Transporte
Trensurb divulga Plano de Recuperação; meta é de que trens cheguem à Estação Mercado final de dezembro
A Trensurb divulgou nesta segunda-feira, 8, seu Plano de Recuperação das áreas e estruturas da empresa atingidas pelas enchentes de maio. Com o evento climático, a operação do metrô teve inúmeros danos em sistemas elétricos e eletrônicos, via permanente, edificações e equipamentos.
Desse modo, hoje, os trens operam somente entre as estações Canoas e Novo Hamburgo, em uma operação emergencial com diversas restrições. de acordo com a empresa, a meta principal do plano de recuperação é possibilitar, primeiramente, a retomada da circulação das composições entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos até 20 de setembro.
Presente de Natal
Em um segundo momento, a previsão é chegar até a Estação Mercado, no Centro de Porto Alegre, até 24 de dezembro, ainda com restrições de velocidade e nos intervalos entre viagens, mas com todas as garantias de segurança.
Com base em levantamentos realizados pelo corpo técnico da empresa desde o início das enchentes, foram identificados 55 projetos necessários para a recuperação da Trensurb e a retomada da operação plena, totalizando um investimento estimado de R$ 273 milhões. Esses projetos preveem a recuperação de sistemas de energia, sinalização, bilhetagem, via permanente, edificações e equipamentos.
Danos em cinco subestações
No momento, o principal fator para permitir a ampliação da operação é a recuperação dos sistemas de abastecimento e proteção de energia.
Com a enchente, duas das cinco subestações da empresa – Farrapos, em Porto Alegre, e Fátima, em Canoas –, além de cabines de proteção ao longo da linha, ficaram alagadas, sofrendo danos permanentes em equipamentos de alta tensão. Isso prejudica o fornecimento de energia para a tração dos trens.
As subestações da Trensurb recebem a energia elétrica das concessionárias, em alta tensão e corrente alternada, e convertem para corrente contínua, reduzindo também a voltagem para que possa alimentar a tração dos trens. Já as cabines equalizam a tensão ao longo da rede e isolam trechos conforme necessário.
Recuperação de 22km de trilhos
Outro projeto importante é a recuperação da via permanente, incluindo a substituição do lastro de pedra britada que foi afetado pelas enchentes e contaminado pela areia e lodo, tendo suas características modificadas e prejudicando a estabilidade da via.
Isso acarreta também a necessidade de troca de dormentes, seja por danos causados diretamente pelo evento climático ou pelo desgaste natural pelo tempo de uso (acelerado em função das enchentes). Esse trabalho de recuperação da via deverá ser realizado em um trecho de cerca de 22 quilômetros de trilhos, resultando na necessidade de substituição de até 16,7 mil dormentes.
Muitos dos projetos de recuperação são de longo prazo e a ampliação da circulação dos trens depende de seu ritmo de execução. Com base na capacidade de execução desses projetos é que foram estabelecidas as datas tidas como metas para a ampliação dos trechos em operação.
Prevê-se que três cabines de proteção do sistema de abastecimento de energia, em Porto Alegre e Canoas, sejam recuperadas até 20 de setembro, permitindo a circulação de trens até a Estação Farrapos.
Viagens mais baratas até Porto Alegre a partir de sábado, 13
A partir do próximo sábado, 13, as viagens entre o eixo norte da Região Metropolitana e Porto Alegre ficarão mais baratas para a população, a Direção da Trensurb aprovou nesta segunda-feira, 8, a cobrança de tarifa de forma integrada aos ônibus que fazem o percurso da Estação Mathias Velho ao Centro da capital.
Com a recuperação do sistema de bilhetagem eletrônica do metrô, a Trensurb volta a efetuar a cobrança de sua tarifa normal, de R$ 4,50, a partir de 13 de julho, nas 14 estações em operação.
Esse valor também dará aos usuários o direito de utilizar os ônibus para chegar ao Centro de Porto Alegre, junto à Estação Mercado, sem pagamento adicional, pois a empresa metroviária passa a assumir a responsabilidade pelo custeio desse trajeto.
Transporte
Rua André da Rocha passa a ter sentido único a partir desta segunda-feira, 18
A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, por meio da Diretoria de Trânsito, informa que a Rua André da Rocha passa a ter sentido único a partir de segunda-feira, 18.
Os motoristas poderão ingressar nessa via somente pela Avenida Getúlio Vargas, indo em direção à Avenida Victor Barreto. A sinalização no trecho, que fica no centro, será modificada, e os agentes de Trânsito estarão no endereço orientando o fluxo de veículos.
Sobre a alteração
A alteração, para garantir mais segurança e melhor fluidez na região, está associada diretamente ao início das operações do Via Atacadista, situado às margens da BR-116, na Avenida Getúlio Vargas, ao lado do viaduto de acesso ao bairro Mathias Velho. O empreendimento comercial inicia suas operações no próximo dia 21 de novembro.
Transporte
Domingo de Enem terá linhas de ônibus diretos em Canoas; confira horários
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste domingo, 10, novamente terá um esquema especial no transporte público coletivo em Canoas.
Conforme a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), duas linhas diretas – Ulbra (05137) e Escola Carlos Chagas/Unirriter (05454) – serão colocadas em circulação para atender à demanda de candidatos.
Os itinerários compreendem das 10h às 12h40, no sentido Centro/Bairro, e das 15h40 às 19h10, na direção Bairro/Centro. Os horários desses ônibus da Sogal estão divididos em tabelas com frequência de 20 minutos.
Devido à vigência do estado de calamidade em Canoas, o passe livre no transporte coletivo ainda permanece em vigor. Dúvidas sobre os itinerários e horários das linhas da Sogal podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3472-6233 e no site (www.sogal.com.br).
Atrasos e outros assuntos devem ser comunicados à Diretoria de Transportes, pelo WhatsApp (51) 99365-9452 ou pelo telefone (51) 3425-7637.
Acompanhe os percursos das duas linhas:
Ulbra (05137)
Itinerário Centro x Ulbra: Terminal Golden Center, Avenida Victor Barreto, Rua Lomas Valentin, Avenida Getúlio Vargas, contorno livre, Avenida Getúlio Vargas, Rua Uruguai e Avenida Farroupilha.
Itinerário Ulbra x Centro: Avenida Farroupilha, Avenida Armando Fajardo, Avenida Getúlio Vargas, BR 386, Avenida Guilherme Schell, passagem de nível da Rua Pedro Weingartner, Avenida Victor Barreto e Terminal Golden Center.
Escola Carlos Chagas/Unirriter (05454)
Itinerário Carlos Chagas/ Unirriter: Terminal Golden Center, Avenida Victor Barreto, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Inconfidência, Rua Humaitá, Rua Venâncio Aires, Rua Santa Cruz, Rua Tamoio, Rua Santos Dumont e Terminal Unirriter.
Itinerário Unirriter/ Carlos Chagas: Terminal Unirriter, Rua Santos Dumont, Rua Tamoio, Rua Santa Cruz, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Inconfidência, Avenida Victor Barreto e Terminal Golden Center.
Transporte
Feriado de Finados terá linha especial e horários de domingo com acréscimos em Canoas
Em virtude do Dia dos Finados, no próximo sábado, 2, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade estará com um esquema diferenciado no transporte público coletivo da cidade.
O serviço de ônibus da Sogal terá tabela de domingo no dia do feriado, inclusive com uma ampliação aos bairros que não costumam ser atendidos neste dia da semana.
Além disso, uma linha especial contemplando os cemitérios de Canoas será colocada em operação, com saída do Centro. Estes ônibus circularão das 8h35 às 16h30, com frequência de 25 em 25 minutos, contemplando esses espaços públicos que serão visitados para as homenagens aos entes queridos.
Linha especial Cemitérios
Itinerário:
Galeria Golden Center, Avenida Victor Barreto, Rua Domingos Martins, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Inconfidência, Avenida Santos Ferreira, Estrada do Nazário, Rua Flores da Cunha, Avenida Santos Ferreira, Avenida Inconfidência, Avenida Victor Barreto e Galeria Golden Center.
Linhas adicionadas a tabela de domingo:
Igara, Instituto Federal, Morart, Parada 1/João de Barro e Porto Belo/Fátima.
- Coluna1 dia atrás
ECONOMIA: ‘Caminhos para a Inclusão e o Empoderamento’ (por Cristiane Souza)
- Coluna5 dias atrás
PSICOLOGIA: Tenho esquizofrenia, e agora? (por Marianna Rodrigues)
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Atingidos pela enchente em Canoas recebem orientação para a compra assistida de imóveis
- Eleições 20247 dias atrás
Airton Souza se manifesta sobre decisão do STJ que mantém condenação
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Grupo Passarela segue firme em seu plano de expansão e inaugura mais uma loja no Rio Grande do Sul
- Empresas & Negócios5 dias atrás
Confirmada a instalação de uma unidade das lojas Havan em Canoas
- Artigo6 horas atrás
‘400 DIAS, O FIM DO MITO’ (por Carlos Marum – Ex-Ministro de Estado)
- Emprego1 semana atrás
Feirão de Emprego em Canoas oferta vagas na empresa JBS