Conecte-se conosco

header-top


 






 

24/01/2025
 

Saúde

Banco de Sangue do Hospital Universitário registra queda de 70% nos doadores após o Carnaval

Redação

Publicado

em

Banco de Sangue do Hospital Universitário fará atendimento especial no dia 9 de março

O Banco de Sangue do Hospital Universitário de Canoas (HU) registra queda de aproximadamente 70% nas doações após o feriado de Carnaval.

Responsável também pelo abastecimento dos hospitais de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), Nossa Senhora das Graças (HNSG) e do Hospital da Base Aérea de Canoas, o serviço informa que os estoques estão baixos, principalmente, de plaquetas e do tipo O negativo.

Localizado na Av. Farroupilha, 8001, bairro São José, em Canoas, o Banco de Sangue funciona, costumeiramente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento.

“As doações de sangue e plaquetas são fundamentais para o tratamento de pacientes que fazem tratamento com quimioterapia e para as cirurgias cardíacas, por exemplo”, destaca a médica hematologista e hemoterapeuta do Banco de Sangue de Canoas, Eliete Rosane Martins Pereira. Ela explica que “através da doação de sangue tradicional são necessários cerca de 10 doadores para ter uma dose de plaquetas para um paciente adulto. Após a coleta da bolsa de sangue separamos os componentes sanguíneos e retiramos as plaquetas que têm validade de cinco dias”.

Atendimento especial no sábado dia 2 de março

O Banco de Sangue do HU (Av. Farroupilha, 8001, bairro São José) informa que terá atendimento especial no sábado dia 2 de março. Doadores interessados podem realizar o agendamento para doações. O atendimento aos sábados acontece uma vez por mês, das 8h às 12h, e necessita de agendamento. Interessados devem ligar para o (51) 378.8200 e agendar a doação de sangue.

Algumas condições básicas para doar:

– Ter entre 18 e 60 anos para a primeira vez, ou até 69 anos se já é doador
– Jovens de 16 a 18 anos, desde que possuam autorização e estejam acompanhados do responsável
– Ter 50 quilos ou mais
– Estar bem alimentado
– Não ter ingerido álcool e/ou comidas gordurosas nas últimas 12 horas
– Estar se sentindo bem, sem dores ou sintomas gripais
– Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses

 

Saúde

Mutirão de cateterismo no HU busca agilizar tratamentos e liberar leitos 

Redação

Publicado

em

Mutirão de cateterismo no HU busca agilizar tratamentos e liberar leitos 

Até a próxima segunda-feira, 27, o Hospital Universitário de Canoas (HU) realiza um mutirão de 45 procedimentos de cateterismo para pacientes internados.

A ação, que teve início na quarta-feira, 22, tem como objetivo reduzir o tempo de espera de pacientes, alguns aguardando há mais de 120 dias, e liberar leitos essenciais para o atendimento na cidade.

Segundo a gestão municipal, o mutirão busca também ampliar a capacidade de resposta dos leitos de retaguarda para o Hospital Nossa Senhora das Graças, as UPAs e o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas, promovendo maior agilidade no sistema de saúde municipal.

“É um caminho sem volta, nós vamos tratar de todos os represamentos de procedimentos médicos e de cirurgias que estamos precisando fazer”, afirmou o secretário de Saúde, Eduardo Bermudez.

Continuar a ler

Saúde

Mutirão de mamografias em Canoas reduz em 65% a fila de espera pelo exame

Redação

Publicado

em

Mutirão de mamografias em Canoas reduz em 65% a fila de espera pelo exame

Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, no dia 2 de janeiro havia 2.295 pacientes aguardando mamografias em Canoas. De lá até o dia 21 de janeiro já foram realizados 1.477 exames, resultando em uma redução de quase 65% da fila neste período.

Estes resultados foram atingidos principalmente com a implementação de medidas para agilizar as formas de contato da Prefeitura com as pacientes e a ampliação de horários dos exames, permitindo a muitas mulheres fazer suas mamografias fora de seu horário típico de trabalho.

“Temos o compromisso com a população de Canoas: vamos zerar a fila das mamografias. Estamos avançando bastante para atingir esse objetivo. É uma questão muito importante para a saúde da mulher”, declarou o prefeito Airton Souza na manhã desta quarta-feira, 22, no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), durante o ato que marcou a entrega dos primeiros resultados de exames do mutirão.

O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, destacou que a redução das filas de espera para exames é uma demanda da população de Canoas e o compromisso da administração municipal é atendê-la. Busato também disse estar satisfeito com a entrega dos primeiros resultados do mutirão.

“Isso nos deixa ainda mais motivados para seguir esse trabalho”, afirmou o vice-prefeito.

Exame humanizado

No HNSG, as mamografias são realizadas na Sala Rosa, um espaço planejado e decorado para oferecer conforto e tranquilidade às pacientes. Segundo a supervisora de Técnicas Aplicadas à Radiologia do HNSG, Janaína Carvalho, é uma forma de humanizar a realização do exames, que ainda assustam um pouco algumas pacientes.

“Muitas não querem fazer, com medo de sentir dor, mas a gente sente só um desconforto. É muito importante fazer a mamografia.”

Segurança para a saúde de Canoas

O secretário municipal da Saúde de Canoas, Eduardo Bermudez, destaca que o mutirão de mamografias abrange mais do que apenas os exames em si. É também um esforço para agilizar consultas antes e depois do exame e os procedimentos que forem necessários à paciente de acordo com o resultado da sua mamografia.

“Esse mutirão é um primeiro passo para a redução das filas em Canoas. Deveremos ter um fechamento em cerca de duas semanas”, diz Bermudez, sobre a expectativa de zerar a fila nos próximos dias e manter as mamografias acontecendo sem espera para as pacientes a partir daí. “Nós vamos acelerar, vamos dar segurança à saúde.”

Continuar a ler

Saúde

Prefeitura anuncia nomes dos diretores técnicos dos hospitais de Canoas

Redação

Publicado

em

Prefeitura anuncia nomes dos diretores técnicos dos hospitais de Canoas
A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou, na tarde de terça-feira, 21, os nomes dos diretores técnicos responsáveis pelos hospitais canoenses.

Hospital Nossa Senhora das Graças

O Hospital Nossa Senhora das Graças tem como diretor técnico o Dr. Alessandro Louzada.

Hospital de Pronto Socorro

O Hospital de Pronto-Socorro está sob direção técnica do Dr. Álvaro Fernandes.

Hospital Universitário

E o Hospital Universitário está sob responsabilidade do Dr. Rene Xavier de Assumpção Junior.
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques