Conecte-se conosco

header-top







 

03/06/2026
 

Saúde

Especialistas explicam porque a dengue pode matar

Redação

Publicado

em

A atual epidemia de dengue no Brasil preocupa gestores e médicos não somente pela transmissão da doença, mas pelo seu potencial de levar infectados à morte. As pessoas em áreas de risco não somente se preocupam com a prevenção e combate à doença e ao mosquito Aedes aegypti, mas também em como o óbito pode ocorrer em pacientes graves.

A dengue grave (como antes era chamada a dengue hemorrágica) pode causar hipovolemia. Esse estado é caracterizado pela queda brusca da pressão arterial ou hemorragia, decorrente da queda do número de plaquetas no sangue dos infectados. Essas duas complicações podem levar o paciente à morte em pouco tempo. Por isso que serviços de saúde insistem na importância de  procurar uma UBS ou hospital assim que começarem os sintomas.

“A dengue é uma doença que mata principalmente pessoas que não tem o diagnóstico precoce. O que a gente vê são pacientes que demoram para procurar atendimento médico e já chegam em estado grave ou pacientes que tiveram manejo clínico inadequado”, pontua Alexandre Naime, infectologista da Unesp.

O infectologista Julio Croda, da Fiocruz, informa que é fundamental a equipe de saúde saber identificar os sinais de alarme da doença, que são:

  • dor abdominal;
  • vômito persistente
  • acúmulo de líquido na barriga, no pulmão e na membrana que envolve o coração;
  • sangramento em mucosa;
  • confusão mental;
  • tontura;
  • irritabilidade.

Saúde

Anvisa determina recolhimento de lote de água mineral Crystal após presença de bactéria

Redação

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote de água mineral natural sem gás da marca Crystal após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em amostras do produto. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 3.

A medida também inclui a suspensão da comercialização e da distribuição do lote LZ1 VAL200127 3 P 200126, produzido pela Mineração Bom Jesus Ltda., em Luziânia, no estado de Goiás.

Segundo a Anvisa, o lote é composto por cerca de 374,4 mil garrafas de 500 ml, fabricadas em 20 de janeiro de 2026, com validade até 20 de janeiro de 2027.

A distribuição ocorreu principalmente no Distrito Federal, que recebeu mais de 230,4 mil unidades. Também foram enviadas 66,7 mil garrafas para cidades de Goiás, 75,7 mil para o interior de São Paulo e 1,4 mil para o Tocantins.

A empresa informou que não há registros de reclamações de consumidores relacionados ao lote. Também afirmou que iniciou o recolhimento imediato junto às distribuidoras e que cerca de 99,2% das unidades já não estão disponíveis para venda.

O problema foi identificado durante uma coleta de rotina feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal. Após a confirmação da presença da bactéria, a vigilância local interditou o lote e comunicou a Anvisa.

A orientação é para que consumidores que tenham produtos do lote afetado não consumam a água e aguardem as instruções da fabricante sobre devolução ou substituição.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa determina recolhimento de lotes de Enalapril após erro de rotulagem nesta terça-feira

Redação

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de nove lotes do medicamento Maleato de Enalapril 20 mg, utilizado no tratamento da hipertensão arterial e de doenças cardíacas. A medida foi publicada nesta terça-feira, 2, no Diário Oficial da União.

Os lotes afetados foram fabricados pela empresa Hipolabor Farmacêutica, que iniciou o recolhimento voluntário após identificar um erro nas informações impressas na embalagem do produto.

Segundo a Anvisa, os comprimidos contêm a dosagem correta de 20 mg, porém a embalagem secundária apresenta uma descrição equivocada da composição, indicando a concentração de 10 mg. O problema foi classificado como desvio de qualidade relacionado à rotulagem e não à formulação do medicamento.

Os lotes atingidos pela medida são:

0062/26M, 0063/26M , 0064/26M, 0088/26M , 0089/26M , 0358/26M , 0415/26M , 0506/26M, 0507/26M.

De acordo com a agência reguladora, a inconsistência nas informações pode gerar riscos de interpretação incorreta da dosagem, especialmente em ambientes hospitalares, onde a embalagem é utilizada como referência para dispensação e administração dos medicamentos.

O enalapril pertence à classe dos inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) e é amplamente utilizado para o tratamento da pressão alta, insuficiência cardíaca e na prevenção de complicações cardiovasculares em determinados pacientes.

A orientação da Anvisa é para que hospitais e demais serviços de saúde suspendam o uso dos lotes envolvidos e sigam as instruções do fabricante para devolução e substituição dos produtos.

Continuar a ler

Saúde

Canoas inicia Operação Inverno nesta segunda-feira para reforçar atendimento de casos gripais

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas inicia nesta segunda-feira, 1º, a Operação Inverno, ação que prevê horários estendidos em unidades de saúde e atendimento voltado a pacientes com sintomas gripais e respiratórios até 30 de setembro. A medida tem como objetivo reduzir a procura por atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais do município durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.

Durante a operação, moradores com sintomas como tosse, coriza, febre, dor no corpo e outros sinais de síndrome gripal poderão procurar atendimento nas unidades de referência definidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

As Unidades de Saúde Mathias Velho e Mato Grande terão atendimento ampliado até as 22h. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Niterói seguirá com atendimento clínico e pediátrico 24 horas por dia.

Também haverá aplicação de vacinas de segunda a sexta-feira, em horário ampliado, nas unidades participantes.

Segundo a SMS, uma ambulância ficará disponível para o transporte de pacientes entre as unidades de saúde e a UPA Niterói durante o período da operação.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques