Serviços
Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental
A Corsan deu início a um programa de substituição de gás cloro por geradores de hipoclorito de sódio em 132 Estações de Tratamento de Água (ETAs).
A alternativa mantém a eficácia de desinfecção da água e oferece um ambiente de trabalho mais seguro, sem os riscos operacionais associados a outros métodos de cloração amplamente utilizados em saneamento.
Com investimento de R$ 40 milhões, o novo método deverá estar pronto para utilização nos 317 municípios atendidos pela Companhia até janeiro de 2025.
Mudanças benéficas
A mudança beneficia diretamente a rotina dos colaboradores, que agora trabalharão com um produto livre de toxicidade, e favorece também a proteção do meio ambiente.
O hipoclorito de sódio, diferentemente do gás cloro, não oferece perigo no manuseio. O químico e supervisor de tratamento Stiven Lusani, que trabalha nas ETAS Rio Branco e Niterói, de Canoas, e na ETA Esteio, explica a diferença.
“Com o hipoclorito, o ambiente de trabalho fica mais seguro. É uma transformação que traz mais confiança e tranquilidade no dia a dia. Antes, havia uma tensão ao manusear o cloro gás, pois sabíamos o quão perigoso um vazamento poderia ser”, compara Stiven.
O diretor de operações da Corsan, José João da Fonseca, reforça a importância da atualização operacional:
“Estamos realizando essa substituição porque queremos oferecer um ambiente de trabalho e processos mais seguros para os nossos colaboradores. A medida garante a mesma qualidade da água tratada e torna todas as operações mais modernas, seguindo o padrão do Grupo Aegea, com uso de equipamentos de alta tecnologia que realizam a cloração de forma automatizada, eficiente e segura, além de ser uma solução ambientalmente mais favorável”.
Instalação de 132 geradores
O cronograma de trabalho do projeto de modernização do tratamento da água inclui desde a aquisição e instalação de 132 geradores de hipoclorito de sódio e a preparação das casas dos geradores, até a remoção segura dos cilindros de gás cloro e a manutenção preventiva e corretiva dos novos geradores. Equipes especializadas da Companhia estão distribuídas pelo Estado para realizar essa transição.
Serviços
Defensoria Pública da União atende até sexta-feira em Nova Santa Rita
A Defensoria Pública da União (DPU) realiza atendimentos em Nova Santa Rita até sexta-feira, 29. A equipe oferece assistência jurídica gratuita e integral às pessoas atingidas pelas enchentes.
O objetivo é facilitar o acesso a direitos e benefícios, contando com a colaboração de diversas entidades, como a Advocacia-Geral da União (AGU), Justiça Federal e INSS.
Os atendimentos incluem orientações sobre direitos, assistência jurídica e extrajurídica, além de apoio na continuidade de processos. A DPU também auxiliará no acesso a benefícios como o Auxílio Reconstrução, Saque-Calamidade do FGTS, Seguro Habitacional, Bolsa Família e Auxílio Gás. Orientações sobre benefícios previdenciários e emissão de segunda-via de documentos também serão disponibilizadas.
O que precisa levar
Para ser atendido(a), é necessário levar documentos de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou certidão de nascimento), CPF, comprovante de residência e qualquer documentação relevante.
Os atendimentos
Os atendimentos acontecem no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado na Rua das Cerejeiras, 239, no Centro de Nova Santa Rita. O horário de funcionamento é das 9h às 14h. É preciso agendar os serviços. O telefone é o 98922-7065.
Serviços
Corsan repara tubulação para normalizar abastecimento até a tarde em cinco bairros de Canoas
Equipes da Corsan estão reparando o rompimento de uma tubulação nesta quinta-feira, 7, na Avenida Guilherme Schell, em Canoas. O abastecimento de água está interrompido nos bairros Harmonia, Vila Cerne, Centro Operário, 5 Colônias e Mato Grande. A normalização está prevista para a tarde.
Contato com a empresa
Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
Serviços
Abastecimento de água em três bairros de Canoas deve ser normalizado no final da tarde
A Corsan trabalha no conserto de uma rede rompida na Avenida Getúlio Vargas, em Canoas, que causa desabastecimento de água nos bairros Igara, São José e Loteamento Ozanan nesta sexta-feira, 1º. A normalização deve ocorrer de maneira gradual no final da tarde.
Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Entregas do Programa Canoas Volta pra Casa encerram nesta terça-feira, 26
- Geral1 semana atrás
Jairo Jorge e secretário de Segurança de Canoas se reúnem com governador em exercício para tratar de assassinato na Pecan
- Educação1 semana atrás
Alunos do Ensino Médio de Canoas realizam mostra artística com tema da enchente
- Emprego1 semana atrás
Super Feirão de Emprego em Canoas oferece mais de 1.600 vagas na quarta-feira, 27
- Policial1 semana atrás
TRAGÉDIA ANUNCIADA: Mortes no presídio de Canoas e afastamento do Diretor e mais quatro
- Meio Ambiente1 semana atrás
Câmara aprova nome de deputados Possebon e Jorge Uequed para dois novos parques em Canoas
- Economia1 semana atrás
Sorteio de novembro do Nota Fiscal Gaúcha no 1º Seminário de Educação Fiscal realizado em Canoas
- Enchente 2024 Canoas3 dias atrás
Prazo para famílias atingidas pela enchente escolherem casa é de 60 dias