Conecte-se conosco

header-top


 






 

28/04/2025
 

Educação

Projeto Viva Perifa leva grafite e arte às escolas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Redação

Publicado

em

Projeto Viva Perifa leva grafite e arte às escolas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Com o propósito de contribuir para a ressignificação de escolas no Rio Grande do Sul após as enchentes que assolaram o estado em 2024, o projeto Viva Perifa leva arte e cultura para instituições de ensino estaduais públicas que foram impactadas pelas enchentes.

A ideia do projeto é criar galerias de artes a céu aberto, levando a arte urbana para as comunidades através da grafitagem dos muros escolares. A primeira etapa do Viva Perifa já contemplou três escolas de São Leopoldo – Cândido Xavier, Castro Alves e Rui Barbosa – com mais de 600 m² de muros grafitados. As escolas escolheram previamente os temas que seriam retratados nas pinturas e todo o trabalho foi realizado por um coletivo de mulheres muralistas gaúchas.

A entrega das artes gerou muita emoção às crianças e toda comunidade escolar. Isso porque o Viva Perifa une arte urbana e sensibilidade, levando emoção e escuta ativa às comunidades atingidas pelas águas. A lembrança da destruição e do barro, agora são ressignificadas por cores vibrantes em lindos grafites retratados nos muros escolares.

O Viva Perifa tem como objetivo valorizar artistas locais, gerando trabalho e renda para comerciantes e equipes envolvidas na execução do projeto, e tem conexão direta com sustentabilidade, promovendo impacto social e cultural.

Além da arte urbana, o projeto vai realizar oficinas temáticas nas escolas. A expectativa é que a iniciativa possa envolver diretamente mais de 10 mil pessoas ao longo do ano letivo.

“É uma iniciativa sensível que registra as memórias da comunidade antes da tragédia e estimula sonhos e desejos para o futuro da comunidade. A arte urbana como expressão cultural foi escolhida para ser a base de conexão do projeto com as escolas públicas que, junto com artistas locais – que também foram impactados pelas chuvas, criam o desenho integrando a comunidade no processo de restauração”, explica Andrea Moreira, CEO da Yabá Consultoria e idealizadora do Projeto Viva Perifa.

Viva Perifa é incentivado pela Leroy Merlin, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, produzido pela Yabá Consultoria e coproduzido pela Aflora Cultural.

Em breve, o Projeto Viva Perifa chegará às escolas da cidade de Porto Alegre. Acompanhe nas redes sociais @vivaperifa . 

As escolas já beneficiadas

Na periferia, a Escola Cândido Xavier, que foi inundada pelas águas, escolheu como tema para a grafitagem ancestralidade, diversidade e superação. Liderada pela muralista Marília Drago, a equipe retratou o Baobá, símbolo da ancestralidade e da árvore da vida, destacando a resistência ao fogo e capacidade de armazenar água.

“A arte no muro da escola ressignifica a simbologia da água, transformando-a em pássaro como símbolo de força e esperança. No centro, um aluno, que perdeu a vida ao brincar no rio, está representado sentado nas raízes de um Baobá, com um arco-íris saindo de seu livro, simbolizando diversidade e trazendo cor e vida aos outros alunos”, explica Marília.  Ela ainda destaca que as cores inspiram a comunidade escolar, trazendo energia e renovação.

Já o muro gigante da Escola Castro Alves recebeu artes de três muralistas: Lisiane Fangueiros, Marilia Drago e Mariana Tauchen, que contaram uma história de superação, inclusão social e respeito à diversidade e Meio Ambiente.

“O mural inicia com a representação de uma mulher negra, simbolizando as raízes ancestrais da comunidade e a conexão com a natureza. O livro representa a educação como meio de transmitir esse conhecimento, enquanto as PANCS (plantas alimentícias não convencionais) destacam a biodiversidade e a resistência aos padrões de consumo hegemônicos”, explica a artista Lisiane Fangueiro.

No mural da escola, o João-de-Barro e o Araçá simbolizam a fauna e flora do Rio Grande do Sul, trazendo à tona a questão da moradia após a perda de casas na comunidade. A ave representa a memória desse evento doloroso, ressignificando a tragédia sem apagá-la. Já a parte final do mural retrata a noite e o sonho de novas possibilidades, com a mariposa simbolizando transformação e esperança.

Na Escola Rui Barbosa, o tema escolhido foi Educação Ambiental. A arte produzida representa o pássaro Quero-Quero, símbolo de resistência, e folhagens que representam a fauna e flora e destacam a importância do respeito ao meio ambiente. Já a menina com elementos escolares traz a importância da educação para formação de consciência cidadã e desenvolvimento da sociedade.

Outras escolas de São Leopoldo serão beneficiadas com oficinas de grafitagem, desenho e outras linguagens artísticas. Além disso, escolas de Porto Alegre serão grafitadas ao longo de 2025.

O projeto Viva Perifa nasce com o objetivo de impactar as comunidades periféricas, fortalecendo a sensibilidade da comunidade com a arte e os artistas, contribuindo inclusive para a formação de novos profissionais nesta área. “Ao integrar o plano de apoio ao Rio Grande do Sul, o Viva Perifa mantém um olhar atencioso para a população oferecendo trabalhos que, de fato, estão impactando a vida das pessoas”, finaliza Andrea Moreira. 

Escolas beneficiadas em São Leopoldo

  • Escola Cândido Xavier – R. Dos Hibiscos, 2-150 – Santos Dumont, São Leopoldo – RS, 93113-070
  • Escola Castro Alves- Rua Soldado – R. Henrique Lopes, 196 – Vicentina, São Leopoldo – RS, 93025-200
  • Escola Rui Barbosa – Av. João Alberto, 135 – Vicentina, São Leopoldo – RS, 93025-490

Educação

Crianças se divertem com o clima de Páscoa na EMEI Olga Ronchetti

Redação

Publicado

em

Crianças se divertem com o clima de Páscoa na EMEI Olga Ronchetti

Uma série de atividades lúdicas está sendo desenvolvida ao longo da semana com os 159 alunos assistidos pela Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Olga Ronchetti, no bairro Guajuviras. Pegadas espalhadas pelo chão, decoração de bolachas, Toca do Coelhinho na recepção, entrega de pacotinhos e a famosa caça ao ninho vêm fazendo a alegria da criançada.

As diferentes ações foram pensadas de acordo com a faixa etária das crianças, que compreende de quatro meses de vida a cinco anos e 11 meses.

“Trabalhar a Páscoa com as crianças é muito gratificante, pois aborda a solidariedade, o amor e a união. Aqui na escola, todo mundo pegou junto para que esse trabalho fosse bem significativo, ajudando na imaginação das crianças e promovendo tudo isso que a Páscoa representa hoje para nós, adultos”, disse a diretora da EMEI Olga Ronchetti, Natália Crippa.

Os baixinhos da turma do Maternal 2, com idades de três para quatro anos, participaram de uma aula de culinária na tarde da quarta-feira, 16. O pequeno Ícaro Florentino, 4, aprovou a atividade desenvolvida no refeitório.

“Foi muito bom e eu já comi. Eu gosto de vir para cá”, disse após rechear e decorar uma bolacha amanteigada. Para os alunos de turmas com crianças de idade inferior, os pais receberam pequenos mimos confeccionados pelas equipes da EMEI.

Uma outra atividade que fez sucesso entre os alunos foi a caça ao ninho, tradicional brincadeira em que os participantes foram procurando seus presentinhos que estavam espalhados pelo pátio da instituição de ensino. Os pais doaram as guloseimas para a montagem dos pacotinhos.

As turmas de Jardim 2 e do Maternal 2 também estudaram alguns dos símbolos da Páscoa. Além disso, um coelho de verdade foi apresentado e recebeu o carinho das crianças cheias de curiosidade. Programações semelhantes alusivas à Páscoa foram desenvolvidas por equipes de outras EMEIs e EMEFs da rede de ensino de Canoas.

Continuar a ler

Educação

EMEF Castelo Branco não terá aulas na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de abril

Redação

Publicado

em

EMEF Castelo Branco não terá aulas na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de abril

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Castelo Branco, do bairro Igara, não terá aulas na quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11.

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (SME), a medida preventiva será adotada para a execução das obras de reforma elétrica nas dependências da instituição de ensino. As aulas serão retomadas na manhã de segunda-feira, 14.

Continuar a ler

Educação

Senac-RS inscreve para mais de 4,7 mil vagas gratuitas de cursos técnicos até o fim de abril

Redação

Publicado

em

Senac-RS inscreve para mais de 4,7 mil vagas gratuitas de cursos técnicos até o fim de abril

Até o dia 27 de abril, o Senac-RS está com inscrições abertas para mais de 4,7 mil vagas gratuitas em cursos técnicos presenciais e a distância (EAD). As oportunidades abrangem áreas de alta demanda no setor de comércio de bens, serviços e turismo no Rio Grande do Sul, como gestão, negócios, saúde, tecnologia e turismo, entre outras.

Para consultar vagas, requisitos e realizar a inscrição, os interessados devem acessar www.senacrs.com.br/psg para vagas presenciais, www.ead.senac.br/gratuito para vagas EAD ou comparecer à escola Senac mais próxima.

Por meio do Programa Senac de Gratuidade, as 4.742 vagas estão distribuídas em 2.935 na modalidade presencial e 1.807 na modalidade EAD. É a oportunidade ideal para quem busca se qualificar e conquistar seu espaço no mercado de trabalho – e o melhor: de forma 100% gratuita!

As aulas iniciam a partir do dia 13 de maio em diferentes turnos (manhã, tarde e noite), enquanto os cursos EAD oferecem maior flexibilidade de horários, permitindo que o aluno organize seus estudos de acordo com sua disponibilidade.

Os candidatos devem atender a alguns requisitos básicos, como: idade mínima de acordo com o curso escolhido; estar cursando ou ter concluído o do Ensino Médio; para cursos específicos, como as especializações técnicas na área de Enfermagem, é necessário ter concluído o curso técnico na área.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, a educação é um fator fundamental para o desenvolvimento sustentável, para a qualificação da mão de obra e para a melhoria da qualidade de vida da população.

“Iniciativas como esta são muito importantes: elas representam um caminho concreto para o progresso, promovendo mais inclusão e oportunidades”, afirma.

Para o gerente de Educação Profissional do Senac-RS, Sidinei Rossi, é motivo de grande satisfação lançar um edital com um volume expressivo de vagas gratuitas em cursos técnicos que realmente fazem a diferença na qualificação profissional e no desenvolvimento da sociedade.
“A educação profissional tem o poder de inserir o aluno no mundo do trabalho. São 4.742 vagas, divididas em 2.935 na modalidade presencial e 1.807 EAD. É uma entrega robusta, que reafirma o compromisso do Senac com a formação de qualidade e com a comunidade rio-grandense”, destaca.

Confira as opções de vagas disponíveis:

Presenciais

– Especialização Técnica de Enfermagem em Saúde da Família: 40
– Especialização Técnica de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva: 20
– Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho: 55
– Especialização Técnica em Enfermagem em Serviços de Urgência e Emergência: 140
– Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica: 62
– Técnico em Administração: 1018
– Técnico em Comércio Exterior: 80
– Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 210
– Técnico em Enfermagem: 135
– Técnico em Eventos: 30
– Técnico em Finanças: 167
– Técnico em Guia de Turismo: 35
– Técnico em Informática: 70
– Técnico em Logística: 30
– Técnico em Marketing: 263
– Técnico em Óptica: 40
– Técnico em Qualidade: 20
– Técnico em Recursos Humanos: 420
– Técnico em Segurança do Trabalho: 100

EAD

– Técnico em Administração: 165
– Técnico em Contabilidade: 297
– Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 15
– Técnico em Guia de Turismo: 90
– Técnico em Logística: 297
– Técnico em Meio Ambiente: 190
– Técnico em Qualidade: 240
– Técnico em Recursos Humanos: 230
– Técnico em Secretariado: 230
– Técnico em Segurança do Trabalho: 16
-Técnico em Transações Imobiliárias: 37

As vagas presenciais estão disponíveis em 39 municípios gaúchos, incluindo Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria, Canoas, entre outras. As opções EAD podem ser acessadas de qualquer localidade, com exceção do curso Técnico em Guia de Turismo, que contém atividades presenciais no polo de oferta.

Confira o cronograma:

– 8 a 27 de abril – Divulgação do edital e inscrição

– 29 de abril a 12 de maio – Chamamento de classificados e período de matrículas

– 13 de maio – Início das aulas

O Programa Senac de Gratuidade

Firmado em 22 de julho de 2008 entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC e o Senac, e ratificado pelo Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008, o Programa Senac de Gratuidade atualmente contempla mais de 35 mil pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos federais e tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade.
O funcionamento se dá por meio da alocação de parte dos recursos líquidos do Senac, advindos da contribuição compulsória, para a oferta de vagas gratuitas em cursos diversificados de Formação Inicial e Continuada e de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

O ingresso acontece por ordem de inscrição dos candidatos, realizada por meio eletrônico no site do Senac-RS. Podem participar pessoas de baixa renda, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores, empregados ou desempregados, assim como usuários de programas de proteção a pessoas ameaçadas. Além disso, alguns cursos possuem pré-requisitos como idade mínima e escolaridade.

Educação gratuita e acessível 

O Programa Senac de Gratuidade contribui para a promoção da inclusão social e ajuda a reduzir as desigualdades, oferecendo formação de qualidade com o certificado Senac de qualidade, acesso ao conhecimento e preparação para o mundo do trabalho.
É uma iniciativa essencial para promover a educação inclusiva e o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, contribuindo para que o país alcance metas importantes da Agenda 2030 da ONU. Ao oferecer cursos de qualidade gratuitos, o Senac desempenha um papel importante na formação de profissionais qualificados e na promoção da igualdade de oportunidades.
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques