Conecte-se conosco

header-top







 

12/04/2026
 

Educação

Inscrições para o Enem 2025 são prorrogadas até sexta, 13

Redação

Publicado

em

Prouni: divulgada segunda chamada para o segundo semestre de 2025

O prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi prorrogado até sexta-feira, 13, conforme anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A medida visa proporcionar mais tempo para que todos os interessados possam se inscrever. O novo prazo também se aplica às solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social, que devem ser realizadas até a mesma data.

Estudantes da rede pública que estão concluindo o Ensino Médio em 2025 têm isenção garantida da taxa de inscrição do Enem. Embora o sistema já pré-preencha os dados desses participantes, é fundamental que eles acessem a Página do Participante para confirmar as informações e escolher o idioma da prova de língua estrangeira.

Os demais candidatos, que não se enquadram nos critérios de isenção, devem realizar a inscrição normalmente. O pagamento da taxa, no valor de R$ 85, deve ser efetuado até 18 de junho, por meio de boleto, Pix, cartão de crédito ou débito.

Cronograma atualizado

O cronograma do Enem 2025 foi atualizado para acompanhar a nova data de encerramento das inscrições. Os resultados das solicitações de atendimento especializado e de uso do nome social serão divulgados em 20 de junho. Caso necessário, os participantes poderão entrar com recurso entre os dias 23 e 27 do mesmo mês. O resultado final dos pedidos, após análise dos recursos, está previsto para 4 de julho. As provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro.

A atualização do cronograma busca oferecer mais flexibilidade e segurança aos candidatos, que podem utilizar as notas do Enem para ingresso em instituições de Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de obterem a certificação do Ensino Médio.

Os estudantes que participarem do programa Pé-de-Meia e realizarem os dois dias de exame terão direito a um incentivo adicional de R$ 200, além da isenção da taxa.

Para realizar a inscrição e saber mais informações, os interessados devem acessar a Página do Participante do Enem 2025.

Educação

Profissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovam paralisação na próxima terça-feira, 14

Redação

Publicado

em

Profissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovaram, em reunião, a paralisação das atividades no dia 14 de abril. A medida foi definida como forma de protesto diante da falta de respostas do Executivo às reivindicações da categoria.

Entre as principais demandas estão a reposição salarial, o pagamento do piso nacional do magistério, a aplicação da lei do “Descongela” e a valorização dos profissionais. Segundo a categoria, os pedidos já foram apresentados ao governo municipal, mas ainda não tiveram encaminhamentos efetivos.

De acordo com o que foi deliberado, a paralisação ocorrerá no turno da manhã nas escolas da rede municipal, com ações de conscientização e diálogo com a comunidade escolar. À tarde, os profissionais devem se reunir em frente à Prefeitura de Canoas para um ato público.

Continuar a ler

Educação

Sinprocan manifesta solidariedade a professora agredida e cobra proteção nas escolas

Redação

Publicado

em

O Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas (SINPROCAN) divulgou uma nota pública em defesa dos profissionais da educação, manifestando preocupação e solidariedade à professora da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, em Guajuviras, vítima de agressão física no ambiente escolar na última quarta-feira, 8 de abril.

O sindicato destacou que casos de violência contra educadores têm se tornado cada vez mais frequentes, gerando medo, insegurança e estresse entre profissionais que já enfrentam grandes responsabilidades pedagógicas e sociais. Além disso, o SINPROCAN cobra do Poder Público medidas efetivas de proteção.

Continuar a ler

Educação

Programa Universitário do Amanhã 2026 abre mais de 8,6 mil vagas para curso preparatório do Enem no RS

Redação

Publicado

em

O governo do Estado abriu, na quinta-feira, 2, as inscrições para a edição de 2026 do Programa Universitário do Amanhã. Ao todo, são ofertadas 8.603 vagas gratuitas em curso preparatório a distância voltado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições seguem até o dia 26 de junho e devem ser feitas pela internet. Podem participar jovens entre 15 e 29 anos, residentes no Rio Grande do Sul, que estejam cursando o Ensino Médio em escola pública ou que já tenham concluído os estudos na rede pública. A prioridade é para inscritos no Cadastro Único.

O curso será realizado de forma online, com aulas gravadas nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. Os participantes também terão acesso a simulados digitais e a um banco de questões do Enem.

A edição deste ano inclui ainda um aplicativo que reúne os conteúdos do curso e permite o acesso por celular, com menor consumo de dados. Durante o período de estudos, os estudantes poderão tirar dúvidas por meio de acompanhamento oferecido pela plataforma.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques