Conecte-se conosco

header-top







 

21/11/2025
 

Saúde

DENGUE: unidades de saúde CAIC, Estância Velha e Guajuviras começam a funcionar com equipes médicas ampliadas

Redação

Publicado

em

Quatro UBS's, uma por quadrante, atenderão aos sábados pacientes com doenças respiratórias em Canoas

As unidades de saúde CAIC, Estância Velha e Guajuviras começam a atender com equipes médicas ampliadas. Os locais contam agora com dois médicos a mais, responsáveis por atender exclusivamente casos da doença, das 16h às 19h.

As três unidades são referência para a região, que concentra o maior número de casos confirmados de dengue na cidade.

Para a gestora da Unidade de Saúde Estância Velha, Patrícia Muller, os novos profissionais são fundamentais para auxiliar nos atendimentos.

“Estamos registrando muitos casos de dengue, o que acabava sobrecarregando o atendimento. Então esses profissionais vieram para agregar o serviço e desafogar um pouco a demanda em excesso. Já é uma grande ajuda para toda a equipe e para os usuários, que são atendidos de forma mais rápida”, explicou.

Confira o endereço das unidade de saúde:

Unidade de Saúde CAIC
Horário: segunda a sexta-feira, 7h às 19h
Endereço: Av. 17 de Abril, 241 – Bairro Guajuviras
Telefone: (51) 3236-1656

Unidade de Saúde Guajuviras
Horário: segunda a sexta-feira, 7h às 19h
Endereço: Av.17 de Abril, 1991- Guajuviras
Telefone: (51) 3236-4640

Unidade de Saúde Estância Velha
Horário: segunda a sexta-feira, 8h às 19h
Endereço: Rua São Matheus s/n.° – Bairro Estância Velha
Telefone: (51) 3236-1637

Casos de dengue confirmados em Canoas:

Ao todo, Canoas registra 2.781 casos de dengue, sendo 2.771 autóctones e 10 importados. Os bairros com maior número de casos são Estância Velha, com 958 casos; Guajuviras, com 527, e Nossa Senhora

 

Saúde

Simers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde

Redação

Publicado

em

Simers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde

A possibilidade de federalização do Hospital Universitário (HU) de Canoas foi discutida em reunião realizada na terça-feira, 18, entre representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES). O encontro contou com a participação do presidente do Simers, Marcelo Matias, e da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

Durante a reunião, Matias afirmou que a incorporação do HU pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) poderia contribuir para a reorganização da assistência em saúde no município. Segundo ele, a unidade estaria sendo subutilizada devido à falta de investimentos e de recursos para custeio, o que afeta o atendimento prestado à população de Canoas e de outros municípios que têm o hospital como referência.

O presidente do Simers afirmou ainda que a possível gestão do HU pelo GHC, entidade federal que, de acordo com o sindicato, já demonstrou interesse na administração, permitiria que a Prefeitura de Canoas destinasse mais recursos a outras unidades de saúde do município.

A proposta de federalização do hospital vem sendo apresentada pelo Simers em diferentes esferas institucionais, como o Ministério Público, Câmara dos Deputados, Senado, Assembleia Legislativa e secretarias municipais de Saúde.

Continuar a ler

Saúde

UBS Mathias Velho em Canoas recebe equipamentos doados para melhorar estrutura de atendimento

Redação

Publicado

em

Foto: Bruna Ourique/PMC

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Mathias Velho recebeu, na tarde de sexta-feira, 14, a doação de 14 aparelhos de ar-condicionado, cortinas blackout, um frigobar e um bebedouro. A entrega, realizada na própria unidade, ocorreu em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), Secretaria de Assistência Social, Conselho Local da UBS e a L’Oréal. Os equipamentos serão utilizados para aprimorar o ambiente de atendimento e as condições de trabalho das equipes.

O prefeito Airton Souza ressaltou o volume de atendimentos realizados na unidade.

“Aqui na UBS Mathias Velho são realizados atendimentos a cerca de 18 mil pessoas. Melhorar a qualidade dos serviços gera satisfação para os canoenses e oferece melhores condições de trabalho para nossos servidores. É um gesto que demonstra cuidado e atenção”, afirmou.

A enfermeira responsável pela UBS, Eliana Andrade, reforçou a relação entre estrutura física e atendimento.

“Nosso dia a dia é dedicado a fazer de cada atendimento um momento melhor para todos, seja por meio de um olhar atento ou de um serviço de qualidade”, disse.

O secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, comentou sobre o impacto da iniciativa.

“Nosso trabalho se resume em oferecer serviços de qualidade para a população de Canoas. Avançar na qualificação dos espaços e do atendimento é sempre o melhor caminho”, declarou.

A secretária municipal da Saúde, Ana Regina Boll, também destacou a parceria.

“Estamos muito contentes em receber os 14 ares-condicionados e as cortinas blackout, que vão melhorar o ambiente para todos os usuários. Essa sensibilidade da Assistência Social contribui diretamente para a qualificação dos serviços de saúde”, afirmou.

Continuar a ler

Saúde

Audiência pública debate crise no IPE-Saúde e cobra soluções urgentes

Redação

Publicado

em

Foto: Karen Mendes

A crise no atendimento do IPE-Saúde foi tema de uma audiência pública realizada na manhã do dia 13 de novembro, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A atividade foi proposta pelo deputado estadual Halley Lino (PT) e reuniu representantes de diversas entidades do funcionalismo, usuários do plano e parlamentares. Durante o encontro, servidores relataram dificuldades para acessar consultas, exames e procedimentos médicos devido à falta de credenciados, à escassez de especialistas em diversas regiões e aos atrasos nos repasses. Um dos momentos mais comoventes foi o depoimento de um pai que perdeu a filha de 11 meses após não conseguir atendimento adequado. Segundo ele, foram tentativas frustradas com vários pediatras tanto pelo IPE quanto pelo SUS. Participantes também destacaram a instabilidade na gestão do instituto, com cinco presidentes em pouco mais de um ano, como sinal da falta de prioridade dada ao tema. Houve críticas à desigualdade no acesso: enquanto a Região Metropolitana de Porto Alegre conta com mais opções de atendimento, o interior do estado enfrenta sérias limitações, mesmo com contribuições equivalentes dos usuários. Como encaminhamento, será solicitado um encontro com o atual presidente do IPE-Saúde, Paulo Rogério Silva dos Santos, para apresentação de um documento reunindo os relatos, críticas e propostas apresentadas durante a audiência.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques