Conecte-se conosco

header-top


 






 

25/01/2025
 

Transporte

Base aérea de Canoas funcionará 24h por dia

Redação

Publicado

em

Base aérea de Canoas funcionará 24h por dia

Com vistas a aumentar a conectividade aérea no Rio Grande do Sul após o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, desde 3 de maio, o Governo Federal autorizou a Base Aérea de Canoas a ampliar o número de frequências semanais de voos, das atuais 49 para 87, passando a operar 24h por dia.

A distribuição dos novos horários de pousos e decolagens será realizada nesta quinta-feira, 11 de julho, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A data de início das novas operações depende ainda de ajustes na logística de transporte terrestre de passageiros e bagagens entre o Terminal de Passageiros do Aeroporto Salgado Filho e a Base Aérea de Canoas pela Concessionária Fraport Brasil, bem como da oferta de novos voos pelas companhias aéreas.

A autorização seguiu as diretrizes do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e foi viabilizada graças à parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo aeródromo de Canoas, em coordenação com a Anac.

Para autorizar novos voos na Base Aérea de Canoas, os intervalos de tempo entre os horários de pouso e decolagem precisaram ser reduzidos para 1h30m. A infraestrutura do aeródromo também passou por melhorias, implementadas pela Fraport e pelo Comando da Aeronáutica.

Em conjunto com as companhias aéreas e com a Concessionária Fraport, que administra as operações comerciais na Base Aérea de Canoas, o MPor e a Anac seguem trabalhando para ampliar a oferta de voos no local.

Início dos voos em Canoas

A viabilização de voos comerciais na Base Aérea de Canoas teve início em 9 de maio, após um amplo debate envolvendo órgãos do Governo Federal e os agentes do setor aéreo, quando foi estabelecida a malha aérea emergencial mínima para atendimento à população do Rio Grande do Sul.

Em um intervalo de poucas semanas e muito trabalho colaborativo por parte dos agentes envolvidos, foi autorizada a operação inédita e complexa em uma base militar, um marco para o setor aéreo brasileiro.

Transporte

Prefeitura busca recursos federais para renovar frota de ônibus de Canoas

Redação

Publicado

em

Prefeitura busca recursos federais para renovar frota de ônibus de Canoas

O prefeito de Canoas, Airton Souza, reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 16, em Brasília, com representantes do Ministério das Cidades para tratar de alternativas para efetuar melhorias no transporte público da cidade. O objetivo da reunião foi obter informações sobre as linhas de financiamento disponíveis para a renovação da frota canoense.

A renovação resultará em economia para o município por conta da melhor eficiência de ônibus mais novos e mais apropriados para cada linha. Também será possível à administração municipal reduzir o subsídio da passagem, visto que os custos de operação deverão cair e, com isso, o custo do bilhete também.

“Fiquei muito empolgado com as alternativas que nos foram apresentadas”, comentou o prefeito Airton Souza logo após a reunião. “Quero ter mudanças positivas no transporte público de Canoas colocadas em prática em um curto tempo. Temos certeza de que dá para melhorar bastante.”

Demais presentes

Os secretários municipais da Fazenda, João Portella, e de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, também participaram da reunião. Os representantes do Ministério das Cidades foram o diretor do Departamento de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano da pasta, Marcos Daniel Souza dos Santos, e o coordenador geral de Fomento à Mobilidade Urbana, Ricardo Caiado.

Continuar a ler

Transporte

Rio Grande do Sul terá duas novas rotas de voos da Gol a partir de maio

Redação

Publicado

em

Rio Grande do Sul terá duas novas rotas de voos da Gol a partir de maio

Após a retomada em plena capacidade do Aeroporto Internacional Salgado Filho, o Rio Grande do Sul passará a ter duas novas rotas de voos a partir de maio.

A GOL Linhas Aéreas anunciou, nesta terça-feira, 14, o lançamento dos trechos Porto Alegre-Buenos Aires e a rota exclusiva ligando Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (RIOgaleão), no Rio de Janeiro.

“Recebemos com grande entusiasmo os novos voos da GOL para o Rio Grande, materializando a demanda de expansão que esteve em pauta em nosso diálogo frequente com a companhia. Isso não apenas reafirma a confiança da aviação comercial na reconstrução que estamos liderando, por meio do Plano Rio Grande, mas também simboliza o reconhecimento do potencial de nosso Estado como um destino estratégico”, afirmou o governador Eduardo Leite.

“As novas conexões fortalecem o turismo, e são um impulso significativo para promover nossa cultura, gastronomia, paisagens e hospitalidade. O anúncio se alinha ao propósito do Estado, que, com o lançamento da maior campanha nacional de turismo de sua história, tem mostrado ao Brasil e ao mundo que o Rio Grande do Sul está pronto para receber a todos de braços abertos”, destacou.

Ligação direta com Buenos Aires

A partir de 5 de maio, a rota que ligará a capital gaúcha ao aeroporto Aeroparque (AEP), em Buenos Aires, estará disponível, com três frequências semanais diretas. Os novos voos atendem à crescente demanda de viajantes a negócios entre os países e fomentam o turismo no Estado e na capital argentina.

A rota que ligará Caxias do Sul ao aeroporto RIOgaleão terá duas frequências semanais a partir de 6 de maio, tornando-se a única ligação sem escalas entre essas regiões. O trecho também atende ao interesse turístico em ambos os estados, além de uma ampla variedade de destinos nacionais e internacionais à disposição em conexões no Galeão.

Os voos para as novas rotas no Rio Grande do Sul serão operados em modelos Boeing 737 MAX 8. Os bilhetes estão disponíveis no site, agências de viagem e demais canais de contato da companhia aérea.

Continuar a ler

Transporte

Reabertura das estações da Trensurb em Porto Alegre vira presente de Natal para os gaúchos

Redação

Publicado

em

Reabertura das estações da Trensurb em Porto Alegre vira presente de Natal para os gaúchos

Em um gesto que simboliza a retomada da normalidade durante as festividades de fim de ano, a Trensurb anunciou a reabertura das estações que permaneciam fechadas desde a enchente de maio, nesta terça-feira,  24 de dezembro, um momento esperado para milhares de passageiros que dependem do sistema ferroviário para se deslocarem pela Região Metropolitana de Porto Alegre.

A retomada do serviço

Os trens voltam a circular da Estação Novo Hamburgo até as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado, entre 5 horas às 20 horas, de segunda a sexta-feira, com intervalo entre eles estimado em 12 minutos – após esse horário, e também aos domingos, o serviço será realizado com ônibus por meio de baldeação saindo do centro da Capital até a Estação Farrapos, com valor R$ 4,50.

O serviço, que deve atender até 110 mil passageiros por dia, ficou totalmente suspenso em maio. Posteriormente, a operação foi retomada de forma emergencial entre as cidades de Novo Hamburgo e Canoas.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques