Saúde
Profissionais da saúde de Canoas protestam por atraso de salário e piso da enfermagem
No início da tarde desta segunda-feira, 9, um grupo de profissionais de saúde dos CAPS e Upas de Canoas se reuniu em frente à Prefeitura com cartazes e faixas protestando contra salário atrasado e reivindicando o piso da enfermagem.
A reportagem acompanhou os manifestantes, que caminharam até a Secretaria de Saúde de Canoas, para falar com o secretário municipal, Mauro Sparta.
De acordo com os profissionais, funcionários estão há dois meses e, alguns estão até três, ou mais sem receber o piso da enfermagem e a Prefeitura não teria feito os repasses, que estariam sem previsão.
“Trocaram o fornecimento de alimentação também, não sabemos o motivo. Antes era um self service no refeitório, e agora elas vêm em marmitas, comida azeda e até com bicho”, contou um dos funcionários, que não quis se manifestar.
Retorno da reunião
Segundo o secretário, será feito um pedido de urgência de verba extra para o pagamento do piso salarial, “tendo em vista que da Prefeitura foi repassada a verba (débito meses fevereiro e março). Os valores subsequentes da prefeitura está em dia. Porém, o IB Saúde estaria em débito com os trabalhadores que aguardam há cerca de 3 meses o pagamento”.
Salário
Já teria sido repassado o valor da verba salarial, então “a Prefeitura fará questionamento com o diretor do IB Saúde para saber o motivo do atraso”.
Alimentação
“A atual gestão não estava a par de que o contrato com a empresa de alimentação está cancelado”.
Médicos
“A Prefeitura não estava sabendo que os plantões são com médicos que não são contratados. O CAPs amanhecer está sem médicos contratados no serviço”.
Comunicação
“A prefeitura também não tinha conhecimento de que estamos sem telefone devido à falta de pagamento, temos que usar nossos telefones particulares”.
O que diz a Prefeitura
Procuramos a assessoria de comunicação da Prefeitura de Canoas, que respondeu que “A Prefeitura fará o repasse total do valor ao IB Saúde, que faz a gestão dos CAPSs e das UPAS, nesta terça-feira (10), para que o instituto faça o pagamento dos funcionários”.
Saúde
UPA Geraldo Gilberto Ludwig, no bairro Niterói, volta a funcionar 24h
Na sexta-feira, 6, foi realizada a entrega da UPA Niterói Geraldo Gilberto Ludwig, com atendimento 24 horas, na Rua Primeiro de Maio 534. Após ser fechado em 2019, o local voltou a atender a população no dia 20 de maio, logo após a enchente, inicialmente, com a equipe médica da UPA Rio Branco, que foi totalmente atingida.
Desde o dia 1º de outubro, o local está funcionando com uma equipe própria, A estrutura conta com 3 leitos sala amarela, 1 leito sala vermelha, 10 poltronas de medicação e 3 leitos de observação pediátrica. São realizados em média 100 atendimentos por dia, entre clínicos e pediátricos.
“Não conheço uma cidade no Rio Grande do Sul que tenha cinco UPAs como Canoas. Isso mostra o nosso compromisso em garantir para a população um serviço de pronto atendimento de qualidade. As UPAs, como a daqui de Niterói, são um intermediário entre as unidades de saúde e os hospitais, garantindo atendimentos de média complexidade de forma ágil e resolutiva”, ressaltou o secretário de Saúde, Mauro Sparta.
A UPA Niterói homenageia o ex-prefeito de Canoas Geraldo Gilberto Ludwig. Durante o ato de entrega do local, a filha Rosa Maria Ludwig e seu esposo, Ornélio Dante, estiveram presentes e agradeceram a homenagem.
Saúde
Nova sede da Unidade de Saúde Prata é entregue à população no bairro Fátima
A comunidade do Loteamento Prata, no bairro Fátima, recebeu, na sexta-feira, 6, a entrega da nova sede da Unidade de Saúde Prata. Os usuários contam com uma estrutura maior e mais moderna, que está atendendo os moradores na Avenida Irineu Carvalho Braga, 2256, das 8h às 17h.
O prefeito Jairo Jorge destacou a importância desta nova estrutura para os colaboradores da unidade e a comunidade.
“Quando eu comecei como prefeito, praticamente não tinham moradores aqui, mas nós desenvolvemos os loteamentos Prata e Torres e a Morada Cidadã. Por isso, a importância deste serviço, desta unidade grande e moderna. O sonho desta obra começou ainda no final do meu segundo governo, deixamos os alicerces e a empresa contratada, mas a obra foi paralisada. Ao reassumir a Prefeitura, fizemos novos projetos e buscamos os recursos para retomar esta obra. A unidade estava pronta para ser entregue em maio, mas foi totalmente atingida pela enchente. Tivemos que recomeçar do zero, e mesmo assim, conseguimos fazer a entrega ainda em 2024”, reforçou.
Representando o Governo do Estado, o diretor da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Alexandre Moreira, destacou os investimentos e o compromisso de Canoas com a saúde.
“Temos que reconhecer o belo trabalho que Canoas vem fazendo na área da saúde. Eu já rodei muitas cidades do estado e é raro ver municípios com um compromisso de investir 30% do orçamento em saúde. Eu sou um morador aqui do bairro e vejo de perto como essa capacidade de gestão impacta de forma positiva nos atendimentos, com unidades modernas e boa estrutura para a população”, frisou.
Comunidade agradeceu a nova estrutura
“Estamos muito felizes de contar com esta nova estrutura, oferecendo um atendimento de qualidade e mais próximo da população. Os nossos colaboradores e usuários já estão muito satisfeitos com este novo momento dos atendimentos aqui no Prata”, comentou a gestora da unidade, Kauana Guimarães.
A líder comunitária do bairro Fátima, Marlene Tamagno, ressalta que os usuários da região esperavam ansiosamente pela nova sede.
“Esta nossa unidade Prata é uma conquista maravilhosa para toda a comunidade. A nossa sede antiga era muito pequena, então é uma luta antiga que tínhamos para ter esse novo espaço. Infelizmente, a enchente atrasou um pouco essa entrega, mas foi muito importante a Prefeitura ter conseguido concluir ainda neste ano”, destacou.
Saúde
Manifestação em frente ao HU chama atenção para risco de suspensão de atendimentos
Na manhã de terça-feira, 3, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) realizou uma mobilização em frente ao Hospital Universitário (HU) de Canoas.
A ação contou com faixas e a distribuição de panfletos para alertar a população sobre o risco de suspensão dos atendimentos ambulatoriais e de novas internações a partir do dia 7 de dezembro, caso o pagamento de setembro não seja realizado até o dia 6.
O sindicato afirma que os atendimentos de urgência, emergência e aos pacientes já internados não serão afetados.
O coordenador da Região Metropolitana do Simers, Daniel Wolff, conta que foram encaminhados ofícios ao HU, gestores de saúde, Ministério Público e Justiça sobre a possibilidade de restrição na assistência, e que, além disso, faltam insumos e medicamentos como anticoagulantes, materiais para cateterismo e para Circulação Extracorpórea (CEC) em cirurgias cardíacas.
“A situação crítica no HU, pois a falta de materiais leva ao cancelamento de cirurgias, agravando a fila de espera e o risco de complicações para os pacientes. Precisamos sensibilizar as autoridades para que medidas urgentes sejam tomadas para reverter todo este caos instaurado na Saúde de Canoas”, destaca Wolff.
O que diz a Prefeitura
Procurada pela nossa reportagem, a atual gestão municipal garantiu que não há risco de paralisação ou restrição nos atendimentos no hospital, nem falta de insumos, e que todos os profissionais CLTs estão com pagamentos em dia, inclusive com adiantamento da primeira parcela do 13º, com pagamento no dia 20 de novembro.
“Em relação aos vencimentos dos médicos PJs, o contrato prevê que os pagamentos sejam realizados 60 dias após a emissão das notas. Os salários referentes a setembro serão quitados ainda nesta semana, conforme já havia sido acordado com os médicos”, diz a nota.
“Em relação ao mês de outubro, o pagamento está dentro do prazo e será realizado ainda no mês de dezembro. Nas últimas semanas, a Prefeitura de Canoas obteve três decisões favoráveis contra o Simers, determinando que fosse garantido o pleno atendimento nos Hospitais Nossa Senhora das Graças e de Pronto Socorro, dada a irregularidade das paralisações, e tomará todas as medidas para que a decisão se estenda também ao Hospital Universitário”, finaliza.
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Prazo para famílias atingidas pela enchente escolherem casa é de 60 dias
- Comunidade1 semana atrás
Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada
- Cultura1 semana atrás
Protagonistas do Vale do Sinos homenageia mulheres inspiradoras de Canoas e região por meio de quadrinhos
- Estado1 semana atrás
Programa Partiu Futuro Reconstrução dá boas-vindas a jovens de Canoas
- Economia1 semana atrás
Pagamento antecipado do IPTU em cota única garante desconto de até 15%
- Literatura1 semana atrás
Voluntários da ONG Doutorzinhos lançam livro Toc-Toc! Posso Entrar? na Feira do Livro de Porto Alegre
- Geral1 semana atrás
Segundo sorteio de R$ 155 mil em prêmios do Conta com a Sorte Corsan tem nove ganhadores na Região Metropolitana
- Política1 semana atrás
Equipe de transição da Prefeitura de Canoas diz que entregou 19 novos ofícios para o governo eleito