Conecte-se conosco

header-top







 

05/01/2026
 

Política

PCdoB Canoas aprova suas candidaturas para disputa de cadeiras na Câmara Municipal para próxima eleição

Redação

Publicado

em

PCdoB Canoas aprova suas candidaturas para disputa de cadeiras na Câmara Municipal para próxima eleição

Em convenção partidária, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Canoas elegeu sua nova direção municipal e aprovou dois nomes para disputar a Câmara de Vereadores da cidade para o pleito de 2024.

O encontro, que ocorreu no sábado, 21, elegeu uma direção composta 50% por mulheres e 30% de negros e negras. Já os futuros postulantes às cadeiras do legislativo municipal foram: a jovem feminista, LGBT+ e moradora do bairro Niterói, Isabela Luzardo e o carnavalesco, antirracista, LGBT+ e morador da Vila Cerne, Sidiclei Mancy.

Análise dos últimos quatro anos

O início da conferência foi marcado pela fala do presidente municipal da sigla, Fábio Leivas, e da vice-presidenta, Isabela Luzardo. Ambos fizeram uma análise sobre as lutas que o partido representou nos últimos quatro anos, desde a construção do movimento Canoas Pelo Fora Bolsonaro, o Comitê Canoas Com Lula, a eleição de 2022, a vitória ao eleger duas deputadas negras – a deputada estadual Bruna Rodrigues e a deputada federal Daiana Santos, ambas com votações expressivas em Canoas, até a chegada da grande plenária da Federação Brasil da Esperança, que é formada pelos partidos PT, PCdoB e PV.

Demais presenças

O encontro também contou com a presença dos ex-deputados estaduais Raul Carrion, que apresentou a reflexão “O que é ser comunista?” através do tema “Palestina Livre” e Jussara Cony, que debateu a pauta dos trabalhadores e das trabalhadoras juntamente à pauta feminista.

A presença da deputada Bruna Rodrigues, que visitava outras cidades gaúchas nas conferências do PCdoB, também foi importante para discutir o viés das mulheres periféricas e das jovens mães que lidam com a falta de políticas públicas, especialmente para mulheres negras.

A vereadora do Partido dos Trabalhadores, Maria Eunice, também participou do encontro expressando apoio à luta dos comunistas, especialmente relembrando histórias na luta sindical.

A direção executiva estadual do partido também foi representada pela companheira Elis Regina, tesoureira do partido. Lucimar Gonçalves – cultura e liberdade.

Após a eleição da nova direção municipal, houve um ato político em homenagem a Laucimar Gonçalves, militante dos movimentos comunitário, negro e feminista, que veio a falecer no ano de 2020.

 

Política

Câmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas

Redação

Publicado

em

Câmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas

A Câmara de Vereadores de Cachoeirinha aprovou na sexta-feira, 2, o impeachment do prefeito Cristian Wasem (MDB) e do vice-prefeito João Paulo Martins (Progressistas). A sessão durou mais de 12 horas e resultou na cassação dos mandatos e na inelegibilidade de ambos por oito anos.

O impeachment de Wasem foi aprovado por 14 votos a 3, enquanto o vice recebeu 13 votos favoráveis e 4 contrários. De acordo com o parecer apresentado pelo procurador-geral da Câmara, Rodrigo Silveira, o prefeito teria interferido no funcionamento do Legislativo e praticado irregularidades fiscais no Instituto de Previdência municipal. Já em relação ao vice-prefeito, o documento apontou suposta contratação emergencial irregular e possíveis infrações cometidas durante período em que exerceu o cargo de prefeito.

Antes da votação, Cristian Wasem discursou por cerca de 40 minutos, criticou o processo e afirmou que a cassação representaria uma violação da vontade popular. Em nota, o prefeito declarou que o processo “não se sustenta em fatos, provas ou qualquer tipificação legal”. Wasem deixou o plenário antes da divulgação do resultado, que já era considerado definido nos bastidores, inclusive com votos favoráveis de vereadores de seu próprio partido.

Na madrugada de sábado, foi realizada uma sessão extraordinária para a posse da vereadora Jussara Caçapava (Avante), então presidente da Câmara e opositora do governo, como prefeita interina. Conforme a legislação, o município deverá realizar nova eleição no prazo de até seis meses.

Continuar a ler

Política

Rodrigo Busato reforça apoio do União Brasil à pré-candidatura de Gabriel Souza ao Governo do Estado

Redação

Publicado

em

O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, esteve no Palácio Piratini nesta segunda-feira, 29, para uma reunião com o governador em exercício e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB). O encontro deu continuidade às tratativas entre o MDB e o União Brasil voltadas à construção de um projeto político conjunto para as eleições de 2026.

Durante a agenda, Rodrigo defendeu a necessidade de Canoas ter participação ativa nas definições estratégicas do próximo ciclo político estadual. Segundo ele, o município, que é o segundo maior da Região Metropolitana, deve estar inserido nos debates sobre desenvolvimento, governabilidade e políticas públicas que impactam a região.

O vice-prefeito afirmou que a cidade precisa estar contemplada no planejamento estadual e nas decisões que impactam a região metropolitana.

“Canoas não pode ficar à margem das decisões que moldam o futuro do Rio Grande do Sul, especialmente agora que estamos nos reconstruindo após a enchente de 2024. Sigo trabalhando para garantir espaço, respeito e protagonismo para a nossa cidade”, disse Rodrigo Busato ao deixar o Palácio Piratini.

A reunião ocorre após o anúncio de apoio do União Brasil à pré-candidatura de Gabriel Souza. O deputado federal e presidente estadual do partido, Luiz Carlos Busato, destacou que o alinhamento entre as siglas busca ampliar o diálogo e a construção conjunta de propostas para o Estado.

“Esse alinhamento fortalece o diálogo e a construção conjunta. A aproximação entre MDB e União Brasil amplia nossa capacidade de trabalhar por soluções e entregas ao Rio Grande do Sul”, afirmou.

Também participaram do encontro o presidente estadual do MDB, Vilmar Zanchin, e o secretário-geral do partido e prefeito de Campo Bom, Giovani Feltes.

De acordo com os participantes, a reunião integra o processo de articulação política para 2026 e sinaliza a intenção de ampliar a presença de Canoas nas discussões e decisões de âmbito estadual.

Continuar a ler

Política

União Brasil RS declara apoio à candidatura de Gabriel Souza ao governo do Estado

Redação

Publicado

em

O União Brasil no Rio Grande do Sul anunciou alinhamento à posição do presidente estadual da sigla e deputado federal Luiz Carlos Busato, que declarou apoio à candidatura de Gabriel Souza ao Governo do Estado. Segundo o partido, a decisão é resultado de diálogo político e está em consonância com o projeto defendido para o futuro do Rio Grande do Sul.

Em nota, a legenda destacou que sua atuação no Estado é historicamente pautada pela construção coletiva, pelo diálogo e pelo respeito às instâncias partidárias. O União Brasil afirmou ainda que todas as decisões seguem as orientações da Executiva Nacional e ocorrem em sintonia com a bancada estadual, afastando a existência de divergências internas.

O partido ressaltou que permanece unido e comprometido com um projeto político considerado sólido e alinhado aos interesses do Rio Grande do Sul e do país.

O União Brasil RS também reafirmou seu protagonismo no cenário político estadual. A sigla está presente em mais de 300 municípios gaúchos e conta atualmente com três deputados estaduais e um deputado federal, o que, segundo a direção partidária, demonstra sua representatividade e compromisso com o desenvolvimento do Estado.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques