Conecte-se conosco

header-top







 

26/11/2025
 

Canoas

Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5

Redação

Publicado

em

Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5

Em razão da enchente de maio de 2024, muitos moradores não retornaram para suas casas e outros se mudaram de cidade. Com isso, de acordo com representantes da Comissão de Moradores dos bairros Fátima e Niterói, a região ficou mais deserta, propiciando aumento da criminalidade.

Foi então que um grupo de sete canoenses (hoje já são nove), oriundos do grupo SOS Notícias do bairro, juntamente com a presidente da Associação de Moradores do bairro Rio Branco, se uniram para reivindicar aos órgãos de segurança pública de Canoas medidas contra a criminalidade.

Enchente

Passado mais de um ano da enchente de 2024, os moradores reclamam que ainda não foram resolvidos os problemas de entupimento da rede pluvial, a parte elétrica das casas de bombas e o conserto definitivo dos diques que romperam na Cassol e na BR 448.

Foi então que se uniu ao movimento o engenheiro Fabio Fanfa, que ficou conhecido no Instagram pelos vídeos em que mostrava a situação dos diques.  Nesta ocasião, criou-se uma comissão, incluindo moradores de outros bairros atingidos, para o acompanhamento das obras de reparo e manutenção contra as cheias.

Apesr disso, o grupo afirma que nenhuma vistoria foi feita até o momento presente.

“Estamos cansados e com medo, e a cada chuva, o pânico toma conta da população. Cansamos também de aguardar o repasse da verba do Programa Reconstruir que o Governo Federal  já repassou para o  governador Eduardo Leite, que não libera para Canoas. Por isso, estaremos convocando os moradores dos bairros Fátima, Rio Branco e os quase mil membros do grupo SOS Fátima para um protesto pacifico, ordeiro e legitimo, nas imediações da Cassol Centerlar,  sito a Av.Guilherme Schell 130 – Bairro Rio Branco, em Canoas, no dia 5 de Julho de 2025, às 10 horas da manhã, para que o poder público aja com transparência e celeridade no que se refere às obras do cinturão de proteção do muro da Cassol, reparos, alteamento dos diques de proteção dos bairros Rio Branco, Fátima, Mato Grande e Mathias Velho, o hidrojateamento da rede pluvial em sua totalidade e náo somente paliativamente como foi feito agora pela situação emergencial que enfrentamos na chuva do dia 16 de junho”, destaca a nota da Comissão.

Canoas

Corsan investiga instabilidade no abastecimento de água nos bairros São José e Igara

Redação

Publicado

em

Técnicos da Corsan realizam verificações nos bairros São José e Igara, em Canoas, nesta terça-feira, 25, para identificar a origem da redução na pressão da água e das ocorrências pontuais de falta de abastecimento registradas na área. Até o momento, não há estimativa para a retomada plena do serviço.

Para esclarecimentos adicionais, os consumidores podem acessar os canais oficiais da companhia: aplicativo Corsan, Agência Virtual disponível em cliente.corsan.com.br, atendimento telefônico pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A empresa reforça que esses canais funcionam de forma contínua e orienta que a população utilize os meios de atendimento para registrar solicitações, buscar informações ou comunicar situações relacionadas ao abastecimento, contribuindo para agilizar o trabalho das equipes.

Continuar a ler

Canoas

Obras do dique Mathias Velho avançam após início da demolição de residências

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Thormann

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciou, na quarta-feira, 19, a demolição de moradias localizadas na área destinada à expansão do dique do bairro Mathias Velho. A medida é necessária para liberar o espaço e permitir o avanço das intervenções previstas no projeto de contenção.

A ação envolve as secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Habitação e Desenvolvimento Urbano. No total, 41 residências serão removidas, sendo 10 demolidas na quarta-feira. As famílias que ocupavam os imóveis já foram atendidas por programas habitacionais e transferidas para novas moradias.

Segundo o secretário de Obras e Reconstrução, Guido Bamberg, a remoção é uma etapa obrigatória para que os trabalhos avancem em direção à Avenida Guilherme Schell dentro do prazo previsto. Já o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Fabiano Siqueira, informou que cerca de 1.648 famílias foram atendidas pelo programa Compra Assistida, que garante novas residências aos moradores afetados pelas obras.

Continuar a ler

Canoas

Prefeitura na Tua Casa recebe feira de empreendedoras do Avança Mulher Empreendedora neste sábado, 15

Redação

Publicado

em

Foto: Bruna Ourique/PMC

O Prefeitura na Tua Casa, marcado para este sábado, 15, incluirá uma feira com 15 empreendedoras vinculadas ao programa Avança Mulher Empreendedora. As participantes irão expor e vender seus produtos como parte das atividades práticas do curso realizado ao longo da iniciativa.

A feira busca oferecer um espaço para que as empreendedoras coloquem em prática os conteúdos aprendidos e apresentem seus negócios ao público. A ação também integra a proposta de ampliar oportunidades econômicas para mulheres que atuam no setor produtivo local.

O Avança Mulher Empreendedora é resultado da parceria entre a Junta Comercial, Industrial e de Serviços do RS (JucisRS), a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape), a agência Besouro e a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI).

A programação do Prefeitura na Tua Casa ainda inclui outros serviços gratuitos à população, como atendimentos sociais, vacinação, testagem rápida, doação de roupas e livros, coleta de recicláveis e espaço infantil.

Data: Sábado (15)
Horário: 9h às 12h
Local: Rua República, 750 – Mato Grande, Canoas

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques