Literatura
Voluntários da ONG Doutorzinhos lançam livro Toc-Toc! Posso Entrar? na Feira do Livro de Porto Alegre
Liandra Castro é voluntária da ONG Doutorzinhos e coordenou, junto com uma equipe de professores e outros voluntários, a Comissão Organizadora do mais recente projeto: o livro “Toc-Toc! Posso Entrar?”.
Esse livro, de acordo com ela, reúne relatos e vivências de voluntários nos hospitais, narrando histórias reais e emocionantes que vivemos ao longo dos 18 anos de atuação da ONG, e foi lançada no dia 12/11, durante a 70ª Feira do Livro de Porto Alegre.
O livro foi produzido de forma colaborativa por 35 voluntários da ONG, cada um contribuindo com suas habilidades profissionais e artísticas.
“É um marco para nós, pois representa a união de diferentes histórias e perspectivas sobre nosso trabalho nos hospitais”, ressalta Liandra.
ONG Doutorzinhos
A ONG Doutorzinhos foi fundada em 2006 por Mauricio Bagarollo e atua em hospitais de Porto Alegre e Região Metropolitana, incluindo o hospital da base aérea de Canoas, promovendo o riso, a arte e a cultura, contribuindo diretamente para o bem-estar de pacientes, familiares e profissionais da saúde.
“Nosso trabalho é uma ‘brincadeira muito séria’, e levamos a palhaçaria hospitalar com toda a dedicação, seguindo rigorosos processos de formação, controle de infecção e ética”, contou à reportagem.
Literatura
Mario Bertani lança o livro “Maria, uma história real de combate à má política”
O agricultor e advogado Mário Bertani, eventualmente escritor, lançará sua nova obra, “Maria, uma história real de combate à má política”, no dia 5 de dezembro, quinta-feira, das 17h às 21h, no Bistrô da Catedral, em Porto Alegre.
O livro oferece uma análise crítica da realidade política do Brasil, abordando questões como a pobreza e a corrupção que afetam a vida da população, detalhando em números os reais motivos que levam à atual situação.
livro
A narrativa gira em torno de Maria, uma faxineira em tratamento de câncer que nutre o sonho de proporcionar um futuro melhor às pessoas de seu bairro (o mais pobre da cidade). Dedica todo o esforço à sua filha, Daniela, uma estudante dedicada aos estudos de Filosofia, com objetivo de ensinar ética e moral, objetivando construir uma sociedade mais digna, principalmente na política.
A obra destaca também as dificuldades enfrentadas por cidadãos comuns “em meio à politicagem e à falta de ética na administração pública”, com ênfase especial na cidade de Espumoso, terra natal do autor.
Baseando-se em fatos verídicos, Mário Bertani relata a trajetória de Maria, incluindo sua candidatura à vereança de Espumoso: “a protagonista, com poucos recursos, se destacou por sua dignidade, ética e idealismo”.
O autor também narra como Maria lutou por melhorias nas áreas de saúde, habitação e emprego, mesmo enfrentando desafios pessoais ao viajar 80 km para sessões de quimioterapia.
Apesar de toda a sua dedicação e esforço, ela obteve apenas (0,27% dos votos), enquanto que o vereador adversário, de mesmo perfil, mas com suspeita de uso da máquina pública (dois processos investigativos) elegeu-se com 6,33% dos votos.
Para finalizar cita o paradoxo do Rio Grande do Sul: “nos orgulhamos dos grandes políticos, mas, na soma nacional, a classe é a culpada pela injusta e dramática situação do povo brasileiro”.
Literatura
Livros Livres: Trensurb celebra o Dia Nacional do Livro compartilhando obras literárias nos trens
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, a Trensurb realizou mais uma ação do projeto Livros Livres na tarde da terça-feira, 29.
A iniciativa é promovida pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca do metrô, e marca a retomada do projeto, suspenso desde as enchentes de maio no estado.
Na ocasião, cerca de 250 exemplares de títulos variados foram distribuídos pelos assentos dos trens que partiam da estação terminal Novo Hamburgo.
Ação
Durante a ação, diversos passageiros tiveram a oportunidade de encontrar livros no interior dos trens e alguns deles compartilharam suas impressões sobre a iniciativa. Ana Luiza Borges, 54 anos, utiliza o metrô diariamente.
Para ela, a experiência trouxe emoção: Lucas Almeida, 28 anos, encontrou um dos exemplares enquanto voltava para casa e viu na iniciativa uma oportunidade de lembrar a importância da leitura para as filhas.
“Achei a ideia genial. Quando vi o livro ali, fiquei curioso e dei uma olhada. Tenho duas filhas pequenas e é um desafio fazer com que se interessem mais por livros do que por telas”, destacou.
Uma biblioteca no metrô
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado – fechada em função das enchentes – e Novo Hamburgo.
O horário de funcionamento é das 14h às 18h, nos dias úteis, oferecendo o serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo da biblioteca conta com mais de 13 mil exemplares, disponíveis para os 8 mil associados.
Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até o Espaço Multicultural em Novo Hamburgo e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
Livros Livres
O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela Trensurb em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).
Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens.
Literatura
Biblioteca Infantil celebra 13 anos de atividades com contação de histórias nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira, 18, a Bebeteca e Biblioteca Infantil celebrou o seu 13º aniversário. Localizada na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, a comemoração contou com atividades com a contadora de histórias Bárbara Catarina e apresentação da Professora Maluquinha. O espaço reuniu crianças das escolas municipais e também foi aberto ao público.
Quem quiser retirar livros, destinado ao público de até 10 anos, precisa fazer um cadastro. Para isso, é necessário levar um documento, comprovante de residência e fazer uma contribuição anual de R$ 20, que é revertida na aquisição de publicações.
Funcionamento
A Bebeteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e está localizada na Rua Ipiranga, 105, Centro.
- Comunidade1 semana atrás
Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar cadastro até o dia 20 de dezembro
- Destaques1 semana atrás
“Nunca trabalhei na vida, eu faço o que me dá prazer”; morre Jesus Pfeil aos 85 anos
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Entregas do Programa Canoas Volta pra Casa encerram nesta terça-feira, 26
- Geral1 semana atrás
Jairo Jorge e secretário de Segurança de Canoas se reúnem com governador em exercício para tratar de assassinato na Pecan
- Eleições 20241 semana atrás
Governo eleito anuncia secretários de Comunicação e Desenvolvimento Urbano para próximo mandato
- Educação1 semana atrás
Alunos do Ensino Médio de Canoas realizam mostra artística com tema da enchente
- Policial7 dias atrás
TRAGÉDIA ANUNCIADA: Mortes no presídio de Canoas e afastamento do Diretor e mais quatro
- Economia6 dias atrás
Sorteio de novembro do Nota Fiscal Gaúcha no 1º Seminário de Educação Fiscal realizado em Canoas