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25/07/2025
 

Serviços

Assinado contrato para implantação da primeira unidade do Tudo Fácil em Canoas

Redação

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Assinado contrato para implantação da primeira unidade do Tudo Fácil em Canoas

O governo do Estado assinou, na quinta-feira, 24, o contrato para a instalação da primeira unidade da Central de Atendimento Tudo Fácil em Canoas. A nova unidade será instalada no Canoas Shopping, na região central da cidade, e faz parte do plano de expansão e modernização da rede de atendimento ao cidadão no Rio Grande do Sul.

Com área aproximada de 354 metros quadrados, o espaço contará com um investimento de R$ 250 mil por parte do Estado e R$ 1,8 milhão da iniciativa privada, totalizando mais de R$ 2 milhões para sua implantação. A unidade vai oferecer mais de 50 serviços presenciais e cerca de 750 serviços on-line, como a confecção da carteira de identidade, com foco também em orientação digital, inclusão e cidadania.

O ato de assinatura foi realizado no próprio Canoas Shopping e contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, do prefeito de Canoas, Airton Souza, e de representantes do setor privado. Leite destacou que o Tudo Fácil representa uma mudança na lógica do serviço público. “O Estado precisa se adaptar à vida das pessoas – e não o contrário. Essa unidade é um exemplo de parceria e inovação para facilitar a vida da população”, afirmou.

A secretária Danielle Calazans enfatizou que o objetivo é reunir, em um só lugar, serviços do Estado, do município e de concessionárias, promovendo facilidade e acesso. “O público poderá inclusive aprender a utilizar os serviços digitais com apoio presencial”, disse.

Para o diretor do AD Shopping, Mário Gonçalo Cunha de Almeida, abrigar a nova unidade é motivo de orgulho. “É uma iniciativa democrática, que resolve problemas e também ensina. Isso é cidadania na prática”, destacou.

Canoas é o terceiro município mais populoso do Rio Grande do Sul e tem o terceiro maior PIB do Estado, segundo o Atlas Socioeconômico de 2021. Para o prefeito Airton Souza, a instalação da unidade representa mais um passo na reconstrução da cidade.

“Especialmente após as enchentes, esse serviço vem ao encontro da necessidade de atender com dignidade a população”, afirmou.

A unidade Tudo Fácil em Canoas tem previsão de início das atividades ainda em 2025.

 

Serviços

Estado lança “Identidade Fácil”, sistema pioneiro no país para agilizar emissão da nova carteira de identidade

Redação

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Estado lança “Identidade Fácil”, sistema pioneiro no país para agilizar emissão da nova carteira de identidade

A partir desta quinta-feira, 24, cidadãos que já possuem documento de identidade emitido no Rio Grande do Sul poderão solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) de forma mais rápida e simplificada, por meio do sistema “Identidade Fácil”.

O serviço já pode ser acessado pelo site identidadefacil.rs.gov.br em qualquer dispositivo fixo ou móvel. O aplicativo Identidade Fácil também já está disponível no app store da Apple e, no momento, em processo de aprovação para os dispositivos Android.

A iniciativa do governo Eduardo Leite, pioneira no Brasil, é resultado de uma parceria entre o Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).

O novo sistema digitaliza grande parte do processo de solicitação do documento. O preenchimento dos dados será feito online pelo cidadão, inclusive com o envio digital da certidão de nascimento ou casamento com matrícula. O modelo tradicional de agendamento presencial e online seguirá disponível para quem não atender aos critérios do novo sistema.

Etapa presencial reduzida

A etapa presencial, ainda obrigatória nos postos de identificação, será reduzida ao mínimo necessário: apenas a coleta biométrica de digitais e a fotografia, com o intuito de reduzir filas e aumentar o número de agenda disponível. O comparecimento será agendado por meio de formulário específico disponível na própria plataforma.

“O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento e diminuir o tempo de espera dos solicitantes, otimizando os processos internos e possibilitando maior fluxo de emissões da CIN. Trata-se de um alinhamento conduzido pelo governo estadual para aprimorar o fornecimento de serviços essenciais ao cidadão”, explica o diretor-geral do IGP, Paulo Barragan.

Nas primeiras semanas de operação, poderão ser realizados ajustes técnicos e operacionais, conforme a dinâmica de uso do sistema.

  • Como utilizar o Identidade Fácil

Para acessar o sistema, é necessário ter uma conta ativa no portal gov.br. A partir desta quinta-feira (24/7), o serviço já pode ser utilizado pelo site identidadefacil.rs.gov.br ou pelo aplicativo Identidade Fácil, que está disponível no app store da Apple e, no momento, em processo de aprovação para os dispositivos Android.

  • Documentos necessários

Solteiros: Certidão de nascimento;
Casados/viúvos: Certidão de casamento;
Separados/divorciados: Certidão de casamento com a devida averbação.

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Canoenses terão atendimento excepcional dia 5 de julho para adesão ao Refis 2025

Redação

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Canoenses terão atendimento excepcional dia 5 de julho para adesão ao Refis 2025
Para ampliar o acesso dos canoenses ao programa Refis 2025, a Secretaria Municipal da Fazenda estará com atendimento aberto no próximo sábado, dia 5 de julho. A ação visa facilitar a adesão ao programa, que se encerra no próximo dia 11.

Contribuintes com débitos vencidos até 31 de dezembro de 2024 podem garantir até 100% de desconto em juros e multas, com possibilidade de parcelamento em até 120 vezes, conforme o valor e a modalidade escolhida.

O atendimento será realizado na sede da Secretaria, na Rua Frei Orlando, 68, Centro. Lembrando que, para parcelamentos, o comparecimento presencial é obrigatório.
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Equipes da Corsan atuam em regume de força-tarefa para reparar estruturas danificadas pelas chuvas no RS

Redação

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Equipes da Corsan atuam em regume de força-tarefa para reparar estruturas danificadas pelas chuvas no RS

Para garantir o pleno funcionamento do abastecimento de água, a Corsan trabalha com reforço nas equipes responsáveis pelos reparos de equipamentos e das estruturas danificadas pelas fortes chuvas que assolam o Estado desde a noite da última segunda-feira, 16.

O Plano de Contingência adotado pela Companhia reduziu danos causados nas redes de abastecimento em várias cidades, mas o alto índice pluviométrico, especialmente na região Central do Estado, ainda afeta a operação da Corsan em 13 cidades neste momento.

Este já é o quinto evento climático pelo qual a empresa passa desde que a Aegea assumiu a gestão da companhia, em julho de 2023.

Confira a situação do abastecimento nos municípios atendidos pela Corsan:

Santa Maria

A Corsan segue trabalhando no reforço do abastecimento de água bruta devido ao rompimento de adutoras que atendem a cidade. As condições de acesso aos pontos de intervenção continuam difíceis devido ao nível do rio Ibicuí, resultado do grande volume de chuva que ainda persiste na região.

Desde a madrugada de terça-feira, 17, as equipes da Companhia foram reforçadas e atuam em sistema de força-tarefa. A captação de água bruta de fontes suplementares, como a barragem DNOS, bem como a limpeza das bombas afetadas, estão entre as medidas de contingência já implementadas. Devido a estas ações, mantida a previsão meteorológica, a expectativa é de que o fornecimento de água seja normalizado gradualmente em até 48 horas.

Santa Cruz do Sul

Os equipamentos da estação de bombeamento de água da Rua Oswaldo Cruz queimaram pela inundação das estruturas. A estação já foi drenada e as bombas estão sendo substituídas. A previsão é que o abastecimento nos bairros Verena e Santo Inácio esteja normalizado até o final da tarde desta quarta-feira, 18. A Corsan já reparou um vazamento identificado na Linha João Alves e na Linha Santa Cruz, e o sistema está em recuperação. A expectativa é que o abastecimento seja retomado gradualmente até o final da tarde.

Charqueadas e São Jerônimo

O abastecimento de água em Charqueadas e São Jerônimo começou a ser restabelecido na manhã desta quarta-feira, 18, após a religação das bombas do sistema de distribuição. Durante a madrugada, a estação de tratamento de água (ETA) de Charqueadas foi alagada pelas fortes chuvas, deixando parte dos equipamentos submersos. As equipes da Corsan atuaram desde as primeiras horas do dia para drenar a água e retomar a operação.

Encruzilhada do Sul

A captação, prejudicada pela inundação da casa de bombas, foi restabelecida no início da manhã desta quarta-feira, 18. O sistema de bombeamento foi reinstalado e entrou em operação por volta das 4h, e está em recuperação A previsão é de que o abastecimento seja retomado até o final do dia.

Agudo

Na noite de terça-feira, 17, a chuva bloqueou o acesso ao ponto de captação de água, impossibilitando a chegada das equipes da Corsan ao local. Na manhã desta quarta-feira, 18, o acesso foi restabelecido e os trabalhos de retomada da captação foram iniciados. A previsão é de que o abastecimento seja totalmente normalizado até o final do dia.

Dona Francisca

Problemas eletromecânicos interromperam a captação de água na madrugada desta quarta-feira, 18. Durante a manhã, as equipes da Corsan conseguiram restabelecer o funcionamento do sistema. A previsão é de que o abastecimento esteja normalizado no início desta noite.

Restinga Seca

O rompimento de uma rede em área alagada afetou o abastecimento em cerca de 60 economias. Equipes da Corsan trabalham para restabelecer o serviço, com previsão de retomada do abastecimento ao longo da noite desta quarta-feira, 18.

São Sepé

O abastecimento já foi totalmente restabelecido e a cidade está com fornecimento normal.

Alvorada e Viamão

Um problema eletromecânico causou a interrupção na captação durante a madrugada desta quarta-feira, 18. A situação foi resolvida por volta das 4h da manhã. O sistema está em recuperação e a previsão é de que o abastecimento seja normalizado até o início da tarde.

Serafina Corrêa

A falta de energia elétrica interrompeu o funcionamento da captação de água na noite de terça-feira, 17. O fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 10h desta quarta-feira, 18, permitindo a retomada da captação. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado até o final da tarde.

Unistalda O abastecimento de água na cidade foi afetado na terça-feira, 17, devido ao rompimento de uma rede durante trabalhos da Prefeitura, que atuava para reduzir áreas alagadas após o temporal. O fornecimento já foi retomado, e a previsão é de que seja normalizado até o final do dia desta quarta-feira, 18.

Previsão para os próximos dias

O grande volume de chuva previsto para as próximas 24 horas na região Central do Rio Grande do Sul mantém as equipes da Corsan mobilizadas em regime de forçatarefa para garantir a continuidade dos serviços de abastecimento.

Para quinta-feira, 19, a previsão indica que as precipitações mais intensas devem se concentrar na região norte do Estado. A Corsan segue acompanhando as condições climáticas e operacionais, com equipes de prontidão para atender possíveis ocorrências e minimizar os impactos à população.

Situação das barragens

Em função do alto volume de chuva, as barragens de Unistalda e Encruzilhada do Sulc estão sendo monitoradas em tempo real pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Corsan. Além disso, engenheiros da Companhia foram deslocados para os locais para acompanhar de perto a situação das estruturas.

HISTÓRICO DE EVENTOS CLIMÁTICOS DESDE A CORSAN FOI PRIVATIZADA

Enfrentar cinco episódios climáticos de alto impacto às estruturas em quase dois anos, gerou um novo nível de alerta para a Corsan. A preocupação com o futuro das cidades – e do saneamento, de forma especial fez com que a Companhia desenvolvesse respostas preventivas para lidar com os desafios sob ponto de vista operacional.

• Julho/23 – Ciclone extratropical atinge o RS com ventos de até 140 km/h;
• Setembro/23 – Ciclone atinge cidades do Vale do Taquari, Serra e Região
Metropolitana;
• Novembro/23 – 138 municípios do RS decretam estado de emergência em
função das fortes chuvas que assolaram o estado.
• Janeiro/24 – Temporal atinge severamente municípios da região Metropolitana
• Maio/24 – Maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul atingindo
475 municípios
• Janeiro/25- Estiagem severa atinge mais de 60 cidades gaúchas.

Caso constate ocorrências atípicas em seu município, informe a Corsan através dos canais de relacionamento com o cliente: app Corsan, site da Agência Virtual cliente.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444. A Companhia está permanentemente disponível e pronta para mobilizar suas equipes
em caso de necessidade.

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