Conecte-se conosco

header-top







 

08/12/2025
 

Geral

Saiba como ficam os serviços municipais no feriadão de Carnaval

Redação

Publicado

em

Prefeitura anuncia reposição salarial de 4,83% a servidores públicos ainda em janeiro

O feriado estendido de Carnaval ocorre neste final de semana. Com isso, as estruturas municipais têm mudanças em seu funcionamento durante o período. Os serviços essenciais funcionarão normalmente. Nas demais repartições públicas não haverá expediente a partir das 14h da sexta-feira, 9, até quarta-feira, 14, às 12h.

Confira em detalhes o que funciona e os serviços que estarão de plantão de 9 a 14 de fevereiro:

SAÚDE
Os hospitais atendem normalmente 24h:

  • Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti – HPSC (Rua Caçapava, 100, bairro Mathias Velho)
  • Hospital Universitário de Canoas – HU (Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José)
  • Hospital Nossa Senhora das Graças – HNSG (Av. Santos Ferreira, 1864, bairro Marechal Rondon)

As Unidades de Pronto Atendimento também terão atendimento normal:

  • UPA Hugo Simões Lagranha/24h (Rua Cairu, 600, bairro Rio Branco)
  • UPA Carlos Giacomazzi/24h (Avenida Boqueirão, 2900, bairro Guajuviras)
  • UPA Liberty Dick Conter/24h (Rua Caçapava, 201, bairro Mathias Velho)

As Unidades de Saúde (US) não abrirão. O SAMU segue no atendimento 24h pelo telefone 192. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Novos Tempos e Arco Íris estarão fechados. Já os CAPS III Recanto dos Girassóis, Amanhecer e Travessia estarão abertos em regime de plantão.

Em caso de emergência psiquiatra, a Secretaria da Saúde orienta acionar a SAMU ou procurar pelos seguintes espaços:

  • Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) – para indivíduos de 18 anos ou mais
  • UPAs – para crianças até 12 anos
  • HPSC – adolescentes e adultos

CIDADANIA
O Conselho Tutelar funcionará em regime de plantão pelo telefone (51) 99327-5389. O Albergue terá atendimento normal, das 19h às 7h.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
O Restaurante Popular funciona normalmente na sexta-feira, 9, e estará de recesso de sábado, 10, até a terça-feira, 13, voltando a operar na quarta-feira, 14, às 12h. O Disque Mulher funcionará 24h, pelo número (51) 99275-8146. O Centro de Referência para Mulher não abrirá.

TRANSPORTE
De acordo com a Secretaria de Transportes e Mobilidade (SMTM), haverá modificações na tabela dos ônibus da Sogal.

Os horários de segunda-feira, 12, serão iguais aos de sábado, e terão acréscimo de algumas linhas para atender passageiros do transporte coletivo das regiões do Morart, Igara, Inst. Federal, Parada 1, João de Barro, Porto Belo e São Nicolau.

Já na terça-feira, 13, a tabela será a mesma de domingo. Sábado, 10, e domingo, 11, não terão alterações. Mais informações e itinerários podem ser verificados pelo site da empresa (www.sogal.com.br), pelos telefones da Sogal (51 3472-6233) ou da Diretoria Municipal de Transportes (51 3425-7643).

COLETA DE LIXO
A coleta domiciliar manual e a de container seguirão ocorrendo normalmente.

FAZENDA
O atendimento online ocorrerá normalmente pelo endereço eletrônico: http://sistemas.canoas.rs.gov.br/portaldafazenda/servlet/wlogin

PROCON e CENTROS DE ACESSO A DIREITOS (CADs)
Haverá recesso a partir das 14h de sexta-feira, 9. Retorno das atividades será na quarta-feira, 14, a partir das 12h.

GUARDA MUNICIPAL
A Guarda Municipal operará 24h por dia. Para relatar ocorrências deve-se ligar para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) no 153.

DEFESA CIVIL
A Defesa Civil terá regime de plantão atendendo emergências pelo telefone de Plantão 24h (51) 99322-5764.

MEIO AMBIENTE
Haverá plantão da equipe de fiscalização e manejo em caso de algum desastre natural.

DESENVOLVIMENTO URBANO E HABITAÇÃO
A Secretaria intensificará a fiscalização que já é feita por meio de plantão/ronda. Também será disponibilizado o telefone 153 para apoio à Guarda Municipal.

CEMITÉRIOS
O horário de atendimento nos cemitérios será das 8h às 18h. Os sepultamentos devem ser tratados diretamente nos cemitérios municipais (Santo Antônio e Chácara Barreto).

OBRAS
A Secretaria de Obras atua com plantão permanente nas Casas de Bombas para caso de chuvas, erosão ou entupimento de rede pluvial e, também, em alerta para qualquer emergência referente a sinistro ou danos graves causados por intempéries.

BEM-ESTAR ANIMAL
Atendimento para animais internados e para casos de urgência será em regime de plantão, das 8h às 17h.

ESPORTE E LAZER
Durante o feriado de Carnaval não há atividades nas unidades da SMEL.

EDUCAÇÃO
Haverá recesso nas escolas, que funcionam até sexta-feira, 9, às 12h e retornam na quarta-feira, 14, ao meio-dia – mesmo horário em que serão retomadas as matrículas. Na Central de Vagas, o horário será o mesmo.

CULTURA
Os espaços culturais, como a Biblioteca Pública e museus, estarão fechados durante o período.

Geral

Canoas recebe certificação do programa Desenvolve Município após apresentar Plano de Atração de Investimentos

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), recebeu a certificação do programa Desenvolve Município, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul (SEDEC), em parceria com a Agência InvestRS, Famurs e Unisinos. O programa tem como objetivo fortalecer a gestão pública e promover o desenvolvimento econômico local.

A certificação foi obtida após oito semanas de atividades, incluindo aulas, mentorias e trabalhos técnicos. Durante o processo, a equipe da SMDEI elaborou diagnósticos, análises e estratégias de longo prazo voltadas ao crescimento do município. O resultado foi o Plano Municipal de Atração de Investimentos, com mais de 80 páginas, entregue às instituições promotoras do programa.

O plano reúne indicadores econômicos, diretrizes estratégicas, mapeamento de vocações, propostas de políticas públicas e ações voltadas à competitividade de Canoas nos próximos anos. Segundo a SMDEI, o documento também contém informações que orientam a atuação do município baseada em dados, planejamento e cooperação com o setor produtivo.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirmou que a certificação representa um avanço para o município e destacou que o plano foi construído coletivamente com a participação de diferentes setores.

Com a certificação, Canoas passa a integrar os municípios do estado que participam do programa, que busca implementar planejamento estratégico e iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Geral

Canoas leva conscientização sobre violência contra a mulher para escolas municipais

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Dentro da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a cidade de Canoas tem investido em ações de prevenção dentro das escolas. O projeto Educar para Proteger: Uma Visão Escolar sobre a Violência contra Meninas e Mulheres, coordenado pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão, aborda tipos de violência, canais de denúncia e o trabalho da rede de apoio junto a estudantes do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais.

A primeira edição da iniciativa começou na segunda-feira, 1, e segue até a próxima terça-feira, 9, percorrendo quatro escolas da cidade. Em cada palestra, servidoras da secretaria e representantes da rede de apoio conversam por cerca de uma hora e meia com os estudantes, compartilhando informações e ouvindo relatos e experiências dos alunos. Na quarta-feira, 3, a ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Francisco Pinto Bandeira, no bairro Rio Branco, com a participação de soldados da Patrulha Maria da Penha do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM).

“Estamos aqui para trazermos e expormos esse tema da violência contra a mulher para as meninas, para que a conscientização aconteça desde cedo, na escola, para que elas saibam onde buscar apoio, para que conheçam a rede de apoio, a ampla extensão desta rede, e saibam que elas não estão sozinhas, que nós estamos aqui para ajudarmos no que elas precisarem”, comenta a soldado da Patrulha Maria da Penha do 15º BPM, Suzamara Müller Lages.

Diretora da Diretoria da Mulher, Sara Amaral Alves explica que a ideia é, no ano que vem, intensificar a ação, realizando as visitas durante todo o ano nas escolas e não apenas durante a campanha dos 21 Dias de Ativismo.

“Nossa avaliação tem sido muito positiva destas primeiras palestras. Percebemos que a maioria dos jovens não tem informação de onde procurar ajuda e é isto que estamos fazendo, disseminando a informação e a nossa rede de apoio”, diz.

Professora do 9º ano, Lisete Terezinha Pires Garcia aprovou a iniciativa.

“É algo importantíssimo de se tratar dentro da sala de aula, sobretudo diante da grande incidência de ocorrências de violência contra a mulher. Muitas vezes os alunos vivenciam isso dentro de casa e não sabem a quem recorrer, onde procurar ajuda”, conta.

O estudante Jackson Sousa Trindade, 15, também aprovou a discussão do tema com a turma.

“Acho importante porque muitos tipos de violência não são muito conhecidos e acabam sendo normalizados, como a violência psicológica. Também os motivos que acabam fazendo com que as mulheres continuem com os agressores, como medo e dependência emocional ou financeira”, destaca.

O projeto seguirá nesta sexta-feira, 5, na EMEF Rio Grande do Sul, no bairro Mato Grande, das 8h15 às 10h, e na terça-feira, 9, na EMEF Santos Dumont, no bairro Niterói, das 19h às 20h30. A campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é um evento global que visa sensibilizar, mobilizar e engajar a sociedade na luta contra todas as formas de violência, acontecendo de 20 de novembro a 10 de dezembro.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques