Policial
Carro de vereador Alexandre Gonçalves é baleado em Canoas

Na manhã desta segunda-feira, 27, o vereador canoense Alexandre Gonçalves (PDT), teve o carro baleado no bairro Niterói, em Canoas.
De acordo com o Delegado Mário Souza, titular do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do Rio Grande do Sul, trata-se de uma tentativa de homicídio envolvendo um outro homem de 48 anos, que teria fechado a frente do carro do vereador e disparado contra ele, que revidou os disparos, acertando também o suspeito.
Ainda segundo informou o delegado à reportagem de O Timoneiro, a motivação dos tiros são de cunho privado e, portanto, não será comentado pela polícia. “Não se trata de motivação política ou de facção criminosa”, enfatizou Mário Souza.
O homem foi preso em flagrante pela Brigada Militar e está sendo atendido no hospital e em seguida será encaminhado para a Penitenciária. Conforme a assessoria de comunicação do vereador Alexandre, ele já teve alta e se recupera bem após ter o braço atingido por estilhaços.
Nota da assessoria de Alexandre Gonçalves
“A assessoria do vereador Alexandre Gonçalves informa: que o vereador se recupera bem após a tentativa de homicídio sofrida hoje pela manhã, conforme já apurado pela polícia. Informamos ainda que o vereador foi apenas atingido pelos estilhaços de vidros”.
“Em relação ao ocorrido, conforme já declarado nos meios de comunicação pelo delegado Mário Souza, trata-se de situação de motivo fútil, a ser apurada na íntegra pelas autoridades competentes”.
“O Vereador agradece a todas as mais diversas manifestações de carinho recebidas nas suas redes sociais, mensagens e segue em recuperação juntamente com sua família”.
Policial
STF decreta prisão preventiva de Jair Bolsonaro após violação de tornozeleira e risco de fuga, diz decisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou neste sábado, 22, a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ordem foi expedida após comunicação do Centro de Monitoração Integrada do Distrito Federal, que registrou a violação da tornozeleira eletrônica utilizada pelo ex-presidente por volta de 0h08.
Segundo a decisão, a medida também foi motivada pela convocação de uma vigília em frente ao condomínio onde Bolsonaro cumpria prisão domiciliar. O ato foi organizado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na noite de sexta-feira, 21. Moraes afirmou que a aglomeração poderia comprometer a fiscalização das medidas cautelares e facilitar uma eventual fuga.
Justificativas da decisão
No despacho, Moraes afirmou que a violação do monitoramento eletrônico, aliada ao ato convocado pelo senador, representava “altíssimo risco para a efetividade da prisão domiciliar” e para a ordem pública. O ministro apontou que manifestações dessa natureza já teriam sido utilizadas anteriormente para tumultuar fiscalizações e obter vantagens políticas.
Moraes também ressaltou que Bolsonaro já teria planejado uma fuga para a Embaixada da Argentina em momento anterior das investigações, o que aumentaria o risco atual. Ele lembrou ainda que o condomínio onde o ex-presidente cumpria a prisão domiciliar fica a cerca de 13 km do Setor de Embaixadas Sul, distância que poderia ser percorrida rapidamente de carro.
Além disso, o ministro mencionou que parlamentares aliados de Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro, deixaram o país recentemente, o que, segundo ele, reforça o risco de evasão.
Prisão preventiva
A prisão preventiva foi cumprida por volta das 6 horas deste sábado. De acordo com informações iniciais, Bolsonaro reagiu com tranquilidade. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava no local no momento da detenção.
O ex-presidente foi levado à sede da Polícia Federal às 6h35, onde passou pelos trâmites legais antes de ser transferido para a Superintendência da PF no Distrito Federal. Ele permanecerá em uma “Sala de Estado”, espaço reservado a autoridades que já exerceram funções de chefia no Executivo.
A prisão preventiva não tem prazo determinado e deve ser reavaliada periodicamente pela Justiça.
Contexto anterior
Bolsonaro estava em prisão domiciliar desde 4 de agosto, por determinação de Alexandre de Moraes. Na época, o ministro apontou descumprimento de medidas cautelares, incluindo o uso de redes sociais de aliados — entre eles seus três filhos parlamentares — para divulgar conteúdos considerados ofensivos ao STF e de apoio à intervenção estrangeira no Judiciário.
Policial
Homem é preso em Canoas pela GM após ser flagrado vendendo drogas no bairro Harmonia

Um homem de 19 anos foi preso pela Guarda Municipal de Canoas na noite de quarta-feira, 5, após ser flagrado comercializando drogas em uma praça do bairro Harmonia. A ação ocorreu por volta das 18h, na Praça Martin Luther King, localizada próxima a uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI).
De acordo com informações da corporação, os agentes realizavam patrulhamento quando foram abordados por moradores que relataram a presença de um homem vendendo drogas no local. Conforme a denúncia, pessoas se aproximavam do suspeito a pé e de carro ao longo do dia para comprar entorpecentes.
Com base nas características repassadas, os guardas localizaram o homem na Rua Romeu Morsch, em frente à praça. Durante a revista, os agentes encontraram uma garrafa pet contendo 25 pinos de cocaína.
O suspeito recebeu voz de prisão e, segundo a Guarda Municipal, foi algemado por resistir à abordagem. Ele foi encaminhado à UPA Caçapava para atendimento médico e, posteriormente, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde o caso foi registrado.
Policial
Governo do RJ confirma 121 mortos em megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha; 4 eram policiais

O governo do Rio de Janeiro confirmou nesta quarta-feira, 29, que 121 pessoas morreram durante a megaoperação policial realizada nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capital. Segundo o secretário da Polícia Civil, Felipe Curi, entre as vítimas estão quatro policiais e 117 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. A ação é considerada a mais letal da história do estado.
Moradores da Penha afirmam ter encontrado dezenas de corpos em áreas de mata, que foram levados para a Praça São Lucas, na Estrada José Rucas. A Polícia Civil informou que 63 corpos foram localizados na região da Vacaria, na Serra da Misericórdia, local de intensos confrontos entre agentes e criminosos.
O número de mortos foi atualizado ao longo dos últimos dias. Na terça-feira (28), o governo havia informado 64 mortes. Já na manhã desta quarta, o governador Cláudio Castro (PL) confirmou 58 óbitos, sem explicar a divergência. Mais tarde, a cúpula da Segurança Pública consolidou o número em 121 mortos.
Durante entrevista coletiva, o governador classificou a operação como “um sucesso” e afirmou que apenas os quatro policiais mortos são “vítimas”. Ele destacou que os dados oficiais consideram apenas os corpos registrados no Instituto Médico-Legal (IML).
O secretário da Polícia Militar, Marcelo de Menezes, explicou que a estratégia da operação envolveu o cerco de criminosos na Serra da Misericórdia por meio de uma tática chamada “Muro do Bope”. Já o secretário de Segurança Pública, Victor Santos, disse que o “dano colateral” foi “muito pequeno”, mencionando quatro mortes de civis sem envolvimento com o crime.
Ao todo, 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar participaram da ação, que também resultou em 113 prisões — incluindo 33 suspeitos de outros estados, como Amazonas, Ceará, Pará e Pernambuco. A perícia vai apurar se os corpos encontrados pelos moradores têm relação direta com os confrontos da operação.

Oportunidade5 dias atrásBanrisul abre processo seletivo de estágio com inscrições gratuitas e salários de até R$ 2.588,72

Segurança Pública1 semana atrásPolícia Civil prende 102 foragidos em operação no RS; Canoas está entre as cidades monitoradas

Geral1 semana atrásEspetáculo leva celebração musical para comemorar o Natal com alegria e interação, em Canoas

Geral5 dias atrásDeise Nunes Lopes assume a presidência da CDL Canoas no biênio 2026/2027

Fazenda1 semana atrásIPVA 2026 começa a ser pago em 16 de dezembro com descontos de até 25%

Emprego1 semana atrásCaravana de Empregos será realizada na sexta-feira, 12, com vagas para o supermercado Macromix

Saúde1 semana atrásCanoas disponibiliza vacina contra bronquiolite para gestantes a partir da 28ª semana

Estado1 semana atrásGaúchos com dívidas antigas de IPVA têm até segunda-feira, 15, para quitar com desconto

































































