Geral
Ulbra consolida na Expointer o fomento ao setor agropecuário

A Ulbra esteve presente na 46ª edição da Expointer, uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. A comunidade acadêmica debateu temas relevantes para o cenário econômico nacional e internacional do setor, de 26/8 a 3/9.
Os estudantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharias Mecânica e Mecânica Automotiva conheceram na prática as tendências, as novidades e o fomento à tecnologia e ao setor agropecuário.
A Expointer conectou conteúdo, inovação e conhecimento entre a feira, os estudantes e os docentes da Ulbra, destaca Carlos Melke, presidente da Aelbra, mantenedora da Ulbra.
“Nossa universidade não poderia ficar de fora de um evento dessa magnitude, por estar diretamente conectada às questões do agronegócio”, enfatiza Melke.
Segundo ele, esta edição da Expointer foi importante para a aprendizagem transformadora e direcionada ao mercado de trabalho desenvolvida pela Ulbra.
Parcerias com empresas
A participação na Expointer 2023 foi muito interessante para o curso de Medicina Veterinária, conforme o coordenador Jean Soares. Durante a feira foram conduzidas aulas práticas que permitiram aos alunos uma visão mais próxima da realidade da profissão e do agronegócio, relata Soares.
“Além disso, estabelecemos importantes parcerias com empresas e reforçamos as já existentes, visando o desenvolvimento de novos projetos e a criação de oportunidades de estágio prático para nossos estudantes”, acrescenta.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária também destaca o Mateando com a Ulbra, que reuniu profissionais para discussões técnicas e aplicadas sobre temas relevantes do agronegócio.
“Devido à procura, é muito provável que esse evento continue crescendo e se aprimorando nas próximas edições da feira”, prevê Soares.
Vivência prática com o agronegócio
A Expointer trouxe um excelente retorno para os cursos de Engenharias da Ulbra. A afirmação é do coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica Automotiva, José Lesina Cézar.
“Várias oportunidades de parcerias com empresas do setor do agronegócio foram estabelecidas. Nossos alunos, através das aulas ministradas diretamente na Expointer, vivenciaram as modernas tecnologias empregadas nas máquinas e nos equipamentos agrícolas e constataram a importância de aliar a teoria com a prática, uma vez que os projetos do maquinário envolvem os conhecimentos e competências adquiridas nos cursos”, afirma.
Segundo Lesina, a Expointer foi também uma oportunidade para os alunos ampliarem horizontes, pois puderam contatar egressos dos cursos já bem-sucedidos em suas atividades profissionais.
O professor de Engenharia na Ulbra, Eduardo Pedro Eidt, diz que a Expointer está cada vez mais voltada para a eficácia, eficiência e para o alto rendimento, visando inovações para o homem do campo.
“Nesse sentido, a tecnologia e a informação são aliadas do setor, que cada vez precisa estar mais capacitado e atualizado. Esta grande feira do agronegócio possibilita integração, acessibilidade do conhecimento e das novas tecnologias”, acentua Eidt.
“Que a Expointer siga promovendo o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil, bem como estabelecendo grandes parcerias e negócios”, enfatiza o professor.
Participação integrativa
Em 2023, a participação da Ulbra na Expointer foi muito mais intensa e integrativa, avalia a coordenadora do curso de Agronomia, Elisabete Gabrielli.
“A presença de alunos e professores nas palestras, em aulas práticas, e mesmo na visitação orientada na exposição foi maior e compensadora. Várias ideias já foram levantadas para o próximo ano, incrementando ainda mais nossa participação”, afirma.
Nas rodas de conversa técnica, o Mateando com a Ulbra, Elisabete conta que houve assuntos inovadores e curiosos complementando as atividades já existentes com produtores, expositores e público em geral.
Entre os assuntos discutidos, estavam zootecnia de precisão, agricultura inteligente e bubalinocultura.
Sustentabilidade ambiental
Também no Mateando com a Ulbra, a engenheira agrícola Dra. Gizele Gadotti falou sobre zootecnia de precisão, atividade que trata do manejo da produção animal utilizando tecnologia como forma de reduzir perdas e aumentar o controle sobre o sistema produtivo.
“A ideia é ter acesso a dados e fazer uma modelagem matemática com o objetivo de ter mais rendimento, menos custo e também maior sustentabilidade tanto ambiental quanto do próprio negócio”, destaca Gizele.
Para a coordenadora Elisabete, cada vez mais a informação, ao trazer dados de forma automatizada, faz parte tanto da agricultura quanto da pecuária.
“Isso é uma das necessidades que os nossos alunos têm hoje: usar essas ferramentas se adequando aos produtores. Na prática isso é uma forma de agilizar o nosso processo, conseguir resultados, podendo corrigir eventuais erros e melhorar alguns índices”, conclui.
Geral
Procon RS discute alta dos combustíveis e anuncia reforço na fiscalização no Estado

O Departamento de Defesa do Consumidor do Procon RS se reuniu na última quinta-feira, 19, com representantes do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Rio Grande do Sul para discutir o aumento nos preços dos combustíveis no Estado. O encontro aconteceu na sede do Procon, em Porto Alegre, e buscou esclarecer como o setor tem atuado diante da alta registrada em todo o país.
Durante a reunião, a subsecretária de Justiça e Integridade Institucional, Cristiane Viana, ressaltou a preocupação com os impactos diretos no bolso do consumidor.
“Estamos diante de um contexto em que diversos fatores contribuem para o aumento dos preços dos combustíveis. No entanto, é fundamental garantir que esses reajustes ocorram dentro da legalidade e sem práticas abusivas”, afirmou.
De acordo com o Procon RS, a elevação dos preços está ligada a uma série de fatores, tanto externos quanto internos. Entre eles estão a alta do petróleo no mercado internacional, influenciada por conflitos e instabilidades globais, a valorização do dólar, que encarece a importação de combustíveis, especialmente o diesel, e o aumento da demanda no período de colheita agrícola no Estado. Também pesam questões logísticas, possíveis limitações na oferta e o chamado “efeito psicológico”, quando o medo de desabastecimento acaba pressionando ainda mais os preços.
O diretor do Procon RS, Cleiton Silvestre Munhoz de Freitas, afirmou que o órgão deve intensificar a fiscalização nos próximos dias.
“Estamos trabalhando de forma articulada para identificar e coibir irregularidades. Reforçamos que o Procon RS está ao lado do consumidor e seguirá atuando para garantir transparência e equilíbrio nas relações de consumo”, destacou.
O diretor também orientou que consumidores que se sentirem prejudicados registrem denúncias nos Procons municipais ou diretamente no Procon estadual, em cidades onde não há unidade local.
Além das autoridades citadas, também participaram do encontro o diretor-adjunto do Procon RS, Sérgio Renato Teixeira, o presidente do sindicato, Fabricio Braz, o ex-presidente João Carlos Dal’Aqua e o assessor jurídico Antônio Augusto Queruz.
Geral
“Água para quem?”; programa debate saneamento, urbanização e preservação em Canoas

O Canoas Podcast trouxe ao centro do debate a relação da sociedade com os recursos hídricos no episódio intitulado “Água para quem? Reflexões sobre saneamento, urbanização e vida”. A discussão reuniu a ambientalista Inês, do Projeto Rio Guri, e o engenheiro Eduardo Carvalho, vice-presidente da ABES-RS.
Durante a entrevista, os convidados abordaram os desafios da universalização do saneamento básico, especialmente diante dos impactos climáticos que marcaram a cidade de Canoas em 2024. A conversa destacou como a urbanização acelerada e a impermeabilização do solo, causada pelo avanço do asfalto, alteram o ciclo natural da água, contribuindo para o aumento de alagamentos e a degradação de cursos hídricos.
Um dos exemplos citados foi o Arroio Araçá, apontado como um recurso natural essencial que, ao longo do tempo, passou a ser negligenciado pela população. Segundo os especialistas, essa desconexão evidencia a necessidade urgente de reconectar as pessoas com o meio ambiente em que vivem.
A educação ambiental foi outro ponto central do debate. Os participantes ressaltaram que atitudes cotidianas, como a separação correta de resíduos e a preservação de nascentes, são fundamentais para a conservação dos recursos hídricos. Além disso, destacaram que a conscientização individual é o primeiro passo para fortalecer a cobrança por políticas públicas mais eficazes e inclusivas.
O episódio também marcou a divulgação da Semana Interamericana da Água, reforçando a importância de ampliar o debate sobre o uso e a preservação da água. A iniciativa busca destacar que esse recurso não deve ser visto apenas como fonte de consumo humano, mas como um bem comum essencial para a manutenção da vida em todos os seus aspectos, incluindo a fauna e a flora.
Ao longo da conversa, ficou evidente que enfrentar os desafios do saneamento e da preservação ambiental exige tanto ações coletivas quanto mudanças individuais. O episódio se apresenta, assim, como um convite à reflexão e à participação ativa da sociedade na construção de um futuro mais sustentável.
Geral
Canoas promove 7º Fórum Nacional de Proteção de Dados e reúne especialistas e gestores de todo o país

Canoas é sede nesta sexta-feira, 20, do 7º Fórum Nacional de Proteção de Dados dos Municípios, iniciativa que reúne representantes de diversas regiões do Brasil para debater a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na administração pública.
O encontro ocorre no Canoas Parque Hotel, no Salão Dourado, com organização da Secretaria de Transparência, Controladoria e Governo Digital, reunindo gestores públicos, especialistas e autoridades de cidades como Recife, Brasília e Manaus. Ao longo da programação, o fórum se consolida como um dos principais espaços de diálogo e troca de experiências sobre proteção de dados no setor público municipal.
O secretário municipal de Transparência, Controladoria e Governo Digital, Gustavo Ferenci, destacou:
“A proteção de dados pessoais envolve informações como CPF, nome, endereço e telefone, que fazem parte da vida de todos. O fórum permite discutir como essas informações são utilizadas e como os municípios podem garantir mais segurança no tratamento desses dados”, afirmou.
Entre os participantes, o encarregado de dados do Governo do Distrito Federal, Alberto Peres Neto, ressaltou:
“Estamos compartilhando a experiência do Distrito Federal na implementação da LGPD, apresentando modelos que podem contribuir com os municípios na construção de soluções adequadas às suas estruturas”, explicou.
Durante a programação da tarde da quinta-feira, 19, o advogado, professor e conselheiro do Conselho Nacional de Proteção de Dados e da Privacidade (CNPD), Rodrigo Pironti, abordou o tema da soberania de dados:
“A soberania de dados é algo bastante importante, porque ela foca na necessidade dos órgãos públicos de ter um controle efetivo sobre os seus dados. Os dados pessoais, enfim, dos cidadãos e todos os dados manipulados pela estrutura de governo”, destacou.
Pironti também alertou para os riscos relacionados ao compartilhamento e armazenamento dessas informações:
“Qual o grande problema de não se ter um controle? O compartilhamento desses dados é feito com muitas estruturas. E, normalmente, essas estruturas têm um armazenamento inclusive fora do país. Portanto, a transferência internacional de dados é uma preocupação bastante presente”, explicou.
O evento conta com a participação de representantes de 35 municípios de 13 estados brasileiros. Desde sua criação, em 2021, o fórum vem fortalecendo a construção coletiva de conhecimento, com grupos de trabalho, produção técnica e articulações institucionais junto a entidades nacionais.
Entre os temas debatidos estão a educação para proteção de dados, a conscientização da alta gestão, a implementação prática da LGPD e os principais desafios enfrentados pelos municípios, demonstrando que, apesar das diferentes realidades, as demandas são semelhantes em todo o país.

Social1 semana atrásCanoas promove evento “Reconstruir para Prosperar” com cursos gratuitos e apoio a famílias do Aluguel Social

Saúde1 semana atrásLiga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas lança projeto “Tempo de Cuidar” para pacientes oncológicos

Social1 semana atrásCanoas inicia programação “Cuidar de Quem Cuida” para mulheres atendidas pelos CRAS no mês da mulher
Política3 dias atrásVereadores fixam novos horários para as sessões ordinárias a partir de hoje

Geral1 semana atrásSábado Solidário mobiliza Canoas para arrecadar alimentos; saiba os pontos de coleta

Política1 semana atrásJair Bolsonaro é internado em UTI em Brasília com broncopneumonia bacteriana

Geral1 semana atrásIphan aprova registro da pesca com botos no RS e SC como Patrimônio Cultural do Brasil

Educação1 semana atrásVereadores mirins realizam primeira sessão do ano na Câmara de Canoas na próxima quarta-feira






























































