Empresas & Negócios
Samba no Trem celebra os 40 anos de operação da Trensurb no Estado

Na quinta-feira, 27, a Estação Mathias Velho da Trensurb recebe mais uma ação do projeto Samba no Trem, com apresentações do Bloco das Pretas e do grupo Estude, Trabalhe e Sambe. Anteriormente realizada em edições anuais, em dezembro, comemorando o Dia Nacional do Samba, a iniciativa agora é mensal, promovendo rodas de samba nas estações, sempre na última quinta-feira de cada mês, a partir das 17 horas.
Após uma ação inaugural na Estação Mercado, em fevereiro, o próximo evento celebra os 40 anos de operação do metrô gaúcho. A Trensurb completou quatro décadas de serviços prestados à população em 4 de março, data em que a operação comercial dos trens teve início, em 1985.
O projeto
O novo formato do Samba no Trem é uma iniciativa em parceria entre a Trensurb, o Instituto Socioeducativo Afrolaboratório e a Sociedade União Vila dos Eucaliptos. O objetivo é promover o intercâmbio entre artistas locais e regionais, dar espaço para novos talentos, divulgar novas formas de representação e enriquecer o acervo artístico cultural local nos campos da música e da valorização dos espaços da capital e Região Metropolitana de Porto Alegre.
40 anos de uma empresa pública, social e sustentável
Comemorando essas quatro décadas de serviços prestados aos moradores do eixo norte da Região Metropolitana de Porto Alegre, a Trensurb lançou uma campanha comemorativa que reafirma seu papel histórico como pilar essencial da mobilidade urbana.
Com o slogan “Trensurb 40 anos: uma empresa pública, social e sustentável”, a estatal busca reforçar seu compromisso em oferecer à população um transporte coletivo acessível, eficiente e ambientalmente responsável, garantindo a interligação entre seis municípios da Região Metropolitana, conectando pessoas e transformando realidades.
A campanha conta com a divulgação de diferentes peças e a realização de ações diversas neste mês e ao longo de todo o ano.
Empresas & Negócios
Termolar inicia tratativas para instalar fábrica em Canoas

Na última segunda-feira, 1, representantes da empresa Termolar participaram de uma reunião na Prefeitura, para iniciar as tratativas de instalação de uma nova fábrica no município.
Com cerca de 700 colaboradores e previsão de faturamento de R$ 351 milhões em 2025, a Termolar é referência nacional na produção de garrafas térmicas e produtos de conservação de temperatura.
O encontro contou com a presença da CEO e membro do Conselho de Administração, Natalie Ardrizzo, e de Carlo Ardrizzo, também integrante do Conselho. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, e o secretário do Meio Ambiente, Guilherme Haygert, também estavam presentes.
O prefeito Airton destacou a importância do movimento:
“Quando soubemos dessa possibilidade ficamos felizes. Canoas tem uma localização estratégica e privilegiada para a logística, o que facilita a chegada de grandes investimentos como esse.”
Durante a reunião, os representantes da empresa apresentaram a intenção de elaborar um projeto para que a fábrica saia do papel e passe a integrar o cenário econômico da cidade. A possibilidade de utilização do Fundo Municipal de Desenvolvimento de Canoas (Fumdecan) também foi discutida.
Empresas & Negócios
Unicred Eleva inaugura novo Núcleo Estratégico Regional em Novo Hamburgo

A Unicred Eleva inaugurou, na última segunda-feira, 25, seu novo Núcleo Estratégico Regional em Novo Hamburgo, reforçando o compromisso da cooperativa com a excelência operacional e o desenvolvimento sustentável de suas atividades. Localizado na Rua Domingos de Almeida, 776, Sala 01, no Bairro Centro, o espaço ocupa 170 m² em uma área estratégica da cidade, projetado para oferecer mais conforto e funcionalidade aos colaboradores.
O ambiente, concebido pela Pulse Arquitetura, apresenta um design moderno e acolhedor, combinando estética contemporânea e eficiência. Cada detalhe foi pensado para criar um local de trabalho que inspire produtividade, colaboração e bem-estar, refletindo os valores da marca e o cuidado com as pessoas.
“Criamos um espaço moderno, funcional e integrado para dar suporte às nossas agências e colaboradores, ampliando as nossas fortalezas e nos preparando para desafios futuros”, afirma Dr. Pedro Paulo Bottom Moro, Presidente do Conselho de Administração da Unicred Eleva.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da Presidência e do Conselho de Administração da cooperativa, que realizaram a primeira reunião do Conselho no novo endereço. No dia seguinte, 26 de agosto, o espaço foi oficialmente apresentado aos colaboradores do Núcleo Estratégico Regional, em um momento de integração e celebração do novo capítulo da Unicred Eleva na cidade.
“É um marco para reafirmarmos nossa posição como referência em cooperativismo e em educação financeira, para que possamos estar continuamente ao lado do cooperado e do desenvolvimento econômico da região”, finaliza Dr. Paulo Luiz Rech, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Unicred Eleva.
Empresas & Negócios
Canoas passa a emitir inscrição municipal automaticamente para novas empresas

A cidade de Canoas implementou um novo sistema que permite a emissão automática da inscrição municipal (CMC) para novas empresas, a partir de dados recebidos da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS). A medida tem como objetivo agilizar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas no município.
A mudança foi possível por meio da integração entre o sistema de gestão tributária municipal e a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), plataforma nacional que centraliza procedimentos de legalização empresarial.
Entre os benefícios esperados estão a redução da burocracia, a eliminação de exigências duplicadas entre órgãos públicos, maior eficiência no atendimento, e a criação de um ambiente mais propício ao empreendedorismo local.
De acordo com a Secretaria da Fazenda de Canoas, o projeto envolveu a colaboração de servidores municipais e parceiros técnicos. O secretário adjunto de Receitas, Tiago Nectoux Camargo, destacou que a implantação exigiu uma etapa complexa de integração de sistemas, e que a previsão é de que, até o início de setembro, todas as secretarias envolvidas passem a operar por meio do portal da JucisRS. O objetivo é que o empreendedor possa acompanhar, de forma centralizada, todas as etapas de regularização de seu negócio.
A iniciativa envolve, além da Fazenda, as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Saúde — responsáveis pela emissão de alvarás e demais licenças empresariais.
- Geral1 semana atrás
Canoas receberá nova fábrica do Grupo InBetta como parte de investimento de R$ 405 milhões na Região Metropolitana
- Trânsito1 semana atrás
Viaduto da Metrovel terá alterações no trânsito no final de semana; confira
- Estado1 semana atrás
Rio Grande do Sul registra 76 mil novas vagas formais até julho de 2025
- Comércio1 semana atrás
Campanha Ganha-Ganha Canoas visa movimentar o comércio em setembro
- Geral1 semana atrás
Canoas visita a Federação Nacional das Apaes em Brasília
- Geral1 semana atrás
Resíduos são transformados em autorretratos que revelam expectativas de participantes do curso de Pintor Industrial no IFRS-Campus Canoas
- Eventos1 semana atrás
Gincana Inclusiva promove diversão e integração na 28ª Semana da Pessoa com Deficiência em Canoas
- Educação1 semana atrás
XII Congresso de Educação Infantil de Canoas destacou a importância do protagonismo infantil