Educação
EMEF Rui Cirne Lima passará a oferecer turno integral em junho

A implementação do turno integral na EMEF Dr. Rui Cirne Lima foi oficializada na manhã desta terça-feira, 6, com uma cerimônia de lançamento. Os 117 estudantes do 1° ao 5º ano, da unidade de ensino localizada no bairro Mato Grande, serão os primeiros a serem contemplados, a partir de junho, com a modalidade na rede pública municipal de ensino de Canoas.
A partir da novidade, as turmas permanecerão na escola das 8 às 15 horas. A diretora da EMEF, Simone da Silva Marinho, entende que o turno integral representa um investimento importante na qualidade da educação pública e para o futuro das crianças.
“Ajuda no aprendizado e desempenho dos alunos, permitindo o reforço escolar e o desenvolvimento de habilidades diversas. Através de atividades culturais e esportivas, ainda contribui para a formação cidadã, reduz a exposição a riscos sociais e apoia as famílias com uma rotina mais estável e segura”, destaca.
A responsável pela Secretaria Municipal da Educação (SME), Beth Colombo, não escondeu a emoção pelo anúncio relacionado à EMEF Rui Cirne Lima.
“Aqui havia um prédio antigo, querido, amado por todos, mas que não tinha mais condições para estar com alunos, professores e todos que faziam o seu dia a dia. E quando chegou o momento da nova escola estar pronta, vem uma enchente e com ela se vão anos de trabalho, expectativa e dedicação. Agora é vida nova, um novo tempo e hoje também estamos dando um primeiro passo. Vocês agora fazem parte da história da Educação de Canoas, como a primeira escola municipal de Canoas que terá turno integral”, disse a secretária Beth.
O prefeito de Canoas, Airton Souza, ressaltou o papel da Educação no futuro das crianças.
“Eu acredito muito na educação como o principal instrumento para mudar a história, de mudar a realidade de crianças e dos cidadãos”, disse.
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (SME), entre os benefícios que serão proporcionados está o reforço da Língua Portuguesa e Matemática, atividades esportivas, como desporto coletivo e jogos cooperativos; Sala Google, com uso de recursos tecnológicos, como telas interativas e chromebooks; Hora da Convivência: período reservado ao almoço, com espaço para interação entre os estudantes; e atividades culturais e artísticas: aulas passeio para equipamentos culturais, oficinas de artes visuais.
Educação
Ulbra lança Ultec School graduação voltada a empreendedorismo

A Ulbra anunciou, na noite de segunda-feira, 1, a criação da Ultec School, sua nova escola de graduação voltada ao empreendedorismo. O curso oferecerá bacharelados em Administração, Ciência da Computação, Comunicação Social (Marketing) e Jornalismo.
Durante a cerimônia realizada no campus Canoas, a instituição informou que haverá um aporte de até R$ 1 milhão destinado à primeira turma, para apoiar a startup considerada mais promissora ao final do curso. O investimento terá acompanhamento e suporte da universidade.
O vice-presidente da Ulbra e cofundador da Ultec School, Tárik Deus, conduziu a apresentação para um público de aproximadamente 800 pessoas, incluindo autoridades, empresários e representantes da sociedade civil. Segundo ele, o modelo da escola foi inspirado em estudos realizados em universidades como Stanford, Columbia, USC, NYU, Manhattan University, Tokyo University e Korea University, e busca aplicar metodologias ativas e projetos práticos desde o início da formação.
Tárik destacou que a concepção da Ultec School é resultado de estudos e imersões acadêmicas realizadas em algumas das principais universidades do mundo, como Stanford, Columbia, USC, NYU, Manhattan University, Tokyo University e Korea University.
“Quando observamos instituições de alto desempenho global, percebemos práticas comuns e muito claras: metodologias ativas, turmas mais enxutas, projetos reais, integração com empresas e foco na experiência concreta como motor de aprendizagem”, afirmou.
Inspirada nessas referências, a Ultec School nasce com prática imersa desde o primeiro semestre usando método Learning by Doing e Learning by Project e uma proposta baseada em quatro trilhas formativas (Hands On, Technology, Business e People Skills) que colocam o estudante como protagonista do processo. O formato busca aproximar o ensino superior das demandas reais do mercado, combinando prática intensiva, tecnologia aplicada e desenvolvimento de habilidades humanas e gerenciais.
Outro diferencial anunciado é a forte conexão com o ambiente empresarial. A escola prevê participação ativa de empresas no processo de aprendizagem e a criação de conselhos de cursos formados por profissionais de destaque nas áreas contempladas: Administração, Ciência da Computação, Comunicação Social (Marketing) e Jornalismo. Esses grupos deverão orientar rumos dos cursos, validar competências essenciais e abrir caminhos para projetos integrados com o setor produtivo.
“É um modelo que oferece um novo caminho que a educação gaúcha pode trilhar. Um projeto acadêmico que incorpora metodologias participativas, vínculo constante com o mercado e orientação para resultados, preparando melhor os estudantes para as exigências atuais”, destacou Tárik.
O lançamento ocorreu durante o Prêmio Mérito Ulbra, evento que reconhece pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento humano e social no Rio Grande do Sul. Para a instituição, o anúncio da Ultec School simboliza um passo estratégico rumo a uma formação de alta performance, conectada a práticas internacionais e alinhada às transformações que moldam o futuro do trabalho.
Ulbra lança escola de graduação inovadora focada em tecnologia, empreendedorismo e comunicação
A Ultec School, lançada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 17 de novembro, é uma nova escola de graduação baseada em três pilares, Tecnologia, Empreendedorismo e Comunicação que dão nome ao projeto. Com cursos de Administração, Ciência da Computação, Jornalismo e Marketing, a Ultec aposta em um ensino prático e inovador, com turmas reduzidas, metodologias ativas, mentorias, experiências internacionais e contato direto com o mercado, além de desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para formar líderes preparados para transformar a sociedade
Educação
Estudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Entre os dias 6 e 8 de novembro, um grupo formado por 38 estudantes e cinco professores do curso de Direito da Universidade La Salle participou de uma visita técnica a Brasília (DF).

Professores e alunos da embaixada da Suíça
A atividade foi organizada pelo Centro Acadêmico de Direito (CAJURIS) com o apoio da Coordenação do curso e teve como objetivo proporcionar aos participantes uma imersão prática nas principais instituições do sistema jurídico e político brasileiro. A comitiva foi liderada pelos professores Alexsandro Linck e Guilherme Barth, respectivamente coordenador e coordenador adjunto do curso, e contou ainda com a participação dos docentes Evandro Dias Gomes, Miguel Costa e Mártin Haeberlin. Representando o CAJURIS, as acadêmicas Maria Eduarda Dalpiaz e Patrícia Silveira foram responsáveis pela condução das atividades durante a viagem. O roteiro incluiu visitas a órgãos e instituições de destaque, como o Supremo Tribunal Federal (STF), onde os participantes acompanharam o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 55, que tratou do Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF).

Professores com o embaixador da Suíça
O grupo também foi recebido na Embaixada da Suíça pelo embaixador Hanspeter Mock, que compartilhou experiências sobre a atuação diplomática e o papel do Direito nas relações internacionais. A programação contemplou ainda visitas ao Palácio do Itamaraty, ao Congresso Nacional, nas duas casas legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal, e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Professores e alunos no Congresso Federal
Os estudantes conheceram também pontos históricos e culturais da capital federal, como o Memorial JK e a Catedral de Brasília. De acordo com o coordenador do curso de Direito, professor doutor Alexsandro Linck, a viagem representou uma oportunidade de aprendizado prático e de ampliação da visão cidadã dos estudantes. Já a acadêmica Patrícia Silveira destacou que a experiência contribuiu para compreender de forma mais concreta o funcionamento das instituições jurídicas e políticas do país.
Educação
Inscrições para creches municipais de Canoas começam na próxima segunda-feira, 17

A Prefeitura de Canoas abre, na próxima segunda-feira, 17, o período de inscrições para a Etapa Creche da Educação Infantil da rede municipal, voltada a crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, completos até 31 de março de 2026.
O cadastro poderá ser realizado até 31 de outubro de 2026, de duas formas: online, pelo site www.canoas.rs.gov.br, ou presencialmente na Unidade de Matrículas da Secretaria Municipal da Educação (SME), situada na Rua Monte Castelo, 340, bairro Nossa Senhora das Graças. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30, e nas sextas-feiras, das 8h às 14h.
Podem participar apenas moradores de Canoas, mediante apresentação dos documentos da criança e do responsável, como certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência, além de outros comprovantes listados no edital.
A distribuição das vagas seguirá critérios de prioridade, levando em conta fatores como renda familiar, vulnerabilidade social, deficiência da criança e situações de violência doméstica.
A classificação dos inscritos será divulgada mensalmente no Diário Oficial do Município, nas escolas municipais e credenciadas, e também na Secretaria da Educação. A convocação para matrícula ocorrerá por WhatsApp, e-mail e publicação oficial. O não comparecimento dentro do prazo informado resultará na perda da vaga.

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