Geral
Expoulbra Xperience apresenta palestra sobre construção de carreira

A Expoulbra Xperience 2023 segue até sexta-feira, 10, aberta à comunidade na sede da Ulbratech. O evento oferece oportunidades aos participantes a oportunidade de experimentar o conhecimento de diversas formas.
Nesta edição, quem chega no prédio da Ulbratech encontra logo na entrada um ambiente que simula uma sala de embarque de aeroporto e, logo após chega ao auditório no qual ocorrem as palestras.
Ele foi montado e customizado para se parecer com o ambiente interno de um avião e, é passando por ele, que os visitantes podem chegar nos demais ambientes.

Expoulbra Xperience – Foto: O Timoneiro
Uma das principais atrações do evento, a palestra ‘Decolando em sua Vida e Carreira’, marcou a noite de inauguração do evento na segunda-feira, 6.
Qualificação e inovação
Na ocasião, o diretor de relações internacionais do Centro Europeu-Canadense de Inovação, Manfred Zeuch, falou aos presentes por videoconferência, diretamente do Canadá, e abordou as necessidades de um profissional para se destacar no mercado de trabalho ou empreender.

Expoulbra Xperience – Foto: O Timoneiro
Logo após a introdução, na qual elogiou o tema da Expoulbra Xperience, que em 2023 é Explore o Mundo da Inovação, Zeuch falou sobre a relevância de se ter uma mente empreendedora.
O palestrante pontuou que o foco em inovação é o que faz um empreendedor se destacar no mercado e ressaltou a importância de pontos que podem ser cruciais para o sucesso de um profissional.

Expoulbra Xperience – Foto: O Timoneiro
Para Zeuch, aprender idiomas e desenvolver uma consciência global são passos fundamentais que os empreendedores precisam trabalhar para maximizar suas chances de sucesso.
Reflexão e apresentação
Aproveitando o ambiente do auditório customizado como um avião, o capelão universitário André Cardoso fez uma reflexão na noite de abertura, no qual traçou um paralelo entre a Ulbra e um avião.

Expoulbra Xperience – Foto: O Timoneiro
Cardoso pontuou que a universidade é como um avião pilotado por Deus e que, não importa quais sejam as turbulências, ela se mantém focada e firme onde quer estar.
Logo após a reflexão, a pró-reitora Adriana Ziemer Gallert e o reitor Thomas Heimann falaram aos presentes sobre a experiência da Expoulbra.
“Este evento reúne muitos aspectos da proposta pedagógica da universidade, que nos orgulhamos e batalhamos para construir. São sete espaços que foram pensados pelos coordenadores e professores para que este evento se concretizasse”, apresentou a pró-reitora.
O reitor, por sua vez, ressaltou também que a temática de viagem aérea foi escolhida justamente no ano em que se comemora 150 anos do nascimento de Santos Dumont, o pai da aviação.

Expoulbra Xperience – Foto: O Timoneiro
“Santos Dumont é um exemplo para nós, pois sempre continuou seguindo em frente até atingir seu objetivo. Antes de ser um aviador, ele foi um empreendedor que usou da arte, da ciência e da criatividade. Não saiu do chão por acaso, assim como este evento, ele acabou decolando para o sucesso”, explicou.
Heimann disse ainda que o exemplo de Dumont provoca a construir o futuro e não esperar que ele venha até nós.
“Precisamos ser protagonistas das nossas vidas, é o que a Ulbra acredita. Este evento busca trazer não apenas conhecimento, mas também valorizar a experiência de cada um que passa por aqui. Se você não sabe para onde ir, venha para a Ulbra. Juntos podemos descobrir. Oferecemos é uma formação com propósito para uma vida com propósito”, concluiu.
SERVIÇO
Evento: Expoulbra Xperience 2023
Data: dias 6 a 10 de novembro de 2023
Local: Ulbra Canoas – Prédio da Ulbratech
Site com a programação: www.ulbra.br/expoulbra
Geral
APAE Canoas e Nova Santa Rita realizam Campanha do Agasalho 2026 para doação de roupas

A instituição APAE Canoas, em parceria com a APAE Filial Nova Santa Rita, está promovendo a Campanha do Agasalho 2026 com foco na arrecadação de roupas de inverno e cobertores para distribuição a pessoas em situação de vulnerabilidade.
A ação ocorre em um período em que as baixas temperaturas aumentam a necessidade de itens básicos para proteção contra o frio, especialmente entre famílias que não têm acesso adequado a vestuário térmico.
De acordo com a organização da campanha, as doações devem priorizar peças em boas condições de uso, incluindo agasalhos limpos, cobertores conservados e roupas sem rasgos, manchas ou outros danos.
Os pontos de coleta são:
APAE Canoas
Av. Victor Barreto, 3248 – Centro, Canoas
APAE Filial Nova Santa Rita
Av. Santa Rita, 1823 – Centro, Nova Santa Rita
A campanha segue até o período de inverno e tem como objetivo reunir materiais que serão destinados à população atendida pelas instituições.
Geral
Rede de Bancos de Alimentos promove nova edição do Sábado Solidário no RS

A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul promove no próximo sábado,13, mais uma edição do Sábado Solidário, campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis realizada em supermercados parceiros de diversas cidades do Estado.
Durante a ação, consumidores poderão adquirir alimentos e entregá-los aos voluntários identificados com o jaleco do Banco de Alimentos, que estarão nos estabelecimentos participantes.
Participam desta edição os Bancos de Alimentos de Alegrete, Alvorada, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Porto Alegre, Região do Calçado (Campo Bom, Estância Velha, Novo Hamburgo e Sapiranga), Santa Maria, Torres, Tramandaí (Tramandaí e Imbé), Vale dos Sinos (Esteio, Portão, São Leopoldo e Sapucaia do Sul) e Viamão.
Segundo a organização, houve redução no volume de alimentos recebidos nos últimos meses. Em Porto Alegre, o estoque disponível corresponde atualmente a cerca de 40% da quantidade necessária para atender a demanda cadastrada.
Os alimentos arrecadados durante a campanha serão destinados às instituições sociais e famílias atendidas pelos Bancos de Alimentos participantes.
Entre os itens que podem ser doados estão arroz, feijão, massa, farinha, óleo e outros alimentos não perecíveis.
Como participar
Para colaborar com a campanha, o consumidor deve:
Fazer compras em um supermercado participante do Sábado Solidário;
Adquirir ao menos um quilo de alimento não perecível;
Entregar a doação aos voluntários do Banco de Alimentos presentes no local.
A campanha será realizada durante o horário de funcionamento dos supermercados participantes nas cidades envolvidas.
Policial
Investigação iniciada em Canoas leva à prisão de 14 suspeitos de golpes em empresas

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, na manhã desta terça-feira, 9, uma operação contra um grupo criminoso suspeito de aplicar golpes em empresas de diferentes regiões do país. Até o momento, 14 pessoas foram presas.
A ação, denominada Operação Ciberlab, cumpre 27 mandados de prisão e 60 de busca e apreensão em seis cidades dos estados de Mato Grosso e Rio Grande do Norte, locais de onde os investigados atuariam. Segundo a polícia, os suspeitos se passavam por executivos de empresas para convencer funcionários do setor financeiro a realizar transferências bancárias.
As investigações tiveram início após o registro de um caso envolvendo uma empresa de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, ocorrido no ano passado. De acordo com a Polícia Civil, uma operadora financeira recebeu mensagens de um contato que utilizava a foto do presidente da companhia. Como o executivo estava em viagem, a funcionária não desconfiou da abordagem.
O golpista alegou ter trocado de número de telefone e passou a solicitar pagamentos que, supostamente, seriam destinados a fornecedores, procedimento considerado comum na rotina da empresa.
Conforme a delegada Luciane Bertoletti, titular da 3ª Delegacia de Polícia de Canoas e responsável pela investigação, foram realizadas dez transferências antes que a funcionária percebesse a frequência incomum dos pedidos. Até então, cerca de R$ 200 mil já haviam sido enviados aos criminosos.
“A finalidade, de acordo com o golpista que se passava pelo presidente da empresa, era fazer pagamentos para fornecedores. É algo muito comum na atividade deles do dia a dia”, afirmou a delegada.
Luciane Bertoletti destacou ainda que a estratégia utilizada pelos suspeitos foi baseada em técnicas de engenharia social, reproduzindo detalhes da rotina da empresa para dar credibilidade às mensagens enviadas.
“A forma como eles abordaram ela, a engenharia social, foi muito bem feita. Era realmente a forma como esse presidente solicitava os pagamentos. Como ele estava viajando e estava em reunião, falou que teve de trocar de número, teve um problema. Ela não desconfiou porque a conversa era muito verossímil”, completou.
A Polícia Civil informou que ainda apura a existência de outras vítimas em diferentes estados brasileiros. Segundo os investigadores, empresas de médio e grande porte eram os principais alvos do grupo. Após os repasses, os valores eram distribuídos para diversas contas bancárias, numa tentativa de dificultar o rastreamento do dinheiro.
As investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos no esquema e dimensionar o prejuízo causado às empresas atingidas.

Política1 semana atrásProjeto na Câmara de Canoas propõe isenção da tarifa de esgoto para imóveis sem ligação à rede pública

Oportunidade1 semana atrásAberta as inscrições para seleção de estagiários de níveis médio, técnico e superior em Canoas

Animais1 semana atrásCanoas promove feiras de adoção de cães e gatos nos dias 2 e 4 de junho

Geral1 semana atrásVereadores acompanham andamento das obras do Dique Mathias Velho em Canoas

Serviços1 semana atrásSaiba como ficam os serviços públicos de Canoas durante o feriado de Corpus Christi

Saúde6 dias atrásPanvel inaugura primeira unidade de farmácia em Nova Santa Rita

Canoas1 semana atrásJunho Violeta terá atividades de conscientização sobre direitos da pessoa idosa em Canoas

Transporte1 semana atrásIntegração entre trem e ônibus em Canoas sobe para R$ 12,15 a partir desta terça-feira, 2


























































