Conecte-se conosco

header-top







 

10/11/2025
 

Saúde

Prefeitura de Canoas encerra contrato com instituto gestor do HPSC e cerca de 600 profissionais são desligados

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas encerra contrato com instituto gestor do HPSC e cerca de 600 profissionais são desligados

A Prefeitura de Canoas anunciou o encerramento do acordo de colaboração com o Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS), que até então era responsável pela gestão do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). A decisão foi oficializada na quarta-feira, 4, e, segundo a administração municipal, ocorreu devido ao término do contrato em 27 de março, sem que houvesse renovação.

Com a rescisão do termo, parte dos atendimentos será absorvida novamente pelas equipes atuais do Hospital Nossa Senhora das Graças, que assume a gestão do HPSC e diz que fará novas contratações para completar os quadros.

Funcionários são informados do desligamento à noite

Trabalhadores contratados pelo IAHCS afirmaram ter sido informados por mensagem por celular do desligamento apenas na noite de quarta-feira, último dia de trabalho, após entrar para a escala noturna. O número exato de demitidos não foi divulgado, mas o instituto administrava cerca de 600 funcionários administrativos e da assistência em saúde, incluindo 75 médicos atuando diretamente na unidade.

Diversos servidores postaram em redes sociais vídeos dos trabalhadores nos corredores da instituição reclamando e chorando pelo ocorrido, com muita insatisfação e revolta pela forma que foi feito. Mesmo estando coberto pelo contrato o plantão noturno de quarta para quinta-feira, alguns servidores não ficaram para cumprir sua escala. Na manhã de quinta-feira, a reportagem de O Timoneiro esteve na emergência do HPSC, que atendia normalmente.

O que diz a Prefeitura

Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Canoas, que respondeu em nota que a gestão da emergência, que atualmente funciona no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), passou a ser realizada pela própria direção do HNSG, que reorganizou as equipes para garantir a continuidade do atendimento sem interrupções.

Ainda, que o hospital está adotando medidas para reduzir a superlotação, como abertura de novos leitos, uso de leitos de convênio e reavaliação constante dos pacientes internados.

Conforme a Prefeitura, a rescisão do contrato visa reorganizar os serviços de saúde e otimizar os recursos públicos, já que houve queda na demanda após a enchente e problemas no pagamento de profissionais contratados pelo IAHCS. “A gestão municipal e estadual também estão articulando a abertura de uma nova emergência no Hospital Universitário (HU) dentro de 90 dias”, destacou a nota. O prédio do HPSC, no bairro Mathias Velho, ainda está em reforma devido aos danos causados pelas enchentes de 2024.

Além disso, a Secretaria de Saúde do Estado, Arita Bergmann, determinou que o aviso prévio dos profissionais seja devidamente pago e estipulou um prazo de 30 dias para que o IAHCS apresente uma planilha detalhada dos valores de rescisão, acompanhada de documentos que comprovem os procedimentos para quitação das obrigações trabalhistas.

Saúde

UPAs de Canoas registram mais de 3 mil atendimentos na primeira semana sob nova gestão, afirma IMAS

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Medeiros

De acordo com a gestão municipal, na primeira semana após a troca de gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Canoas, foram registrados 3.228 atendimentos nas três unidades administradas pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS). Os dados referem-se ao período entre 25 de outubro e 2 de novembro.
De acordo com o levantamento do IMAS, a UPA Guajuviras contabilizou 1.302 atendimentos, sendo 1.046 adultos e 256 pediátricos. A UPA Rio Branco recebeu 974 pacientes (713 adultos e 261 crianças), enquanto a UPA Liberty Dick Conter registrou 952 atendimentos (707 adultos e 245 pediátricos).

Ainda de acordo com as informações, os tempos médios de espera ficaram abaixo dos limites determinados pelos protocolos de classificação de risco. Para pacientes com ficha amarela, a média foi de 19 minutos (protocolo: até 60 minutos); para ficha verde, 40 minutos (protocolo: até 120 minutos); e para ficha azul, 61 minutos (protocolo: até 240 minutos).

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a nova gestão retomou o funcionamento integral das unidades, com atendimento 24 horas para adultos e crianças. A secretária Ana Boll afirmou que as medidas adotadas estão dentro das expectativas contratuais e operacionais.

Durante o mesmo período, as unidades receberam novos enxovais e materiais hospitalares, incluindo 360 lençóis, 300 cobertores, 120 hampers e 360 peças de uniformes destinadas aos profissionais. O IMAS informou ainda que está realizando a reorganização dos fluxos assistenciais, contratação de profissionais, revisão das escalas médicas e implantação de novos protocolos de qualidade.

Continuar a ler

Saúde

Unidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

Redação

Publicado

em

A Unidade de Saúde Caic, no bairro Guajuviras, em Canoas, passou a funcionar com horário ampliado. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Fundação de Saúde de Canoas.

A partir de agora, a unidade realiza atendimentos eletivos de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, sem interrupção ao meio-dia. Entre os serviços disponíveis estão consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinas, curativos, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, acompanhamento de gestantes e crianças, além de atendimentos voltados a hipertensos e diabéticos e coleta de citopatológico.

Conforme a Secretaria, 70% dos atendimentos no período estendido serão feitos por agendamento, enquanto 30% ficarão reservados para demanda espontânea. O agendamento pode ser realizado diretamente na unidade, localizada na Avenida 17 de Abril, nº 241, no Guajuviras.

A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, afirmou que a ampliação busca facilitar o acesso da população aos serviços.

“O turno estendido facilita o acesso aos serviços de saúde para trabalhadores, mães e pessoas que não conseguem chegar às unidades em horário comercial”, disse.

Já a presidente da Fundação de Saúde de Canoas, Raquel Caetano, destacou que a mudança faz parte das ações voltadas à Atenção Primária. Segundo ela,

“A ampliação facilita o acesso aos serviços para quem não consegue comparecer durante o horário comercial”.

A equipe da US Caic é formada por médico, cirurgião-dentista, auxiliar em saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepcionista.

Continuar a ler

Saúde

Divas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

Redação

Publicado

em

Divas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

No sábado, 8 de novembro, a Associação Divas’s e a SEG – Escola Técnica Profissionalizante, realizarão o curso Básico de Cuidador de Idosos. A capacitação acontecerá na Igreja Fonte da Vida, localizada na Rua Humaitá, 1400, bairro Marechal Rondon, em Canoas, das 13h30 às 18 horas.

O curso é totalmente gratuito e os participantes receberão certificado. Na ocasião, os participantes que quiserem poderão doar, de forma voluntária, um quilo de alimento não-perecível, que será destinado a famílias da cidade.

“Essa é uma oportunidade para quem busca qualificação profissional em uma área cada vez mais requisitada, contribuindo também para o cuidado e bem-estar da população idosa”, explica a Vice-presidente da Divas’s, Naligia Alves.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques