Cultura
Grupo de Danças do Orpheu realiza circulação do espetáculo “Um sonho possível” nas cidades atingidas pela enchente

O espetáculo “Um sonho possível”, do Grupo de Danças Orpheu chega ao palco do Teatro do SESC Canoas, Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro, Canoas, no dia 9 de março (domingo). Com apresentação gratuita às 19h30, o espetáculo tem duração de 1h15. Os convites podem ser retirados junto a Associação Canoas Coletivo de Dança (51 98328-0612) e através do whatsapp da escola, (51) 9989-7735, com Marialva Machado.
“Acreditamos no poder que Arte tem de sensibilizar, conscientizar e ampliar os horizontes, tanto de quem pratica, quanto do público que assiste. Só existe Arte no Encontro entre Público e Artista, portanto, precisamos que o público venha ao teatro! E, principalmente, que criem este hábito nas novas gerações!”, diz Marialva Machado, diretora do Grupo de Danças Orpheu.
Um Sonho Possível, esperança pós enchente
Composto por 60 bailarinas (os) e 5 coreógrafas (os), “Um Sonho Possível” aborda temas do cotidiano brasileiro, como os avanços tecnológicos que revolucionaram a medicina, a comunicação e a cultura; O amor e o respeito é o caminho para a produção de igualdade e combate ao medo, bem como a inclusão e equidade fortalecem a diversidade de povos.
Acompanhado por uma trilha sonora totalmente nacional, o espetáculo constrói reflexões sobre as mudanças e avanços que já foram alcançados, e que, todos os sonhos são possíveis.
“Se Não Der pra Ser Amor, Que Seja ao Menos Respeito”
O espetáculo inspira-se no poema “Se Não Der pra Ser Amor, Que Seja ao Menos Respeito” do Bráulio Bessa como um norte ao diálogo, pois esse poema destaca a importância do amor e do respeito, abordando questões de preconceito, racismo, homofobia e outras formas de intolerância, enfatizando que a diversidade é algo a ser celebrado e respeitado.
O projeto foi contemplado pelo edital Retomada Cultura RS da Funarte, edital que tinha por objetivo retomar a produção artística nas cidades atingidas pela enchente com vistas a auxiliar o setor cultural dos municípios do Rio Grande do Sul que tiveram estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo no 36, de 7 de maio de 2024.
O Grupo de Danças Orpheu ficou 30 dias embaixo d’água
O Grupo de Danças Orpheu tem 38 anos de atuação em São Leopoldo e ficou mais de um mês com água até o teto no ano passado durante a enchente. O Grupo conseguiu reformar a escola e como contrapartida o objetivo do Grupo é apresentar nas cidades também atingidas pela enchente.
“Nossa missão é ampliar o público de dança, fortalecer a cultura das cidades, e convidar estudantes, professoras e toda a comunidade canoense, para ir ao teatro de forma gratuita! Temos responsabilidade em fortalecer a DANÇA em nosso estado” reforça Marialva.
Serviço:
- O que? Espetáculo “Um Sonho Possível” – Circulação
- Grupo de Danças Orpheu
- Local: Teatro do SESC Canoas, Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro, Canoas, Quando? 09 de março (domingo)
- Sessão: 19h30 – Entrada Gratuita
- Retirada de ingressos antecipada com Marialva Machado pelo whatsapp (51) 9989-7735.
Para mais informações e marcações de entrevistas: Marialva Machado Diretora do Grupo de Danças Orpheu. Contato: (51) 9989-7735.
Cultura
13ª Parada Livre reúne cerca de 3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, em Canoas

A 13ª Parada Livre de Canoas reuniu cerca de3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, na quinta-feira, 20. O evento contou com atividades ao longo de toda a tarde e início da noite, fortalecendo o espaço de visibilidade e expressão da comunidade LGBTQIA+.
Entre as ações disponíveis ao público, estiveram o feirão de emprego, impressão de currículos, serviços de saúde com testagem rápida e distribuição de preservativos, praça de alimentação, discotecagem com DJ Cabeção, além de performances, artistas e shows que animaram o público presente.
A Parada contou com presenças de destaque, como Fabulo Rosa, Nicole Balls, a coordenadora de Políticas Públicas do Governo do Estado, Pitty Barbosa, a presidente do Conselho Estadual LGBT, Bianca Hilgr, presidente da OAB/RS, Luka Keller, que também é coordenadora da Parada Livre de Canoas e Miss Trans Diversidade do RS, além do secretário municipal de Cultura e Turismo, Caio Flávio Quadros.
Luka Keller reforçou a importância do encontro para a comunidade LGBTQIA+: “A Parada Livre é um espaço de resistência, acolhimento e celebração das nossas identidades. Cada pessoa que participa fortalece essa luta.”
O secretário Caio Flávio Quadros ressaltou o impacto social positivo do evento. Em sua fala, destacou, ” A relevância de iniciativas que promovam respeito, diversidade e inclusão, fortalecendo a construção de uma cidade mais aberta e acolhedora.”
Cultura
Canoas inaugura Galeria a Céu Aberto no bairro Guajuviras com foco em arte e cultura

Canoas inaugura nesta quinta-feira, 20, ás 14h, a Galeria a Céu Aberto no Hangar Cultural Oli Borges, localizado na Estrada do Nazário, 3150, no bairro Guajuviras, o evento será aberto ao público. O espaço foi estruturado para receber intervenções artísticas e ações culturais vinculadas ao território.
A iniciativa integra atividades promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo, com financiamento do Governo do Estado. A proposta é ampliar as áreas destinadas à produção cultural, disponibilizando um local para circulação de trabalhos visuais e atividades relacionadas à arte urbana.
Cultura
Canoas inicia Semana da Igualdade Racial com seminários e exposições

Semana da Igualdade Racial de Canoas começa nesta sexta-feira, 14, com uma série de atividades voltadas à diversidade e valorização da cultura afro-brasileira. A iniciativa é organizada pelas secretarias Geral de Governo, por meio da Diretoria da Diversidade, e de Cultura e Turismo, e segue até o dia 20 de novembro.
A abertura oficial terá o seminário Raízes da Igualdade Racial: Políticas que Transformam, marcado para as 9h, no Auditório Sady Schmidt, localizado na Prefeitura. O encontro é direcionado à população em geral e busca debater políticas públicas de combate ao racismo e promoção da equidade.
“O seminário inaugura uma semana dedicada ao reconhecimento e protagonismo da população negra em Canoas. Reforça o compromisso da cidade com a igualdade racial e o fortalecimento de iniciativas que garantam direitos e celebrem a diversidade”, afirmou Paulo Ricardo Gonzaga dos Santos, chefe da Unidade de Igualdade Racial da Diretoria da Diversidade.
No mesmo dia, o público poderá conferir a Exposição do Mestre, com 31 obras do artista plástico Ubiranir Schneider Brum, conhecido como Mestre Bira. As telas, que abordam temas como capoeira, ancestralidade e mestres da tradição, ficarão abertas à visitação no saguão da Prefeitura até o encerramento da semana.
Outras atividades incluem a feira de artesanato afro, que acontece de 17 a 19 de novembro, a partir das 13h, em frente à Secretaria de Cultura na rua Ipiranga, 105, Centro. Durante o mesmo período, serão realizadas oficinas de tranças e feira de empreendedorismo.
Entre os destaques da programação, estão ainda a roda de tambor no dia 17, às 13h, e o Encontro das Filhas de Oya, às 14h, na antiga estação de trem. O encerramento, no dia 20, contará com encontro de samba e palestra de Deise Nunes, a partir das 9h, na Escola de Samba Unidos do Guajuviras.

Esporte1 semana atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Fazenda1 semana atrásIPTU passa a ser emitido apenas em formato digital a partir de 2026 em Canoas

Saúde1 semana atrásSimers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde

Geral1 semana atrásPraça no bairro Harmonia afetada pela enchente é revitalizada e entregue à comunidade

Comunidade6 dias atrásSubprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Canoas6 dias atrásObras do dique Mathias Velho avançam após início da demolição de residências

Cultura1 semana atrásCanoas inaugura Galeria a Céu Aberto no bairro Guajuviras com foco em arte e cultura

Animais2 dias atrásSenador Paulo Paim participa de audiência pública em Canoas sobre causa animal

































































