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27/06/2025
 

Cultura

CARNAVAL: Escolas de samba do Rio de Janeiro definem os enredos de 2024

Redação

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CARNAVAL: Escolas de samba do Rio de Janeiro definem os enredos de 2024
Por Daniela Uequed e Douglas Angeli – em colaboração com Rádio Alerj

Com o anúncio do enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel, todas as escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro estão com seus enredos para 2024 definidos.

Uma disputa judicial atrasou a divulgação do enredo sobre o caju, assinado pelo carnavalesco Marcus Ferreira: “Pede Caju que dou… Pé de caju que dá!” é o tema tropicalista da escola de Padre Miguel.

Entre as 12 escolas do grupo principal, uma optou pela reedição de um clássico: a Vila Isabel apresentará o enredo “Gbalá: uma viagem ao Templo da Criação” originalmente concebido por Oswaldo Jardim em 1993.

Apesar do belo samba, composto por Martinho da Vila, a escola obteve apenas um modesto oitavo lugar na ocasião. Em 2024, com o carnavalesco Paulo Barros, pretende disputar o título com o enredo que apresenta uma história fictícia, baseada na cultura yorubá, para tratar das mazelas do planeta e da esperança no futuro através das crianças.

Imperatriz traz o testamento da cigana Esmeralda

A campeã de 2023 terá novamente enredo de Leandro Vieira, sua aposta para o bicampeonato. “Com a sorte virada pra lua, segundo o testamento da cigana Esmeralda” celebrará a cultura popular e sua relação com os sonhos, a sorte e o futuro a partir de um folheto publicado há mais de 100 anos por Leandro Gomes de Barros, poeta paraibano da literatura de cordel.

Na mesma linha está a Porto da Pedra, campeã do acesso em 2023 e que buscará se manter no especial com o enredo “Lunário Perpétuo – A profética do saber popular”. O tema, concebido por Mauro Quintaes, faz referência ao livro mais lido no nordeste por 200 anos, o almanaque Lunário Perpétuo – escrito no século XVI e que trazia ensinamentos sobre a agricultura, os astros e outros aspectos da vida.

Mangueira homenageia Alcione

A Estação Primeira de Mangueira renderá uma homenagem à cantora Alcione, que está completando 50 anos de carreira. O enredo de Guilherme Estevão e Annik Salmon percorre a vida de Alcione desde o Maranhão até a escola mirim Mangueira do Amanhã, da qual é presidente de honra.

A Beija-Flor de Nilópolis buscou inspiração no carnaval de Maceió para apresentar o enredo “Um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila”. Será uma homenagem a Maceió e um resgate da história desse personagem da cultura popular alagoana.

Já a Unidos da Tijuca optou pela mitologia ligada às origens de Portugal, o folclore português e a cultura do fado, com o enredo “Um conto de fados” do seu novo carnavalesco, o veterano Alexandre Louzada.

A Grande Rio, com enredo da dupla Gabriel Haddad e Leonardo Bora pelo quarto ano consecutivo, dessa vez se inspira no livro de Alberto Mussa intitulado “Meu destino é ser onça”. A escola pretende explorar a mística e o simbolismo da onça na cultura brasileira, tendo como ponto de partida a cosmovisão tupinambá.

Na linha temática indígena, o Salgueiro apresenta “Hutukara”, cujo foco é a mitologia, a visão de mundo e a luta dos Yanomami. Vítimas da fome e do garimpo ilegal, os Yanomami possibilitam à escola um enredo crítico e politizado sobre a situação da floresta amazônica e dos povos indígenas.

Portela traz “Um defeito de cor”

A Portela terá a estreia dos carnavalescos Antônio Gonzaga e André Rodrigues, com enredo baseado na obra de Ana Maria Gonçalves “Um defeito de cor”. Dessa forma, a escola terá como tema a saga de Luiza Mahin, revolucionária baiana, e seu filho Luis Gama, advogado abolicionista.

Na linha dos personagens históricos, a Paraíso do Tuiuti trará a história de João Cândido, líder da Revolta da Chibata em 1910. Com a volta do carnavalesco Jack Vasconcelos, o enredo “Glória ao Almirante Negro” vai abordar os maus tratos na Marinha, a revolta dos marinheiros e a presença de João Cândido na cultura brasileira.

Viradouro

A Unidos do Viradouro, vice-campeã em 2023, trará o enredo “Arroboboi, Dangbé”, do carnavalesco Tarcísio Zanon. O tema faz referência às guerreiras Mino, da costa ocidental da África, o culto das sacerdotisas voduns de Daomé no século XVIII.

Cultura

Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Redação

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Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Duas das mais importantes companhias teatrais do Rio Grande do Sul, UTA e Pretagô se reúnem em um projeto inédito de circulação por quatro cidades gaúchas.

Nos dias 27 e 28 de junho, o Sesc Canoas recebe a estreia do projeto “Encontro e Circulação de Temáticas Negras”, com a apresentação dos espetáculos “Mesa Farta”, do grupo Pretagô, e “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, do grupo UTA, além de uma oficina voltada a estudantes, professores e artistas das artes cênicas.

A proposta valoriza e amplia o acesso a obras que exploram, por diferentes caminhos estéticos, temas relacionados à negritude no Brasil. “Em Mesa Farta”, o grupo Pretagô lança mão da metáfora da mesa como espaço de convívio e poder para abordar experiências negras contemporâneas, com dramaturgia construída a partir de relatos pessoais e trechos de obras clássicas da literatura dramática.

Já “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, inspirado em texto de Hermes Mancilha, presta homenagem às memórias e à resistência da mulher negra brasileira por meio de um espetáculo de rua que mescla comicidade, lirismo e elementos rituais.

A programação, totalmente gratuita, começa no dia 27 de junho, sexta-feira, às 19h30, com a apresentação de “Mesa Farta” no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Não é preciso retirar antecipadamente os ingressos. No dia seguinte, às 10h, ocorre uma oficina voltada à formação de professores, estudantes e artistas da cena, e, às 16h, o público poderá conferir “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó” no Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes).

“Acreditamos que esse encontro entre os grupos se justifica tanto pela troca artística proporcionada, quanto pela possibilidade de o público acessar diferentes estéticas, ainda que com pontos de contato em torno da temática negra”, explica Thiago Pirajira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integrante dos dois coletivos.

Segundo ele, o projeto também atua como ferramenta de formação e enfrentamento das lacunas ainda existentes na formação de artistas e educadores para o ensino da cultura e da história negra. Além de Canoas, a circulação passará por Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, com apresentações de cada espetáculo e oficinas ao longo da programação.]

UTA e Pretagô: Encontro e Circulação de Temáticas Negras – Sesc Canoas

Data: De 27/06 (sexta-feira) a 28/06 (sábado)
Ingressos: Gratuitos, sem necessidade de retirada antecipada
Informações: Pelos telefones (51) 3456-2013, (51) 3464-6909, (51) 3463-6756 e (51) 3463-6733 ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013

27/06 (sexta-feira)
“Mesa Farta”
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 19h30

28/06 (sábado)
Oficina Formativa
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340).  Inscrições diretamente no local.
Horário: 10h
Inscrições: No local, antes do início
“Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”
Local: Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes)
Horário: 16h

*No caso de chuva, o espetáculo será transferido para o Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

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Cultura

Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho

Redação

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Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho
A Turma do Pagode volta ao palco do Clube Tradição, em Canoas, no dia 27 de junho (sexta-feira) prometendo uma noite inesquecível de muito samba, romance e alegria. Os ingressos estão à venda online pelo site Next Ingresso e também na bilheteria do Clube Tradição.
Após lotar a casa em 2023, o grupo retorna com novo show, trazendo os grandes sucessos que marcaram sua trajetória e os mais recentes hits lançados. No repertório, não vão faltar clássicos como “Lancinho”, “Sua Mãe Vai Me Amar”, “Bebe e Vem Me Procurar” e “Deixa em Off”, além de novidades como “Duvido” e outras surpresas.
Com mais de 2 décadas de história, a Turma do Pagode é um dos principais nomes do pagode nacional, atravessando gerações com seu estilo contagiante e letras que falam de amor, da vida e da celebração.
Nas plataformas digitais, o sucesso também é estrondoso: são 10 milhões de seguidores nas redes sociais, mais de 6 milhões de ouvintes mensais no Spotify e mais de 2 bilhões de visualizações no YouTube, além de bilhões de streams em outros canais.
Turma do Pagode em Canoas – RS
27 de junho (sexta-feira)
Local: Clube Tradição (Av. Boqueirão, 801)
Horário: abertura da casa 22h
Show de abertura com Grupo CDP: 0h
Show principal com Turma do Pagode: 2h30
Ingressos: a partir de R$ 50,00

Pontos de venda:

  • Online (com taxa): https://nextingresso.com.br
  • Ponto físico: Clube Tradição
    • Pagamento em dinheiro: sem taxa
    • Pagamento via cartão ou Pix: taxa de 10%

Horários de atendimento na bilheteria:

  • Terça-feira: das 20h à 1h
  • Sextas e sábados: das 17h às 4h

Informações

WhatsApp: (51) 98403-1952
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Cultura

Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

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Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

O espetáculo COMA, com dramaturgia de Marco Marchessano (Artista e performer radicado em Canoas) e Leandro Silva (Artista bonequeiro filiado à ABTB / Centro UNIMA, diretor teatral e pesquisador), estreia em setembro, na cidade de Canoas, como uma experiência cênica que funde teatro visual, animação e tecnologias poéticas.

Ambientado entre os limites da consciência e da inconsciência, o espetáculo propõe uma imersão sensorial e emocional no universo de um homem em estado de coma, refletindo sobre a fragilidade da vida, a espiritualidade e os dilemas éticos que envolvem sua permanência ou fim.

A narrativa se constrói a partir de imagens, sons, marionete em escala real e projeções oníricas que substituem a linearidade tradicional por uma dramaturgia do sensível. O espectador é conduzido por atmosferas que transmutam uma UTI em um espaço metafísico, onde a figura do Homem em Coma flutua entre memórias, traumas e possibilidades de retorno ou partida.

A cada imagem, luz e som, o espetáculo se funde e mexe com todos os nossos sentidos, a trilha sonora pulsa como o próprio corpo em suspenso, vozes distantes, murmúrios e silêncio compõem o tecido sonoro que sustenta a jornada. Elementos visuais como projeções holográficas, animações fragmentadas e luzes líquidas criam uma atmosfera entre o concreto e o abstrato, onde o tempo se dobra e a percepção se altera.

Mais do que um espetáculo, COMA é uma travessia poética sobre a condição humana diante do limite, com poesia e silêncio, reflexões sobre a bioética dos limites da vida, a espiritualidade em estado de suspensão e a presença do afeto mesmo na ausência do corpo consciente.

Serviço:

  • Espetáculo COMA
  • Dramaturgia: Marco Marchessano e Leandro Silva
  • Gênero: Teatro Visual, Teatro de Animação, Poéticas Tecnológicas
  • Classificação: 16 anos
  • Duração: 60 minutos
  • Estreia: Setembro de 2025
  • Cidade: Canoas (RS)
  • Local, datas e ingressos: a serem divulgados em breve
  • instagram @projeto.coma
  • Informações: projetocoma2018@gmail.com | Marco Marchessano

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