Conecte-se conosco

header-top


 






 

24/03/2025
 

Educação

Prazo estendido para inscrições no Enem 2024 termina na sexta-feira

Redação

Publicado

em

Termina na próxima sexta-feira, 14, o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Ministério da Educação pede aos candidatos que fiquem atentos ao cronograma. Houveram alterações para garantir a participação dos estudantes do Rio Grande do Sul, prejudicados pelas enchentes que, entre o final de abril e o mês de maio, atingiram o estado.

Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 85, e deve ser paga até 19 de junho.

O Inep aplicará as provas em todo no país nos dias 3 e 10 de novembro.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também vão até 14 de junho.

Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de inscrição.

O Ministério da Educação divulgou balanço contabilizando que praticamente 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem em estados como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No Rio Grande do Sul, embora a rede de ensino ainda esteja em recuperação das enchentes, mais de 70% dos formandos da rede pública estão inscritos, segundo a pasta.

Enem

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

Educação

Escolas municipais de Canoas são contempladas com doação de livros de educação financeira

Redação

Publicado

em

Escolas municipais de Canoas são contempladas com doação de livros de educação financeira

Um total de 20 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) da rede municipal de ensino serão contempladas com a doação de livros por meio de uma parceria apoiada pela iniciativa privada.

Na quarta-feira, 19, a EMEF Arthur Pereira de Vargas, do bairro Harmonia, foi a primeira a receber os títulos da coleção Pé-de-Meia: Economia que se aprende criando. Foram entregues três kits, que somam 18 livros, na unidade de ensino contemplada pelo projeto patrocinado pela empresa de soluções financeiras Rands.

“Estamos aqui na EMEF Arthur Pereira de Vargas para fazer a entrega dos livros da coleção e nosso objetivo, como patrocinadores, é realmente fazer a doação desses exemplares para as escolas atingidas pela enchente”, disse a representante da Rands, Thaís Tomiello.

Promovido por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o Pé-de-Meia une produção artística e educação financeira por meio de livros e oficinas voltadas a professores, educadores e alunos. De autoria da escritora Vivi Costa, com ilustrações de Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso, a coleção possui três volumes e ambos destinados ao público pré-adolescente, de 11 a 14 anos.

Continuar a ler

Educação

Mais 138 vagas de Educação Infantil são abertas em Canoas

Redação

Publicado

em

Mais 138 vagas de Educação Infantil são abertas em Canoas

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), confirmou 138 novas vagas para a Educação Infantil em escolas privadas credenciadas. A ampliação está sendo viabilizada mediante a compra de vagas junto a instituições privadas que prestam serviços no atendimento desse público.

Os sorteios das vagas entre os inscritos estão previstos para os dias 20 e 21 de março, enquanto o chamamento deve acontecer na última semana de março.

Continuar a ler

Educação

Carreta Digital oferece cursos de tecnologia e inovação para alunos de baixa renda de Canoas

Redação

Publicado

em

Carreta Digital oferece cursos de tecnologia e inovação para alunos de baixa renda de Canoas

As aulas dos cursos gratuitos do projeto Carreta Digital no município tiveram início na segunda-feira, 10. As qualificações voltadas para alunos de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social acontecerão nas instalações do veículo itinerante estacionado na EMEF David Canabarro, no bairro Mathias Velho. A previsão é que a unidade móvel também visite ainda outras EMEFs da rede municipal de ensino.

O projeto utiliza um ambiente físico real e imersivo, conhecido como Espaço Maker, equipado com materiais de alta tecnologia que os alunos podem explorar de maneira prática. Toda a estrutura fica dentro da carreta que percorre diferentes regiões do país, sempre proporcionando que aulas presenciais aconteçam, periodicamente, em locais que muitas vezes têm pouco ou nenhum acesso a esse tipo de recurso educacional.

“O primeiro dia de aulas foi bem legal. Eu fiquei muito feliz por que dava para ver o brilho nos olhos das crianças. Os cursos são bem atuais e já garantem um certificado para os participantes”, descreve o instrutor e professor de desenvolvimento de jogos, Émerson Rodrigues.

Em Canoas, o projeto está com turmas nos cursos de manutenção de celular, montagem e configuração de PC Gamer (computador de alto desempenho) e robótica. Cada um deles possui carga horária de dez horas de aulas práticas presenciais e 20 horas de aulas online. Os participantes possuem idade a partir de 13 anos e estão matriculados do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A Carreta Digital é um inovador projeto de capacitação itinerante executado pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), uma organização dedicada a promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação educacional no Brasil.

Com o apoio do Ministério da Comunicação, a Carreta Digital leva educação tecnológica de ponta diretamente às comunidades e escolas públicas, oferecendo cursos em robótica, computação e outras disciplinas essenciais para o futuro. Em Canoas, a proposta ainda possui a cooperação da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CanoasTec).

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques