Saúde
Especialistas explicam porque a dengue pode matar

A atual epidemia de dengue no Brasil preocupa gestores e médicos não somente pela transmissão da doença, mas pelo seu potencial de levar infectados à morte. As pessoas em áreas de risco não somente se preocupam com a prevenção e combate à doença e ao mosquito Aedes aegypti, mas também em como o óbito pode ocorrer em pacientes graves.
A dengue grave (como antes era chamada a dengue hemorrágica) pode causar hipovolemia. Esse estado é caracterizado pela queda brusca da pressão arterial ou hemorragia, decorrente da queda do número de plaquetas no sangue dos infectados. Essas duas complicações podem levar o paciente à morte em pouco tempo. Por isso que serviços de saúde insistem na importância de procurar uma UBS ou hospital assim que começarem os sintomas.
“A dengue é uma doença que mata principalmente pessoas que não tem o diagnóstico precoce. O que a gente vê são pacientes que demoram para procurar atendimento médico e já chegam em estado grave ou pacientes que tiveram manejo clínico inadequado”, pontua Alexandre Naime, infectologista da Unesp.
O infectologista Julio Croda, da Fiocruz, informa que é fundamental a equipe de saúde saber identificar os sinais de alarme da doença, que são:
- dor abdominal;
- vômito persistente
- acúmulo de líquido na barriga, no pulmão e na membrana que envolve o coração;
- sangramento em mucosa;
- confusão mental;
- tontura;
- irritabilidade.
Saúde
UBS Nova Niterói fecha a partir de segunda-feira para obras; veja onde buscar atendimento

A Unidade de Saúde (US) Nova Niterói ficará temporariamente fechada a partir da próxima segunda-feira, 26, para a realização de obras de substituição do telhado. A previsão é de que os atendimentos sejam retomados em 16 de novembro.
Durante o período de fechamento, os usuários poderão buscar assistência nas unidades de saúde Niterói e João de Barro, conforme orientação da Secretaria Municipal da Saúde, para garantir a continuidade dos atendimentos à população.
Confira os endereços e contatos das unidades alternativas:
US Niterói
Endereço: Rua Marechal Rondon, 132
Telefone: (51) 3236-1646
US João de Barro
Endereço: Rua Itamar Mattos de Maia, 1329
Telefone: (51) 3236-1636
Saúde
Unidade de Saúde Olaria orienta moradores a atualizar cadastro para planejamento dos serviços no território

A Unidade de Saúde (US) Olaria orienta os moradores da região que ainda não possuem cadastro na unidade a comparecer ao local para realizar o registro. A medida busca ampliar e qualificar as informações sobre a população atendida, contribuindo para o planejamento dos serviços de saúde no território.
Com os dados atualizados, a unidade pode identificar com maior precisão o número de moradores da região e conhecer melhor as demandas da comunidade. Essas informações também servem de subsídio para o planejamento das ações de saúde e para a solicitação de recursos e de profissionais, conforme as necessidades identificadas.
A orientação é direcionada especialmente aos residentes de condomínios e conjuntos residenciais da área de abrangência da unidade que ainda não realizaram o cadastro.
Entre os locais contemplados estão Punta Arenas, Villaggio di Milano, Puerto Madero, Reserva do Bosque, Vida Nova Garden, Vivendas do Leste, Villaggio Ventura, Vivendas do Bosque,
Moradas do Leste, Villagio das Flores, Residencial São João, São João B, São João II A, São João C, My House, Santa Fé e Residencial Barolo.
Os moradores que ainda não estão cadastrados devem comparecer à Unidade de Saúde Olaria, localizada na Rua Alberto Rodrigues de Oliveira Alves, 25. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A atualização dos registros permite que os serviços de saúde disponham de informações mais próximas da realidade demográfica da região, auxiliando na organização do atendimento e na identificação das necessidades dos moradores.
A unidade orienta que os residentes dos locais citados verifiquem sua situação cadastral e procurem o serviço caso ainda não estejam registrados.
Saúde
Dia D do Outubro Rosa terá todas as Unidades de Saúde abertas neste sábado em Canoas

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza neste sábado, 17, o Dia D do Outubro Rosa, com a abertura de todas as Unidades de Saúde do Município e do Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM), das 8h às 17h.
A iniciativa amplia o acesso das mulheres aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimentos e atividades voltados à prevenção e à promoção da saúde.
Nas Unidades de Saúde, serão oferecidos atendimentos de enfermagem, médicos e odontológicos. Serão feitos atendimentos de pacientes agendadas e também da demanda do dia. Também haverá Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) nas unidades que contam com profissionais capacitados para a realização dessas atividades e aplicação de testes rápidos.
No Centro de Referência em Saúde da Mulher, a programação inclui atividades de nutrição e atendimentos com médicos ginecologistas, estes últimos para pacientes previamente agendadas, reforçando o cuidado integral à saúde feminina.
A mobilização integra a programação do Outubro Rosa em Canoas e busca conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero e do acompanhamento regular da saúde. A ação também tem como objetivo facilitar o acesso das mulheres aos serviços oferecidos pela rede municipal de saúde.

Transporte1 semana atrásTrensurb interrompe circulação em 12 estações entre Canoas e Novo Hamburgo no domingo, 18

Fiscalização5 dias atrásProcon fiscaliza unidade da RGE em Canoas após denúncia sobre atendimento prioritário

Habitação1 semana atrásBOLD Incorporadora projeta R$ 1 bilhão em novos empreendimentos e prevê quatro projetos em Canoas

Clima3 dias atrásInmet emite alerta de tempestade para regiões do RS com risco de granizo e ventos de até 60 km/h

Segurança Pública1 semana atrásGuarda Municipal e Brigada Militar realizam operação conjunta em bairros de Canoas

Serviços1 semana atrásNova Santa Rita inaugura primeiro Procon Municipal na próxima segunda-feira, 19

Feira do Livro 20261 semana atrás41ª Feira do Livro de Canoas começa neste sábado com programação gratuita na Praça da Bandeira

Transporte1 semana atrásEleitores gaúchos terão passagem gratuita no transporte intermunicipal no segundo turno































































