Educação
Enem dos Concursos é adiado em todo o Brasil por conta do desastre ambiental no Rio Grande do Sul

A ministra da Gestão, Esther Dweck, disse nesta sexta-feira, 3, que seria “impossível” a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) no Rio Grande do Sul que seria realizado domingo, 5.
A declaração da Ministra foi dada logo após a aplicação das provas do “Enem dos Concursos” serem adiadas pelo Governo federal por conta do estado de calamidade em que o estado do Rio Grande do Sul se encontra neste momento, após fortes chuvas assolarem os municípios, causando deslizamentos de terra, bloqueios de vias, enchentes, paralisação dos serviços e das aulas nas escolas municipais e estaduais, além de mais de 30 mortos e 60 desaparecidos.
As provas seriam realizada em 288 cidades do país.
Educação
Vereadores mirins realizam primeira sessão do ano na Câmara de Canoas na próxima quarta-feira

A Câmara Municipal de Canoas recebe, na próxima quarta-feira, 18, a primeira sessão do ano do projeto Vereador Mirim. A atividade está marcada para as 13h30, no plenário do Legislativo.
Participam da sessão os 21 vereadores mirins eleitos em junho de 2025, além de oito suplentes. Os estudantes devem se reunir mensalmente até dezembro deste ano, quando termina o mandato.
A iniciativa envolve alunos do sétimo e oitavo ano das escolas municipais Assis Brasil, Monteiro Lobato, Guajuviras, Edgar Fontoura, Castelo Branco, João Palma, Leonel Brizola e Duque de Caxias. O projeto reúne estudantes dessas instituições em atividades no Legislativo ao longo do ano.
Educação
Diretores e vice-diretores eleitos das escolas municipais tomam posse nesta quarta-feira, 11, em Canoas

Nesta quarta-feira, 11, a posse dos diretores e vice-diretores eleitos para as escolas da rede municipal de ensino de Canoas. A cerimônia ocorre a partir das 14h, no Sesc Canoas, localizado na Avenida Guilherme Schell, 5.340, no Centro.
A eleição para diretores e vice-diretores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e para diretores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) voltou a ser realizada no município após quase dez anos. O último pleito havia ocorrido em 2017. Até o ano passado, a escolha dos gestores escolares era feita por meio de indicação da mantenedora.
O processo seletivo teve início em 21 de janeiro, com a abertura das inscrições para os candidatos. Depois disso, os participantes realizaram um curso sobre gestão escolar e uma prova de conhecimentos específicos. Ao todo, 181 candidatos foram aprovados nessa etapa e seguiram na disputa.
Entre os dias 2 e 5 de março, as chapas apresentaram suas propostas à comunidade escolar. A votação ocorreu na última sexta-feira, 6, com a participação de estudantes, pais e professores.
Os nomes dos eleitos devem ser divulgados por meio de portaria na quinta-feira, 12. O processo seletivo tem validade de quatro anos e exige que os candidatos sejam professores concursados da rede municipal, possuam graduação em licenciatura e não respondam a processo administrativo.
Educação
Canoas inicia entrega de kits uniformes para alunos da rede municipal

A Prefeitura de Canoas realizou, na tarde de segunda-feira, 9, a entrega simbólica de kits de uniformes escolares para alunos da rede municipal. O ato ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jacob Longoni e contou com a presença do prefeito Airton Souza, do vice-prefeito Rodrigo Busato, da secretária municipal de Educação, Beth Colombo, além de vereadores, diretores e representantes de estudantes de escolas da rede.
Os uniformes serão distribuídos gratuitamente para estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Para a aquisição dos kits, o investimento foi de R$ 6.249.920,81.
Cada kit é composto por camisetas de manga curta e manga longa, regata unissex, bermuda de moletom masculina, bermuda de suplex feminina, calça legging feminina e moletom unissex. As peças seguem padronização visual conforme normas municipais. Durante o evento, também foi assinada a homologação da licitação para a compra de tênis escolares.
“A distribuição gratuita de uniformes escolares garante igualdade entre os alunos, alivia o orçamento das famílias e reforça o compromisso do município com uma educação pública mais digna, inclusiva e acolhedora”, afirmou o prefeito Airton Souza.
O vice-prefeito Rodrigo Busato também destacou a iniciativa.
“A entrega dos uniformes reforça o compromisso da administração com a equidade e com a valorização da educação pública”, disse.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Beth Colombo, a previsão é de que a entrega dos tênis ocorra no segundo semestre de 2026.
“Hoje é um dia de festa para a Educação com a entrega dos uniformes, que está com todas as peças modernizadas”, afirmou.
O diretor da EMEF Jacob Longoni, Marcelo Barnetche Kauer, ressaltou a importância do uniforme para o ambiente escolar.
“Ele dá uma sensação de segurança, porque as escolas sabem exatamente quem está entrando na instituição e também é uma questão de equidade, com todos eles vestidos de forma igual. A distribuição dos uniformes traz conforto e segurança para as famílias, que sempre cobram bastante este assunto. Por isso, estamos muito felizes por nossa escola ter sido a escolhida para esta entrega simbólica”, disse.
Entre os estudantes, a iniciativa também foi destacada. A aluna do sétimo ano da EMEF Jacob Longoni, Gabriela Aglieti, de 12 anos, avaliou que o uniforme contribui para o cotidiano escolar.
“Ajuda na identificação dos alunos e também como uma questão social, na garantia do agasalho para aquelas crianças necessitadas. Já o tênis trará conforto para as aulas de educação física, já que muitos alunos acabam vindo de sandália ou chinelo para as aulas. Então acho ótimo todos terem a oportunidade de terem seus tênis”, afirmou.

Educação1 semana atrásCanoas assina homologação para contratação de 500 monitores de inclusão na rede municipal

Defesa Civil1 semana atrásCanoas inaugura loja solidária Veste Amor para doação de roupas a famílias em situação de vulnerabilidade

Sem categoria1 semana atrásBrasil cria Parque Nacional Marinho do Albardão: uma vitória que levou décadas

Social5 dias atrásCanoas inicia programação “Cuidar de Quem Cuida” para mulheres atendidas pelos CRAS no mês da mulher

Educação6 dias atrásDiretores e vice-diretores eleitos das escolas municipais tomam posse nesta quarta-feira, 11, em Canoas

Saúde4 dias atrásLiga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas lança projeto “Tempo de Cuidar” para pacientes oncológicos

Social4 dias atrásCanoas promove evento “Reconstruir para Prosperar” com cursos gratuitos e apoio a famílias do Aluguel Social

Geral4 dias atrásSábado Solidário mobiliza Canoas para arrecadar alimentos; saiba os pontos de coleta




























































