Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

06/10/2024
 

Educação

Governo estadual lança campanha para doação de livros e materiais escolares após enchentes

Redação

Publicado

em

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) iniciou nesta semana a Campanha Mochila Cheia. A iniciativa visa a doação de livros e materiais escolares para crianças e jovens da Rede Estadual afetados pelas enchentes.

A ação tem como objetivo arrecadar o maior número possível de itens escolares, com previsão de que sejam compostos cerca de 100 mil kits completos e em boas condições para volta às aulas em todo o Estado.

Entre os materiais sugeridos para doação estão caderno, conjunto de lápis, apontador, giz de cera, caneta, estojo, lapiseira, calculadora, réguas e squeezes. Também são aceitos livros de literatura infanto-juvenil.

Junto com a arrecadação, será realizada a seleção e a organização dos donativos de acordo com idade e série escolar para compor cada kit. Os trabalho será coordenado pela Direção-Geral da Seduc, após levantamento das demandas emergenciais para minimizar os impactos das enchentes na rede escolar.

Além disso, a Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação da Seduc estima que será necessário recompor o acervo mínimo em 138 bibliotecas escolares destruídas pelas enchentes.

Para isso, são necessários 48.662 títulos de literatura brasileira e universal em bom estado. A intenção é arrecadar aproximadamente cinco exemplares por aluno e atingir a meta de 245.090 livros doados.

A titular da Seduc, Raquel Teixeira, explica que o foco das ações do Estado, no primeiro momento da crise meteorológica, estava direcionado para a urgência do resgate de vidas humanas e animais, envolvendo cuidados básicos, como a garantia de abrigo e alimentação. A partir de agora, segundo ela, começa uma nova etapa: a reconstrução do Rio Grande do Sul, com ênfase na área da Educação.

Em Porto Alegre, as doações podem ser feitas na Escola Estadual Maria Thereza da Silveira (rua Furriel Luíz Antônio de Vargas, 135, bairro Bela Vista), primeiro ponto de coleta da campanha. O espaço para doações funciona das 10h às 16h, com equipes da Seduc que recebem os materiais e preparam os kits.

No resto do Estado, as doações serão organizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Os interessados em participar da campanha Mochila Cheia devem entrar em contato com a CRE de cada região para obterem informação sobre os locais onde os itens estão sendo recebidos.

O que doar

  • Mochilas
  • Cadernos
  • Calculadora
  • Canetas (azul, preta ou vermelha)
  • Caixas de grafite
  • Lapiseiras
  • Réguas
  • Lápis de cor – Kit
  • Caneta hidrocor – Kit
  • Lápis preto
  • Apontadores
  • Estojos
  • Squeezes
  • Livros de literatura

Educação

Aulas na EMEI Gilda Schiavon são retomadas nesta segunda-feira 

Redação

Publicado

em

Aulas na EMEI Gilda Schiavon são retomadas nesta segunda-feira 

Nesta segunda-feira, 30, voltaram as aulas na EMEI Gilda Schiavon, no bairro Rio Branco. Após a enchente de maio, a escola passou pela recuperação completa do espaço.

Com esta retomada, Canoas passa a ter 37 das 39 instituições de Educação Infantil em atividade.

Continuar a ler

Educação

EMEF Erna Würth recebe oficina criativa gratuita promovida pelo projeto Estância da Arte

Redação

Publicado

em

EMEF Erna Würth recebe oficina criativa gratuita promovida pelo projeto Estância da Arte

O projeto Estância da Arte, que levou a cultura campeira para a Expointer, estará presente também em escolas públicas do Rio Grande do Sul. Serão oferecidas oficinas gratuitas com a artista plástica e arte-educadora Klau Brentano até o final do mês de setembro.

Nesta segunda-feira, dia 30, às 10 horas e às 13 horas, a oficina será ministrada na EMEF Erna Würth, em Canoas.

O cavalo crioulo é o companheiro da lida diária do homem do campo e também animal-símbolo do Rio Grande do Sul. Com as enchentes, o resgate do cavalo “Caramelo”, ganhou destaque nas notícias do mundo todo.

Durante a oficina, as crianças irão reproduzir o cavalo Caramelo em um chaveiro personalizado de tecido – com materiais como tecidos, feltro, lã, entre outros. Os materiais serão oferecidos gratuitamente pelo projeto.

Oficinas

Ao todo, serão ministradas 15 oficinas em nove cidades diferentes. O projeto Estância da Arte chegou a sua 4ª edição em 2024. Com o tema “Sem Fronteiras”, a exposição deste ano convidou o público a explorar novos olhares sobre a vida no campo.

O espaço contou com 48 obras, criadas por sete artistas, incluindo três nomes internacionais: um uruguaio e dois argentinos, e pelo curador da mostra, Marciano Schmitz.

O projeto Estância da Arte, PRONAC 234534, conta com patrocínio master do Banco de Lage Landen e patrocínio de Agrofel, Marcher Brasil e Guaibacar. A realização é da produtora cultural Simples Assim e Ministério da Cultura do Governo Federal – União e Reconstrução, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre a ministrante das oficinas

Artista plástica e arte-educadora, Klau Brentano é formada pela Universidade Feevale, especialista em Educação Especial e Inclusiva, atua como arte-educadora em escolas de Educação Infantil, eventos institucionais, empresariais, projetos culturais com o Ateliê Itinerante, além de conduzir um grupo de empreendedoras criativas.

Continuar a ler

Educação

Canoas suspende aulas na rede municipal na tarde desta quinta-feira, 26

Redação

Publicado

em

Canoas suspende aulas na rede municipal na tarde desta quinta-feira, 26

Por conta da previsão de continuidade da chuva, a Secretaria Municipal de Educação (SME) comunicou que as aulas em toda a rede municipal, EMEIs e EMEFs, estão suspensas na tarde desta quinta-feira, 26.

A SME também infirmou que está avaliando as condições para determinar se haverá aulas ou não na sexta-feira, 27.

Canoas registra cerca de 50mm de chuva em um intervalo de dez horas

Segundo o monitoramento do Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), nesta quinta-feira, 26, entre o período das 0h às 10h, foram registrados quase 50 milímetros (mm) de chuva no município.

De acordo com o Eclima, o bairro Guajuviras teve o maior volume, com 49,8 mm, seguido do Rio Branco (46mm), Marechal Rondon (43,2mm), Estância Velha (43 mm) Mathias Velho (40,8mm), Fátima (40,4mm), Niterói (39 mm)e Centro (38,7mm).

Além de chuva forte, a previsão do tempo ainda apontava para ventos fortes durante temporais. Por volta das 9h25, as rajadas atingiram a velocidade de 60 km/h no município.

Casas de bombas e motores em pleno funcionamento

A Prefeitura de Canoas informou que todas as oito casas de bombas do município e os 29 motores estão em pleno funcionamento.

O município ainda conta com 50 motobombas, utilizadas após a enchente de maio, à disposição para auxiliar no escoamento da água.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm