Saúde
Especialistas explicam porque a dengue pode matar

A atual epidemia de dengue no Brasil preocupa gestores e médicos não somente pela transmissão da doença, mas pelo seu potencial de levar infectados à morte. As pessoas em áreas de risco não somente se preocupam com a prevenção e combate à doença e ao mosquito Aedes aegypti, mas também em como o óbito pode ocorrer em pacientes graves.
A dengue grave (como antes era chamada a dengue hemorrágica) pode causar hipovolemia. Esse estado é caracterizado pela queda brusca da pressão arterial ou hemorragia, decorrente da queda do número de plaquetas no sangue dos infectados. Essas duas complicações podem levar o paciente à morte em pouco tempo. Por isso que serviços de saúde insistem na importância de procurar uma UBS ou hospital assim que começarem os sintomas.
“A dengue é uma doença que mata principalmente pessoas que não tem o diagnóstico precoce. O que a gente vê são pacientes que demoram para procurar atendimento médico e já chegam em estado grave ou pacientes que tiveram manejo clínico inadequado”, pontua Alexandre Naime, infectologista da Unesp.
O infectologista Julio Croda, da Fiocruz, informa que é fundamental a equipe de saúde saber identificar os sinais de alarme da doença, que são:
- dor abdominal;
- vômito persistente
- acúmulo de líquido na barriga, no pulmão e na membrana que envolve o coração;
- sangramento em mucosa;
- confusão mental;
- tontura;
- irritabilidade.
Saúde
Porto Alegre confirma primeiro caso de mpox em 2026; paciente contraiu vírus fora do Estado
Saúde
Farmácia Básica do CAIC estará fechada até a próxima quarta-feira, 18, para reformas

A Farmácia Básica do CAIC, no bairro Guajuviras, estará fechada ao público entre sábado, 14, e quarta-feira, 18, para a realização de reformas no prédio. O atendimento será retomado na quinta-feira, 19, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.
Durante o período de fechamento, serão feitas melhorias na estrutura do espaço, como a troca do piso da recepção e do depósito, reparos em infiltrações nas paredes e pintura interna.
A Farmácia Básica é um serviço público municipal responsável pela distribuição gratuita de medicamentos essenciais, incluindo remédios de uso contínuo. O município conta com unidades em diferentes bairros. A unidade do CAIC fica na Avenida 17 de Abril, s/nº, no bairro Guajuviras.
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11

Serviços5 dias atrásSaiba quais serviços estarão disponíveis em Canoas durante o feriado de Carnaval

Policial1 semana atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Segurança Pública5 dias atrásRio Grande do Sul libera sistema online para emissão da nova Carteira de Identidade
Educação1 semana atrásGoverno do RS encaminha ao Legislativo projeto que prevê reajuste salarial de 5,4% para professores estaduais

Educação2 dias atrásPrefeito de Canoas anuncia entrega de kits escolares para alunos da rede municipal no início do ano letivo

Habitação7 dias atrásCanoas tem mil contratos assinados dos 2 mil contemplados pelo Compra Assistida

Esporte5 dias atrásCanoas abre inscrições para uso de quadras e centros esportivos em 2026

Fazenda1 semana atrásDetranRS alerta para golpes no pagamento de IPVA e licenciamento por PIX
































































