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16/08/2025
 

Transporte

Aprovada em Canoas prorrogação de contrato com a Sogal até 2028

Redação

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Aprovada em Canoas prorrogação de contrato com a Sogal até 2028

A Câmara Municipal de Canoas aprovou, na sessão desta quinta-feira, 26, o Projeto de Lei nº 20/2025, que autoriza o Executivo a prorrogar os contratos nº 110 e nº 112, ambos de 2008, referentes à concessão do transporte coletivo urbano no município. Com a medida, os contratos passam a ter validade até, respectivamente, 27 de outubro e 3 de novembro de 2028.

A proposta foi encaminhada pela Prefeitura com o objetivo de assegurar a continuidade do serviço público até a conclusão do processo licitatório que definirá a nova concessionária. A prorrogação, segundo o texto aprovado, será encerrada automaticamente com o início das operações da empresa vencedora da licitação, atualmente em fase interna.

Na justificativa, o Executivo apontou que a interrupção contratual ou a manutenção do atual modelo de renovações mensais ou anuais poderia comprometer não apenas a operação do sistema de transporte, mas também o planejamento da concessionária e a qualidade do serviço prestado.

“A ausência de um contrato de concessão de transporte público em Canoas traria sérios prejuízos sociais e econômicos, afetando diretamente a mobilidade de milhares de cidadãos. Aumento de custo e tempo de deslocamento, congestionamento, poluição e insegurança são alguns dos impactos esperados. Do ponto de vista econômico, a falta do serviço afetaria o comércio local e criaria custos adicionais para a Prefeitura”, destacou o Executivo.

O projeto ainda reforça que a legislação municipal já previa a possibilidade de prorrogação por até 20 anos, dez iniciais mais dez adicionais, desde que observados os critérios de qualidade e interesse público. Os contratos em questão foram firmados em 2008 com validade inicial de dez anos, e já haviam passado por renovações parciais desde 2018.

Além da autorização para prorrogação, o texto também prevê que a Câmara Municipal poderá acompanhar, por meio de comissão especial, tanto a execução atual dos serviços como o andamento do processo licitatório da nova concessão. Segundo o Executivo, essa medida busca garantir maior transparência e controle institucional sobre uma etapa considerada sensível para a mobilidade urbana do município.

Transporte

Governador Eduardo Leite anuncia trem de passageiros entre Porto Alegre e Gramado com trajeto de uma hora

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Governador Eduardo Leite anuncia trem de passageiros entre Porto Alegre e Gramado com trajeto de uma hora

O governador Eduardo Leite anunciou, na quinta-feira, 7, autorização inédita no país para implantação, operação e exploração privada de ferrovia para transporte de passageiros dentro de um Estado. O projeto prevê a ligação entre Porto Alegre e Gramado por trem em apenas uma hora, com duas vias férreas – uma para cada sentido. O anúncio foi feito durante solenidade no Palácio Piratini, com a presença do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e representantes da companhia responsável pelo projeto, a SulTrens.

Com investimento estimado em R$ 4,5 bilhões, integralmente oriundo da SulTrens, a previsão de início da operação é de sete anos. A outorga de exploração para a empresa terá validade de 99 anos. A estimativa é de que a obra gere 6.747 empregos diretos e outros 15.976 empregos indiretos, totalizando 22.723 postos de trabalho ao longo de sua implantação e operação.

“Estamos falando de um projeto que vai fortalecer a mobilidade e impulsionar o turismo em uma das regiões mais visitadas do Brasil, com um modal moderno, sustentável e seguro. Esse trem entre Porto Alegre e Gramado é muito mais do que infraestrutura: é desenvolvimento econômico, geração de empregos e valorização do nosso potencial turístico”, acrescentou o governador Eduardo Leite.

O novo modal ligará a capital a Gramado, direto, passando por 19 municípios, com área de influência em 22: Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga, Araricá, Parobé, Taquara, Morro Reuter, Nova Hartz, Igrejinha, Picada Café, Santa Maria do Herval, Três Coroas, Gramado e Canela. O percurso incluirá 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos — entre eles uma estrutura sobre a FreeWay (BR-290) — e nove túneis.

Mais turismo e desenvolvimento

As estações de saída e chegada estarão localizadas cerca de 700m do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e na Av. Das Hortênsias, entre Gramado e Canela.

Além de proporcionar mais conforto e segurança para usuários e turistas, a ferrovia representa um marco para a logística e a mobilidade do Estado, ao oferecer uma alternativa moderna de transporte híbrido, com trens movidos a eletricidade e diesel, reduzindo a emissão de CO₂ e os acidentes nas rodovias. O projeto impulsionará o turismo, aumentará a arrecadação de ICMS e outros tributos municipais, e representará um salto para a infraestrutura e a mobilidade do Estado.

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, destacou a importância estratégica da iniciativa. “É um projeto robusto, moderno e com grande impacto positivo para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Atuamos de forma técnica, com respaldo jurídico e pensando no longo prazo. O Estado avança para um novo patamar de mobilidade, alinhado ao que já é realidade em países europeus”, afirmou.

A proposta foi viabilizada em cerca de um ano de análises técnicas e pareceres jurídicos conduzidos por órgãos como a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), que garantiram a segurança jurídica e a viabilidade do projeto. A Selt também será responsável pela fiscalização do contrato, com o recebimento de relatórios trimestrais da empresa.

“A implantação da ferrovia marca o início de um grande desafio e, ao mesmo tempo, de uma nova era para os transportes para a Serra Gaúcha. Vamos oferecer uma viagem mais confiável, confortável e segura. Este trem será apenas a porta de entrada para uma série de experiências que aguardam o turista. Nosso objetivo é que todos deixem o Rio Grande do Sul encantados com o que há de mais moderno em turismo e mobilidade ferroviária”, destacou Renato Ely, administrador da Sul Trens.

Com este passo, o Rio Grande do Sul torna-se referência nacional em inovação e infraestrutura de transportes, abrindo caminho para novos modelos de outorga por autorização e investimentos no setor ferroviário.

Acessos asfálticos a Quevedos e São José das Missões

Momentos antes do anúncio da autorização para a ferrovia entre Porto Alegre e Gramado, o governador Eduardo Leite assinou a ordem de início para obras em mais dois acessos asfálticos, nos municípios de Quevedos e São José das Missões, cidades que têm governo do Estado. O ato contou com a participação do secretário Juvir Costella.

Em Quevedos, o acesso se dará na ERS-524, em trecho de 28 quilômetros que fará ligação com Toropi e contará com investimento de R$ 45 milhões. Em São José das Missões, será construído o trecho de 2,65 quilômetros do município com a BRS-386. Ao todo, serão aportados R$ 10,1 milhões para conclusão dos trabalhos. Os investimentos nos dois acessos asfálticos superam os R$ 55 milhões e a entrega das obras está prevista para 2026.

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Transporte

Trensurb circula apenas no trecho entre estações Mathias Velho e Novo Hamburgo no sábado, 9

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Trensurb circula apenas no trecho entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo no sábado, 9
No sábado, 9, os trens da Trensurb circulam apenas no trecho entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo, com intervalos de 15 minutos durante todo o horário de operação, das 5  às 23 horas.
Ao longo do restante da linha, o serviço de transporte será complementado por ônibus oferecidos pela empresa sem custo adicional para os usuários do metrô. Vale destacar que, neste sábado, o serviço de ônibus será similar ao de domingos e feriados, porém com reforço na frota.

As alterações de sábado ocorrem a fim de permitir o avanço dos trabalhos de reconstrução da via do metrô, necessários devido aos impactos da enchente de maio de 2024. Desse modo, a Trensurb assegura que, durante o período de realização da 48ª Expointer, a circulação de trens irá acontecer em toda a linha, de Mercado a Novo Hamburgo, durante todo o horário de funcionamento do sistema, sem necessidade de serviço complementar de ônibus.

A feira ocorre no Parque Assis Brasil, em Esteio, junto à estação da Trensurb no município, de 30 de agosto a 7 de setembro. Historicamente, o período do evento é o de maior movimento no metrô gaúcho. As mudanças na operação irão permitir que os trabalhos de reconstrução sejam acelerados, iniciando na sexta à noite e se estendendo até a madrugada de segunda-feira.
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Transporte

Reunião entre Trensurb e Seapa alinha operação de transporte para Expointer 2025

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Reunião entre Trensurb e Seapa alinha operação de transporte para Expointer 2025

Na tarde de segunda-feira, 22, representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapa) do Governo do Rio Grande do Sul estiveram na sede da Trensurb para alinhar ações operacionais e de comunicação sobre a mobilidade durante a Expointer 2025. A comitiva da secretaria foi recebida pelo diretor de Operações da Trensurb, Ernani Fagundes.

Durante o encontro, Fagundes destacou a importância de a Trensurb operar integralmente no período da feira, considerada uma das maiores exposições agropecuárias da América Latina.

“Para tanto, estamos ajustando nossos cronogramas de obras e assumindo intervalos maiores entre os trens aos sábados, para conseguirmos ter uma janela maior para a reconstrução da via férrea e contribuir para o atendimento ao público nos dias de evento”, explicou.

A edição de 2025 da Expointer acontecerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro. A expectativa da organização é receber cerca de 1 milhão de visitantes ao longo dos nove dias de programação.

A Trensurb, tradicionalmente, tem papel fundamental na mobilidade durante o evento, sendo um dos principais meios de transporte utilizados pelos visitantes.

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