circulação pelas vias da cidade, especialmente em períodos de baixa luminosidade ou de maior fluxo de veículos. Os coletes refletores são utilizados como equipamento de apoio à segurança de trabalhadores que utilizam motocicletas no exercício da atividade profissional.

Segundo a divulgação oficial, as vagas são limitadas, e o cadastro deve ser realizado por meio do link: https://sistemas.canoas.rs.gov.br/auxilio-canoense?utm_source=ig&utm_medium=social&utm_content=link_in_bio

A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e integra ações relacionadas à segurança viária e às condições de trabalho dos motoboys no município.

Continuar a ler

Segurança

Canoas prorroga prazo para doação de coletes refletivos a motoboys e motofretistas até domingo, 21

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas estendeu o prazo de inscrições para a doação de coletes refletivos de alta visibilidade destinados a motoboys e motofretistas que atuam na cidade. Agora, os interessados têm até domingo, 21 de dezembro, às 23h59, para garantir participação no programa.

A iniciativa busca ampliar a segurança no trânsito, oferecendo mais visibilidade aos profissionais que utilizam motocicletas como ferramenta de trabalho. As inscrições são feitas exclusivamente pelo formulário digital, disponível no site da Prefeitura: https://sistemas.canoas.rs.gov.br/auxilio-canoense.

Para quem não tem acesso à internet, a Prefeitura disponibiliza atendimento presencial na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), localizada na Rua Doutor Barcelos, 969, das 8h30 às 14h30, durante o período de inscrições.

Podem se inscrever motoboys que residam em Canoas e comprovem atuação profissional, incluindo autônomos cadastrados no município, MEIs do ramo de entregas, profissionais contratados por empresas e entregadores cadastrados em plataformas.

Os documentos obrigatórios, digitalizados, são: RG e CPF, CNH categoria A válida, comprovante de residência em Canoas (últimos 3 meses), comprovação da atividade de entrega e termo de compromisso, disponível no formulário de inscrição.

Após o encerramento das inscrições, será divulgada a lista preliminar de homologados. Caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade de coletes disponíveis, a distribuição será realizada por sorteio público, com filmagem e divulgação oficial.

Continuar a ler

Segurança

Guarda Municipal de Canoas participa de treinamento operacional com foco em situações de risco

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Guarda Municipal de Canoas participaram, na segunda-feira, 15, e terça-feira, 16, de um treinamento voltado ao combate veicular e ao uso de armas de fogo, com o objetivo de aprimorar a atuação operacional em situações de risco.

A capacitação integra o Estágio de Qualificação Profissional Obrigatório Anual, exigido por legislação federal, que determina que as guardas municipais de todo o país realizem, no mínimo, 80 horas de requalificação profissional por ano. Ao longo do estágio, são abordadas diversas disciplinas, como primeiros socorros, legislação, técnicas de abordagem, direitos humanos, armamento e tiro.

Nesta etapa do treinamento, 21 agentes participaram das atividades. Os exercícios práticos de desembarque da viatura e técnicas de abordagem em via pública foram realizados no pátio da Guarda Municipal. Já o treinamento de tiro real ocorreu no Clube de Tiro Alpha, onde os guardas utilizaram pistolas, carabinas e espingardas.

A iniciativa busca fortalecer a preparação técnica dos agentes e garantir maior eficiência e segurança nas ações desenvolvidas pela Guarda Municipal de Canoas.

De acordo com o responsável pela unidade de ensino da guarda canoense, Lisandro Carvalho, foram realizadas 12 horas/aula por dia nas atividades desta semana. Ao todo, segundo ele, o estágio, neste ano, contará com cerca de 92 horas/aula.

“A disciplina trabalhada nesta semana faz parte da Instrução Normativa Nº 09 da Polícia Federal, é uma cadeira específica, normatizada, a qual todos os integrantes têm que passar por ela todos os anos, onde é trabalhado sobre legislação e os nossos guardas realizam treinamento prático com todos os tipos de armamento que a Guarda Municipal é habilitada, garantindo que seus integrantes estejam atualizados e aptos ao seu emprego na proteção pessoal e da sociedade”, explica Carvalho.

“Aproveitamos, dentro dessa disciplina, para aprimorar o manuseio dos equipamentos que utilizamos no dia a dia, o que fazer em caso de pane, como fazer recargas, como se portar junto aos momentos críticos de operação. O objetivo deste estágio é manter o operador adestrado o máximo possível para que ele tenha condições técnicas de, na rua, poder executar o melhor trabalho para nossa população”, frisa.

“O investimento em treinamento contínuo traz mais confiança ao operador para trabalhar junto ao nosso cidadão com respeito e cordialidade, e quem colhe os frutos disso é a sociedade canoense”, completa.

Agente da Guarda Municipal há nove anos, Verônica Berft classifica o treinamento como “fundamental” para os servidores da segurança.

“Nos deixa melhor preparados para atuar numa situação onde realmente precisamos agir e nos permite dar um melhor atendimento à população”, diz.

“No estágio, desenvolvemos os mais variados treinamentos, tanto de enfrentamento, de fato, como por exemplo, a abordagem, o tiro real ou tiro simulado, quanto defesa pessoal e também atualizações sobre a legislação, até porque nós temos sempre que nos atualizar sobre tudo o que muda no cenário, tanto da segurança pública, como das demais áreas nas quais a gente acaba dando apoio para as outras secretarias”, destaca.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques