Saúde
Prefeito Nedy participa de ação contra Dengue no bairro Estância Velha; casos chegam a 96 na região

Na segunda-feira, 19, o prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, participou da operação de pulverização contra a dengue, acompanhado pelo Secretário de Saúde, Jurandir Maciel. A iniciativa visa combater o surto epidêmico nessa região de Canoas.
Sobre a ação
A ação foi realizada no bairro Estância Velha em trechos das ruas Júlio Pereira de Souza, Walter Spiess, Canela, Jabuticabas e Alcides Sabedot.
“Estamos enfrentando um desafio sério com o surto de dengue no nosso país, e em Canoas não é diferente. A Prefeitura está fazendo a sua parte para frear a propagação do vírus, mas é fundamental que cada cidadão esteja atento e adote medidas preventivas em seus lares. Juntos, podemos derrotar a dengue”, enfatizou Nedy.
Dengue em Canoas
A Secretaria de Saúde emitiu um Alerta Epidemiológico após confirmar casos autóctones de dengue. Segundo o boletim semanal, 126 pessoas foram diagnosticadas com a doença em Canoas, sendo 96 casos no bairro Estância Velha. Esses números reforçam a gravidade da situação, configurando um surto epidêmico na região.
Além da aplicação de inseticidas e monitoramento dos casos, a Diretoria de Vigilância em Saúde realiza ações de conscientização e fiscalização de possíveis focos do mosquito transmissor.
As pulverizações ocorrem após a Pesquisa Vetorial Especial (PVE) e são direcionadas a áreas com registros positivos para Dengue, Chikungunya e Zika vírus, visando bloquear a circulação do vírus na região.
Conforme o médico veterinário que é técnico da Saúde de Canoas, Roger Halla, cada morador pode fazer semanalmente uma checagem em seu pátio para verificar se não há focos de mosquitos, observando os métodos de prevenção.
Por exemplo, não acumular entulhos e lixo, verificar potes, vasos de plantas, ralos e calhas de casa, que possam armazenar água, entre outros.
Denúncias de possíveis focos podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones: 08005101234 ou 3236-1079.
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11
Saúde
Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.
O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.
Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.
Saúde
HU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Policial4 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Geral1 semana atrásPrazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral

Cultura1 semana atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12

Saúde1 semana atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS
Geral1 semana atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Habitação1 semana atrásCanoas inicia fase de pós-mutirão para regularização de imóveis da Cohab em fevereiro

Política1 semana atrásVice-Prefeito Rodrigo Busato se reúne com Associação Comunidade 5 Colônias, criada pós-enchente





























































