Conecte-se conosco

header-top






 

03/07/2024
 

Esporte

Município de Canoas se torna Centro de Referência do Paradesporto Brasileiro

Redação

Publicado

em

Cidade de Canoas se torna Centro de Referência do Paradesporto Brasileiro

Canoas recebeu do Comitê Paralímpico Brasileiro a chancela para funcionamento do Centro de Referência do Paradesporto Brasileiro (CRPB), firmado através de Acordo de Cooperação assinado neste ano entre o município e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

O CRPB-Canoas é o único centro de referência paralímpico do Estado e atenderá atletas entre 6 e 35 anos de idade, nas modalidades paralímpicas de natação, atletismo, futebol de 5 (cegos) e tiro com arco.

Terá como núcleos de treinamento o Centro de Esporte e Lazer São Luís, o Estação Cidadania e o Complexo Esportivo do Unilasalle.

Entre os objetivos do Centro, destaca-se a captação e treinamento de atletas paralímpicos, desde a base até o alto rendimento, e a capacitação de profissionais para trabalhar junto ao paradesporto e o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, tendo como base a prática desenvolvida no CRPB.

Interessados em buscar uma vaga devem entrar em contato pelo telefone (51) 3230-1902.

Canoense conquista cinco medalhas nas Paralimpíadas Escolares]

Aluna de Canoas conquista cinco medalhas nas Paralimpíadas Escolares - Foto: Pamella Mendes

Yasmin Carvalho conquistou cinco medalhas nas Paralimpíadas Escolares – Foto: Pamella Mendes

Em mais uma conquista do esporte e da educação de Canoas, Yasmin Carvalho, de 13 anos, aluna da EMEF Edgar Fontoura, voltou das Paralimpíadas Escolares com cinco medalhas.

A estudante, que pratica natação desde pequena, conquistou o ouro nas modalidades 100m e 50m costa e o prata nos 100m e 50m livre e nos 50m peito. Yasmin integra o programa Atleta Cidadão do Futuro Paradesporto, da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL).

Para a estudante, voltar da primeira competição com cinco medalhas é uma grande realização.

“Estou muito feliz, é uma conquista muito grande, saber que eu tive a oportunidade de representar a minha escola e a cidade é algo que me deixa muito orgulhosa. Nunca imaginei que sairia daqui pra disputar uma competição com pessoas de todos os estados e voltaria com cinco medalhas. O pessoal da escola e a família sempre me deram muito apoio, fora todo o treinamento”, relatou.

Yasmin e a mãe, Priscila Carvalho, de 42 anos, chegaram em Canoas há cerca de dois anos, vindas do Espírito Santo.

“É um orgulho muito grande para toda a família saber que ela está indo atrás dos sonhos e garantindo o futuro. Sempre incentivamos a prática esportiva, pelos benefícios com a saúde, mas também por ser aquilo que ela gosta. Todas essas conquistas, que estão apenas começando, são fruto da dedicação e do trabalho dela”, ressaltou a mãe.

A diretora da EMEF Edgar Fontoura, Eloísa Bezerra, destaca a importância do trabalho de incentivo realizado com os estudantes.

“A escola como um modo geral tem o objetivo de desenvolver os alunos em todas as áreas. Acredito que essa união entre a escola, a família e o aluno é fundamental para o desenvolvimento dos nossos jovens. E é muito bom termos esse retorno, ver nossos alunos conquistando importantes resultados nas mais diversas competições”, frisou.

Sobre a competição

Realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2006, as Paralimpíadas Escolares são o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar.

Neste ano, a etapa nacional aconteceu em São Paulo, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, reunindo mais de 1,8 mil estudantes de todos os estados do Brasil e do Paraguai.

 

Esporte

Secretaria do Esporte e Lazer divulga primeiros resultados do Bolsa-Atleta RS

Redação

Publicado

em

Secretaria do Esporte e Lazer divulga primeiros resultados do Bolsa-Atleta RS

A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) divulgou, quarta-feira, 26, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado, os primeiros resultados do Bolsa-Atleta RS.

Iniciativa inédita

Iniciativa inédita em nível estadual, o programa visa conceder auxílio financeiro a atletas e técnicos que representam o Rio Grande do Sul nas mais diferentes competições.

Neste momento, estão sendo divulgados os atletas e treinadores contemplados na categoria Educacional e os atletas contemplados em Olímpico/Paralímpico. Na categoria Rendimento, foram divulgadas as entidades representativas das modalidades.

Estabelece-se um prazo de dez dias a partir da publicação do Diário Oficial para apresentação de recursos por meio do e-mail bolsaatleta@esporte.rs.gov.br.

Após esse período, a equipe da SEL divulgará a lista definitiva e os próximos passos para os contemplados seguirem com o processo.

No caso do Rendimento, o prazo de recursos também serve para a realização de inscrições de entidades não localizadas.

Nesta categoria, a seleção dos atletas será, portanto, feita pela respectiva federação, que enviará posteriormente à SEL os nomes contemplados para o benefício.

600 bolsas

São até 600 bolsas oferecidas para as categorias esporte educacional, esporte de rendimento e esporte olímpico e paralímpico.

Entre os principais pontos do programa, está a prioridade dada ao esporte educacional, com a destinação de 50% das bolsas para esse público, e ao paradesporto, que receberá 25% de bônus sobre os valores estipulados nas categorias educacional e rendimento.

Os pagamentos mensais se referem ao período de março a dezembro de 2024, sendo retroativo nos primeiros meses. Os editais para seleção dos beneficiários estão previstos para serem expedidos de forma anual.

As despesas decorrentes da concessão da Bolsa-Atleta RS serão custeadas com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte. O Bolsa-Atleta RS virou lei no final de 2023, assinada pelo governador Eduardo Leite.

 

Continuar a ler

ENCHENTE RS

Projeto de futebol feminino em Porto Alegre retoma atividades em novos espaços

Redação

Publicado

em

Projeto de futebol feminino em Porto Alegre retoma atividades em novos espaços - Foto: Pedro Piegas

O Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) retoma os treinamentos em 1º de julho, próxima segunda-feira.

Devido às enchentes que afetaram os locais onde ocorria a prática esportiva, na Orla e no Parque Marinha do Brasil, o projeto irá ocorrer no Parque Alim Pedro e no Centro Esportivo e Cultural Bom Jesus (CECBJ).

No Parque Alim Pedro, localizado na avenida dos Industriários, s/n, no bairro IAPI, o projeto ocorre nas segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h, para meninas de 13 a 17 anos.

No CECBJ, na rua Marta Costa Franzen, 101, no bairro Jardim do Salso, os treinamentos ocorrem nas terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, para meninas de 7 a 12 anos, e das 14h às 17h para as jovens de 13 a 17 anos.

“Esse projeto é muito importante para a cidade e para o desenvolvimento esportivo das meninas. No próximo mês estaremos retomando as atividades, após as enchentes”, afirma a titular da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Ana Paula Bastos.

Cadastro reserva

A Smelj ainda mantém aberto o cadastro reserva para inscrições de meninas no projeto, que pode ser acessado por este link.

Além disso, novas inscrições podem ser feitas no local dos treinamentos. Para as meninas que já estão inscritas, basta comparecer a algum dos locais no horário dos treinos.

 

Continuar a ler

Esporte

Com etapas reagendadas, Circuito Sesc de Corridas 2024 será retomado em julho

Redação

Publicado

em

Com etapas reagendadas, Circuito Sesc de Corridas 2024 será retomado em julho

Com a etapa de Passo Fundo confirmada para 14 de julho, o Circuito Sesc de Corridas 2024 será retomado no próximo mês.

O projeto é uma das principais iniciativas voltadas à corrida de rua no Estado e foi interrompido após a sua quinta etapa, em função da tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul desde o fim de abril. Quatro provas tiveram a sua realização suspensa.

A etapa de Lajeado, que ocorreria no dia 5 de maio, foi adiada e ainda não tem nova data confirmada. A de Rosário do Sul, que ocorreria no próximo dia 9 de junho, acontecerá no dia 28 de julho. Em Rio Grande, os competidores correrão no dia 21 de julho.

A data original era 23 de junho. Já a de São Leopoldo, originalmente marcada para 30 de junho, foi adiada para o dia 10 de novembro. A final estadual, em Porto Alegre, também mudou de data e acontecerá no dia 08 de dezembro.

O restante do calendário, com edições em Bagé (18/08), Ijuí (25/08), Porto Alegre (1/09), Pelotas (15/09), Santa Maria (22/09), Santa Cruz do Sul (12/10) e Guaíba (20/10) está mantido.

“Optamos pelos ajustes, mesmo em cidades não diretamente afetadas, para que pudéssemos empreender esforços no auxílio às pessoas atingidas pela tragédia climática”, explica a gerente interina de Esporte, Lazer e Turismo do Sesc/RS, Melissa Stoffel.

“Entendemos que, a partir de julho, é viável retomar os eventos esportivos, que também são importantes ao promover saúde física e mental às comunidades, enquanto seguimos, através de todo o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, atuando em prol do gaúcho em diferentes frentes”, completa.

As inscrições para o Circuito Sesc de Corridas podem ser feitas no site www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas/ ou em qualquer Unidade do Sesc/RS.

Quem estava inscrito para alguma das edições que teve alteração de data e não poderá participar no novo dia, é orientado a procurar a Unidade Sesc realizadora da etapa para solicitar reembolso.

As provas do Circuito são desenvolvidas em percursos de 3km, 5km e 10km para adultos, e de 1km e 2km para crianças de 08 a 13 anos. Há categorias para pessoas com deficiência visual e também caminhadas participativas.

Cada etapa pode ser disputada individualmente, independentemente das demais, e premiam os vencedores com troféus e medalhas. Quem correr mais de uma, vai somando pontos no ranking do Circuito, que levará os melhores colocados para disputar a final estadual em dezembro.

Os grandes vencedores, além de troféu especial, ganham estadias nos hotéis do Sesc em Torres ou em Gramado.

Inscrições e regulamento: www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas/

Calendário de provas atualizado:

  • 6ª etapa – Passo Fundo – 14/07
  • 7ª etapa – Rio Grande – 21/07
  • 8º etapa – Rosário do Sul – 28/07
  • 9º etapa – Bagé – 18/08
  • 10º etapa – Ijuí – 25/08
  • 11ª etapa – Porto Alegre – 01/09
  • 12º etapa – Pelotas – 15/09
  • 13ª etapa – Santa Maria – 22/09
  • 14ª etapa – Santa Cruz do Sul – 12/10
  • 15ª etapa – Guaíba – 20/10
  • 16ª etapa – São Leopoldo – 10/11
  • Final estadual – Porto Alegre – 08/12
Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm