Saúde
Especialistas explicam porque a dengue pode matar

A atual epidemia de dengue no Brasil preocupa gestores e médicos não somente pela transmissão da doença, mas pelo seu potencial de levar infectados à morte. As pessoas em áreas de risco não somente se preocupam com a prevenção e combate à doença e ao mosquito Aedes aegypti, mas também em como o óbito pode ocorrer em pacientes graves.
A dengue grave (como antes era chamada a dengue hemorrágica) pode causar hipovolemia. Esse estado é caracterizado pela queda brusca da pressão arterial ou hemorragia, decorrente da queda do número de plaquetas no sangue dos infectados. Essas duas complicações podem levar o paciente à morte em pouco tempo. Por isso que serviços de saúde insistem na importância de procurar uma UBS ou hospital assim que começarem os sintomas.
“A dengue é uma doença que mata principalmente pessoas que não tem o diagnóstico precoce. O que a gente vê são pacientes que demoram para procurar atendimento médico e já chegam em estado grave ou pacientes que tiveram manejo clínico inadequado”, pontua Alexandre Naime, infectologista da Unesp.
O infectologista Julio Croda, da Fiocruz, informa que é fundamental a equipe de saúde saber identificar os sinais de alarme da doença, que são:
- dor abdominal;
- vômito persistente
- acúmulo de líquido na barriga, no pulmão e na membrana que envolve o coração;
- sangramento em mucosa;
- confusão mental;
- tontura;
- irritabilidade.
Saúde
Obras alteram atendimentos odontológicos e vacinação em duas UBSs de Canoas

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoas informou que, a partir de segunda-feira, 27, os atendimentos odontológicos e de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Praça América e Cerne serão realizados em outros locais devido às obras de melhoria nas unidades. As mudanças são temporárias e permanecem até a conclusão dos serviços.
Os pacientes da UBS Praça América que precisarem de atendimento odontológico deverão procurar a UBS Mathias Velho, na Avenida Rio Grande do Sul, 1.615. Já os usuários da UBS Cerne serão atendidos na UBS União, localizada na Rua São Borja, 595.
Durante o período das obras, a vacinação poderá ser realizada em qualquer unidade básica de saúde do município, conforme a preferência do usuário ou na unidade mais próxima de sua residência.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as intervenções nas duas UBSs exigem a transferência temporária desses serviços para garantir a continuidade dos atendimentos à população.
Saúde
UBS Olaria recebe ação de conscientização sobre violência contra a mulher em Canoas

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Olaria recebeu, nesta sexta-feira, 24, uma ação de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão e integrou a programação do Dia 25 Laranja, campanha mensal voltada à prevenção e ao combate à violência de gênero.
A atividade contou com a participação da secretária municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão, Maria Beatris Conter Arruda, e da diretora da Mulher, Sara Amaral Ávila. Durante a programação, foi realizada uma roda de conversa com servidores da unidade de saúde, abordando os diferentes tipos de violência contra a mulher, os serviços de acolhimento e os canais de denúncia disponíveis no município.
Segundo a Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão, a ação também teve como objetivo orientar os profissionais da rede pública sobre a identificação de casos de violência e o encaminhamento das vítimas aos serviços especializados.
O Dia 25 Laranja é realizado mensalmente em Canoas e inclui ações educativas, distribuição de materiais informativos e divulgação dos canais de denúncia e da rede de proteção às mulheres.
“Levar palestras sobre feminicídio às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é uma estratégia fundamental de prevenção, acolhimento e proteção às mulheres. As UBSs são, muitas vezes, a principal porta de entrada da população aos serviços públicos, e é nesse espaço que inúmeras mulheres em situação de violência procuram atendimento por dores, ansiedade, depressão, lesões ou outros problemas de saúde, sem conseguir revelar a verdadeira causa do seu sofrimento”, afirmou a secretária Maria Beatris Conter Arruda.
“Ao promover palestras aos profissionais de saúde sobre o tema, levamos a informação para quem será o primeiro contato desta vítima, esclarecendo o que caracteriza a violência e como identificar os sinais de um relacionamento abusivo, quais são os fatores de risco para o feminicídio e onde buscar ajuda, todos os locais e telefones dos atendimentos de toda nossa rede. A informação salva vidas, rompe o silêncio e fortalece a rede de proteção”, completou.
Saúde
Hospital Universitário de Canoas realiza mutirão do Teste da Orelhinha neste final de semana
O Hospital Universitário de Canoas (HU) realiza neste sábado, 25, e domingo, 26 um mutirão do Teste da Orelhinha, exame que integra a Triagem Auditiva Neonatal e busca identificar possíveis alterações auditivas em recém-nascidos.
Segundo o hospital, a ação tem previsão de atender cerca de 600 bebês que aguardam pelo procedimento. Os atendimentos serão realizados no Ambulatório do HU, com famílias previamente agendadas, a partir das 8h.
O Teste da Orelhinha é um exame rápido e indolor, realizado geralmente enquanto o bebê está dormindo ou relaxado. A avaliação permite identificar alterações auditivas nos primeiros meses de vida, possibilitando o encaminhamento para acompanhamento e tratamento quando necessário.
De acordo com a superintendente hospitalar da Associação Saúde em Movimento (ASM), empresa responsável pela gestão do HU, Tatiani Pacheco, uma equipe de fonoaudiólogos foi mobilizada para realizar os atendimentos durante o mutirão.
“O Teste da Orelhinha é um exame simples, feito em poucos minutos enquanto o bebê dorme ou relaxa, mas que faz uma diferença enorme para o resto da vida da criança. Com esse mutirão, estamos mobilizando uma equipe de especialistas fonoaudiólogos para atender com agilidade e carinho 600 crianças que aguardavam pelo procedimento”, afirmou.
Para realizar o exame, os responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento ou documento do bebê, documento de identificação do responsável e o cartão do SUS.
O hospital informou ainda que crianças que não participarem desta etapa, seja por impossibilidade de comparecimento ou por terem ultrapassado a idade indicada para o teste, terão novos horários agendados com a equipe de fonoaudiólogos para continuidade da avaliação e dos encaminhamentos necessários.

Canoas2 dias atrásLivraria Pandorga celebra 5 anos com sarau e participação de escritores de Canoas

Previsão do tempo5 dias atrásGuaíba volta a subir e deve chegar à cota de alerta entre sexta e sábado

Trânsito5 dias atrásChuvas deixam 18 rodovias estaduais com bloqueios totais ou parciais no Rio Grande do Sul

Canoas3 dias atrásPlano Diretor de Canoas terá debate sobre infraestrutura e saneamento na próxima segunda-feira, 27
Defesa Civil3 dias atrásDefesa Civil do RS emite alerta de risco muito alto para inundação nas Ilhas de Porto Alegre

Transporte2 dias atrásTrensurb terá circulação parcial neste domingo, 26, devido às obras do Dnit; confira as mudanças
Fazenda1 semana atrásPrazo para licenciamento anual de veículos no RS termina em 31 de julho
Defesa Civil5 dias atrásDefesa civil Rs diz que Guaíba deverá ficar próximo da cota de alerta




























































