Conecte-se conosco

header-top


 






 

29/04/2025
 

Saúde

Simers pede investigação sobre troca de comando do Hospital Universitário

Redação

Publicado

em

Mutirão de cateterismo no HU busca agilizar tratamentos e liberar leitos 

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) enviou um ofício ao Ministério Público estadual a respeito da nova empresa que deve ficar responsável pela operação e execução dos serviços no Hospital Universitário (HU) de Canoas. A carta, entregue pela entidade ao órgão nesta semana, demonstra inquietação sobre os rumos da casa de saúde.

“Estamos preocupados com a falta de informações sobre o processo. Por isso, encaminhamos ofício ao Ministério Público estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Canoas, uma vez que já foram identificadas irregularidades em outros estados em que a empresa tanto prestou como onde ainda presta serviços”, explica o vice-presidente do Simers, Fernando Uberti.

No documento, o sindicato solicita ao MP que verifique a contratualização entre a prefeitura e a Associação Saúde em Movimento (ASM), cuja proposta foi a vencedora do edital publicado pelo município no ano passado. “O Simers acredita que é fundamental uma apuração com todo o rigor, para evitar os riscos aos usuários do Sistema Único de Saúde. Isso porque, até o momento, não foi apresentada qualquer indicação de manutenção do quantitativo mínimo de insumos e de pessoal, incluindo o número de médicos, para continuidade ao serviço que é gerido pela própria prefeitura desde maio de 2022”, afirma Uberti.

Com sede na Bahia, a AMS tem em seu histórico uma decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) que, em maio de 2021, aprovou o bloqueio do pagamento da Secretaria de Saúde para a empresa, após identificar inconformidades na execução do contrato para a gestão do Hospital de Campanha da Polícia Militar do DF (PMDF). Já em 2023, um novo bloqueio de contas aconteceu no Tocantins, motivado pelo atraso no pagamento dos profissionais que atuam nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) de cinco hospitais estaduais.

Histórico

Situação semelhante ocorreu no começo do ano no próprio HU. Mesmo com a gestão feita pela prefeitura, o hospital teve as contas bloqueadas por conta de decisão judicial contra a Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam), devido a uma ação trabalhista no Espírito Santo. A empresa, que fazia a gestão da casa de saúde canoense antes da intervenção do governo municipal, ainda tinha seu CNPJ vinculado à instituição. A situação durou quase um mês, entre 19 de fevereiro e 14 de março.

Em nota, a Prefeitura de Canoas informou que encaminhou o caso à Procuradoria-Geral do Município. O órgão deverá verificar o histórico da empresa antes que a licitação seja sancionada pelo prefeito Jairo Jorge. O Executivo municipal deve se manifestar novamente apenas após a emissão de parecer sobre o assunto por parte da procuradoria.

Saúde

Daniela Oliveira toma posse como diretora do Hospital Nossa Senhora das Graças

Redação

Publicado

em

Daniela Oliveira toma posse como diretora do Hospital Nossa Senhora das Graças

O prefeito de Canoas, Airton Souza, anunciou na manhã desta terça-feira, 29, mudanças na Secretaria Municipal da Saúde. O anúncio ocorreu durante o ato da posse da nova diretora do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Daniela Oliveira.

“Não tem missão mais nobre neste momento na nossa cidade do que trabalhar em saúde”, disse o prefeito Airton Souza durante a posse da nova diretora. “É um desafio muito grande fazer a gestão da saúde, mas nós vamos vencer. Estamos trabalhando e não falta esforço da nossa parte.”

Daniela Oliveira é enfermeira de formação e servidora do quadro permanente do Município. Ela deixa a secretaria adjunta de Gestão Hospitalar para assumir a direção do HNSG.

“Chego para um grande desafio profissional, que me deixa muito feliz. O nosso papel é resolver problemas e transformá-los em soluções”, declarou a diretora.

O secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez, também destacou o esforço da administração municipal em gerir a saúde e melhorar as condições de trabalho e atendimento do HNSG.

“Nós estamos juntos para ajudar neste grande desafio.”

O enfermeiro Gustavo Corrêa, até então secretário adjunto de Gestão e Planejamento da Secretaria Municipal da Saúde, assume a Gestão Hospitalar. A secretaria adjunta de Gestão e Planejamento ficará sob responsabilidade de Michele Chaves Inácio, servidora do Município há 18 anos e até então diretora administrativa na Secretaria Municipal da Saúde.

A chefia de gabinete da secretaria passa a ser ocupada por Patricia Bertoglio, profissional com passagens pelas secretarias de Relações Institucionais e Obras, entre outras pastas, além de atuação na Câmara de Vereadores.

Continuar a ler

Saúde

Canoas tem 135 casos confirmados de pessoas com dengue; 13 no bairro Harmonia

Redação

Publicado

em

Canoas tem 135 casos confirmados de pessoas com dengue; 13 no bairro Harmonia

Em Canoas, o número de notificações é de 681, sendo 135 casos confirmados, 10 inconclusivos, 108 em investigação e 428 descartados. Até o momento, não há registro de óbitos em função da doença em 2025.

Nesta sexta-feira, o prfeito Airton souza esteve no bairro Harmonia, acompnhado de agentes da Vigilância Sanitária, que apontaram que há 13 casos positivos na região.

Porto Alegre decreta situação de emergência

Com quase 20 mil ocorrências suspeitas notificadas e 4,2 mil casos de dengue confirmados em 2025 na cidade, o prefeito Sebastião Melo decretou situação de emergência em saúde pública. O decreto foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de quinta-feira, 17.

A decisão busca intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e garantir uma resposta rápida e coordenada frente ao agravamento do cenário epidemiológico. Porto Alegre registra dois óbitos pela doença: duas mulheres, de 59 e 72 anos, ambas com comorbidades.

O decreto autoriza uma série de ações administrativas excepcionais para conter o avanço da epidemia e minimizar os impactos na saúde pública. Entre as principais medidas, estão: aquisição imediata de insumos, prorrogação de contratos e convênios, assistência médica a pacientes e ações de controle ambiental; realocação de servidores para áreas com maior demanda, suspensão de férias e folgas de servidores municipais envolvidos diretamente no combate à epidemia.

Mobilização

As ações de campo serão intensificadas, com agentes comunitários de saúde e de combate a endemias realizando visitas domiciliares para identificar e eliminar criadouros do mosquito.

As denúncias recebidas via 156 terão tratamento prioritário, especialmente nas áreas com maior concentração de casos.

Em casos de sintomas leves de dengue, como dor de cabeça, no corpo e febre, a população deve procurar a sua unidade de saúde. Já pessoas com sinais de alarme, como vômitos persistentes, dor abdominal intensa, tontura, sangramentos, dificuldade para se alimentar ou sinais de desidratação, devem buscar imediatamente serviços de urgência, como a UPA ou qualquer pronto atendimento da Capital.

Principais sintomas da dengue:

  • Febre
  • Vômito
  • Dor no corpo
  • Dor de cabeça

Cuidados redobrados:

  • Evitar água parada em qualquer recipiente;
  • Descartar o lixo corretamente;
  • Manter caixas d’água e lixeiras bem tampadas;
  • Limpar calhas e colocar telas nos ralos;
  • Tratar adequadamente a água de piscinas;
  • Evitar acúmulo de água em piscinas plásticas e brinquedos.
Continuar a ler

Saúde

Prefeitura de Canoas e governo do Estado avaliam transferência do Pronto Socorro para Hospital Universitário

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas e governo do Estado avaliam transferência do Pronto Socorro para Hospital Universitário

Representantes da Prefeitura de Canoas, governo do Estado e direção do Hospital Universitário (HU) reuniram-se na quarta-feira, 23, para analisar a viabilidade de transferência do Hospital de Pronto-socorro (HPSC), que atualmente funciona junto ao Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), para a estrutura do HU.

A medida, que devolveria ao HNSG parte de seu prédio, e daria ao HPSC mais espaço físico para atender a população, segue em estudos e outras reuniões entre Prefeitura e governo do Estado ainda serão realizadas para definir a implementação.

O atendimento do HPSC foi transferido para dentro da estrutura do HNSG após as enchentes de maio de 2024, quando o prédio do HPSC no bairro Mathias Velho foi parcialmente destruído. A sede do HPSC permanece em obras e ainda não há data definida para a sua reabertura. A transferência do HPSC para o edifício onde hoje funciona o ambulatório do HU está em avaliação pela administração municipal e o objetivo é devolver ao HNSG e ao HPSC a capacidade de funcionar plenamente.

“Estamos começando esse estudo, é uma intenção da administração municipal. Entendemos que é possível e essa visita é para que a gente possa ouvir o HU”, comentou o secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez. “O apoio do Estado é muito importante para que possamos caminhar para as soluções.”

O vice-prefeito Rodrigo Busato defendeu que é preciso encontrar soluções que resultem em melhorias no atendimento da população em todos os hospitais da cidade. “

Para que voltemos à normalidade e possamos oferecer o que os canoenses precisam e merecem”, argumentou o vice-prefeito. O secretário municipal geral de Governo, João Portella, destacou que a Prefeitura está trabalhando com agilidade garantir melhores condições na rede de saúde do Município. “O atendimento da população não pode esperar. Está chegando o inverno, que é um período difícil. Nós temos que solucionar isso.”

Após a reunião, o grupo realizou uma visita ao HU para avaliar o espaço físico que poderá ser disponibilizado para o HPSC, caso a transferência seja confirmada. A ideia é reformar o edifício onde hoje funciona o ambulatório do HU, e onde também há um depósito de equipamentos de saúde obsoletos.

“Temos uma estrutura única no HU e acredito que podemos receber o HPSC”, comentou a diretora do HU, Raquel Almeida Caetano.

A diretora do Departamento Estadual de Regulação da Secretaria Estadual da Saúde, Suelen da Silva Arduin, destacou que há boa vontade do governo do Estado em apoiar soluções para a saúde de Canoas. “Estamos esperançosos. A rede de Canoas é fundamental para que a gente consiga atender a população. O bom funcionamento dessa rede impacta o Estado todo.”

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques