Conecte-se conosco

header-top

 






 

18/10/2024
 

Cultura

CARNAVAL: Escolas de samba do Rio de Janeiro definem os enredos de 2024

Redação

Publicado

em

CARNAVAL: Escolas de samba do Rio de Janeiro definem os enredos de 2024
Por Daniela Uequed e Douglas Angeli – em colaboração com Rádio Alerj

Com o anúncio do enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel, todas as escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro estão com seus enredos para 2024 definidos.

Uma disputa judicial atrasou a divulgação do enredo sobre o caju, assinado pelo carnavalesco Marcus Ferreira: “Pede Caju que dou… Pé de caju que dá!” é o tema tropicalista da escola de Padre Miguel.

Entre as 12 escolas do grupo principal, uma optou pela reedição de um clássico: a Vila Isabel apresentará o enredo “Gbalá: uma viagem ao Templo da Criação” originalmente concebido por Oswaldo Jardim em 1993.

Apesar do belo samba, composto por Martinho da Vila, a escola obteve apenas um modesto oitavo lugar na ocasião. Em 2024, com o carnavalesco Paulo Barros, pretende disputar o título com o enredo que apresenta uma história fictícia, baseada na cultura yorubá, para tratar das mazelas do planeta e da esperança no futuro através das crianças.

Imperatriz traz o testamento da cigana Esmeralda

A campeã de 2023 terá novamente enredo de Leandro Vieira, sua aposta para o bicampeonato. “Com a sorte virada pra lua, segundo o testamento da cigana Esmeralda” celebrará a cultura popular e sua relação com os sonhos, a sorte e o futuro a partir de um folheto publicado há mais de 100 anos por Leandro Gomes de Barros, poeta paraibano da literatura de cordel.

Na mesma linha está a Porto da Pedra, campeã do acesso em 2023 e que buscará se manter no especial com o enredo “Lunário Perpétuo – A profética do saber popular”. O tema, concebido por Mauro Quintaes, faz referência ao livro mais lido no nordeste por 200 anos, o almanaque Lunário Perpétuo – escrito no século XVI e que trazia ensinamentos sobre a agricultura, os astros e outros aspectos da vida.

Mangueira homenageia Alcione

A Estação Primeira de Mangueira renderá uma homenagem à cantora Alcione, que está completando 50 anos de carreira. O enredo de Guilherme Estevão e Annik Salmon percorre a vida de Alcione desde o Maranhão até a escola mirim Mangueira do Amanhã, da qual é presidente de honra.

A Beija-Flor de Nilópolis buscou inspiração no carnaval de Maceió para apresentar o enredo “Um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila”. Será uma homenagem a Maceió e um resgate da história desse personagem da cultura popular alagoana.

Já a Unidos da Tijuca optou pela mitologia ligada às origens de Portugal, o folclore português e a cultura do fado, com o enredo “Um conto de fados” do seu novo carnavalesco, o veterano Alexandre Louzada.

A Grande Rio, com enredo da dupla Gabriel Haddad e Leonardo Bora pelo quarto ano consecutivo, dessa vez se inspira no livro de Alberto Mussa intitulado “Meu destino é ser onça”. A escola pretende explorar a mística e o simbolismo da onça na cultura brasileira, tendo como ponto de partida a cosmovisão tupinambá.

Na linha temática indígena, o Salgueiro apresenta “Hutukara”, cujo foco é a mitologia, a visão de mundo e a luta dos Yanomami. Vítimas da fome e do garimpo ilegal, os Yanomami possibilitam à escola um enredo crítico e politizado sobre a situação da floresta amazônica e dos povos indígenas.

Portela traz “Um defeito de cor”

A Portela terá a estreia dos carnavalescos Antônio Gonzaga e André Rodrigues, com enredo baseado na obra de Ana Maria Gonçalves “Um defeito de cor”. Dessa forma, a escola terá como tema a saga de Luiza Mahin, revolucionária baiana, e seu filho Luis Gama, advogado abolicionista.

Na linha dos personagens históricos, a Paraíso do Tuiuti trará a história de João Cândido, líder da Revolta da Chibata em 1910. Com a volta do carnavalesco Jack Vasconcelos, o enredo “Glória ao Almirante Negro” vai abordar os maus tratos na Marinha, a revolta dos marinheiros e a presença de João Cândido na cultura brasileira.

Viradouro

A Unidos do Viradouro, vice-campeã em 2023, trará o enredo “Arroboboi, Dangbé”, do carnavalesco Tarcísio Zanon. O tema faz referência às guerreiras Mino, da costa ocidental da África, o culto das sacerdotisas voduns de Daomé no século XVIII.

Cultura

2º Festival de Cinema de Canoas anuncia filmes selecionados para mostras competitivas

Redação

Publicado

em

2º Festival de Cinema de Canoas anuncia filmes selecionados para mostra competitiva

Os 35 filmes que irão concorrer nas mostras competitivas do 2º Festival de Cinema de Canoas (FECIC) foram anunciados no lançamento oficial do evento.

A atividade ocorreu na manhã desta quarta-feira, 16, no Parque dos Rosa, em Canoas, com a participação de um grande grupo de artistas e promotores culturais da cidade.

Em clima de emoção, foram apresentados os detalhes da segunda edição, que acontecerá de 15 a 17 de novembro, no SESC Canoas. Foram apresentados, também, os homenageados do 2º FECIC.

Homenagens

As homenagens de 2024 enaltecem o trabalho do grupo De Pernas pro Ar, por sua criatividade e arte nos palcos e no cinema; de Wilton Soares Martins, gerente da Loccal Cinema e televisão, grande e inestimável parceira de toda a comunidade cinematográfica gaúcha; a produtora Gisele Hiltl, responsável por grandes filmes do cinema gaúcho, entre eles o premiado Anahy de Las Misiones; e o ator gaúcho Werner Schunemann, também cineasta, diretor e roteirista, intérprete, entre outros personagens, do general Bento Gonçalves na minissérie A Casa das Sete Mulheres (Globo, 2003).

Comissão de Avaliação

Foram cerca de 20 dias de trabalho da Comissão de Avaliação, formada pelo jornalista e crítico de cinema Jorge Ghiorzi (Porto Alegre/RS), pelo realizador audiovisual Alexandre Estevanato (São José do Rio Preto/SP) e pelo youtuber, podcaster e colunista do jornal Timoneiro, Dion Cosentin (Canoas/RS).

Filmes selecionados

Ao todo, são 35 selecionados para as três categorias: 11 na Estudantil, nove na Municipal e 17 na Estadual. Dois filmes da categoria Municipal foram classificados também para a Estadual, o que leva ao total de 35 curtas-metragens nas mostras competitivas de 2024.

Entre as presenças no evento de lançamento, estavam o secretário de Cultura de Canoas, Eliezer Pacheco, o diretor do SESC Canoas, Cleberli Arruda, os diretores Rogério Rodrigues (entre outros filmes, do longa  Além de Nós), Gilberto Perin (criador da série Curtas Gaúchos), e o coordenador geral do Metropolitano RS – Ecossistema Audiovisual, Rafa Ferretti.

Sobre o evento

O FECIC ocorrerá de 15 a 17 de novembro, com entrada franca, no SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro). A participação dos concorrentes também é gratuita. O Festival estava inicialmente programado para junho, mas teve sua data adiada em razão da tragédia climática.

O 2º Festival de Cinema de Canoas é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).

Conta com apoio do SESC Canoas e parceria especial da Locall – Cinema e Televisão, além de gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora.

Mais informações em festivaldecinemadecanoas.com.br.

Continuar a ler

Cultura

2º Festival de Cinema de Canoas terá lançamento oficial com divulgação de lista de selecionados

Redação

Publicado

em

2º Festival de Cinema de Canoas terá lançamento oficial com divulgação de lista de selecionados

O 2º Festival de Cinema de Canoas (FECIC) será lançado oficialmente na quarta-feira, 16, em um evento para convidados no Parque dos Rosa, em Canoas.

A equipe de organização, liderada pelos cineastas Alexandre Derlam e Tutti Gregianin, estará acompanhada de realizadores profissionais, estudantes, representantes de escolas, entre outros agentes culturais da área do cinema.

O diretor do longa Além de Nós, Rogério Rodrigues, é uma das presenças já confirmadas. No lançamento oficial, serão apresentados todos os detalhes do FECIC e a lista de 35 filmes selecionados para as mostras competitivas.

Comissão de Avaliação

Foram cerca de 20 dias de trabalho da Comissão de Avaliação, formada pelo jornalista e crítico de cinema Jorge Ghiorzi (Porto Alegre/RS), pelo realizador audiovisual Alexandre Estevanato (São José do Rio Preto/SP) e pelo youtuber, podcaster e colunista do jornal O Timoneiro, Dion Cosentin (Canoas/RS).

Ao todo, 35 selecionados para as três categorias: 11 na Estudantil, nove na Municipal e 17 na Estadual. Dois selecionados da categoria Municipal foram classificados também para a Estadual, o que leva ao total de 35 curtas-metragens nas mostras competitivas de 2024.

“Estamos fazendo um grande esforço em dois sentidos: um deles é consolidar o FECIC como uma referência em cinema na Região Metropolitana, e o outro é fomentar de maneira muito forte a arte cinematográfica entre os estudantes. Já estamos muito felizes com o resultado até aqui”, celebra Gregianin. Alexandre Derlam ressalta a adesão na categoria Estudantil.

“Temos 11 filmes selecionados, de cinco escolas diferentes. É uma participação muito rica, com criações de qualidade, trabalhadas em escolas de vários perfis. Queremos incentivar muito a participação dos estudantes e despertar cada vez mais o interesse deles pelo cinema. E, claro, contar também com filmes de realizadores profissionais, gerando um ambiente de criatividade e renovação.”

O FECIC ocorrerá de 15 a 17 de novembro, com entrada franca, no SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro). A participação dos concorrentes também é gratuita. O Festival estava inicialmente programado para junho, mas teve sua data adiada em razão da tragédia climática.

“Além de ser uma iniciativa de grande importância cultural, o FECIC chega também como um alento à cidade e à região, duramente atingidas pela maior enchente já registrada no Rio Grande do Sul”, destaca Derlam.

O 2º Festival de Cinema de Canoas é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).

Conta com apoio do SESC Canoas e parceria especial da Locall – Cinema e Televisão, além de gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora. Mais informações em festivaldecinemadecanoas.com.br.

Continuar a ler

Cultura

Assembleia Legislativa RS lança edital de seleção de artistas para o Sarau do Solar 2025

Redação

Publicado

em

Assembleia Legislativa RS lança edital de seleção de artistas para o Sarau do Solar 2025

A iniciativa tem por objetivo realizar apresentações musicais e propiciar acesso público à cultura, com espetáculos em vários gêneros musicais e com entrada franca.

Reconhecido e premiado, o Sarau do Solar foi projetado em 1993 para promover espetáculos musicais gratuitos, em temporada anual.

O Sarau obteve reconhecimento por Honra ao Mérito no Prêmio Açorianos de Música 2006, concedido pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre, e o Prêmio Eva Sopher 2020, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Theatro São Pedro.

Sarau do Solar 2025

Com o reajuste do cachê dos artistas, que leva em conta a soma dos integrantes, os valores chegam a R$ 6.290,00 (seis mil duzentos e noventa reais) para o Sarau do Solar e 15.700,00 (quinze mil e setecentos reais) para o Sarau do Solar Especial.

Além desses valores, a novidade desse ano fica por conta do incremento do cachê oferecido aos artistas do interior do Estado. A ideia é facilitar a participação ampla de atrações artísticas.

Mediante comprovação de endereço, o valor do incremento pode chegar a R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais) por apresentação.

Para a diretora de cultura, Mariana Abascal, “tal implemento visa não só incentivar a participação de artistas do interior como estabelecer paridade com os artistas que desenvolvem seu trabalho na Capital. É o olhar do Parlamento para a música do Rio Grande do Sul como um todo”.

Sarau do Solar Colaborativo

Os artistas poderão receber diretamente contribuições espontâneas do público espectador exclusivamente via PIX, cuja chave será divulgada na apresentação e na transmissão ao vivo.

Tais contribuições têm caráter absolutamente voluntário, inexistindo qualquer participação ou destinação do Poder Legislativo sobre os valores arrecadados nessa operação, que tem por finalidade única o incentivo ao artista em sua atividade cultural.

Gêneros Musicais

Para a temporada 2025, estão previstos espetáculos para os seguintes gêneros musicais: jazz, blues, soul, MPB, samba, chorinho, pop, rock, nativista gaúcho, entre outros, além de música instrumental.

Dos saraus especiais, alguns serão temáticos, como Novembro Negro, Nativista Luiz Carlos Borges e Dia das Crianças.

Inscrições

Inscrições abertas até 11 de novembro de 2024. Todas as etapas que concorrem para a execução do presente Edital serão publicizadas no endereço eletrônico www.al.rs.gov.br/saraudosolar .

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm