Saúde
Prefeitura de Canoas encerra contrato com instituto gestor do HPSC e cerca de 600 profissionais são desligados

A Prefeitura de Canoas anunciou o encerramento do acordo de colaboração com o Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS), que até então era responsável pela gestão do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). A decisão foi oficializada na quarta-feira, 4, e, segundo a administração municipal, ocorreu devido ao término do contrato em 27 de março, sem que houvesse renovação.
Com a rescisão do termo, parte dos atendimentos será absorvida novamente pelas equipes atuais do Hospital Nossa Senhora das Graças, que assume a gestão do HPSC e diz que fará novas contratações para completar os quadros.
Funcionários são informados do desligamento à noite
Trabalhadores contratados pelo IAHCS afirmaram ter sido informados por mensagem por celular do desligamento apenas na noite de quarta-feira, último dia de trabalho, após entrar para a escala noturna. O número exato de demitidos não foi divulgado, mas o instituto administrava cerca de 600 funcionários administrativos e da assistência em saúde, incluindo 75 médicos atuando diretamente na unidade.
Diversos servidores postaram em redes sociais vídeos dos trabalhadores nos corredores da instituição reclamando e chorando pelo ocorrido, com muita insatisfação e revolta pela forma que foi feito. Mesmo estando coberto pelo contrato o plantão noturno de quarta para quinta-feira, alguns servidores não ficaram para cumprir sua escala. Na manhã de quinta-feira, a reportagem de O Timoneiro esteve na emergência do HPSC, que atendia normalmente.
O que diz a Prefeitura
Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Canoas, que respondeu em nota que a gestão da emergência, que atualmente funciona no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), passou a ser realizada pela própria direção do HNSG, que reorganizou as equipes para garantir a continuidade do atendimento sem interrupções.
Ainda, que o hospital está adotando medidas para reduzir a superlotação, como abertura de novos leitos, uso de leitos de convênio e reavaliação constante dos pacientes internados.
Conforme a Prefeitura, a rescisão do contrato visa reorganizar os serviços de saúde e otimizar os recursos públicos, já que houve queda na demanda após a enchente e problemas no pagamento de profissionais contratados pelo IAHCS. “A gestão municipal e estadual também estão articulando a abertura de uma nova emergência no Hospital Universitário (HU) dentro de 90 dias”, destacou a nota. O prédio do HPSC, no bairro Mathias Velho, ainda está em reforma devido aos danos causados pelas enchentes de 2024.
Além disso, a Secretaria de Saúde do Estado, Arita Bergmann, determinou que o aviso prévio dos profissionais seja devidamente pago e estipulou um prazo de 30 dias para que o IAHCS apresente uma planilha detalhada dos valores de rescisão, acompanhada de documentos que comprovem os procedimentos para quitação das obrigações trabalhistas.
Saúde
Prefeito de Canoas se reúne com Simers para buscar apoio na contratação de pediatras para o Hospital Universitário

O prefeito de Canoas, Airton Souza, e o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, reuniram-se na manhã desta terça-feira, 29, para discutir alternativas para a recomposição do corpo clínico da Clínica da Criança, instalada no Hospital Universitário (HU).
O objetivo do encontro, conforme a gestão municipal, foi buscar o apoio da entidade sindical para garantir a integralidade das escalas médicas, especialmente na área de pediatria.
Durante a reunião, o prefeito destacou a dificuldade de encontrar pediatras disponíveis no mercado, especialmente no período de inverno, e reforçou a importância do apoio do Simers para viabilizar o pleno funcionamento da clínica.
A estrutura foi reaberta no último dia 21, mas teve o atendimento suspenso poucos dias depois devido à falta de profissionais para completar a escala.
O presidente do Simers confirmou o cenário de escassez de médicos pediatras no Estado e explicou que a reabertura de novos leitos pediátricos na região contribuiu para a redistribuição desses profissionais. Segundo Matias, médicos que atuavam no HU foram contratados por outras instituições de saúde, o que agravou a situação local.
A Prefeitura informou que a Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela gestão do HU, foi notificada e está buscando novos profissionais, inclusive fora do Rio Grande do Sul. A administração municipal também reiterou o compromisso com o pagamento em dia dos médicos da Clínica da Criança e afirmou que continua trabalhando para quitar dívidas herdadas da gestão anterior.
De acordo com a Prefeitura, o tema será levado ao Ministério da Saúde ainda nesta semana, em busca de apoio federal para a manutenção e ampliação dos serviços pediátricos em Canoas.
Saúde
Sesc Canoas oferece atendimentos nutricionais com foco na saúde integral durante o inverno

Com a chegada do inverno, manter o equilíbrio do corpo e da mente exige atenção redobrada. No Sesc Canoas, o serviço de Nutrição se destaca por oferecer atendimentos personalizados, acessíveis e com foco na saúde integral, valorizando a alimentação como pilar fundamental para o bem-estar em qualquer época do ano.
O serviço de Nutrição da Unidade conta com tecnologia atualizada para avaliação e acompanhamento nutricional, profissionais capacitados e um atendimento acolhedor, que reconhece a individualidade de cada pessoa.
“Uma alimentação adequada fornece energia, fortalece o sistema imunológico e previne doenças. No frio, mais do que nunca, precisamos desse cuidado para manter o organismo em equilíbrio, sem abrir mão do prazer à mesa”, explica Danielle Lodi, nutricionista do Sesc Canoas, mestre e especialista em Saúde Coletiva e doutoranda em Epidemiologia.
Os agendamentos podem ser realizados diretamente no Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013.
Saúde
Clínica da Criança reaberta em Canoas fecha por falta de pediatras, denuncia Simers

A Clínica da Criança, reaberta nesta semana pela Prefeitura de Canoas, foi novamente fechada por falta de profissionais na escala médica. A denúncia foi feita pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), que esteve no local na quarta-feira, 23, após receber relatos de irregularidades no atendimento.
De acordo com o presidente do Simers, Marcelo Matias, e o vice-presidente, Felipe Vasconcelos, que visitaram a unidade instalada junto ao Hospital Universitário, a situação é grave. “É inadmissível abrir uma clínica pediátrica com UTI sem ter escala de médicos para atender”, afirmou Matias.
Segundo o sindicato, uma pediatra intensivista permaneceu por quase 36 horas consecutivas de plantão, sem substituição, devido à ausência de outros profissionais. A médica só deixou o local após a transferência da criança internada na UTI para outra unidade do Hospital Universitário.
Diante do cenário, o Simers anunciou que levará o caso ao conhecimento do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) e da Secretaria Estadual da Saúde. A reabertura da Clínica da Criança ocorreu mediante pactuação da Prefeitura com o governo estadual para o recebimento de recursos públicos.
O que diz a Prefeitura
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o Hospital Universitário (HU) é gerido pela instituição Associação Saúde em Movimento (ASM), vencedora de processo licitatório, desde 16 de dezembro de 2024.
“No momento, a administração municipal já notificou a ASM e articula as medidas cabíveis em âmbito administrativo e jurídico para garantir a assistência aos pacientes de Canoas e dos municípios referenciados através da regulação do governo do Estado. A Prefeitura de Canoas reitera que a assistência e bem-estar dos pacientes é o mais importante e que priorizará o trabalho para que a ASM cumpra as escalas na Clínica da Criança e em todo o HU”.
- Economia1 semana atrás
Empresas de Canoas afetadas pela enchente podem receber linha de crédito de até R$ 20 milhões do BNDES
- Empresas & Negócios6 dias atrás
Havan inaugura megaloja em agosto em Canoas
- Geral1 semana atrás
DetranRS divulga lista dos beneficiados para a CNH Social
- Geral6 dias atrás
ATENÇÃO! Simulado de emergência mobilizará 130 voluntários no Mathias Velho no sábado, 26
- Serviços7 dias atrás
Estado lança “Identidade Fácil”, sistema pioneiro no país para agilizar emissão da nova carteira de identidade
- Esporte1 semana atrás
Projeto em Canoas oferece aulas gratuitas de boxe a jovens no contraturno escolar
- Esporte1 semana atrás
Taça Integração de Canoas nas modalidades masculino e feminino acontece neste final de semana
- Saúde7 dias atrás
Clínica da Criança reaberta em Canoas fecha por falta de pediatras, denuncia Simers