Conecte-se conosco

header-top






 

14/07/2024
 

Geral

Final de semana de Carnaval terá temperaturas altas na cidade

Redação

Publicado

em

Os canoenses devem se preparar para altas temperaturas no final de semana do feriado de Carnaval. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), o período crítico de calor ocorre no domingo, 11, quando a máxima deve chegar a 41°. As noites e madrugadas também prometem ser abafadas.

O Escritório lista algumas das recomendações para evitar problemas físicos com a onda de calor:

  • cuidar da hidratação, em especial bebendo muita água;
  • manter o ambiente arejado e ventilado;
  • medicações em dia – principalmente contra a hipertensão;
  • alimentação leve, evitando frituras;
  • evitar banho quente, pois potencializa o ressecamento da pele;
  • a prática de exercícios entre 10h e 17h.

Usar soro fisiológico nas narinas e olhos também é importante, mas caso perceba problemas respiratórios, deve-se buscar ajuda médica. Já para encarar as noites, na hora de dormir, pode-se utilizar uma bacia de água ou toalha molhada úmida sobre a cabeceira da cama.

Para quem tem animais de estimação, o alerta é nunca os deixar presos dentro do carro, mesmo com os vidros semiabertos, evitar passeios em 10h e 17h e verificar sempre a temperatura do chão, com a mão ou o pé, assim como diminuir a quantidade de exercícios. O Eclima lembra que filhotes e idosos exigem maior atenção nesse período, assim como os animais de pelagem escura, pois absorvem mais os raios de sol. Efetuar tosas e banhos frequentes e, claro, deixar sempre água fresca disponível completam as dicas.

Confira a previsão detalhada para os próximos dias:

Sábado (10)
O calor não dará trégua, com temperaturas elevadas que provocam abafamento. O sol predominará ao longo do dia, mas aparecerão algumas nuvens no céu. A variação de temperatura será de 23°C a 39°C.

Domingo (11)
Dia com previsão da temperatura mais alta, a máxima será de 41°C, já a mínima, de 24°C. O sol predominará pela manhã, mas da tarde para a noite, o intenso calor favorecerá a formação de nuvens densas e carregadas que provocarão chuva locais forte e risco de temporais localizados, alguns de grande intensidade. A temperatura estará muito elevada com sensação de extremo calor e abafamento.

Geral

Prefeitura de Canoas abre concorrência para transporte de entulhos da enchente para Gravataí

Redação

Publicado

em

O governo municipal de Canoas abriu um processo de dispensa eletrônica com disputa, que deve ocorrer na manhã de terça-feira, 16. O pregão vai utilizar o critério de julgamento pelo menor preço.

O objetivo da concorrência é a contratação em caráter emergencial de empresas com maquinário para levar os entulhos gerados pela enchente dos pontos de transbordo temporários emergenciais até o destino final, em Gravataí.

A disputa ocorre pelo site www.pregaobanrisul.com.br.

Propostas podem ser enviadas até as 9h do dia 16. A  disputa ocorre entre as 9h10 e 9h20.

Para consultas ou mais informações sobre o processo, além do próprio site Pregão Banrisul, está disponível o e-mail licitacoes@canoas.rs.gov.br.

Continuar a ler

Geral

Programa para limpeza de casas e recebimento de eletrodomésticos em Canoas tem inscrições até a segunda-feira, 15

Redação

Publicado

em

As inscrições para novos beneficiários do Programa Canoas Volta pra Casa foram prorrogadas até segunda-feira, 15.  O prazo original era até a sexta-feira, 12.

A iniciativa oferece limpeza para residências e o recebimento de um kit de eletrodomésticos, contendo geladeira e fogão, aos canoenses contemplados. Serão 4.749 conjuntos, sendo 25 deles doados pelo governo estadual e 4.724 pela Petrobrás.

Para se inscrever, as famílias devem estar inscritas no CadÚnico e residirem nas áreas atingidas pelas enchentes de maio.

A classificação e a seleção dos beneficiários obedecerá ao somatório de pontos de acordo com os seguintes critérios:

  • Pessoa idosa: 2 pontos por indivíduo
  • Número de filhos em idade de 0 até 12 anos: 2 pontos por filho
  • Número de filhos em idade de 13 até 17 anos: 1 ponto por filho
  • Pessoas com deficiência: 2 pontos por PCD
  • Renda per capita:
    • de 0 a 25% do salário mínimo: 5 pontos
    • de 26 a 50% do salário mínimo: 4 pontos
    • de 51 a 75% do salário mínimo: 3 pontos
    • de 76 a 100% do salário mínimo: 2 pontos
  • Responsável familiar desempregado: 2 pontos
  • Mulheres chefe de família: 5 pontos

As inscrições podem ser realizadas acessando este link. A lista dos beneficiários selecionados será publicada no site da Prefeitura até a quarta-feira, 17, por ordem de classificação e suplência.

Continuar a ler

Geral

Militares organizam Mutirão Social em Canoas neste sábado

Redação

Publicado

em

Neste sábado, 6, os membros das Forças Armadas que integram a Operação Taquari 2 mobilizaram o Mutirão Social na Emef Thiago Wurth (Av. Rio Grande do Sul, nº 4,240), no Mathias Velho.

Durante a manhã e a tarde, militares colocaram à disposição da população diversos serviços para os moradores de um dos bairros mais atingidos pelas enchentes de maio.

No Mutirão, estavam disponíveis consultas com médicos gerais, ginecologistas, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, veterinários, além da distribuição de lanches, rancho, materiais de limpeza, cobertores, água e ração para pets.

Houve também apresentação da Banda Militar de Canoas.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm