Política
PCdoB Canoas aprova suas candidaturas para disputa de cadeiras na Câmara Municipal para próxima eleição

Em convenção partidária, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Canoas elegeu sua nova direção municipal e aprovou dois nomes para disputar a Câmara de Vereadores da cidade para o pleito de 2024.
O encontro, que ocorreu no sábado, 21, elegeu uma direção composta 50% por mulheres e 30% de negros e negras. Já os futuros postulantes às cadeiras do legislativo municipal foram: a jovem feminista, LGBT+ e moradora do bairro Niterói, Isabela Luzardo e o carnavalesco, antirracista, LGBT+ e morador da Vila Cerne, Sidiclei Mancy.
Análise dos últimos quatro anos
O início da conferência foi marcado pela fala do presidente municipal da sigla, Fábio Leivas, e da vice-presidenta, Isabela Luzardo. Ambos fizeram uma análise sobre as lutas que o partido representou nos últimos quatro anos, desde a construção do movimento Canoas Pelo Fora Bolsonaro, o Comitê Canoas Com Lula, a eleição de 2022, a vitória ao eleger duas deputadas negras – a deputada estadual Bruna Rodrigues e a deputada federal Daiana Santos, ambas com votações expressivas em Canoas, até a chegada da grande plenária da Federação Brasil da Esperança, que é formada pelos partidos PT, PCdoB e PV.
Demais presenças
O encontro também contou com a presença dos ex-deputados estaduais Raul Carrion, que apresentou a reflexão “O que é ser comunista?” através do tema “Palestina Livre” e Jussara Cony, que debateu a pauta dos trabalhadores e das trabalhadoras juntamente à pauta feminista.
A presença da deputada Bruna Rodrigues, que visitava outras cidades gaúchas nas conferências do PCdoB, também foi importante para discutir o viés das mulheres periféricas e das jovens mães que lidam com a falta de políticas públicas, especialmente para mulheres negras.
A vereadora do Partido dos Trabalhadores, Maria Eunice, também participou do encontro expressando apoio à luta dos comunistas, especialmente relembrando histórias na luta sindical.
A direção executiva estadual do partido também foi representada pela companheira Elis Regina, tesoureira do partido. Lucimar Gonçalves – cultura e liberdade.
Após a eleição da nova direção municipal, houve um ato político em homenagem a Laucimar Gonçalves, militante dos movimentos comunitário, negro e feminista, que veio a falecer no ano de 2020.
Política
CCJ da Câmara aprova projeto de lei que endurece penas para agressores de mulheres
Política
Vereadores fixam novos horários para as sessões ordinárias a partir de hoje

A Câmara Municipal, através da Mesa Diretora, informou que fixou novos dias e horários das sessões ordinárias. As reuniões acontecerão todas as terças-feiras e quintas-feiras, às 13h45. A decisão vale a partir da próxima sessão, nesta quinta-feira, 19 março.
Política
Jair Bolsonaro é internado em UTI em Brasília com broncopneumonia bacteriana

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi diagnosticado com broncopneumonia bacteriana e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A informação foi confirmada por boletim médico divulgado nesta sexta-feira, 13.
Bolsonaro deu entrada no Hospital DF Star, em Brasília, após apresentar febre alta, sudorese e calafrios. De acordo com a equipe médica, exames de imagem e laboratoriais confirmaram um quadro de broncopneumonia bacteriana bilateral, com provável origem aspirativa.
Segundo o boletim, o ex-presidente permanece internado na UTI, onde recebe tratamento com antibióticos por via intravenosa e suporte clínico não invasivo.
Durante a madrugada, Bolsonaro apresentou vômitos e falta de ar, o que motivou o encaminhamento para atendimento hospitalar no início da manhã. O chamado para atendimento foi registrado pelo Corpo de Bombeiros por volta das 7h40, inicialmente com suspeita de pneumonia.
O ex-presidente chegou ao hospital por volta das 8h50, em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
De acordo com o cardiologista Brasil Caiado, que acompanha o caso, o quadro teve início de forma repentina durante a madrugada.
“Ele estava bem na noite anterior. O quadro começou por volta das 2h ou 3h da manhã e evoluiu rapidamente”, relatou.
Ainda segundo o médico, Bolsonaro iniciou tratamento com dois antibióticos e apresentou leve melhora, mas continua com sintomas como enjoo, dor de cabeça e dores musculares. Até o momento, não há previsão de alta hospitalar.
A expectativa da equipe médica é de que ele permaneça internado por pelo menos sete dias para continuidade do tratamento com antibióticos e acompanhamento clínico.
O médico também informou que o ex-presidente faz uso diário de sete medicamentos voltados ao tratamento do sistema digestivo.

Política4 dias atrásCCJ da Câmara aprova projeto de lei que endurece penas para agressores de mulheres
Política6 dias atrásVereadores fixam novos horários para as sessões ordinárias a partir de hoje

Educação1 semana atrásPrefeito de Canoas assina contrato; 500 monitores de inclusão devem começar a atuar em até 30 dias

Oportunidade5 dias atrásCIEE-RS anuncia mais de 3,3 mil vagas de estágio em diversas áreas; bolsas chegam a R$ 1,4 mil

Cultura5 dias atrásVitor Kley, Cachorro Grande e Ultramen comandam o St. Patrick’s Day em Canoas

Esporte1 semana atrásSTU National 2026 começa nesta sexta-feira, 20, em Porto Alegre com competição de skate e shows

Serviços6 dias atrásAgendamento de passaportes é suspenso em Porto Alegre e cidades do interior do RS

Cultura1 semana atrásEsquenta Carnaval 2026 percorre bairros de Canoas e se prepara para desfile do dia 28 de março



























































