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24/04/2025
 

Serviços

Procon de Canoas registra centenas de reclamações referentes a contas de luz e água

Redação

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pós diversas ligações para a nossa redação de moradores de Canoas relatando que haviam recebido cobranças de energia elétrica no mês de maio em regiões afetadas pela enchente, nossa reportagem procurou a RGE para esclarecimentos sobre as faturas e como os consumidores deveriam procurar ajuda em casos de dúvidas, contando também a história da Janaína

Após diversas ligações para a nossa redação de moradores de Canoas relatando que haviam recebido cobranças de energia elétrica no mês de maio em regiões afetadas pela enchente, nossa reportagem procurou a RGE para esclarecimentos sobre as faturas e como os consumidores deveriam procurar ajuda em casos de dúvidas, contando também a história da Janaína – leia aqui.

Entramos também em contato com o Procon de Canoas para saber quantas reclamações acerca do tema haviam sido registradas pelo órgão no município e quais as orientações em situação de possíveis irregularidades.

Resposta do Procon

“Desde a enchente histórica de maio até a primeira quinzena de agosto, o Procon de Canoas já somou o recebimento de 115 reclamações referentes a companhia de energia elétrica e outras 49 relacionadas ao abastecimento de água.

A maior parte dos contatos com o órgão municipal de defesa do consumidor são a respeito de cobranças por média superior ao consumo real relatado pelo cidadão, incompatibilidades a partir da troca de relógios medidores e até mesmo pedidos de orientações de como proceder com eventuais irregularidades são recorrentes”.

Procure o Procon

Para recorrer ao Procon é importante que o consumidor registre uma foto do relógio, comprovando a leitura real, bem como levar a fatura com cobrança indevida, a ser contestada. Esclarecimentos de dúvidas podem ser obtidos pelos telefones (51) 32362051 e (51) 32362052.

Serviços

Corsan instala válvulas e bairros de Canoas podem ficar sem água nesta semana; confira

Redação

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Corsan instala válvulas e bairros de Canoas podem ficar sem água nesta semana; confira

A Corsan irá instalar nesta semana válvulas redutoras de pressão em redes de água nos bairros Centro, Nossa Senhora das Graças, Olaria e Mato Grande. De acordo com a empresa, com investimento aproximado de R$ 120 mil, os equipamentos visam melhorar e equalizar a pressão dentro das tubulações, minimizando as ocorrências de rompimentos e vazamentos de água.

Os trabalhos acontecem de segunda a quinta-feira, 14 a 17, em diferentes horários e bairros, com previsão de duração de duas horas. O serviço pode causar oscilações na pressão e desabastecimento.

Na tarde desta segunda-feira, 14, as equipes da Corsan estarão na Rua Victor Barreto, no Centro. Na terça-feira, 15, os serviços acontecem no turno da manhã, na Rua Mem de Sá, bairro Nossa Senhora das Graças. No Olaria a instalação da válvula será na quarta-feira, 16, pela manhã, na Rua Gildo de Freitas. Finalizando as instalações, na quinta-feira, 17, será a vez do bairro Mato Grande receber o equipamento, que será colocado na Rua República.

 

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Serviços

Corsan mantém Estação de Tratamento de Água Niterói em operação com uso de gerador de energia

Redação

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Corsan mantém Estação de Tratamento de Água Niterói em operação com uso de gerador de energia

A Corsan está utilizando gerador de energia elétrica para manter em funcionamento a Estação de Tratamento de Água Niterói, em Canoas, depois da falta de luz causada pelo forte temporal da tarde desta segunda-feira, 31.

O equipamento estava sendo usado também na Estação de Tratamento Rio Branco, onde a energia já retornou. Nas próximas horas, pode ocorrer instabilidade na pressão da rede ou no abastecimento. O sistema será normalizado após o retorno da eletricidade, mas ainda não há previsão de horário pela RGE, concessionária de energia que atende o município.

Mais informações

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

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Serviços

Corsan Negocia oferece condições especiais para regularização de dívidas

Redação

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Corsan Negocia oferece condições especiais para regularização de dívidas

Com o objetivo de facilitar a quitação de débitos de consumo dos serviços de água e esgoto, a campanha vai de 24 a 31 de março e beneficiará clientes nos 317 municípios atendidos pela Corsan no Estado. O mutirão visa firmar acordos com descontos que chegam a 50% do valor original de faturas vencidas e até 100% sobre juros e/ou multas aplicadas, além de condições especiais de parcelamento em até 48 vezes.

A iniciativa também contempla opções diferenciadas de pagamento como Pix, cartão de crédito e código de barras (à vista), e parcelamento com valores incorporados às faturas mensais subsequentes e em até 12 vezes no cartão de crédito. Clientes das categorias residencial, comercial e industrial – exceto imóveis públicos – com dívidas pendentes há mais de 30 dias podem aderir à campanha.

Para participar do Corsan Negocia, os consumidores devem buscar atendimento nas Lojas Físicas, pelo Atendimento Online/Chat no site www.corsan.com.br/cliente, agendamento de videochamada ou pelo telefone 0800 646 6444 (ligação gratuita).

Critérios de descontos e pagamentos:

Pagamento à vista:
* Desconto de 50% sobre o valor total da dívida e isenção de multas, juros e correção monetária para faturas vencidas há mais de 3 anos;
* Isenção total de multas, juros e correção monetária para faturas vencidas há mais de 3 anos.

Parcelamento na fatura:
* Desconto de 100% nos valores referentes a multas, juros e correção monetária para faturas vencidas a partir de 30 dias;
* Descontos que variam de 5% a 35% sobre o valor total da dívida para faturas vencidas a partir de 100 dias;

Parcelamento no cartão de crédito:
* Isenção de multas, juros e correção monetária para faturas vencidas a partir de 30 dias.

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