Educação
ENEM 2024: Aulão gratuito e online dá dicas para gabaritar a prova de inglês

Para os mais de 5 milhões de brasileiros inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2024, cada dica conta muito para conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade.
Dominar as questões de inglês, por exemplo, pode garantir até 10% da prova de Linguagens, o que pode aumentar a pontuação no SISU, onde os alunos aplicam sua nota para concorrer às vagas ofertadas nas faculdades.
Ajuda online
Para ajudar os inscritos, o Edify Education, edtech de soluções educacionais em inglês, promove uma aula gratuita, no dia 22 de outubro, às 16h, pelo seu canal do Youtube.
A aula “Destrave o inglês do Enem: o único aulão para gabaritar todas as questões!” está aberta para os que queiram se dar bem na prova.
O aulão será ministrado pela Andreia Fernandes, coordenadora pedagógica do Edify, que em tempo real vai passar dicas práticas, trará resolução de questões dos anos anteriores, além de respostas para as dúvidas mais comuns entre os alunos.
Importância do inglês no Enem
O objetivo é ajudar o estudante a entender como funciona o formato das questões que podem cair no primeiro dia de prova do Enem, que acontece no dia 03 de novembro. O inglês é o idioma com maior taxa de acertos no ENEM.
De acordo com dados do exame, a média de acerto dos brasileiros em inglês é de apenas 45%, enquanto em espanhol é ainda menor, com 34%.
O conteúdo é retirado de uma seção da coleção didática Infinity, finalista do ELtons Awards 2024, prêmio internacional que destaca a excelência na inovação de materiais didáticos online e impressos destinados a alunos ou professores.
A série exclusiva traz muitas dicas e estratégias de aprendizagem, o que ajuda os estudantes a se prepararem para as provas de vestibular e Enem.
Sobre o Edify Education
Presente em mais de 500 escolas e com 130 mil alunos em todo o Brasil, o Edify Education é uma empresa carioca de soluções educacionais em inglês que reúne tudo que as escolas, os professores e os alunos precisam para fazer dessa geração uma geração bilíngue.
O reconhecimento da marca é global – é a única empresa da América Latina vencedora do prêmio internacional Edtech Awards 2024, que celebra a inovação em plataformas educacionais, e a única finalista da região no prêmio internacional Bett Awards 2024, parte integrante da conferência de educação Bett, que realiza o evento no Brasil, na Inglaterra e em outros países.
Educação
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA

A estudante de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Anna Carolina Silveira, foi selecionada para apresentar seu trabalho, que tem como coautora a também estudante da Ulbra Júlia Oriques Bersch, no Congresso Internacional de Neurologia e Neurociência, em novembro, na Flórida (EUA). Ela será a única brasileira e também a única estudante de Medicina entre os palestrantes do evento.
O estudo foi desenvolvido sob orientação do neurologista e professor da Ulbra William Alves Martins e teve origem no acompanhamento de um caso raro atendido no Centro de Especialidades da Universidade, em Canoas. Durante o estágio curricular em Pediatria, Anna Carolina acompanhou uma criança diagnosticada com a síndrome do cromossomo 14 em anel, condição genética descrita pela primeira vez em 1971 e com pouco mais de 80 registros relatados mundialmente até hoje.
O trabalho foi desenvolvido em parceria pelas estudantes Anna e Júlia. As duas realizaram um amplo levantamento na literatura científica, analisando os 13 artigos existentes até o momento sobre o assunto, que serviram de base para a pesquisa. Júlia ficou encarregada da leitura e do resumo desses estudos, compondo a fundamentação teórica, enquanto Anna assumiu a redação e o relato do caso, tornando-se a autora principal e responsável por apresentar o trabalho no congresso.
Síndrome do cromossomo 14 em anel
De acordo com publicações científicas internacionais, a síndrome pode causar epilepsia de difícil controle, deficiência intelectual, traços de autismo, alterações imunológicas e infecções de repetição. Outros sintomas descritos são atraso no desenvolvimento, hipotonia e problemas oculares.
Por sua raridade, cada novo relato clínico é considerado valioso, pois contribui para ampliar o conhecimento médico e orientar futuros diagnósticos e tratamentos.“Durante meu estágio curricular obrigatório em Pediatria, acompanhei o caso de uma criança com essa condição rara. Esse envolvimento me motivou a aprofundar o tema e desenvolver um trabalho científico em forma de relato de caso associado a revisão de literatura. Cada descrição clínica contribui para acrescentar uma nova peça no quebra-cabeça da doença”, contou Anna Carolina.
Relevância internacional
Para o professor e neurologista William Alves Martins, orientador da pesquisa, a participação da estudante representa muito mais do que uma conquista pessoal. “No caso da síndrome do cromossomo 14 em anel, compartilhar observações clínicas, como a epilepsia grave, e genéticas não apenas amplia a compreensão global sobre esse distúrbio, mas também instiga novas perguntas: há padrões que possam orientar diagnóstico precoce ou manejo terapêutico? A cirurgia da epilepsia pode ser uma opção?”, relatou.
Ele ainda destaca que “quando estudantes mergulham em pesquisas clínicas, exercitam sua curiosidade como motor da aprendizagem e também uma postura investigativa crítica, essencial ao bom médico e cientista. Para a ciência, esse olhar fresco e curioso dos estudantes é muitíssimo valioso, pois ideias inovadoras muitas vezes surgem da inquietação de quem ainda não está preso a paradigmas e dogmas.”
A conquista também leva a Universidade, junto da estudante, para um um cenário de relevância internacional. De acordo com o professor, “é o reflexo de uma cultura acadêmica que valoriza a curiosidade investigativa como alicerce do ensino e da ciência. Para a Ulbra, é a confirmação de que estimular o olhar questionador dos estudantes gera frutos que alcançam o cenário global.”
Congressos internacionais de neurologia reúnem especialistas de todo o mundo para compartilhar descobertas recentes, debater diagnósticos complexos e discutir terapias inovadoras. Mais informações sobre o congresso estão no link: https://neurologyconference2025.com
Trajetória acadêmica
Anna Carolina Santos da Silveira é estudante no penúltimo ano do curso de Medicina na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). Tem forte interesse em Neurologia e dedicação à pesquisa científica. Já contribuiu com mais de 120 publicações em congressos, periódicos e capítulos de livros, tanto no Brasil quanto no exterior.
Além disso, atua em grupos de pesquisa e desenvolve projetos relacionados à Neurologia e áreas correlatas.
Educação
EMEF Jacob Longoni celebra Semana da Criança com o Dia do Brega nesta quinta

Nesta quarta-feira, 15, a EMEF Jacob Longoni realizou o Dia do Brega, em comemoração à Semana da Criança. Durante o recreio no turno da manhã, os alunos puderam dançar, ouvir música e participar de atividades integrativas entre professores e alunos.
O objetivo da ação era que todos fossem à escola com roupas coloridas, diferentes e criativas que normalmente não usariam no dia a dia.
Uma das alunas, Sofia Teixeira Soares, de 11 anos e estudante do sexto ano, inovou com uma peruca: “eu escolhi sozinha a minha roupa, peguei várias peças diferentes e escolhi também uma peruca e óculos de sol para ficar diferente”.
Já a aluna do terceiro ano, Giovana Cavalheiro, de nove anos explicou: “Eu vim com essa meia de quando eu tinha três anos, que tá até furada no dedão, mas ainda serve e é bem colorida”.
Educação
Governo do RS anuncia uniformes escolares para professores da rede estadual em 2026

Em comemoração ao Dia do Professor, o governo do estado anunciou a distribuição de uniformes escolares para os professores da Rede Estadual no ano letivo de 2026, com investimento de R$ 6 milhões. É a primeira vez que o Estado oferece uniformes aos docentes, atendendo a um pedido das equipes escolares após a entrega dos uniformes aos estudantes. Além disso, o governo já havia aprovado o pagamento do 14º salário por metas alcançadas. Serão beneficiados professores, orientadores, supervisores, vice-diretores e diretores das escolas estaduais.
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