Conecte-se conosco

header-top


 






 

26/01/2025
 

Saúde

Comitê contra o Aedes aegypti anuncia reforço da Força Aérea Brasileira

Redação

Publicado

em

Após a publicação do decreto que declara situação de emergência em saúde pública no município, o Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses (doenças transmitidas pelo Aedes aegypti) fez uma reunião de alinhamento para as ações que devem ser desenvolvidas. Durante o encontro, foi comunicado que a partir desta quarta-feira, 27, um grupo de 20 soldados do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) vai participar da força-tarefa, em parceria com a Defesa Civil e Agentes de Combate às Endemias, para conscientizar a população e combater os focos do mosquito.

O secretário de Saúde, Jurandir Maciel, enfatizou a importância da iniciativa no combate à proliferação do mosquito da dengue e a agilidade que essa situação exige. “Precisamos de muito mais braços para fazer com que a dengue não se alastre por toda a cidade. Importante o nosso planejamento para que as estruturas de atendimento suportem a demanda que hoje está concentrada, principalmente, nas UPAs Rio Branco e Boqueirão”, salientou o secretário.

Composto por representantes de diferentes secretarias municipais, além de integrantes das instituições de saúde do município, o Comitê tem por objetivo promover a união de esforços na prevenção e enfrentamento da epidemia de dengue. “Os números registrados até o momento só não são maiores graças ao trabalho iniciado no bairro Estância Velha, onde, através do mapeamento dos pontos de risco, foi possível realizar o bloqueio químico das áreas”, enfatizou Jurandir. Ele lembra que a ação que vai começar nesta semana possibilitará a realização de uma varredura na região, a fim de estancar novos focos.

O médico veterinário Roger Halla apresentou do mapa da distribuição de casos no município, que inicialmente eram tratados como surtos epidêmicos, isolados no bairro Estância Velha e nos setores 6 e 4A do Guajuviras. As regiões de maior incidência da doença são conhecidas através da inclusão dos resultados positivos das testagens de dengue no sistema, permitindo o georreferenciamento.

A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos de dengue na cidade, ao mesmo tempo em que promove ações de conscientização da população, fiscalizando possíveis focos e combatendo a presença do mosquito em diferentes bairros. Com mais de 1.100 casos de dengue confirmados, quase metade deles estão concentrados no bairro Estância Velha.

Saúde

Mutirão de cateterismo no HU busca agilizar tratamentos e liberar leitos 

Redação

Publicado

em

Mutirão de cateterismo no HU busca agilizar tratamentos e liberar leitos 

Até a próxima segunda-feira, 27, o Hospital Universitário de Canoas (HU) realiza um mutirão de 45 procedimentos de cateterismo para pacientes internados.

A ação, que teve início na quarta-feira, 22, tem como objetivo reduzir o tempo de espera de pacientes, alguns aguardando há mais de 120 dias, e liberar leitos essenciais para o atendimento na cidade.

Segundo a gestão municipal, o mutirão busca também ampliar a capacidade de resposta dos leitos de retaguarda para o Hospital Nossa Senhora das Graças, as UPAs e o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas, promovendo maior agilidade no sistema de saúde municipal.

“É um caminho sem volta, nós vamos tratar de todos os represamentos de procedimentos médicos e de cirurgias que estamos precisando fazer”, afirmou o secretário de Saúde, Eduardo Bermudez.

Continuar a ler

Saúde

Mutirão de mamografias em Canoas reduz em 65% a fila de espera pelo exame

Redação

Publicado

em

Mutirão de mamografias em Canoas reduz em 65% a fila de espera pelo exame

Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, no dia 2 de janeiro havia 2.295 pacientes aguardando mamografias em Canoas. De lá até o dia 21 de janeiro já foram realizados 1.477 exames, resultando em uma redução de quase 65% da fila neste período.

Estes resultados foram atingidos principalmente com a implementação de medidas para agilizar as formas de contato da Prefeitura com as pacientes e a ampliação de horários dos exames, permitindo a muitas mulheres fazer suas mamografias fora de seu horário típico de trabalho.

“Temos o compromisso com a população de Canoas: vamos zerar a fila das mamografias. Estamos avançando bastante para atingir esse objetivo. É uma questão muito importante para a saúde da mulher”, declarou o prefeito Airton Souza na manhã desta quarta-feira, 22, no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), durante o ato que marcou a entrega dos primeiros resultados de exames do mutirão.

O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, destacou que a redução das filas de espera para exames é uma demanda da população de Canoas e o compromisso da administração municipal é atendê-la. Busato também disse estar satisfeito com a entrega dos primeiros resultados do mutirão.

“Isso nos deixa ainda mais motivados para seguir esse trabalho”, afirmou o vice-prefeito.

Exame humanizado

No HNSG, as mamografias são realizadas na Sala Rosa, um espaço planejado e decorado para oferecer conforto e tranquilidade às pacientes. Segundo a supervisora de Técnicas Aplicadas à Radiologia do HNSG, Janaína Carvalho, é uma forma de humanizar a realização do exames, que ainda assustam um pouco algumas pacientes.

“Muitas não querem fazer, com medo de sentir dor, mas a gente sente só um desconforto. É muito importante fazer a mamografia.”

Segurança para a saúde de Canoas

O secretário municipal da Saúde de Canoas, Eduardo Bermudez, destaca que o mutirão de mamografias abrange mais do que apenas os exames em si. É também um esforço para agilizar consultas antes e depois do exame e os procedimentos que forem necessários à paciente de acordo com o resultado da sua mamografia.

“Esse mutirão é um primeiro passo para a redução das filas em Canoas. Deveremos ter um fechamento em cerca de duas semanas”, diz Bermudez, sobre a expectativa de zerar a fila nos próximos dias e manter as mamografias acontecendo sem espera para as pacientes a partir daí. “Nós vamos acelerar, vamos dar segurança à saúde.”

Continuar a ler

Saúde

Prefeitura anuncia nomes dos diretores técnicos dos hospitais de Canoas

Redação

Publicado

em

Prefeitura anuncia nomes dos diretores técnicos dos hospitais de Canoas
A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou, na tarde de terça-feira, 21, os nomes dos diretores técnicos responsáveis pelos hospitais canoenses.

Hospital Nossa Senhora das Graças

O Hospital Nossa Senhora das Graças tem como diretor técnico o Dr. Alessandro Louzada.

Hospital de Pronto Socorro

O Hospital de Pronto-Socorro está sob direção técnica do Dr. Álvaro Fernandes.

Hospital Universitário

E o Hospital Universitário está sob responsabilidade do Dr. Rene Xavier de Assumpção Junior.
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques