Cultura
CARNAVAL RIO: Viradouro e Portela se destacam na segunda noite do grupo especial

Por Daniela Uequed e Douglas Angeli
A Unidos do Viradouro fechou o grupo especial do carnaval carioca com um enredo primoroso e original sobre o culto feminino de Dangbé, o vodun serpente e arco-íris difundido em Daomé e trazido para o Brasil. Como não podia deixar de ser, o desfile, concebido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, foi marcado por fortes coreografias e visual bastante colorido, complementado pelo azul e rosa do amanhecer de terça-feira.
Os pontos altos da apresentação da Viradouro foram a comissão de frente, com a serpente, o casal de mestre-sala de porta-bandeira, Rute Alves e Julinho Nascimento, a bateria do mestre Ciça e o conjunto de alegorias e fantasias desenvolvendo densamente o enredo. Vice-campeã no ano passado, a escola de Niterói é forte candidata ao seu terceiro título na apuração desta quarta-feira.
A Portela apresentou ao público e aos jurados sua nova proposta estética sob a criação dos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga, com o enredo Um defeito de cor, baseado no livro de Ana Maria Gonçalves, que desfilou no primeiro tripé juntamente com o ministro dos Direitos Humanos Sílvio Almeida.
A comissão de frente, com bela encenação, promoveu o reencontro fictício entre Luiza Mahin e Luís Gama, mãe e filho, e a primeira alegoria representou o Benin tendo a águia, símbolo da escola, em visual diferente, com estampas e galhos retorcidos. A melhor alegoria da escola, entretanto, sofreu uma pequena avaria na parte traseira, com um dos pisos inclinando.
Estandarte de Ouro
Na manhã de terça a Portela foi agraciada com o tradicional prêmio Estandarte de Ouro, do jornal O Globo, como melhor escola e melhor enredo, mas no desfile houve erros de evolução que devem tirar a escola da briga pelo título.
A primeira escola a desfilar foi a Mocidade Independente de Padre Miguel, com o enredo sobre o caju e samba cujo refrão foi cantado com empolgação pelo público. A concepção e o desenvolvimento do enredo, entretanto, deixou a desejar, faltando densidade narrativa e apresentando soluções simplórias nas alegorias e fantasias.
A comissão de frente chamou a atenção interagindo com uma integrante fantasiada de Carmen Miranda que aparecia na arquibancada do sambódromo, facilitado pelo recurso da nova iluminação, que focava no ponto exato.

Mocidade – Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro
Após a Portela, foi a vez da Vila Isabel reeditar seu enredo Gbalá, de 1993, desta vez com o carnavalesco Paulo Barros. Na comissão de frente, Oxalá conduzia as crianças ao templo da criação na esperança de que elas possam salvar o mundo de suas mazelas, como a fome, a poluição e a corrupção, representadas no carro abre-alas. As duas primeiras alegorias tiveram nível superior em um desfile cujo apuro estético foi decaindo, prejudicando o bom desenvolvimento do enredo, distante do estilo consagrado pelo próprio carnavalesco.

Vila Isabel – Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro
A Estação de Primeira de Mangueira, uma das grandes expectativas do público, trouxe sua homenagem a Alcione. Amigos da cantora participaram do desfile, como Maria Bethânia, presente no pede-passagem da escola. O enredo contou a história de Alcione desde suas origens no Maranhão, chegando ao Rio de Janeiro, à fama e à relação com a escola especialmente pelo papel na escola mirim, a Mangueira do Amanhã.
O conjunto das fantasias e alegorias apresentou desequilíbrio de qualidade entre os setores, com altos e baixos. O samba foi bem cantado pelas alas, na melhor performance do quesito harmonia da noite, com destaque também para a bateria.

Mangueira – Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro
Antes da noite culminar com a apresentação da Viradouro, o Paraíso do Tuiuti celebrou a luta de João Cândido, o almirante negro, contra os maus-tratos na Marinha. A segunda alegoria trazia um navio com imagens da escravidão e encenação dos castigos aos quais os marinheiros negros eram submetidos na época da revolta da Chibata, com representação de sangue jorrando que deixou a pista tingida. O nível das alegorias e fantasias, no entanto, foi muito baixo do meio para o fim do desfile, somado a abertura de buraco na segunda cabine de jurados.

Tuiuti – Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro
A grande campeã do carnaval carioca será conhecida na apuração de quarta-feira a partir das 16h.
Cultura
Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Duas das mais importantes companhias teatrais do Rio Grande do Sul, UTA e Pretagô se reúnem em um projeto inédito de circulação por quatro cidades gaúchas.
Nos dias 27 e 28 de junho, o Sesc Canoas recebe a estreia do projeto “Encontro e Circulação de Temáticas Negras”, com a apresentação dos espetáculos “Mesa Farta”, do grupo Pretagô, e “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, do grupo UTA, além de uma oficina voltada a estudantes, professores e artistas das artes cênicas.
A proposta valoriza e amplia o acesso a obras que exploram, por diferentes caminhos estéticos, temas relacionados à negritude no Brasil. “Em Mesa Farta”, o grupo Pretagô lança mão da metáfora da mesa como espaço de convívio e poder para abordar experiências negras contemporâneas, com dramaturgia construída a partir de relatos pessoais e trechos de obras clássicas da literatura dramática.
Já “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, inspirado em texto de Hermes Mancilha, presta homenagem às memórias e à resistência da mulher negra brasileira por meio de um espetáculo de rua que mescla comicidade, lirismo e elementos rituais.
A programação, totalmente gratuita, começa no dia 27 de junho, sexta-feira, às 19h30, com a apresentação de “Mesa Farta” no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Não é preciso retirar antecipadamente os ingressos. No dia seguinte, às 10h, ocorre uma oficina voltada à formação de professores, estudantes e artistas da cena, e, às 16h, o público poderá conferir “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó” no Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes).
“Acreditamos que esse encontro entre os grupos se justifica tanto pela troca artística proporcionada, quanto pela possibilidade de o público acessar diferentes estéticas, ainda que com pontos de contato em torno da temática negra”, explica Thiago Pirajira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integrante dos dois coletivos.
Segundo ele, o projeto também atua como ferramenta de formação e enfrentamento das lacunas ainda existentes na formação de artistas e educadores para o ensino da cultura e da história negra. Além de Canoas, a circulação passará por Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, com apresentações de cada espetáculo e oficinas ao longo da programação.]
UTA e Pretagô: Encontro e Circulação de Temáticas Negras – Sesc Canoas
Data: De 27/06 (sexta-feira) a 28/06 (sábado)
Ingressos: Gratuitos, sem necessidade de retirada antecipada
Informações: Pelos telefones (51) 3456-2013, (51) 3464-6909, (51) 3463-6756 e (51) 3463-6733 ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013
27/06 (sexta-feira)
“Mesa Farta”
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 19h30
28/06 (sábado)
Oficina Formativa
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Inscrições diretamente no local.
Horário: 10h
Inscrições: No local, antes do início
“Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”
Local: Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes)
Horário: 16h
*No caso de chuva, o espetáculo será transferido para o Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Cultura
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho

Pontos de venda:
- Online (com taxa): https://nextingresso.com.br
- Ponto físico: Clube Tradição
- Pagamento em dinheiro: sem taxa
- Pagamento via cartão ou Pix: taxa de 10%
Horários de atendimento na bilheteria:
- Terça-feira: das 20h à 1h
- Sextas e sábados: das 17h às 4h
Informações
Cultura
Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

O espetáculo COMA, com dramaturgia de Marco Marchessano (Artista e performer radicado em Canoas) e Leandro Silva (Artista bonequeiro filiado à ABTB / Centro UNIMA, diretor teatral e pesquisador), estreia em setembro, na cidade de Canoas, como uma experiência cênica que funde teatro visual, animação e tecnologias poéticas.
Ambientado entre os limites da consciência e da inconsciência, o espetáculo propõe uma imersão sensorial e emocional no universo de um homem em estado de coma, refletindo sobre a fragilidade da vida, a espiritualidade e os dilemas éticos que envolvem sua permanência ou fim.
A narrativa se constrói a partir de imagens, sons, marionete em escala real e projeções oníricas que substituem a linearidade tradicional por uma dramaturgia do sensível. O espectador é conduzido por atmosferas que transmutam uma UTI em um espaço metafísico, onde a figura do Homem em Coma flutua entre memórias, traumas e possibilidades de retorno ou partida.
A cada imagem, luz e som, o espetáculo se funde e mexe com todos os nossos sentidos, a trilha sonora pulsa como o próprio corpo em suspenso, vozes distantes, murmúrios e silêncio compõem o tecido sonoro que sustenta a jornada. Elementos visuais como projeções holográficas, animações fragmentadas e luzes líquidas criam uma atmosfera entre o concreto e o abstrato, onde o tempo se dobra e a percepção se altera.
Mais do que um espetáculo, COMA é uma travessia poética sobre a condição humana diante do limite, com poesia e silêncio, reflexões sobre a bioética dos limites da vida, a espiritualidade em estado de suspensão e a presença do afeto mesmo na ausência do corpo consciente.
Serviço:
- Espetáculo COMA
- Dramaturgia: Marco Marchessano e Leandro Silva
- Gênero: Teatro Visual, Teatro de Animação, Poéticas Tecnológicas
- Classificação: 16 anos
- Duração: 60 minutos
- Estreia: Setembro de 2025
- Cidade: Canoas (RS)
- Local, datas e ingressos: a serem divulgados em breve
- instagram @projeto.coma
- Informações: projetocoma2018@gmail.com | Marco Marchessano
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