Eleições 2024
Prazo para baixar o e-Título termina no dia 5 de outubro; veja como fazer
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é mais uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasileiro. Atualmente, o aplicativo conta com mais de 75 milhões de downloads e mais de 46 milhões de contas cadastradas.
Para votar nas Eleições Municipais de 2024, basta apresentar um documento oficial com foto na seção eleitoral ou usar a versão digital do título de eleitor, que é o e-Título.
Entretanto, para que você possa se identificar somente pelo aplicativo, o seu perfil no app precisa estar com a foto cadastrada, o que só ocorre se você tiver feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.
Caso não tenha feito, não há problema. Basta levar um desses documentos oficiais com foto para votar: a carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis);
O passaporte; o certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva); a carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei; ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Atualização recomendada
Atualmente, mais de 46 milhões de brasileiros têm contas cadastradas no e-Título. No entanto, a Justiça Eleitoral verificou que quase a metade das eleitoras e dos eleitores cadastrados precisam fazer a atualização do app.
Essas contas estão desativadas devido à modernização do sistema do aplicativo. Assim, para reativar a sua conta, o TSE recomenda a atualização.
Isso é muito fácil. Olha só: o primeiro passo é acessar a aba de atualização de aplicativos do seu dispositivo (nas lojas virtuais Google Play e Apple Store) e clicar em “Atualizar”.
Com a atualização feita, basta informar os dados pessoais e realizar a conferência biométrica – para quem tem esses dados coletados pela Justiça Eleitoral –, entre outros itens. Prontinho! Fazendo isso, o seu app estará ativado e com a versão mais recente disponível.
A última atualização do aplicativo trouxe aperfeiçoamentos na identificação por biometria e na consulta ao local de votação, além da melhoria no desempenho.
Outras funções
Além de permitir obter a versão digital do título de eleitor, o e-Título propicia o acesso rápido e fácil às informações da eleitora e do eleitor cadastrados na Justiça Eleitoral. Desde que foi lançado, o aplicativo ganhou diversas funcionalidades e atualizações.
Nele, é possível, além de consultar o local de votação, emitir certidões – para quem tem a biometria cadastrada –, justificar a ausência no pleito, acessar e emitir guias para o pagamento de multas, autenticar documentos emitidos pela Justiça Eleitoral, entre outros serviços, tudo sem a necessidade de se deslocar a um cartório eleitoral.
Baixe e atualize o e-Título com antecedência
A Justiça Eleitoral recomenda, ainda, que as eleitoras e os eleitores baixem ou atualizem o e-Título antecipadamente para evitar eventuais filas virtuais nos dias que antecedem o pleito de 6 de outubro.
Essas filas podem comprometer a qualidade da conexão em virtude da grande quantidade de acessos simultâneos.
Acessar o aplicativo com antecedência traz outro benefício: permite que as eleitoras e os eleitores possam preencher com calma e atenção os dados que o app solicita.
Vale destacar que a versão virtual do título de eleitor não poderá ser emitida no dia da eleição.
Eleições 2024
Primeira reunião com equipes de transição acontece na segunda-feira, 4
Encontro
Eleições 2024
Após vídeo de Airton Souza (PL) entregando maço de dinheiro em carro, Ministério Público Eleitoral pede que Polícia Federal investigue caso
O Ministério Público Eleitoral informou, nesta terça-feira, 29, que enviou à Polícia Federal um ofício solicitando a instauração de um inquérito para apurar a entrega de um maço de dinheiro por Airton Souza (PL), prefeito eleito em Canoas.
A cena, registrada e divulgada nas redes sociais no último domingo, dia da eleição do segundo turno para Prefeito, mostra Airton tirando de dentro das calças uma quantia grande de notas de dinheiro e entregando a uma pessoa não identificada.
O que diz Airton Souza
Questionado pela Rádio Gaúcha sobre o contexto do vídeo, Airton Souza afirmou, na segunda-feira, 28, “que se tratava de pagamento de compromissos pessoais e que não havia relação com a campanha eleitoral”. De acordo com ele, o dinheiro é proveniente de reservas econômicas e tinha como destino o pagamento de uma dívida pessoal.
Eleições 2024
Gabinete de gestão une forças de segurança e inibe irregularidades durante eleição no domingo em Canoas
Em um novo planejamento estratégico, a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) de Canoas mobilizou, no domingo, 27, a operação do Gabinete de Gestão para garantir a lisura do processo democrático neste segundo turno das eleições municipais.
Foram contabilizados 18 chamados na estrutura montada na sede da SMSP, no bairro Nossa Senhora das Graças.
Deste total, 15 foram ligações telefônicas (153) e três solicitações via guarnições. A exemplo do primeiro turno, não houve registros de situações de vias de fato junto as seções eleitorais ou tentativas de atentado a qualquer um dos candidatos.
Os trabalhos da Guarda Municipal (GM) não ficaram limitados as ações de prevenção e orientação relativas ao pleito. Os agentes promoveram 184 rondas preventivas e atenderam seis denúncias de suspeitas de boca de urna. Em uma escola no bairro Mathias Velho, a Brigada Militar inclusive efetuou a prisão de dois adultos e a apreensão de um adolescente.
Além disso, no fim da manhã de domingo, um vereador acabou conduzido por policiais militares para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), acusado de ter descumprido medida cautelar contra uma fiscal de partido no Colégio Espírito Santo.
Uma invasão em área de terra nas imediações do CRAS Harmonia também foi impedida em uma rápida ação conjunta contra a ocupação.
As denúncias de supostas irregularidades foram comunicadas através de um grupo interno de trabalho e um canal de contato da GM – 153.
Boca de urna
Os princípios de situações de boca de urna foram inibidos pelos agentes ou pelo policiamento ostensivo da BM. As próprias corporações de segurança pública receberam chamados em seus respectivos batalhões e outros casos chegaram ao conhecimento das autoridades por meio do sistema do monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
Equipes da Guarda Municipal (GM) apoiaram ações nas ruas que tiveram presença de agentes da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Penal, a Polícia Civil (PC), Brigada Militar (BM) e Corpo de Bombeiros.
Responsável pelo policiamento ostensivo no município, o comando do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) teve a inserção de viaturas nos quadrantes, policiais nas ruas e uso de cavalaria.
- Geral1 semana atrás
Prefeitura de Canoas decreta ponto facultativo para servidores públicos na segunda-feira, 28
- Eleições 20246 dias atrás
Airton Souza (PL) é eleito Prefeito de Canoas
- Saúde1 semana atrás
Diretor do HU rebate denúncia de falta de insumos e atraso de salários
- Eleições 20246 dias atrás
Airton Souza (PL) vota nesta manhã e fala sobre expectativas
- Emprego1 semana atrás
Prefeitura de Nova Santa Rita anuncia mais de 400 vagas de emprego no município
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil alerta para chuva e vento forte até às 18 horas desta quarta; veja as orientações
- Saúde4 dias atrás
DIA MUNDIAL DO AVC – 29 DE OUTUBRO: Você sabe reconhecer os sinais do Acidente Vascular Cerebral?
- Eleições 20241 semana atrás
Confira a operação das linhas do transporte público em Canoas para o domingo de eleição