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24/04/2025
 

Enchente 2024 Canoas

Clientes reclamam de cobranças de energia elétrica pela RGE no mês de maio

Redação

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Clientes reclamam de cobranças de energia elétrica pela RGE no mês de maio

Milhares de residências foram inundadas no Estado durante as enchentes no Rio Grande do Sul no início do mês de maio, fazendo com que empresas de energia elétrica e de água desligassem o fornecimento nos locais atingidos.

No dia 21 de junho, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul firmou acordo com as companhias de energia elétrica CEEE Equatorial e RGE, suspendendo a cobrança de luz dos consumidores que ficaram sem acesso ao medidor durante maio.

A medida apresentada isentava os clientes de pagar a conta referente ao mês e suspendia cobranças, cortes de energia por falta de pagamento e juros por 30 dias para todos, e por 90 dias para quem se encontrava em estado de calamidade pública – o que representou 90% do Estado.

Medida gerou confusão e surpresa

Cliente do bairro Harmonia recebeu fatura de maio

Cliente do bairro Harmonia recebeu fatura de maio

Uma frase final no texto, destacando que o acordo não isentaria moradores afetados de pagar a conta futuramente, passou desapercebida pela população, e ressurgiu nas contas da RGE que começaram a ser geradas no início de agosto (como mostra a foto acima), afirmando que o valor faturado no mês poderia ser pago em 6 parcelas divididas nas próximas faturas, pegando os clientes de surpresa.

Foi o caso da canoense Janaina Nessi, que residia em Canoas, no bairro Harmonia, antes da enchente.

“Minha casa foi alagada dia 03/05 e perdi tudo. Desde essa data, a RGE fez o desligamento do fornecimento de eletricidade. Vim morar em Porto Alegre e solicitei o desligamento da minha luz no início de junho (não havia sido reestabelecido o fornecimento lá ainda), mas hoje recebi uma fatura de luz referente ao mês de maio”, contou à nossa reportagem.

Janaina disse ainda que contatou a empresa dizendo que não tinha como cobrarem o fornecimento de maio, pois não tinha luz no imóvel no período e que a resposta foi que havia uma determinação de que poderia ser cobrado conforme a média anterior, já que a empresa não podia fazer a medição.

“Tentei argumentar, mas foi inútil, disseram que a empresa também sofreu prejuízos e por isso iriam cobrar igual”.

‘Quando houver a constatação de destruição total ou parcial da residência em decorrência do impacto da enchente, a cobrança será perdoada’

Outra informação no texto da matéria do acordo assinado pela empresa RGE confundiu consumidores. Ela destaca que em caso de perda total ou parcial da residência a conta seria perdoada, ou seja, não poderia haver cobrança posterior.

Isto representa a situação de praticamente todas as residências do bairro Mathias Velho; mas ainda assim proprietários de imóveis da região contam que estão recebendo as faturas.

Resposta da RGE

A reportagem de O Timoneiro entrou em contato com a RGE questionando a situação de Janaina e pedindo esclarecimentos quanto a dúvidas da população.

Em resposta, a empresa informou que durante a calamidade, suas equipes de campo enfrentaram dificuldades, em determinadas regiões, de acesso para a leitura do consumo e também de entrega de contas em papel, e que esses casos estão sendo tratados sem que haja prejuízo ao cliente e dentro da Resolução 1092 criada pela ANEEL para essa situação excepcional vivida pelo Estado.

Ainda que “a empresa suspendeu a cobrança de faturamento de maio para todas as unidades consumidoras que tiveram o acesso comprometido a realização da leitura. Além de suspender os cortes por inadimplência para os clientes de municípios afetados pela calamidade […] O pagamento de contas atrasadas até o dia 20 de agosto de 2024 não irá gerar encargos como multa e juros, possibilitando que as contas sejam quitadas nesse período mesmo em atraso”.

Caso da Janaína

“Sobre o caso da cliente do bairro Harmonia, a empresa esclarece que o valor cobrado se trata de consumo residual e já foi retirado da fatura”, afirmou em nota a RGE.

Contato com a empresa

A RGE orienta que os clientes com problemas no recebimento da conta solicitem sua segunda via pelos seguintes canais oficiais e seguros de atendimento: App CPFL Energia (disponível para Android e iOS), site: www.rge-rs.com.br, WhatsApp: (51) 9 9955.0002 ou Call Center: 0800 970 0900. Nessa consulta, o cliente poderá visualizar contas em aberto e inclusive conhecer as opções de parcelamento de débitos disponíveis. O pagamento de contas atrasadas até o dia 20 de agosto de 2024 não irá gerar encargos como multa e juros, possibilitando que as contas sejam quitadas nesse período mesmo em atraso.

Procon de Canoas registra centenas de reclamações referentes a contas de água e luz

Entramos também em contato com o Procon de Canoas para saber quantas reclamações acerca do tema haviam sido registradas pelo órgão no município e quais as orientações em situação de possíveis irregularidades.

Resposta do Procon

“Desde a enchente histórica de maio até a primeira quinzena de agosto, o Procon de Canoas já somou o recebimento de 115 reclamações referentes a companhia de energia elétrica e outras 49 relacionadas ao abastecimento de água.

A maior parte dos contatos com o órgão municipal de defesa do consumidor são a respeito de cobranças por média superior ao consumo real relatado pelo cidadão, incompatibilidades a partir da troca de relógios medidores e até mesmo pedidos de orientações de como proceder com eventuais irregularidades são recorrentes”.

Procure o Procon

Para recorrer ao Procon é importante que o consumidor registre uma foto do relógio, comprovando a leitura real, bem como levar a fatura com cobrança indevida, a ser contestada. Esclarecimentos de dúvidas podem ser obtidos pelos telefones (51) 32362051 e (51) 32362052.

Enchente 2024 Canoas

ADEVIC reinaugura sua sede em Canoas após enchente histórica

Redação

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ADEVIC reinaugura sua sede em Canoas após enchente histórica

A Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (ADEVIC) está em contagem regressiva para a reinauguração de sua sede, marcada para o dia 8 de abril. A nova estrutura surge como símbolo de superação e reconstrução, após a instituição ter sido duramente atingida pelas enchentes de 2024, que deixaram o prédio submerso por 24 dias, com a água chegando a três metros de altura.

A reforma e reconstrução só foram possíveis graças ao esforço coletivo de pessoas físicas, empresas, organizações sociais e voluntários que acreditam no trabalho da ADEVIC. Na fase inicial, essa união viabilizou a retomada dos atendimentos em espaços emergenciais, além da doação de alimentos, colchões e itens de higiene e limpeza para as famílias atingidas. Foram arrecadados recursos financeiros, materiais e serviços especializados.

Na segunda etapa, iniciou-se a reconstrução total do prédio, com obras de infraestrutura que incluíram redes hidráulica e elétrica, além de adequações nos ambientes internos para garantir acessibilidade e segurança.

ADEVIC atingida pela enchente

ADEVIC atingida pela enchente

Os recursos foram obtidos por meio do programa Reerguer Canoas 60+, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, da Corsan, e também com investimentos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Fundação Dorina Nowill para Cegos e do Instituto Elisabetha Randon. A participação de inúmeros parceiros nesta fase foi fundamental para a aquisição de equipamentos e materiais destinados aos atendimentos especializados no local.

“Caminhar hoje pelos espaços reformados – as salas de atendimento, música, laboratório de informática, cozinha, refeitório, recepção e área administrativa – é perceber o quanto a solidariedade dos nossos parceiros foi capaz de nos ajudar a reconstruir a ADEVIC”, afirma Ênio José da Silva, presidente da entidade.

“Estou muito feliz pelo engajamento de todos, que compreenderam o nosso momento e se mobilizaram, reconhecendo a importância que temos para a comunidade. Agradeço, em meu nome, em nome da ADEVIC e de todas as pessoas que serão beneficiadas neste espaço recuperado, a cada parceiro que, dentro de suas possibilidades, tornou esse retorno possível. Aqui é um lugar de acolhimento para todos, sem distinções.”

Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos, ressalta que a Fundação tem como compromisso apoiar causas que impactam positivamente a comunidade:

“A reconstrução da ADEVIC é um exemplo claro de como podemos unir esforços para reerguer e fortalecer instituições essenciais. Estamos orgulhosos de poder contribuir para que esse espaço continue a oferecer apoio e transformação para tantas vidas. Seguiremos firmes em nossa missão de apoiar iniciativas que promovam a inclusão social.”

Atendimentos especializados para crianças, jovens, adultos e pessoas idosas com deficiência visual, deficiências múltiplas e transtorno do espectro autista.

Hoje, as 300 pessoas atendidas no local terão muito mais conforto, acessibilidade e infraestrutura qualificada. A instituição também retoma, com sua plena capacidade, as atividades culturais e de inclusão social, como as oficinas de música e informática — fundamentais para o desenvolvimento e a autonomia de crianças, jovens, adultos e pessoas idosas com baixa visão e cegas, com deficiências múltiplas e com transtorno do espectro autista.

A reinauguração, no dia 8 de abril, será voltada para apoiadores, parceiros e o público beneficiário, e marcará oficialmente esse novo ciclo. A ADEVIC segue mobilizada para manter seus atendimentos com qualidade e convida a sociedade a continuar apoiando a causa da inclusão e da garantia de direitos das pessoas com deficiência visual, deficiências múltiplas e transtorno do espectro autista.

Agradecimentos

Associação das Pessoas Cegas e com Baixa Visão do RS, Compass UOL, Corsan, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dell no Brasil, Du99, Fundação Dorina Nowill para Cegos, Fundação Gerações, Fort Atacadista, Grupo Ultra, Instituto Elisabetha Randon, Instituto Lojas Renner, Kappesberg, Lions Clube Canoas Centro, Lojas Colombo, Massas Romena, Maxiforja, Moradia e Cidadania RS, ONCB – Organização Nacional de Cegos do Brasil, Parceiros Voluntários, Prefeitura de Canoas, Sicredi Origens RS, Sindifisco Nacional, Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos RS, Tramontina Oficial, Unafisco Nacional.

Sobre a ADEVIC

A Associação de Deficientes Visuais de Canoas é a única organização da região metropolitana na área da deficiência visual que oferece atendimentos especializados para esse público, beneficiando cerca de 300 pessoas.

São oferecidos serviços especializados para crianças, jovens, adultos e pessoas idosas em diversas áreas, como reabilitação, orientação, mobilidade, estimulação precoce e aprendizagens múltiplas, terapia ocupacional, fisioterapia, música, alfabetização em Braille, atividades recreativas, pedagógicas e de socialização, entre outras.

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Prefeitura de Canoas se reúne com governo do Estado para discutir reconstrução do Município

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Prefeitura de Canoas se reúne com governo do Estado para discutir reconstrução do Município

A Prefeitura de Canoas e o governo do Estado reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 21, para trocar informações acerca dos esforços de reconstrução do Município após as enchentes de maio de 2024.

O prefeito Airton Souza, o vice-prefeito Rodrigo Busato, secretários municipais e adjuntos conversaram com a secretária estadual adjunta da Reconstrução Gaúcha, Angela de Oliveira, a informaram sobre o andamento de obras e ações de atendimento à população atingida pela calamidade, e receberam detalhes sobre o andamento de demandas do Município junto ao governo do Estado.

Segundo assessoria da gestão municipal, entre as medidas discutidas na reunião está a criação, pela Prefeitura de Canoas, de um fundo municipal para receber, de forma mais rápida e menos burocrática, recursos de fundos dos governos estadual e federal para a reconstrução do Rio Grande do Sul.

Ainda que, a administração municipal está formatando o projeto que cria o fundo para que seja enviado, nos próximos dias, para a apreciação da Câmara de Vereadores. Os secretários municipais de Obras e Reconstrução, Habitação e Regularização Fundiária, Fazenda e Projetos e Captação de Recursos apresentaram ao governo do Estado as ações e as demandas de cada pasta.

O prefeito de Canoas, Airton Souza, defendeu a importância de um olhar especial para a reconstrução da cidade e o atendimento das necessidades das pessoas afetadas pelas enchentes do ano passado.

“A gente entende a situação das pessoas. Elas perderam tudo. Este é um trauma que as pessoas vão carregar pelo resto da vida.”

A secretária estadual adjunta da Reconstrução Gaúcha, Angela de Oliveira, recebeu as informações e as demandas canoenses, explicou o funcionamento da pasta e as medidas que serão tomadas para atender às necessidades do Município.

“É extremamente necessário a gente conhecer a demanda do Município de forma completa. Conhecer os desafios, para que a gente possa avaliar a melhor forma do Estado apoiar. Nosso compromisso é de avaliar as demandas de uma forma integrada”, disse Angela.

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Prefeitura de Canoas anuncia início das obras do Muro da Cassol

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Prefeitura de Canoas anuncia início das obras do Muro da Cassol

Na próxima segunda-feira, 17, às 14 horas, a Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Obras e Reconstrução, inicia a construção do muro de proteção contra cheias junto à distribuidora Cassol, na avenida Guilherme Schell, próximo ao número 130.

Durante a catástrofe climática de maio de 2024, o antigo muro que existia no local, e que não era próprio para contenção de enchentes, se rompeu e foi o primeiro ponto por onde as águas começaram a entrar na cidade.

Na ocasião, estarão presentes o secretário Municipal de Obras e Reconstrução, engenheiro Victor Hampel, o prefeito Airton Souza, e o vice-prefeito Rodrigo Busato.

 

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