Conecte-se conosco

header-top







 

06/03/2026
 

Geral

ELEIÇÕES: Fernando Uberti defende renovação de nomes e continuidade no Simers

Redação

Publicado

em

ELEIÇÕES Fernando Uberti defende renovação de nomes e continuidade no Simers

As eleições para a próxima gestão do Sindicato Médico do RS acontecem no próximo dia 28, quinta-feira. A chapa de situação, que tem o atual vice-presidente como candidato, visitou redação de OT para apresentar propostas à comunidade médica.

Sob a liderança do candidato à presidência, o Psiquiatra Fernando Uberti, a chapa promete continuar e aprofundar o trabalho de sucesso dos últimos anos, feito a várias mãos.

O grupo aponta o fortalecimento do projeto que alcançou resultados expressivos, tanto na atuação política baseada em combatividade e articulação com lideranças políticas e outras instituições, assim como na ampliação e qualificação de serviços aos médicos associados, exemplificada pela forte descentralização dos escritórios de advocacia ao interior.

De acordo com dados apresentados pela Chapa, o Simers alcançou o melhor resultado em número de sócios e melhor resultado financeiro dos últimos 15 anos, no último ano.

Continuidade com alternância de nomes

O atual presidente da entidade, Marcos Rovinski, destaca que o propósito da atual gestão foi atingido e que agora o médico precisa decidir entre o certo e o duvidoso.

“Tivemos grandes conquistas ao longo da gestão e estivemos sempre cercados por colegas respeitados, sérios e ancorados em valores como a necessidade de renovação de ideias e formação de lideranças. Fernando Uberti, por sua juventude com muita experiência, é o nome que melhor simboliza isso e que melhor representa a estabilidade, segurança e continuidade desse trabalho”, destaca.

A renovação com experiência na atuação representativa

Com uma trajetória marcada por conquistas e forte participação nas esferas estudantil e de política médica estadual e nacional, Fernando Uberti tem liderado reformas estruturais importantes na entidade e na sua forma de atuação.

“O Simers enquanto entidade está cada vez mais sólido economicamente e passou por grande modernização administrativa nesses últimos 3 anos, o que é fundamental para estarmos na ponta, em todas as regiões, com mais força e qualidade, na defesa do médico. Além disso, aperfeiçoamos nossa atuação política para além do necessário sindicalismo combativo, mas também buscando maior articulação com lideranças políticas, entidades e instituições de outros setores, para conquistarmos soluções estruturais, avanços concretos à categoria.”

Conquistas para a categoria médica

A Chapa 1 também defende a importância de um Simers forte, presente e estratégico, tanto nos desafios locais quanto nacionais. Em Brasília, o Sindicato tem avançado em projetos importantes para a proteção e valorização dos médicos. Entre eles, destaca-se o Projeto de Lei 2621, que objetiva mais proteção para os médicos com contratos de pessoa jurídica.

No cenário estadual, uma conquista histórica foi a criação de uma carreira pública específica para médicos, com redução de carga horária e incrementos remuneratórios.

Simers próximo ao associado

A descentralização dos serviços ao interior está entre as principais propostas da Chapa 1. “Nunca se viu o Simers tão presente no interior. Presidente, vice-presidentes e diretores estão ativamente presentes em agendas políticas e palestras que levam mais segurança ao exercício profissional do médico. Esse forte processo de interiorização da atuação política, benefícios, convênios e serviços se aprofundará”, detalha Uberti.

Além disso, o grupo propõe forte atuação jurídica contra a abertura de novas faculdades de Medicina, a exemplo da emblemática vitória na ADC/81, no STF, que proibiu a abertura de 10 mil vagas de Medicina por via judicial no país.

A CHAPA 1 também defende um Exame Nacional de Proficiência a egressos de cursos de Medicina no país, com foco na punição de faculdades com desempenho insuficiente. “Não é o ideal, mas necessário nesse momento, para atenuar o impacto da deterioração do ensino médico no país”.

Gestão estratégica e sem ideologias

Conforme Fernando Uberti, o foco é claro: os interesses da categoria médica. A Chapa 1 propõe uma gestão livre de influências político-partidárias, promovendo uma articulação mais inteligente e estratégica, tanto no Congresso Nacional quanto na Assembleia Legislativa, em pautas estruturais à Medicina. “Nosso foco é o que interessa à Medicina”.

 

Policial

Polícia Civil cumpre 16 ordens judiciais durante Operação Mulher Segura na Região Metropolitana do RS

Redação

Publicado

em

A Polícia Civil participou, na quarta-feira, 4, da Operação Mulher Segura 2026, uma ação voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra mulheres. A iniciativa foi conduzida pela Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, ligada ao Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis.

Durante a operação, foram cumpridas 16 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão de armas de fogo e de prisão de suspeitos de violência doméstica. Também foram verificadas 20 denúncias anônimas.

As ações ocorreram nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Alvorada e Viamão. Até o momento, duas pessoas foram presas.

A operação integra uma mobilização nacional voltada à prevenção e ao combate da violência contra mulheres e meninas. No Rio Grande do Sul, mais de 60 policiais civis do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis e de outros setores da Polícia Civil participaram da ação.

A Polícia Civil reforça que casos de violência doméstica podem ser denunciados por diferentes canais. As denúncias podem ser feitas pelo site da Delegacia Online, pelo e-mail dpgv-dipam@pc.rs.gov.br ou pelo telefone 180, que atende gratuitamente em todo o Brasil.

Continuar a ler

Geral

Curso para afroempreendedores em Canoas abre inscrições até 10 de abril

Redação

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para o curso de formação voltado a afroempreendedores em Canoas. A atividade será realizada presencialmente no Sesc Canoas, localizado na Avenida Guilherme Schell, 5340, no Centro.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril. O curso inicia em 13 de abril e segue até 15 de maio.

A formação será organizada em seis turmas, com horários variados, e contará com conteúdos relacionados ao desenvolvimento de negócios. Entre os temas previstos estão empreendedorismo afrocentrado, uso de redes sociais e presença digital, estratégias de marketing e vendas, gestão financeira e planejamento empresarial.

Também está prevista a realização de atividades práticas e mentoria individual ao longo da capacitação.

O curso é promovido em parceria entre o Sesc e a Prefeitura de Canoas.

Informações sobre inscrições e cronograma estão disponíveis Aqui.

Continuar a ler

Geral

Prefeitura de Canoas em parceria com a Agência Moove lança nova marca de governo com slogan “Tá acontecendo, tá avançando”

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas apresentou, na sexta-feira, 27, a nova marca de governo para os próximos dois anos. O lançamento ocorreu no Salão de Atos da Universidade La Salle, com a presença do prefeito Airton Souza, do vice-prefeito Rodrigo Busato, do secretário municipal de Comunicação Edson Gandolfi, além de secretários municipais, vereadores e representantes da Agência Moove.

Produzida pela Agência Moove em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a campanha adota o slogan “Tá acontecendo, tá avançando”. A frase passa a ser utilizada em peças publicitárias, conteúdos nas redes sociais, jingle e vídeo institucional, com circulação a partir desta segunda-feira, 2.

De acordo com a Prefeitura, a elaboração da nova marca levou seis meses e incluiu pesquisas realizadas com moradores do município. Durante o evento, o prefeito Airton Souza afirmou:

“O lançamento da nossa nova marca de governo representa mais do que uma identidade visual, representa uma nova fase, marcada por trabalho, entrega e compromisso com as pessoas. O slogan ‘Tá acontecendo, tá avançando’ traduz exatamente o que a população já começa a sentir nas ruas, nas escolas, na saúde e em cada serviço que estamos qualificando. É a prova de que quando há planejamento, responsabilidade e união, as transformações saem do papel e viram realidade. Estamos construindo uma cidade que olha para frente, que enfrenta desafios e que não para. Canoas está acontecendo. Canoas está avançando”.

O vice-prefeito Rodrigo Busato declarou:

“Essa nova marca simboliza um governo que planeja, trabalha com responsabilidade e transforma compromisso em resultados concretos para melhorar a vida das pessoas”.

O secretário Edson Gandolfi explicou que a proposta busca uma comunicação mais direta com a população.

“A gente pensou muito isso, a gente fez pesquisa com os secretários, ouvimos a população e entendemos como as pessoas enxergavam o governo. Então foi isso que a gente pensou, em fazer uma campanha realmente grande e importante para mudar, para trazer confiança, para reconstruir a confiança da população”.

Segundo a Agência Moove, o conceito foi construído a partir de entrevistas realizadas com moradores. Para Gabriel Fuscaldo, CEO da Moove, o desafio foi transformar a reconstrução em significado,

“Canoas precisava mais do que comunicar entregas. Precisava recuperar os vínculos. O nosso trabalho foi organizar a narrativa da reconstrução, conectando ação e percepção. ‘Tá acontecendo. Tá avançando.’ é a tradução de uma gestão que escolheu agir com verdade. Quando a comunicação nasce do que é real, ela reconstrói confiança.”

Durante a apresentação, também foram citados dados da administração municipal, como a abertura de mais de 12 mil empresas em um ano, mais de 100 obras em andamento, o encaminhamento de mais de 5 mil famílias para moradia e a consolidação do passe livre no transporte coletivo. A gestão também mencionou obras de proteção contra cheias em execução no município, que enfrentou enchentes em 2024.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques