Saúde
Sindicato ameaça paralisação de médicos em Canoas; Prefeitura diz que pagamentos já estão agendados

Nesta quarta-feira, 23, o Simers encaminhou documento ao Conselho Regional de Medicina (Cremers) em relação ao Hospital Universitário de Canoas (HU) e aos gestores do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG).
Alerta de paralisação
No conteúdo dos ofícios há um alerta: a possível paralisação dos profissionais caso o atraso nos pagamentos e a falta de insumos básicos para o atendimento não sejam revertidos.
“A decisão dos médicos do HNSG diz respeito à suspensão das consultas e procedimentos eletivos e dá prazo até o dia 25 de outubro para a quitação referente a agosto e a 50% dos serviços prestados em julho. Se o pagamento não for realizado, uma Assembleia Geral Extraordinária será convocada para deliberação da categoria”.
Já em relação ao HU, atualmente sob intervenção municipal, o Simers também enviou documento aos gestores com prazo de três dias para o retorno formal sobre a previsão de pagamento referente ao mês de agosto de 2024, para os médicos prestadores de serviço.
Conforme o sindicato, a situação dos médicos dos três hospitais de Canoas está assim:
▪️ HNSG – Não efetuado pagamento previsto para 16 de outubro, referente a 50% dos serviços prestados em julho deste ano, sendo que nem todos os profissionais foram contemplados com a primeira parcela. Valores de agosto já venceram no dia 10 de outubro;
▪️ HPSC – Os médicos que estão alocados no Hospital Nossa Senhora das Graças ainda não receberam os vencimentos do mês de setembro, os quais deveriam ser pagos no dia 15 deste mês. Aguardando repasse da SMS;
▪️ HU – CLTs em dia, mas as férias de todos foram canceladas. A quitação dos vencimentos do mês de agosto dos PJs, prevista para 15 de outubro, ainda não ocorreu. Faltam kits para cateterismo cardíaco e para CPRE (técnica que utiliza simultaneamente a endoscopia digestiva e a imagem fluoroscópica para diagnosticar e tratar doenças associadas ao sistema biliopancreático), além de luvas de alguns tamanhos, equipos de soro e medicamentos.
O que diz a Prefeitura
Procurada pela reportagem de O Timoneiro, a Prefeitura de Canoas, através da sua assessoria de comunicação, respondeu que:
“A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a direção dos hospitais Universitário, Nossa Senhora das Graças e de Pronto Socorro, reforça que não há motivos para paralisação dos serviços médicos nas instituições, pois esses pagamentos já estão previstos. Os três hospitais estão abastecidos de insumos e com consultas e procedimentos sendo realizados normalmente. Em relação ao pagamento dos colaboradores, todos os profissionais CLTs estão em dia, e os PJs terão 50% dos valores quitados ainda nesta semana, com o restante dos vencimentos a serem pagos até dia o dia 8 de novembro.”
Saúde
Pré-conferência da Saúde reúne comunidade e profissionais no quadrante Noroeste de Canoas

A Prefeitura de Canoas realizou, na manhã de sábado, 16, a pré-conferência do quadrante Noroeste da 9ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro ocorreu na EMEF Thiago Würth e reuniu trabalhadores da saúde, usuários do SUS, gestores e prestadores de serviços para debater demandas e propostas voltadas à área da saúde no município.
A atividade faz parte do calendário de pré-conferências regionais promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde ao longo do mês de maio. Esta foi a segunda etapa preparatória para a conferência municipal, responsável por consolidar as sugestões apresentadas nas diferentes regiões da cidade.
Durante a programação, os participantes discutiram temas relacionados ao atendimento nas unidades de saúde, hospitais e demais serviços da rede municipal. As contribuições levantadas serão utilizadas na construção de propostas para o fortalecimento das políticas públicas de saúde em Canoas.
A secretária municipal da Saúde, Ana Boll, ressaltou que os encontros regionais ajudam a identificar as principais demandas da população em cada território.
“As pré-conferências permitem ouvir de perto as necessidades de cada comunidade e construir propostas mais alinhadas à realidade dos serviços de saúde. Esse diálogo é essencial para qualificar o atendimento e fortalecer o SUS em Canoas”, destacou.
Saúde
Ypê pede chave PIX para reembolsar consumidores após suspensão de produtos pela Anvisa

A fabricante Ypê começou a solicitar a chave PIX de consumidores que compraram produtos suspensos pela Anvisa após a identificação de possível contaminação bacteriana em mais de 100 lotes da marca.
A suspensão foi mantida por decisão unânime da agência na sexta-feira, 15, e atinge produtos do chamado “lote final 1”. Segundo a empresa, os consumidores podem solicitar o ressarcimento por meio de um formulário disponível no site oficial da fabricante.
Para realizar o pedido, é necessário informar a chave PIX, além de dados pessoais como nome completo, CPF, telefone e endereço. A medida faz parte do processo de devolução dos valores pagos pelos itens afetados pela determinação da Anvisa.
Saúde
Anvisa mantém suspensão de produtos da Ypê por risco de contaminação microbiológica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária manteve, por unanimidade, a suspensão da fabricação, distribuição e venda de diversos produtos da Ypê por risco de contaminação microbiológica. A decisão foi confirmada nesta sexta-feira, 15, após a empresa apresentar recurso contra a resolução publicada no início de maio.
A medida vale apenas para produtos cujos lotes terminam com o número 1. Entre os itens afetados estão detergentes, desinfetantes e sabões líquidos para roupas.
Durante a sessão da Diretoria Colegiada, transmitida ao vivo no canal oficial da Anvisa no YouTube, os diretores afirmaram que as ações adotadas pela fabricante ainda não foram suficientes para eliminar os riscos sanitários identificados. O diretor-presidente da agência, Leandro Safatle, destacou que a empresa possui um “histórico recorrente de contaminação microbiológica”.
“Os riscos sanitários identificados ainda não foram totalmente reparados”, afirmou Safatle durante o julgamento.
A Química Amparo, responsável pela marca Ypê, informou em nota que solicitou que o julgamento ocorresse de forma pública, abrindo mão do sigilo do processo.
As sanções contra a empresa foram aplicadas pela Anvisa no último dia 7 de maio, após inspeção realizada entre os dias 27 e 30 de abril na fábrica da companhia, localizada em Amparo. Segundo a agência, foram encontradas falhas graves no sistema de garantia de boas práticas de fabricação.

Concursos6 dias atrásConcurso da Polícia Penal do RS abre 213 vagas com provas previstas para agosto de 2026

Economia3 dias atrásPIS/Pasep 2026 começa a ser pago para nascidos em maio e junho nesta sexta-feira, 15
Assistência Social3 dias atrásCanoas promove sessão gratuita com exibição do último capítulo de “Três Graças” nesta sexta-feira

Habitação5 dias atrásPrefeitura de Canoas entrega 70 matrículas de regularização fundiária nesta quarta-feira, 13

Educação1 semana atrásPatrícia Alba (MDB) se coloca à disposição para intermediar diálogo entre Prefeitura de Canoas e professores

Educação6 dias atrásProfessores da rede municipal de Canoas mantêm greve após rejeitarem nova proposta
Feminicídio1 semana atrásRS registra o 33º caso de feminicídio em 2026 após jovem de 22 anos ser morta em Porto Alegre

Policial5 dias atrásHomem é preso em São Leopoldo por armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil























































