Clima
“Estamos atentos e prontos para agir”: Nova Santa Rita emite alerta para possível cheia com chuvas intensas na Serra

A Prefeitura de Nova Santa Rita, por meio da Defesa Civil Municipal, emitiu um alerta preventivo à população para este fim de semana, diante da previsão de fortes chuvas na Serra Gaúcha que podem impactar diretamente o município. A expectativa é de acúmulo entre 100 e 200 milímetros de chuva entre sábado, 29, e domingo, 30, o que pode elevar os níveis dos rios Sinos, Caí e Jacuí, que cortam a Região Metropolitana.
O prefeito Rodrigo Battistella reforçou o compromisso da gestão em proteger as famílias.
“Estamos atentos e prontos para agir com rapidez. Toda nossa equipe está mobilizada e o Centro Humanitário já está preparado para receber quem precisar. A prioridade é garantir segurança, acolhimento digno e assistência a todas as pessoas afetadas.”
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Tiago Silveira, o risco de cheia é real devido ao volume acumulado dos rios que já estão com níveis elevados.
“As fortes chuvas na Serra podem causar reflexos rápidos em Nova Santa Rita, principalmente nas comunidades ribeirinhas. É fundamental que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e nos acionem imediatamente em caso de necessidade.”
Neste momento, 17 famílias – totalizando 44 pessoas – já estão abrigadas no Centro Humanitário de Acolhimento, localizado na Rua Porto da Farinha, 240, bairro Caju. O espaço oferece ambientes privativos, alimentação completa, segurança, atendimento médico e suporte para os animais de estimação.
As regiões mais afetadas até o momento são:
– Porto da Figueira, no bairro Sanga Funda;
– Vila Esperança e Beco do Miguel, no bairro Berto Círio;
– Loteamento Maria José, no bairro Caju.
A Defesa Civil de Nova Santa Rita está em plantão permanente. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato pelo telefone (51) 98922‑89. A Administração Municipal segue monitorando a situação e emitirá novos boletins conforme a evolução do cenário climático.
Clima
Defesa Civil estadual alerta para previsão de tempestades e de chuvas intensas em parte do RS a partir da tarde de domingo, 5

Entre a tarde e a noite do domingo, 5, o deslocamento de uma frente fria deve provocar tempestades com granizo grande, rajadas de vento entre 70 km/h e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, descargas elétricas e chuva forte nas regiões Oeste, Campanha e Sul.
Os acumulados variam entre 30 mm e 80 mm por dia. Os temporais iniciam pelas áreas da Campanha, Sul e Oeste, indo em direção ao Centro, Noroeste e Missões no decorrer da noite. Na região Sul, algumas tempestades podem também ocorrer na manhã de domingo, com potencial de rajadas de vento de até 90 km/h.
Ao longo da segunda-feira, 6, o sistema segue avançando pelo Rio Grande do Sul, causando chuva pontualmente intensa, raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h associadas às instabilidades. Os acumulados variam entre 30 mm e 70 mm por dia, e pontuais de 90 mm/dia no Centro e nas Missões. A partir da tarde, o tempo começa a se estabilizar nas áreas do Sul, Campanha, Oeste e Litoral Sul, com a entrada de um sistema de alta pressão por essas regiões.
A tendência é que, na terça-feira, 7, ainda haja condição para chuva fraca e maior nebulosidade nas regiões Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte. No decorrer do dia, gradualmente o tempo firme volta a predominar em todas as regiões do Estado, devido ao avanço de um sistema de alta pressão, que deve ocasionar a queda das temperaturas. O mar fica agitado próximo à costa gaúcha.
São esperados acumulados entre 50 mm e 100 mm, e pontuais de até 120 mm nas regiões Oeste, Campanha, Centro e Sul. No restante do Estado, são previstos volumes de 10 mm a 50 mm.
A condição hidrológica atual é de níveis dentro dos padrões de normalidade em praticamente todo o Estado, com estações pontuais em atenção para inundação, sendo que as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio.
Em função dos volumes de chuvas previstos para o Estado, com precipitações moderadas a intensas, é indicada a condição de Atenção e de Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, atentando para a elevação com risco de cheia em arroios e pequenos cursos d’água. Rios maiores devem apresentar elevações pontuais, com risco de atingir cota de atenção e alerta para inundação. Além disso, podem ocorrer alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas.
Clima
Rio Grande do Sul terá tempestades com chuva, raios, granizo e rajadas de vento intensas no final da semana

A Defesa Civil do Estado, por meio do Centro de Monitoramento, atualizou, nesta quinta-feira, 18, as condições do tempo no Rio Grande do Sul para os próximos dias. Entre sexta-feira, 19, e domingo, 21, há previsão de tempestades com chuva forte, raios, granizo e intensas rajadas de vento.
Rajadas de vento poderão ultrapassar 100 km/h
A sexta-feira, 19, deve ser marcada por temporais isolados no Oeste, Campanha, Costa Doce e Sul, com potencial de granizo, rajadas de vento de até 90 km/h e chuva moderada a pontualmente forte. Os volumes variam entre 10 e 40 mm/dia nessas regiões.
No sábado, 20, a atuação de tempestades favorece as rajadas de vento de 60 a 80 km/h, podendo ficar acima dos 100 km/h na metade Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Centro, Missões e Noroeste. Nessas regiões podem ocorrer ainda queda de granizo, chuva forte e raios. Os volumes variam entre 15 e 60 mm/dia no Centro, Sul, Costa Doce, Litoral Médio e Sul, podendo atingir os 75 mm/dia em áreas da Campanha e do Oeste.
Já na madrugada de domingo, 21, com o deslocamento da frente fria, uma linha de instabilidade avança pelo Estado, ocasionando rajadas de vento entre 70 e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, e chuva forte em praticamente todo o território gaúcho. Também há risco de granizo intenso nas regiões Oeste, Noroeste, Missões, Centro, Norte e Noroeste.
Ao longo do dia, uma chuva moderada a forte segue na metade Norte, e há risco de temporais com rajadas de vento e granizo no Noroeste e Norte. Os volumes variam entre 30 e 60 mm/dia, pontualmente, chegando aos 90 mm/dia em áreas do Noroeste, Norte e Serra.
Tempo firme retorna no início da semana
A tendência é que, na segunda-feira, 22, ocorra chuva fraca a moderada nas regiões Centro, Norte, Nordeste, Serra, Vales, RMPOA, Litoral Médio e Norte, com volumes entre 5 e 20 mm/dia. O tempo firme retorna, gradualmente, ao Rio Grande do Sul ao longo do dia, devido ao avanço de um sistema de alta pressão que estabiliza o tempo e diminui as temperaturas. O mar fica agitado próximo à costa gaúcha.
Previsão hidrológica
A condição hidrológica atual é de níveis em limiares de normalidade em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com estações pontuais em atenção para inundação no rio Gravataí e em lento declínio pelos últimos dias sem acumulados significativos de chuvas (as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio).
Em função dos volumes de chuvas previstos, é indicada a condição de Atenção e Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, atentando para a elevação rápida com risco de cheia em arroios, córregos e pequenos rios, e também recarga dos rios maiores, com elevação podendo superar as cotas de atenção e alerta para inundação. Além disso, podem ocorrer alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas (elevado volume em pouco tempo).
Clima
Defesa Civil alerta alerta para chuva e raios na tarde desta sexta-feira, 22

A Defesa Civil emitiu um alertapara para chuva e raios em parte dos Vales, da Costa Doce e do Litoral Norte, e Região Metropolitana na tarde desta sexta-feira, 22. O aviso destaca “Risco ALTO” de alagamentos.
As orientações são para que as pessoas evitem locais de risco e em caso de emergência ligue 190/193.
- Canoas7 dias atrás
Prefeitura propõe aumento de IPTU em vias valorizadas, fim da zona rural urbana e isenção agropecuária
- Geral1 semana atrás
Câmara de Canoas concede Título de Cidadão Canoense a Francisco Biazus
- Transporte1 semana atrás
Mudanças no transporte público no Centro de Canoas entram em vigor em outubro
- Eventos7 dias atrás
40ª Feira do Livro de Canoas iniciam programação com atividades culturais
- Economia7 dias atrás
Em outubro, estações da Trensurb receberão feiras da Economia Solidária
- Cultura1 semana atrás
Festival de Cinema de Canoas anuncia os vencedores da terceira edição
- Geral1 semana atrás
Prefeitura de Canoas vai participar do 1º Fórum Regional de Segurança Pública Municipal em Sapiranga
- Saúde1 semana atrás
Ministério da Saúde orienta notificação imediata de casos suspeitos de intoxicação por metanol