Desenvolvimento
Canoas discute criação do “Dia S” para Sesc e Senac

Representantes do setor comercial e da administração municipal se reuniram para tratar da proposta de criação do “Dia S de Valorização e Reconhecimento do Sesc e Senac”, que deverá ser apresentada por meio de um projeto de lei municipal. A iniciativa tem como objetivo oficializar uma data voltada às duas instituições, que atuam em áreas como formação profissional, atividades culturais, esportivas, de saúde e ações ligadas ao desenvolvimento econômico no município.
Participaram do encontro Jessica Oliveira, assessora da Fecomércio; Adnan Abed Zarruq, do Sindilojas Canoas; Mário Viezzer, vice-presidente do Sindigêneros; e Cleberli Arruda, diretor do Sesc Canoas. Pelo governo estiveram presentes o vice-prefeito Rodrigo Busato, o chefe de gabinete Stevan Vieira, o assessor superior Matusalém Morales, o secretário de Relações Institucionais Rossano Gonçalves, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação Patrícia Augsten e o secretário de Comunicação Edson Gandolfi.
A proposta seguirá para formalização e análise técnica antes de ser encaminhada para tramitação legislativa.

Desenvolvimento
Palestra gratuita aborda marketing, marca e vendas na Prefeitura de Canoas

Empreendedores de Canoas podem participar nesta quinta-feira, 26, das 15h às 16h30, da palestra “Marketing, Marca e Aceleração de Vendas”, ministrada por Rodrigo Paines. O encontro será no auditório Sady Schivitz, no Centro da cidade.
A atividade faz parte do programa Acelerando Negócios 2026, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), em parceria com a Alca Consultoria. Durante a palestra, serão apresentadas estratégias para fortalecer a marca, ampliar a presença no mercado e impulsionar as vendas, voltadas ao crescimento dos negócios locais.
O programa prevê outras capacitações ao longo do ano, focadas no desenvolvimento de empreendedores em Canoas. A inscrição para a palestra é gratuita e deve ser feita pelo formulário online: Inscrições aqui
Desenvolvimento
Empreender Canoas abre inscrições para workshops gratuitos para empreendedores

O Empreender Canoas abriu inscrições para uma série de workshops gratuitos voltados à qualificação de empreendedores do município. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), em parceria com o Sebrae, e tem como objetivo fortalecer pequenos negócios e estimular o crescimento econômico local.
A programação inclui três encontros presenciais, com foco em vendas e gestão estratégica:
3 de março: “Os 7 passos para vender mais”
10 de março: “Precificação de A a Z”
26 de março: “Oficina WhatsApp Business”
Os workshops serão realizados das 9h às 12h, na sede do Sebrae, localizada na Rua Dr. Barcelos, 1073, Loja 4, Centro. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link:Formulário de Inscrições
Desenvolvimento
Programa Empreender Canoas é lançado com foco na capacitação de empreendedores

O Programa Empreender Canoas foi lançado oficialmente na manhã de sexta-feira, 30, em Canoas. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O programa prevê a oferta de capacitações gratuitas voltadas a empreendedores do município.
O lançamento ocorreu na sede da SMDEI e contou com a presença do prefeito Airton Souza, da secretária-adjunta da pasta, Michele Godoi, e do gerente regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae, Maico Fabiano Fernandes.
De acordo com a secretária-adjunta da SMDEI, o programa incluirá capacitações em áreas como gestão, consultoria financeira, vendas, precificação e marketing, além de rodadas de negócios, consultorias e hackathons. Segundo Michele Godoi, o Sebrae será responsável pela condução das atividades técnicas e de capacitação. A primeira ação do programa está prevista para o dia 10 de fevereiro, com uma atividade de sensibilização. A partir dessa data, a programação deve ocorrer, em média, duas vezes por mês, com cursos em diferentes áreas, conforme o interesse dos empreendedores.
Durante o evento, o prefeito Airton Souza destacou a relevância da parceria para o desenvolvimento econômico do município, ressaltando o papel da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação no atendimento e apoio aos empreendedores locais.
O gerente regional do Sebrae, Maico Fabiano Fernandes, afirmou que o programa faz parte de uma estratégia de atuação territorial voltada ao fortalecimento dos pequenos negócios. Segundo ele, a parceria busca consolidar o Escritório do Empreendedor como um espaço de acesso a informações, orientações para crédito, capacitações e consultorias, com foco na melhoria da gestão e no desenvolvimento dos empreendimentos locais.
O Programa Empreender Canoas integra as ações do município voltadas ao incentivo ao empreendedorismo e ao fortalecimento da economia local por meio da qualificação dos pequenos negócios.

Defesa Civil2 dias atrásDefesa Civil promove drive-thru de arrecadação para vítimas das chuvas em Ubá (MG)
Oportunidade3 dias atrásCaixa Econômica Federal abre inscrições para estágio 2026 nos níveis médio e superior com bolsas de até R$ 1.800

Serviços1 semana atrásTudo Fácil inaugura nova unidade no Canoas Shopping nesta sexta-feira, 27

Transporte7 dias atrásPrefeito de Canoas anuncia Passe Livre definitivo nos coletivos municipais

Geral3 dias atrásGovernador do Estado oficializa troca de comando do Corpo de Bombeiros no RS

Policial1 semana atrásEx-prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo é preso em operação da Polícia Federal por suspeita de desvio de recursos das enchentes

Canoas1 semana atrásCorsan promove reunião com moradores do bairro Nossa Senhora das Graças para esclarecer implantação da rede de esgoto

Educação1 semana atrásAbertura do ano letivo em Canoas reúne mais de 2 mil profissionais da rede municipal

























































