Conecte-se conosco

header-top


 






 

18/04/2025
 

Transporte

Trensurb divulga Plano de Recuperação; meta é de que trens cheguem à Estação Mercado final de dezembro

Redação

Publicado

em

Trensurb divulga Plano de Recuperação; meta é de que trens cheguem à Estação Mercado final de dezembro.

A Trensurb divulgou nesta segunda-feira, 8, seu Plano de Recuperação das áreas e estruturas da empresa atingidas pelas enchentes de maio. Com o evento climático, a operação do metrô teve inúmeros danos em sistemas elétricos e eletrônicos, via permanente, edificações e equipamentos.

Desse modo, hoje, os trens operam somente entre as estações Canoas e Novo Hamburgo, em uma operação emergencial com diversas restrições. de acordo com a empresa, a meta principal do plano de recuperação é possibilitar, primeiramente, a retomada da circulação das composições entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos até 20 de setembro.

Presente de Natal

Em um segundo momento, a previsão é chegar até a Estação Mercado, no Centro de Porto Alegre, até 24 de dezembro, ainda com restrições de velocidade e nos intervalos entre viagens, mas com todas as garantias de segurança.

Com base em levantamentos realizados pelo corpo técnico da empresa desde o início das enchentes, foram identificados 55 projetos necessários para a recuperação da Trensurb e a retomada da operação plena, totalizando um investimento estimado de R$ 273 milhões. Esses projetos preveem a recuperação de sistemas de energia, sinalização, bilhetagem, via permanente, edificações e equipamentos.

Danos em cinco subestações

No momento, o principal fator para permitir a ampliação da operação é a recuperação dos sistemas de abastecimento e proteção de energia.

Com a enchente, duas das cinco subestações da empresa – Farrapos, em Porto Alegre, e Fátima, em Canoas –, além de cabines de proteção ao longo da linha, ficaram alagadas, sofrendo danos permanentes em equipamentos de alta tensão. Isso prejudica o fornecimento de energia para a tração dos trens.

As subestações da Trensurb recebem a energia elétrica das concessionárias, em alta tensão e corrente alternada, e convertem para corrente contínua, reduzindo também a voltagem para que possa alimentar a tração dos trens. Já as cabines equalizam a tensão ao longo da rede e isolam trechos conforme necessário.

Recuperação de 22km de trilhos

Outro projeto importante é a recuperação da via permanente, incluindo a substituição do lastro de pedra britada que foi afetado pelas enchentes e contaminado pela areia e lodo, tendo suas características modificadas e prejudicando a estabilidade da via.

Isso acarreta também a necessidade de troca de dormentes, seja por danos causados diretamente pelo evento climático ou pelo desgaste natural pelo tempo de uso (acelerado em função das enchentes). Esse trabalho de recuperação da via deverá ser realizado em um trecho de cerca de 22 quilômetros de trilhos, resultando na necessidade de substituição de até 16,7 mil dormentes.

Muitos dos projetos de recuperação são de longo prazo e a ampliação da circulação dos trens depende de seu ritmo de execução. Com base na capacidade de execução desses projetos é que foram estabelecidas as datas tidas como metas para a ampliação dos trechos em operação.

Prevê-se que três cabines de proteção do sistema de abastecimento de energia, em Porto Alegre e Canoas, sejam recuperadas até 20 de setembro, permitindo a circulação de trens até a Estação Farrapos.

Viagens mais baratas até Porto Alegre a partir de sábado, 13

A partir do próximo sábado, 13, as viagens entre o eixo norte da Região Metropolitana e Porto Alegre ficarão mais baratas para a população, a Direção da Trensurb aprovou nesta segunda-feira, 8, a cobrança de tarifa de forma integrada aos ônibus que fazem o percurso da Estação Mathias Velho ao Centro da capital.

Com a recuperação do sistema de bilhetagem eletrônica do metrô, a Trensurb volta a efetuar a cobrança de sua tarifa normal, de R$ 4,50, a partir de 13 de julho, nas 14 estações em operação.

Esse valor também dará aos usuários o direito de utilizar os ônibus para chegar ao Centro de Porto Alegre, junto à Estação Mercado, sem pagamento adicional, pois a empresa metroviária passa a assumir a responsabilidade pelo custeio desse trajeto.

Transporte

Trensurb realiza reparos da via entre estações Anchieta e Niterói no feriadão; veja como fazer o trajeto até o Mercado

Redação

Publicado

em

Trensurb realiza reparos da via entre estações Anchieta e Niterói no feriadão; veja como fazer o trajeto até o Mercado

Dando continuidade nos reparos da via permanente, a Trensurb prevê nos próximos dias a atuação na ponte ferroviária sobre o Rio Gravataí, que encontra-se entre as estações Anchieta e Niterói. A extensão é de aproximadamente um quilômetro.  Contudo, a Trensurb projeta concluir a totalidade da obra no próximo feriado prolongado.

“O feriado proporciona três dias de serviço continuado, possibilitando que seja realizado em sua totalidade, representando um menor reflexo ao usuário. Este serviço é necessário para garantir as condições de segurança adequadas para o transporte de passageiros”, destacou a chefe do Setor de Via Permanente, Laís Oliveira. Atualmente, a Trensurb trafega a 70 km/h neste trecho, sendo que a velocidade de projeto é de 90 km/h.

As frentes de trabalho para reconstrução deste trecho da via preveem corte e remoção dos trilhos, remoção de dormentes, remoção de lastro, disposição de novos dormentes, remontagem dos trilhos, disposição de pedra britada, correção geométrica, com reguladora e socadora.

Operação no feriadão

Com a realização das obras no trecho no sábado, 19, domingo e segunda, a operação do metrô passa por alterações, com o uso da tabela horária de domingos e feriados no período que vai desde sexta-feira, 18, até a próxima segunda-feira, 21, com intervalos de 20 minutos entre viagens.

Na sexta-feira, porém, os trens irão operar em toda a linha, entre as estações Mercado e Novo Hamburgo, até as 20 horas. Das 20 às 23 horas, operam entre Mathias Velho e Novo Hamburgo, com serviço de ônibus completando o trajeto no restante da linha.

No sábado, domingo e segunda-feira, a operação ocorre de acordo com o serviço normalmente oferecido em domingos e feriados, com os trens circulando durante todo o horário de operação – das 5h às 23h – entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo, com serviço de ônibus complementando as viagens ao longo do restante da linha.

Continuar a ler

Transporte

Usuários da Linha Machadinho passam a ter mais três horários no período da manhã

Redação

Publicado

em

Usuários da Linha Machadinho passam a ter mais três horários no período da manhã

Os usuários do transporte público coletivo, mais especificamente da Linha Machadinho (5222), possuem mais três horários à disposição no período da manhã, ambos no itinerário do sentido Bairro-Centro.

A partir da solicitação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), a empresa Sociedade de Ônibus Gaúcha (Sogal) disponibilizou o reforço às 6h25, 7h15 e 8h05, dentro de um período de pico matinal. Com o acréscimo, a tabela da respectiva linha possui agora 12 saídas de ônibus pela manhã para atender os usuários.

“A rota da Linha Machadinho continua a mesma, sem alterações no trajeto, somente adicionamos mais horários na parte da manhã, no sentido do Bairro em direção ao Centro. A medida busca desafogar situações de lotação nos horários das 6h 40 e das 7h 30”, descreve o secretário da SMMU, Thiago Moyses.

Os horários já existentes eram às 5h50, 6h40, 7h30, 8h40, 09h20, 10h, 10h40, 11h20 e 12h. Enquanto à tarde e noite há outros 14 horários.

Os ônibus que atendem essa linha partem do terminal Machadinho, seguindo pelas ruas Irineu de Carvalho de Braga, Alan Kardec, Braulino Pansera, Travessa da Chácara, Bartolomeu de Gusmão, novamente Irineu de Carvalho Braga, indo para Roberto Francisco Behrens, República, Santo Antônio, Araçá, Guilherme Schell, atravessando a Passagem de Nível e chegando à Victor Barreto (Golden Center). O passe livre nas linhas municipais ainda permanece em vigor até o dia 31 de maio.

Fiscalização intensificada

Paralelo à medida de acréscimo na linha 5222, as equipes da SMMU vêm intensificando as vistorias das condições da frota usada pela Sogal. Os fiscais de Transportes estão abordando os coletivos usados pela empresa para uma avaliação geral de diferentes itens, como o estado dos ônibus, cronograma de horários e acessibilidade.

Dúvidas sobre os itinerários e horários das linhas da Sogal podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3472-6233 ou pelo site (www.sogal.com.br). Atrasos, denúncias e reclamações podem ser comunicados a SMMU pelo telefone (51) 3425 7637, no ramal 6524.

Continuar a ler

Transporte

Estações Mathias Velho e Farrapos sofrem alterações e passam a ter trajeto de ônibus

Redação

Publicado

em

Estações Mathias Velho e Farrapos sofrem alterações e passam a ter trajeto de ônibus
A partir de sábado, 22, o trabalho de reconstrução da via férrea da Trensurb chega ao trecho entre as estações Farrapos e Mathias Velho, causando alteração na operação dos trens.
A fim de assegurar o progresso contínuo das obras, o serviço de transporte será complementado, no trecho entre as estações Mathias Velho e Mercado, pelo uso de ônibus em horários específicos: após às 20 horas, de segunda a sábado, e aos domingos e feriados, das 5 às 23 horas.

Entenda como irá acontecer a operação a partir de 22 de março

A Trensurb opera diariamente, das 5h às 23h

Trens

Segunda a sábado:
5h às 20h – Trajeto completo de trem entre Novo Hamburgo e Mercado (em ambos os sentidos)
20h às 23h – Viagem de trem entre Novo Hamburgo e Mathias Velho (em ambos os sentidos)
* Trajeto complementado por ônibus no trecho entre Mathias Velho e MercadoDomingos e feriados:
5h às 23h – Viagem de trem entre Novo Hamburgo e Mathias Velho (em ambos os sentidos)
* Trajeto complementado por ônibus no trecho entre Mathias Velho e Mercado

Ônibus

O serviço de ônibus não conta com cobrança adicional de passagem.

O transbordo trem-ônibus será realizado na Estação Mathias Velho. Os ônibus partem das estações Mercado e Mathias Velho, atendendo também as estações Canoas, Fátima, Niterói, Anchieta, Aeroporto, Farrapos, São Pedro* e Rodoviária*.

*Nas estações São Pedro e Rodoviária:

O embarque e desembarque para ambos os sentidos acontecem na mesma parada, como já é atualmente. Os usuários que desejam se deslocar no sentido Mercado – Mathias Velho devem permanecer no ônibus, que após a parada na Estação Mercado segue para o sentido norte, atendendo a partir da Estação Farrapos até Mathias Velho.

Já os usuários que embarcam na Estação Mercado e desejam se deslocar até a Estação São Pedro ou Rodoviária, têm a opção de desembarcar na Estação Farrapos e embarcar nos ônibus ao lado da estação, sentido Mathias Velho – Mercado.

O embarque nas estações São Pedro e Rodoviária para o sentido Mercado – Mathias Velho acontece até as 22h15.

Estação Mathias Velho (com destino à Estação Mercado)
Segunda a sábado:
20h às 23h45
Domingos e feriados:
5h às 23h45

Estação Mercado (com destino à Estação Mathias Velho)
Segunda a sábado:
20h às 22h25
Domingos e feriados:
4h40 às 22h25

Confira a seguir os pontos de parada junto às estações

Sentido Mathias Velho – Mercado:
Mathias Velho: paradão da Av. Guilherme Schell, junto à estação
Canoas: Av. Guilherme Schell, junto à estação
Fátima: Av. Guilherme Schell, junto à estação
Niterói: Av. Guilherme Schell, junto à estação
Anchieta: Rua. Jose Pedro Boessio esquina com Av. Ernesto Neugebauer, junto à estação
Aeroporto: Av. dos Estados, junto à estação
Farrapos: Av. Farrapos, junto à estação
São Pedro: Rua Voluntários da Pátria, junto à estação
Rodoviária: Av. Castelo Branco, junto à estação
Mercado: Praça Revolução Farroupilha, junto à estaçãoSentido Mercado – Mathias Velho:
Mercado: Praça Revolução Farroupilha, junto à estação
Rodoviária: Av. Castelo Branco, junto à estação
São Pedro: Rua Voluntários da Pátria, junto à estação
Farrapos: Av. Farrapos, em frente à Churrascaria Braseiro
Aeroporto: Av. dos Estados/Ac. Severo Dullius, junto à passarela da estação
Anchieta: Av. Zaida Jarros, em frente à Prossegur
Niterói: Av. Getúlio Vargas, junto à estação
Fátima: Av. Getúlio Vargas, junto à estação
Canoas: Av. Victor Barreto, junto à estação
Mathias Velho: paradão da Av. Guilherme Schell, junto à estação

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques