Educação
Aulas continuam suspensas na rede municipal de Canoas até 7 de junho

As aulas nas redes municipais de Ensino Infantil e Ensino Fundamental continuarão suspensas até o dia 7 de junho. A deliberação ocorreu por parte da Secretaria Municipal de Educação de Canoas nesta quinta-feira, 30.
A situação será reavaliada a cada semana, até que seja possível confirmar que é possível que as crianças possam voltar às instituições de ensino em segurança.
Das 83 instituições, entre Emeis e Emefs, 41 foram diretamente atingidas pelas enchentes. Das 42 escolas do lado Leste, 25 ainda estão em uso para abrigar pessoas. Outras duas têm em seus espaços a produção de marmitas.
Mais duas escolas passam por obras, o que impede a utilização.
Além da estrutura física dos locais (móveis, materiais didáticos e equipamentos de tecnologia), cerca de 40% dos profissionais da educação e quase metade dos alunos também foram afetados.
A secretaria afirmou, em nota, que segue mobilizada para auxiliar com voluntariado nos abrigos, cadastramento dos acolhidos, auxílio para identificação de possíveis desaparecidos e distribuição das doações.
Educação
Escolas municipais de Canoas são contempladas com doação de livros de educação financeira

Um total de 20 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) da rede municipal de ensino serão contempladas com a doação de livros por meio de uma parceria apoiada pela iniciativa privada.
Na quarta-feira, 19, a EMEF Arthur Pereira de Vargas, do bairro Harmonia, foi a primeira a receber os títulos da coleção Pé-de-Meia: Economia que se aprende criando. Foram entregues três kits, que somam 18 livros, na unidade de ensino contemplada pelo projeto patrocinado pela empresa de soluções financeiras Rands.
“Estamos aqui na EMEF Arthur Pereira de Vargas para fazer a entrega dos livros da coleção e nosso objetivo, como patrocinadores, é realmente fazer a doação desses exemplares para as escolas atingidas pela enchente”, disse a representante da Rands, Thaís Tomiello.
Promovido por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o Pé-de-Meia une produção artística e educação financeira por meio de livros e oficinas voltadas a professores, educadores e alunos. De autoria da escritora Vivi Costa, com ilustrações de Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso, a coleção possui três volumes e ambos destinados ao público pré-adolescente, de 11 a 14 anos.
Educação
Mais 138 vagas de Educação Infantil são abertas em Canoas

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), confirmou 138 novas vagas para a Educação Infantil em escolas privadas credenciadas. A ampliação está sendo viabilizada mediante a compra de vagas junto a instituições privadas que prestam serviços no atendimento desse público.
Os sorteios das vagas entre os inscritos estão previstos para os dias 20 e 21 de março, enquanto o chamamento deve acontecer na última semana de março.
Educação
Carreta Digital oferece cursos de tecnologia e inovação para alunos de baixa renda de Canoas

As aulas dos cursos gratuitos do projeto Carreta Digital no município tiveram início na segunda-feira, 10. As qualificações voltadas para alunos de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social acontecerão nas instalações do veículo itinerante estacionado na EMEF David Canabarro, no bairro Mathias Velho. A previsão é que a unidade móvel também visite ainda outras EMEFs da rede municipal de ensino.
O projeto utiliza um ambiente físico real e imersivo, conhecido como Espaço Maker, equipado com materiais de alta tecnologia que os alunos podem explorar de maneira prática. Toda a estrutura fica dentro da carreta que percorre diferentes regiões do país, sempre proporcionando que aulas presenciais aconteçam, periodicamente, em locais que muitas vezes têm pouco ou nenhum acesso a esse tipo de recurso educacional.
“O primeiro dia de aulas foi bem legal. Eu fiquei muito feliz por que dava para ver o brilho nos olhos das crianças. Os cursos são bem atuais e já garantem um certificado para os participantes”, descreve o instrutor e professor de desenvolvimento de jogos, Émerson Rodrigues.
Em Canoas, o projeto está com turmas nos cursos de manutenção de celular, montagem e configuração de PC Gamer (computador de alto desempenho) e robótica. Cada um deles possui carga horária de dez horas de aulas práticas presenciais e 20 horas de aulas online. Os participantes possuem idade a partir de 13 anos e estão matriculados do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A Carreta Digital é um inovador projeto de capacitação itinerante executado pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), uma organização dedicada a promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação educacional no Brasil.
Com o apoio do Ministério da Comunicação, a Carreta Digital leva educação tecnológica de ponta diretamente às comunidades e escolas públicas, oferecendo cursos em robótica, computação e outras disciplinas essenciais para o futuro. Em Canoas, a proposta ainda possui a cooperação da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CanoasTec).
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Prefeitura de Canoas anuncia início das obras do Muro da Cassol
- Emprego1 semana atrás
Caravana do Emprego oferta vagas em empresa de logística em Canoas na segunda-feira, 17
- Educação1 semana atrás
Mais 138 vagas de Educação Infantil são abertas em Canoas
- Geral1 semana atrás
CICS Cacnoas parabeniza gestão municipal de Canoas por instalação de empresa no município
- Economia1 semana atrás
BRDE alcança R$ 278,7 milhões em novos financiamentos durante Expodireto 2025
- Habitação5 dias atrás
Prefeitura assina autorização do início de obras da construção do Residencial Jacuí
- Geral1 semana atrás
Comissão da Câmara dos Deputados visita dique em Canoas
- Clima7 dias atrás
Defesa Civil do RS alerta para chuva e vento fortes com raios nesta segunda-feira