Educação
Projeto Viva Perifa leva grafite e arte às escolas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Com o propósito de contribuir para a ressignificação de escolas no Rio Grande do Sul após as enchentes que assolaram o estado em 2024, o projeto Viva Perifa leva arte e cultura para instituições de ensino estaduais públicas que foram impactadas pelas enchentes.
A ideia do projeto é criar galerias de artes a céu aberto, levando a arte urbana para as comunidades através da grafitagem dos muros escolares. A primeira etapa do Viva Perifa já contemplou três escolas de São Leopoldo – Cândido Xavier, Castro Alves e Rui Barbosa – com mais de 600 m² de muros grafitados. As escolas escolheram previamente os temas que seriam retratados nas pinturas e todo o trabalho foi realizado por um coletivo de mulheres muralistas gaúchas.
A entrega das artes gerou muita emoção às crianças e toda comunidade escolar. Isso porque o Viva Perifa une arte urbana e sensibilidade, levando emoção e escuta ativa às comunidades atingidas pelas águas. A lembrança da destruição e do barro, agora são ressignificadas por cores vibrantes em lindos grafites retratados nos muros escolares.
O Viva Perifa tem como objetivo valorizar artistas locais, gerando trabalho e renda para comerciantes e equipes envolvidas na execução do projeto, e tem conexão direta com sustentabilidade, promovendo impacto social e cultural.
Além da arte urbana, o projeto vai realizar oficinas temáticas nas escolas. A expectativa é que a iniciativa possa envolver diretamente mais de 10 mil pessoas ao longo do ano letivo.
“É uma iniciativa sensível que registra as memórias da comunidade antes da tragédia e estimula sonhos e desejos para o futuro da comunidade. A arte urbana como expressão cultural foi escolhida para ser a base de conexão do projeto com as escolas públicas que, junto com artistas locais – que também foram impactados pelas chuvas, criam o desenho integrando a comunidade no processo de restauração”, explica Andrea Moreira, CEO da Yabá Consultoria e idealizadora do Projeto Viva Perifa.
Viva Perifa é incentivado pela Leroy Merlin, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, produzido pela Yabá Consultoria e coproduzido pela Aflora Cultural.
Em breve, o Projeto Viva Perifa chegará às escolas da cidade de Porto Alegre. Acompanhe nas redes sociais @vivaperifa .
As escolas já beneficiadas
Na periferia, a Escola Cândido Xavier, que foi inundada pelas águas, escolheu como tema para a grafitagem ancestralidade, diversidade e superação. Liderada pela muralista Marília Drago, a equipe retratou o Baobá, símbolo da ancestralidade e da árvore da vida, destacando a resistência ao fogo e capacidade de armazenar água.
“A arte no muro da escola ressignifica a simbologia da água, transformando-a em pássaro como símbolo de força e esperança. No centro, um aluno, que perdeu a vida ao brincar no rio, está representado sentado nas raízes de um Baobá, com um arco-íris saindo de seu livro, simbolizando diversidade e trazendo cor e vida aos outros alunos”, explica Marília. Ela ainda destaca que as cores inspiram a comunidade escolar, trazendo energia e renovação.
Já o muro gigante da Escola Castro Alves recebeu artes de três muralistas: Lisiane Fangueiros, Marilia Drago e Mariana Tauchen, que contaram uma história de superação, inclusão social e respeito à diversidade e Meio Ambiente.
“O mural inicia com a representação de uma mulher negra, simbolizando as raízes ancestrais da comunidade e a conexão com a natureza. O livro representa a educação como meio de transmitir esse conhecimento, enquanto as PANCS (plantas alimentícias não convencionais) destacam a biodiversidade e a resistência aos padrões de consumo hegemônicos”, explica a artista Lisiane Fangueiro.
No mural da escola, o João-de-Barro e o Araçá simbolizam a fauna e flora do Rio Grande do Sul, trazendo à tona a questão da moradia após a perda de casas na comunidade. A ave representa a memória desse evento doloroso, ressignificando a tragédia sem apagá-la. Já a parte final do mural retrata a noite e o sonho de novas possibilidades, com a mariposa simbolizando transformação e esperança.
Na Escola Rui Barbosa, o tema escolhido foi Educação Ambiental. A arte produzida representa o pássaro Quero-Quero, símbolo de resistência, e folhagens que representam a fauna e flora e destacam a importância do respeito ao meio ambiente. Já a menina com elementos escolares traz a importância da educação para formação de consciência cidadã e desenvolvimento da sociedade.
Outras escolas de São Leopoldo serão beneficiadas com oficinas de grafitagem, desenho e outras linguagens artísticas. Além disso, escolas de Porto Alegre serão grafitadas ao longo de 2025.
O projeto Viva Perifa nasce com o objetivo de impactar as comunidades periféricas, fortalecendo a sensibilidade da comunidade com a arte e os artistas, contribuindo inclusive para a formação de novos profissionais nesta área. “Ao integrar o plano de apoio ao Rio Grande do Sul, o Viva Perifa mantém um olhar atencioso para a população oferecendo trabalhos que, de fato, estão impactando a vida das pessoas”, finaliza Andrea Moreira.
Escolas beneficiadas em São Leopoldo
- Escola Cândido Xavier – R. Dos Hibiscos, 2-150 – Santos Dumont, São Leopoldo – RS, 93113-070
- Escola Castro Alves- Rua Soldado – R. Henrique Lopes, 196 – Vicentina, São Leopoldo – RS, 93025-200
- Escola Rui Barbosa – Av. João Alberto, 135 – Vicentina, São Leopoldo – RS, 93025-490
Educação
ESTEIO: Aprimora oferece qualificação inicial para servidores públicos

Os servidores que ingressaram recentemente ou que vão ingressar a partir de agora no quadro da Administração Municipal de Esteio terão que passar por um curso que tem como objetivo oferecer uma formação introdutória, abordando conteúdos fundamentais para o desempenho ético, eficiente e responsável das funções públicas.
Batizada de Aprimora, a qualificação online com carga horária de 30 horas será oferecida pela Escola de Gestão Pública, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG), através da plataforma Moodle.
Entre os temas abordados, destacam-se conteúdos como ética no serviço público, princípios constitucionais da Administração Pública, atribuições e responsabilidades do servidor, direitos e deveres previstos no Estatuto do Servidor e utilização das plataformas e sistemas institucionais, entre outros (veja relação completa abaixo).
Aberto também a quem já está no quadro
A participação no curso é obrigatória e faz parte do processo de integração e capacitação inicial. Embora seja direcionado para ingressantes, todos os servidores interessados podem ter acesso ao curso.
Os interessados devem enviar solicitação de inscrição na plataforma para o e-mail egp@eteio.rs.gov.br ou através de memorando para Janice Izabel de Oliveira, informando matrícula, nome completo, CPF e e-mail.
Todo o material legislativo está disponível na íntegra na plataforma, permitindo o aprofundamento dos estudos conforme o interesse de cada participante. Contudo, por se tratar de um curso EAD, a realização das atividades pode ser feita conforme a disponibilidade de tempo de cada estudante.
Além disso, não há prazo limite para a conclusão do curso. As atividades podem ser realizadas conforme a disponibilidade de horário de cada servidor, respeitando as demandas do setor. Não é necessário realizar as atividades fora do horário de expediente, tampouco priorizar o curso em detrimento das atividades regulares do setor. Para isso, a recomendação é que o servidor alinhe com sua coordenação a melhor forma de organizar sua carga horária para participação nas atividades.
A emissão do certificado é automática após a realização da avaliação, não sendo necessário o envio de aviso de conclusão.
A EGP
Vinculada à SMGG, a Escola de Gestão Pública, instituída pela Lei Municipal 6957/2018, tem como objetivo capacitar os servidores através de atividades de formação e de qualificação profissional que visam desenvolver competências técnicas e comportamentais.
As formações, que podem ser presenciais ou a distância (EAD) e fornecem certificado, têm como público-alvo os servidores públicos ativos da Administração Direta, cargos em comissão, estagiários e contratos emergenciais da Prefeitura, mas também podem ser abertas ao público externo. A EGP pode trabalhar com educadores externos, por meio de parcerias e convênios com instituições de ensino, ONGs e órgãos públicos, e internos, com servidores municipais devidamente capacitados no curso de Formação de Educadores, que será fornecido pela EGP.
A previsão da EGP é oferecer mais de 160 horas de capacitações em 2025, o dobro da meta estipulada para o ano e quase o dobro das realizadas em 2024 (83 horas).
Quando da oferta de novas atividades, os servidores recebem um memorando informando sobre a atividade e orientações de como fazer as inscrições. Algumas capacitações a distância estão sempre disponíveis para os funcionários municipais através de portal interno.
Aprimora – Curso Preparatório para Servidores Públicos
Conteúdos
Introdução ao Serviço Público Municipal
História e Função do Serviço Público Municipal
Estrutura Administrativa do Município
Princípios Constitucionais do Serviço Público
As Atribuições e Responsabilidades do Servidor Público
A Importância da Gestão Pública no Desenvolvimento Municipal
Legislação e Normas do Serviço Público Municipal
Constituição Federal e Lei Orgânica do Município
Lei de Responsabilidade Fiscal
Estatuto dos Servidores Municipais de Esteio
Lei de Acesso à Informação
Ética e Conduta Profissional no Serviço Público
Definição de ética no Serviço Público
Código de ética dos servidores municipais de Esteio
Conduta profissional e imagem institucional
Relações de trabalho e convivência no ambiente público
Atendimento ao Cidadão e Gestão de Serviços
A Importância do Atendimento ao Cidadão
Comunicação Eficiente no Serviço Público
Ouvidoria
Gestão e Planejamento
Estrutura administrativa municipal
Planejamento estratégico no serviço público
Gestão de recursos públicos e orçamento municipal
Tecnologia e Inovação no Serviço Público
Uso de sistemas e plataformas da Prefeitura Municipal de Esteio
Inovação no atendimento público e soluções
Tecnológicas
Segurança da Informação
Avaliação
Avaliação de conhecimentos
Feedback sobre o curso
Educação
Programa Bolsa Futuro Digital oferece cursos gratuitos de desenvolvimento de software com bolsas de até R$ 600 em unidades do IFRS

As capacitações ocorrerão nas cidades de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Porto Alegre (campi Porto Alegre, Restinga e Zona Norte), Vacaria e Veranópolis. Terão duração de até nove meses, ocorrendo do final de agosto de 2025 até maio de 2026. Os participantes receberão uma bolsa mensal, com valores ajustados conforme a etapa da formação (de R$ 100 a R$ 600 por mês).
A iniciativa é uma parceria entre o IFRS, o Instituto Hardware Brasil e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como foco a inclusão digital e a empregabilidade de jovens e adultos, bem como a redução do déficit de especialistas no mercado brasileiro.
São requisitos para participar da seleção de estudantes:
- ter 18 anos ou mais ou completar 18 anos até o final do mês de fevereiro de 2026;
- ter concluído ou estar em condições de concluir, até maio de 2026, o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em instituição privada.
As informações estão detalhadas no edital HBR nº 07/2025.
Inscrições e seleção
As inscrições vão de 08 a 27 de julho de 2025 e são realizadas por formulário eletrônico, com o envio dos documentos especificados no item 6 do edital. Os inscritos serão convocados para participar de um Teste de Lógica e responder um questionário fit cultural (que avalia as habilidades socioemocionais), ambos de forma virtual. As pontuações serão utilizadas como forma de seleção.
Sobre os cursos
Os cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC). As aulas ocorrerão de forma presencial, em dois dias da semana (confira os detalhes abaixo), e haverá também atividades remotas.
São previstas três etapas, cada uma com três meses de duração:
- uma capacitação básica – quando os estudantes receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00;
- um projeto integrador, para o desenvolvimento de soluções a desafios apresentados por empresas parceiras do programa – com bolsa de R$ 200,00 mensais; e
- uma residência tecnológica, com atuação em uma empresa – a bolsa será de R$ 600,00 por mês nessa fase final.
Acesse o site do Bolsa Futuro Digital para saber mais.
Confira os cursos oferecidos em cada campus do IFRS:
IFRS – Campus | Curso | Dias e horários | Vagas |
Alvorada | Desenvolvedor de Front-End | 3ª e 5ª9h às 12h | 30 |
Bento Gonçalves | Desenvolvedor de Back-End | 2ª e 4ª14h às 17h | 25 |
Bento Gonçalves | Desenvolvedor Front-End | 5ª e 6ª14h às 17h | 25 |
Canoas | Desenvolvedor de Back-End | 3ª e 5ª08h30 às 11h30 | 30 |
Canoas | Desenvolvedor de Front-End | 4ª e 6ª08h30 às 11h30 | 30 |
Caxias do Sul | Desenvolvedor Front-End | 2ª e 4ª13h30 às 16h30 | 30 |
Porto Alegre | Desenvolvedor de Back-End | 2ª e 6ª14h às 17h | 30 |
Restinga (Porto Alegre) | Desenvolvedor Back-End | 3ª e 4ª16h às 19h | 25 |
Restinga (Porto Alegre) | Desenvolvedor de Front-End | 2ª e 4ª16h às 19h | 25 |
Vacaria | Desenvolvedor de Front-End | 3ª e 4ª13h30 às 16h30 | 30 |
Veranópolis | Desenvolvedor de Back-End | 5ª e 6ª8h às 11h | 25 |
Veranópolis | Desenvolvedor de Front-End | 2ª e 3ª8h às 11h | 25 |
Zona Norte (Porto Alegre) | Desenvolvedor de Back-End | 2ª e 4ª19h30 às 22h30 | 20 |
Zona Norte (Porto Alegre) | Desenvolvedor de Back-End | 3ª e 5ª19h30 às 22h30 | 20 |
Educação
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual

O governo do Estado publicou, na terça-feira, 1º, a abertura de um novo concurso público com 6 mil vagas para professores da Rede Estadual, além de confirmar a retomada do processo das promoções na carreira docente. O edital do processo seletivo foi divulgado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), por meio da Secretaria da Educação (Seduc).
As inscrições serão abertas às 9 horas desta quarta-feira, 2, e seguem até 4 de agosto, por meio do site do Instituto AOCP, banca responsável pelo certame. Os cargos estão distribuídos entre as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), com reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCDs), indígenas, negros e pessoas trans. As provas serão realizadas em 28 de setembro.
A seleção é voltada para a atuação na Educação Básica, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, Educação Física, Língua Espanhola, Artes, Sociologia, Filosofia, Química, Física, História, Geografia, Ensino Religioso e Biologia. O concurso também disponibiliza vagas para profissionais de Educação Profissional e Técnica, Educação Indígena e Educação Especial (mais detalhes sobre o concurso no final do texto).
Além disso, foram chamados mais 327 aprovados no concurso da Rede Estadual de 2023, ampliando o número de nomeações para além das 1.500 vagas previstas inicialmente. Com isso, ao todo, serão nomeados 1.871 novos docentes nas escolas estaduais apenas com a lista dos candidatos classificados em 2023.
Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o propósito do governo é garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade.
Promoções na carreira docente serão sistematizadas
Outra medida anunciada pela Seduc foi o início do processo de promoção dos professores da Rede Estadual. A retomada, autorizada pelo governo, será regulamentada por decreto, que será publicado em meados de julho, prevendo os regramentos e critérios para promoção. Uma comissão julgadora será constituída para avaliar os documentos enviados pelos candidatos, que terão um período para encaminhar as comprovações.
A previsão é que a lista com o resultado final ocorra em setembro, alcançando cerca de 80% dos professores da Rede Estadual. A partir de agora, o processo de promoções será realizado de forma sistemática e anual.
“Todos esses são direitos adquiridos, que nos ajudam a fortalecer uma equipe cada vez mais séria, qualificada e comprometida com a qualidade de ensino da educação. Que os novos professores sejam todos bem-vindos a esta nova fase”, destaca a secretária da Educação, Raquel Teixeira.
Etapas do concurso: provas objetivas, redação e títulos
O concurso será composto por uma avaliação objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, além de uma redação. A prova terá 60 questões de múltipla escolha.
A estrutura do exame está dividida em dois blocos: um com temas gerais e comuns a todos os candidatos – incluindo conhecimentos pedagógicos, língua portuguesa e legislação da educação – e outro com as perguntas específicas, conforme a área e habilitação.
A aplicação das provas ocorrerá nos municípios onde estão localizadas as sedes de cada uma das CREs: Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Estrela, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Soledade, Três Passos, Uruguaiana e Vacaria.
Os candidatos que atingirem a nota de corte terão as redações corrigidas, conforme descrito no edital. Também haverá uma segunda etapa, com a apresentação dos documentos para a prova de títulos, que servirá como critério de pontuação para os aprovados. Os docentes que pretendem atuar nas comunidades Guarani e Kaingang passarão ainda por testes específicos.
Após analisar e decidir todos os recursos interpostos, o resultado final do concurso público será homologado pela Seduc, com a publicação no DOE e no site da banca organizadora. O cronograma completo, junto do detalhamento completo das vagas e sugestões bibliográficas, está disponível no edital.
- Canoas1 semana atrás
Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5
- Educação1 semana atrás
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual
- Comunidade1 semana atrás
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2
- ENCHENTE RS1 semana atrás
Novo lote do programa Volta por Cima é pago nesta sexta-feira, 4
- Esporte1 semana atrás
Centro Olímpico Municipal celebra 45 anos no bairro Igara com diversas modalidades esportivas
- Cultura1 semana atrás
Bruno Diegues se apresenta em Canoas com show de lançamento do DVD “Mais Uma Noite”
- Justiça1 semana atrás
STF homologa acordo para devolver valores a vítimas de fraudes no INSS
- Transporte1 semana atrás
Passagens de ônibus e trem sobem na Região Metropolitana neste mês de julho